O prefeito Rui Palmeira seguiu a maioria das lideranças mais jovens do PSDB – os “cabeças pretas” – e foi para a direita apoiar Bolsonaro.

Já o governador Renan Filho manteve a mesma posição do primeiro turno da eleição presidencial, formando ao lado de Fernando Haddad.

Mas, assim como Palmeira, ele não tem liderado a campanha local ao seu candidato presidencial.

E é compreensível.

Se Haddad vencer, o que parece cada vez mais improvável, o atual – e futuro – governador de Alagoas poderá contar com o apoio do Palácio do Planalto em questões essenciais.

Mas se for confirmada a vitória de Bolsonaro, ninguém há de saber o que acontecerá. O candidato do PSL nunca passou de generalidades sobre os estados do Norte e Nordeste (a única região em que ele perde).

O seu ministro da Fazenda, Paulo Guedes, é claramente um darwinista social, como tantos outros que passaram pelo cargo – inclusive l Joaquim Levy.

Os seguidores dessa escola (de Chicago), ao fim e ao cabo, defendem sempre que “vença o mais forte”, e Alagoas não está entre os estados que têm capacidade, na sua formação econômica, de sair sozinho da crise.

E a bancada federal de Alagoas?

Aposto que a maior parte, seja qual for o presidente, será governo, mas terá apenas o peso do seu real tamanho.

Não há razão para ser otimista.

Pode sobrar cargo no segundo escalão do governo para Ronaldo Lessa
Votar contra a corrupção, sim - mas de quem?
  • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

    E apois, Caro Ricardo … cuma diria Dr FH: vivamos ALEGRIAS meRmo sem 13o no NATAL!
    > Com fome ao redor de Cristo e com aposentadoria pós-MORTE nóis até se acostuma.
    – SEM drogas lícitas – álcool e fumo- SEM cozinheir@s NEM costureir@s e sem VIADAGEM num dá!
    – Oremos SEMPRE pela democracia, irmãos de fé CAMARADAS! – Assim num DÁ!
    Em St’ANA corroboro a apreensão de Valdemar de Seu MARINHEIRO:
    > Enquanto o CONTRADITÓRIO não for considerado crime de lesa-pátria,
    – é preciso aproveitar os últimos raios de luz da DEMOCRACIA
    > Pra deixar o TESTEMUNHO às futuras gerações
    – sobre os prenúncios dos tempos BÁRBAROS que se aproximam. [DOMINGO 14ou1t18]
    https://www.opovo.com.br/jornal/colunas/valdemarmenezes/2018/10/antes-que-a-noite-se-estenda.html
    Menos mal ver a nossa ALAGOAS cada vez menos SERVIL desde 1817, em 2018:
    – c’U PSDB dos T´éos (PAI e Fo) com R Cunha de Dona Ceci (1948-2008) e das comadres Sibele Moura e Tereza Nelma.
    – DEMOCRATAS cordiais parças do PMDB de Tio Olavo (CALHEIROS) de Dona Jo Pereira. Quem NUNCA se equivoucou?
    [Fonte; TSE], https://placar.eleicoes.uol.com.br/2018/1turno/al/apuracao-no-estado
    Manter o DÍZIMO em dia e esquecer a INADIMPLÊNCIA do carnet é tiro no PÉ!
    Acolher abjeto fujão de DEBATE na TV é apostar num valentão de ARAQUE que foge de debates na TV.
    Como ACREDITAR num cabrão a desprezar semelhantes? – Apoiar furúnculo contra as LIBERDADES?
    A camarilha ao REDOR do desgramada desafioU o Ministro do EXÉRCITO, Gal Leônidas (1921-2015). Uma vergonha até pU Sarney!
    > Em 1986 UM capitão MEDÍOCRE e indisciplinado: queixava-se de $alário$ de militares:
    – Um BANDO de oficiais quiseram explosões em quartéis e culpar as ‘ESQUERDAS. – Bandidos! [15mai17]
    https://veja.abril.com.br/blog/reveja/o-artigo-em-veja-e-a-prisao-de-bolsonaro-nos-anos-1980
    E o criminoso contumaz continua praguejando com ADVERSÁRIOS, desprezando-os:
    > [MAS aqui no Sertão] Enquanto o CONTRADITÓRIO não for considerado crime de lesa-pátria, é preciso aproveitar os últimos raios de luz da DEMOCRACIA
    > Pra deixar o TESTEMUNHO às futuras gerações sobre os prenúncios dos tempos BÁRBAROS que se aproximam. [DOMINGO 14ou1t18]
    https://www.opovo.com.br/jornal/colunas/valdemarmenezes/2018/10/antes-que-a-noite-se-estenda.htm

  • Armando

    Agora os Renans não são golpistas, né? Jair Bolsonaro pode não ser o melhor candidato, mas é o que temos para combater um governo de 16 anos de mentiras. Sem- terra continua sem terra, pobre continua pobre, analfabeto e sem saúde, o país virou “papai bom” de ditaduras que matam, torturam e exploram os miseráveis de seus países que vão depois fugir em ondas migratórias. O PT de agora é o partido dos grotões a viver da exploração da miséria. Votamos sim em Bolsonaro, se ele não governar com dignidade, tiramos antes ou ao fim de 04 anos – o povo é soberano.

