São muitas as queixas de servidores comissionados, estaduais e municipais, sobre a pressão que sofrem para fazer campanha para os candidatos que são “donos” das repartições em que estão lotados.

Como em todos os segmentos da sociedade, há de tudo nessa turma: gente que precisa do emprego e que trabalha; outros que só fazem receber o salário; ainda os que se sentem humilhados em ter de fazer propaganda de candidatos em quem não votam – e por isso reclamam.

Fato concreto, os tais cargos comissionados sempre foram, em regra, objeto de troca de favores políticos, o que inclui o voto (ou os votos) sob a influência do beneficiário.

O problema é de difícil solução, até mesmo para os que protestam. O mais plausível é acabar com os tais cargos em comissão, transformados desde sempre em objeto de negociatas.

(Mas nada dessa história de acabar com o décimo terceiro salário. Quem trabalha, de fato, sabe que ele é uma compensação justa.)

Brasil: o paraíso do toucinho subversivo
Quem vende o voto em Alagoas são mesmo os pobres?
  • Carlos

    Kkkkk, Descobriu a pólvora, coisa da velha política Alagoana do coronelismo. Aqui na região sul, o pacote é completo: comissionados, efetivos, fornecedores ou tipo de relação com as prefeituras dos Beltrão. Já os comissionados aqui em Coruripe, o problema é mais fácil: A maioria absoluta dos cargos são ocupados por Beltrão!

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      Além de FRÁGEIS os comissionado SEM concurso são demissíveis, Caro Carlos,
      qual TERCEIRIZADOS costuma ser DEMITIDOS a mando de 3º’$ nos estados da Fede Brasil e prefeituras xerÓzzas.
      De CIMA pra baixo pelo litoral do OIAPOQUE paraense do Pq Nac Montanhas do Tumucumaque:
      – ao gaúcho arroio CHUÍ `à mão com dedos e olhos no GPS e cuia de Chimarrão 33° 45′(SUL), 53° 23′ =(OESTE) em 4.398 km;
      – ou pu DENTRO do rio Ailã em RorÃima dos Jucás 5° 16′ (N), 60° 12′ (O) crucando SENSUALMENTE a horizontal transamazonica;
      Ou de BANDINHA da PARAÍBA Ponta de Seixas do Cabo Branco ao rio Moa d’Acre 7° 32′ (S), 73° 59′ (O).
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_extremos_do_Brasil
      No outro EXTREMO juízes e promotores, militares perderam GORDURA desde FH (1995-2002):
      – BEM preparados, às vezes preguiçosos retardatários e abusados concursados com PENDURICALHOS e etc;
      – um ESCÁRNIO ao contribuinte pagar CASA de sem teto, aux´ílio MORADIA de R$ 4 mil/ mês a essa gente BACANA.
      Penduricalho ISENTO de imposto sobre a RENDA mensal pilhando dúzias de Salários M´`ÍNIMOS dos cofres públicos. [20set14]
      https://istoe.com.br/receita-suspende-cobranca-de-imposto-de-renda-sobre-auxilio-moradia

  • JEu

    Creio que vale, aqui, o que comentei no post anterior:
    Pode assinar em baixo, RM… e os que vendem o voto, é preciso dizer, estão no entorno da grande maioria dos candidatos ditos “vitoriosos” em vários pleitos e em todos os partidos e ideologias… não é mesmo?!!! afinal, querem mesmo, todos, é viver curtindo o “dolce far niente”… é por isso que o país, nos últimos dez anos, viu crescer, de forma hiperbólica, sua estrutura, passando de 15 para 40 ministérios e um sem número de “agências” reguladoras e uma quantidade imensa de empresas públicas, mais que dobrando o número de cargos comissionados, o que onera as contas públicas e encarece o setor previdenciário da nação… agora, se tudo der certo, e o povo decidir pelo melhor, a partir de 2019 vamos ver ser “desmontada” toda essa estrutura desnecessária, que só serve para o jogo sujo do “toma lá, dá cá”, que foi elevado ao seu grau máximo, no Brasil, desde o romper do terceiro milênio…
    Quanto a acabar com o décimo terceiro ou o 1/3 de férias, também não concordo… só gostaria de saber em quantos países esses benefícios são pagos para poder opinar com maior profundidade… e, ainda, creio que há saídas como forma de compensar, inclusive aumentando 1/12 no salário mensal dos trabalhadores e também acrescer mais 1/12 de 1/3 das férias, além da correção anual da inflação… ou seja, diluir o 13 e as férias no salário mensal e o resultado anual será o mesmo… agora, o que o brasileiro precisa aprender é a ser previdente e não querer gastar tudo de uma vez para, depois, ficar endividado…

  • Cavaleiro da noite

    Absurda essa prática nefasta! O Estado, em especial, tem os cargos mais bem remunerados ocupados por vassalos, que ao acreditarem que têm à mão o cabo do chicote, tratam logo de ameaçar, fustigar servidores apequenados em seu salário e em sua disposição para reagir. Mas o cabo do chicote pode mudar de lado, diria Machado de Assis!

  • Cavaleiro da noite

    Seria bom uma investigação para comprovar e punir os responsáveis, pois sabermos que essa pratica é ilegal e imoral. O Estado não pode ter “dono”. Fora renans, bius, beltrãos, max (beltrão) ciço, collor, quintela laranja do rei do gado de Murici e demais fichas limpas!