    • Carlos

      Moisés passou 40 anos a procura da terra prometida. O PT, só tem 16 anos no poder levando em consideração Temer como vice do PT, por duas vezes onde antes recebia elogios dos petistas com vários gravados e hoje negados como Judas negou Jesus . Sabe a Minha opinião eles manipulam os sem terra para fazer de conta que querem resolver e no entanto mantem para os movimentos políticos como os coronéis quer manter a pobreza sem educação e emprego. Já a relação com o governo federal caso seja Bolsonaro quem vai levar a pior são os de sempre os pobres. Está bem claro o governador Renan Filho é darwinista basta observar os duodécimos para os podres judiciários e Legislativo e os reajuste para os servidores públicos os mais fortes às policias civil e militar, sempre conseguem recuperar alagumas perdas já os demais os fracos servidores do executivo tome arrocho.

    • breno

      É isso mesmo Armando. Falou pouco e disse tudo.

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      Ele, o capitão MEDÍOCRE, rebaixado a puzzentado frouxo pedindo PENICO ao Sarney, Armando? … rsRs
      Falando pouco pra num ir preso por CRIME hediondo em idade de ser CORONEL (43 anos), breno? … Kkkkk
      O candidato capitão faz parte de BANDO de oficiais querendo explosões em quartéis e culpar as ‘ESQUERDAS.
      – Bandidos HEDIONDOS e fouxosx! – `Pediram PENICO ao Sarney! … puZZentaram-@E![15mai17]
      https://veja.abril.com.br/blog/reveja/o-artigo-em-veja-e-a-prisao-de-bolsonaro-nos-anos-1980
      Já (1989) exportamos um IMPIXADO ´(1992) sem DÓ e piedade cristã, hoje ainda há CRIMES sem solução em BATALHA. [15ago18]
      http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2018/08/15/policia-prende-acusado-de-matar-o-vereador-neguinho-boiadeiro
      E aqui em St’ANA, somo todos apreensão ao redor de Valdemar de Seu MARINHEIRO com criminosos de SEMPRE praguejando com ADVERSÁRIOS. Desprezando as pessoas HUMILDES, pardas e negras MULHERES cozinheir@s e cabeleireir@s:
      > Enquanto o CONTRADITÓRIO não for considerado crime de lesa-pátria, é preciso aproveitar os últimos raios de luz da DEMOCRACIA
      > Pra deixar o TESTEMUNHO às futuras gerações sobre os prenúncios dos tempos BÁRBAROS que se aproximam. [14ou1t18]
      https://www.opovo.com.br/jornal/colunas/valdemarmenezes/2018/10/antes-que-a-noite-se-estenda.htm
      Em Alagoas votermos na BARBÁRIE? – Em assassinos e torturadores INESCRUPULOSOS para o Brasi?
      Teremos +1 RESSACA da marolinha democrôta 1964-1985 com bombas explodindo no colo do sargento carona na de capitão no RIOCENTRO carioca?
      https://brasilescola.uol.com.br/historiab/o-caso-riocentro-fim-ditadura-militar.htm

  • JEu

    Sempre ouvi que “é perda de tempo e energia sofrer por antecipação”… assim, como vamos afirmar alguma coisa sobre o que “vai acontecer” no futuro?!!! e depois, se acontecer exatamente o contrário, alguém vai pedir desculpas?!!! espero que sim… já os Calheiros estão fazendo exatamente o que sempre fizeram e sabem fazer direitinho: ficar em cima do muro nesse segundo turno… afinal, já tiraram a “vantagem” que podiam sobre o Lula e o Haddad… e tudo muito bem medido e planejado, pois sabiam que iriam ganhar no interior (campo fértil para mentiras, coronelismo e votação de cabresto…). Agora adotaram a medida que acham mais acertada: ficar “pianinho” e esperar para ver no que vai dar para, depois, pular do muro no lado “certo”… e como diz nosso RM: “é jogo (sujo) jogado…!!!”

  • Tales

    BOLSONARO NELESSSS….

  • Zé MCZ

    É quase certo que o Renan Filho terá que lidar com o ex militar do exército brasileiro. Mas para alívio do governante tem a proteção sob as asas do pai, que é um astuto articulador, joga bem em todas as posições no campo político.
    Por falar em ex militar, peço ao blogueiro que pesquise se Jair Bolsonaro serviu no 59º BIMTz(acho que é assim), logo que saiu da Agulhas Negras, no início dos anos 1980, com a patente de tenente. Não sou tão velho assim, mas às vezes tenho devaneios.
    E se foi, talvez ele olhe diferente (para melhor, torço) para Alagoas.
    O Jão da Troça e suas múltiplas facetas, divulgando links sobre o passado militar do Jair é que me deu o “stalo” e coincide com o período dos anos 1980.

  • Carlos

    Enquanto o barco corre a deriva os coronéis rindo da cara do povo que vendem o voto estão livre e solto “agradecendo os milhares de votoS conquistados” pelos serviços prestados que ninguém viu e como não fossem comprados com o dinheiro da corrupção. VIVA A HIPOCRISIA OS CURRAIS ELEITORAIS E SEUS FILHOS ILUSTRES HERDEIROS DOS CORONÉIS E A AJUDA DOS ELEITORES QUE VOTAM EM BRANCO OU NULO…. REGIÃO SUL E A CIDADE E CORURIPE ONDE TUDO COMEÇOU.

  • Jandresson

    Do ponto de vista do texto, então Alagoas é um paraíso, pois o Governador eleito sempre teve apoio do PT de Lula, o defensor do Nordeste, que tendo o mesmo raciocínio, num longo período de governo de 13 anos, transformou o Nordeste do Brasil na região mais desenvolvida do país, pois Lula e o PT são os defensores da região. kkkkkkkkkkk , só rindo mesmo deste texto Socialista !!!!!!

  • Claudio Mcz

    Bolsonaro disse que Renan Calheiros não senta na mesa dele para negociar nada, ai pelo o que estou vendo Renan sem seus colegas Juca , Eunicio, Lobão que perderam a eleiçao, como vai agora dominar o Senado? . O Temer, fez a renegociação da divida de Alagoas que deixou de pagar 50 milhoes a União todos os meses que era sonho de consumo de Lessa e Vilella, mandou dinheiro para construir o maior viaduto de Alagoas da Policia Federal entre 2 BR, e continua a obra do canal do Sertão. Vai ser hilario ver Renan ter saudade do Temer kkkkkkkkk.

  • Antonio Carlos Barbosa

    Perfeito os comentários do JEu e do João da Troça.
    É o que basta.

  • Marcos Pereira

    PT e Bolsonaro = duas pragas.
    Brasil um país de tolos.

  • Sérgio Eduardo

    O governador vai fica na oposição junto com seu pai senador Renan Calheiros afinal a vida toda foram governo. Até porque o bolsonaro não quer nem de graça os Calheiros ao seu lado. É o preço q nos alagoanos vamos pagar por ter elegido essa dupla.

  • Carlos

    Temer fez mais por Alagoas do que o santo Lula e Dilma é mais odiado pelo bem que fez por Alagoas do que pelo mal que fez em escolher Temer para ser vice do PT por duas vezes…Claudio você fez uma observação importante em relação a negociação da divida que deixou de pagar 50 milhões mensalmente e nunca na história um governador teve uma situação tão boa com o atual no caso Renan Filho e pela baixa popularidade do Temer a covardia é muito grande em não reconhecer as obras do governo federal. PARABÉNS E QUANDO VEJO A INGRATIDÃO DOS QUE VÃO VOTAR NO PT AÍ ME PREGUNTO DEVO OU NÃO ANULAR O MEU VOTO…

  • E os próximos 04 anos!

    Eu sei o que podemos esperar de Renan Filho nos próximos 04 anos!

    Mais governo de fachada, no qual os problemas não são resolvidos, apenas maquiados, com muita publicidade e sem nenhuma ação prática para combater a pobreza do nosso Estado.
    E a culpa é sempre nossa por eleger políticos dessa qualidade (ou falta dela?).

  • Antonio Carlos Barbosa

    Pois é Carlos, para voltar ao passado com qualquer dos resultados, entre votar no Lula corrupção presidiário (chefe de quadrilha) e ou votar no doido, vou anular meu voto, infelizmente

  • Assisa

    Nobre jornalista BOLSONARO só perdeu na região nordeste, nas demais regiões do país saiu vitorioso. Agora nosso nordeste tem a chance de enterrar de vez o PT DA CORRUPÇÃO!

  • Fábio

    Kkkk Assica…#17 não!!! BOLSONARO NÃO ENGANA NINGUÉM…AS PESSOAS É QUE SE ENGANAM. INFELIZMENTE.

  • José Carlos Silva

    Pois bem, os governos de Alagoas tiveram 13 anos de PT, com Renan Presidente do Senado em boa parte e com acesso irrestrito.

    O que Alagoas “lucrou” com isso? Quais os investimentos captados, na instalação de indústrias e geração de empregos?

    Independente de quem seja Presidente, continuaremos na mesma balada. Uma emenda aqui, outra acolá. Um viaduto aqui, uma estrada ali e só.

    Enquanto tivermos políticos do naipe que elegemos, sempre, vamos continuar na mesmice.