  • Esperança

    O voto é secreto…só digo isso.

  • Macário

    Fácil: basta pedir exoneração e procurar emprego na iniciativa privada! Lá dificilmente isso ocorrerá

  • Joao Paulo dos Santos Pereira

    esses comissionados são uma piada…reclamar de que? se devem favor a eles?

    • Protestador

      Rapaz vc agora falou poucas e boas! E quem respinderá a esta pergunta sem resposta?

  • Cavaleiro da noite

    Seria bom uma investigação para comprovar e punir os responsáveis, pois sabermos que essa pratica é ilegal e imoral. O Estado não pode ter “dono”. Fora renans, bius, beltrãos, max (beltrão) ciço, collor, quintela laranja do rei do gado de Murici e demais fichas sujas!

  • Alagoano

    Ricardo, só p esclarecer:
    O nome 13o salário passa a ideia de q é um presente, uma compensação. Mas não é. O ano tem 52 semanas, oq dá 13 “meses”. Então oq acontece é um pagamento diferido do salário q o trabalhador deixou de receber durante o ano todo.
    Ou seja, é salário, é contraprestação do trabalho.
    Na prática, é uma vantagem para o empregador, q fica com o salário do empregado por uns meses, ganhando em juros.

    • Macário

      Fato! Como aqui pagamos por mês e não por semana, no final as semanas acumuladas geram mais um mês. Por isso o décimo terceiro. Não é benefício não!

  • amorim

    Antes tarde do nunca. O uso do cachimbo torna a boca torta, atirar com a pólvora dos outros, todo mundo quer, isso se dizia antigamente, mas vejamos, esses comissionados estão envolvidos até o último fio de cabelo com quem os indicou, nada vem por acaso, o comissionado é igual a entrevistador do ibope ou de outras instituições, ninguém nunca os ver, nem sabe o que faz, quando chega nessa época é muito justo que sejam escravizados por quem lhes aliciou financeiramente com vantagens indevidas, ou as críticas devem ser endereçadas apenas a quem vende seu voto por R$ 50,00 ou sei lá quanto as vésperas das eleições? O sistema é bruto, e esse é o momento de se exercer a lei do retorno com todo rigor, diga-se de passagem. Já dizia o antigo personagem do Chico Anísio, Justo Veríssimo, eu quero é mais que se exploda!vou deixar a frase incompleta propositalmente.

  • Pedro

    O pior é que tem politico mesquinho que persegue e constrangem as pessoas proibindo até das mesma curtir ou compartilhar as redes sociais dos amigos que são adversários político do seu “padrinho”, coisa miúda, pequenez, mas infelizmente é a realidade.

  • Lion

    Simples…o voto é secreto. O comissionado não precisa dizer em quem votou..

  • Claudio

    O curral foi ampliado de Murici para Maceió e todo Estado, que vergonha. Na eleição passada teve um comissionado que foi obrigado a colocar adesivo Cicero Almeida então candidato do governo e cujo comissionado não votava, nossa política ainda é do século XIX.

  • João Lima

    É muito importante que os comissionados denunciem e comprovem o que dizem. Acho estranho que o jornalista publique o que não pode ser provado. Eu sou comissionado em uma pequena autarquia e não vejo isso acontecer. No final o leitor conclui: o jornalista cumpriu seu dever (?) e mostrou (?) isenção, e o governo é a expressão do mal. Muito cômodo e leviano.

    • LULUZINHA

      Presumo que vc seja cego ou seu nome é ” racinho”.

  • Pedro Antônio

    Pressão sim, tem cota pra colocar furadinho nos carros, é obrigatório, o chefe maior ordenou.
    E o mais grave, comissionados estão entrando, todos os a dias, nas pastas do governo, principalmente na saúde, hge minis, SAMU… É gente que não acaba mais. Em plena eleições. É proibido. A lei eleitoral proíbe.
    Polícia federal, e aí?

  • Cavaleiro da noite

    Sr. João Lima, em que o senhor mora? Os grupos de WatsUp estão empestados de “convites” de pessoas indicadas que parasitam os órgãos públicos pedindo para que servidores compareçam à palhaçada dos renans no próximo domugo, 30.

  • Selva

    Por isso que Eu e minha família votamos em Bolsonaro, para acabar da política do toma lá dá cá!

  • Adalgisa

    Com ou sem pressão, na hora do voto é só o eleitor e a urna.

  • MARICOTA

    Acho que João Lima é fiscal do Ministério Público Eleitoral pq só ele e esses ficais que não vêm os conhecidos furadinhos colados nos vidros traseiros dos carros dos servidores. Olha… isso ta nojento!!! Eles cometem crimes eleitorais tão tranquilamente que vemos que Alagoas não tem mais esperança de mudança. Esse governo empregou familias inteiras de magistrados e promotores no Estado. Quem poderá nos defender? O nome disso é nepotismo cruzado, mas quem vai dizer isso para ser perseguido em todos os poderes de Alagoas? Os órgão Públicos estão infestados de comissionados que passam o dia sem fazer nada. Em Alagoas não teremos democracia nem tão cedo. Eu prefiro votar no capeta do que votar nesse que ta aí, mas tem gosto para tudo, né? Quero dizer, tem emprego para todos.

  • carlos

    Amanhã é domingo primeira dia da semana e contagem regressiva para às eleições no plano nacional e nos estados. Peço para quem acredita no melhor sem paixão pessoal que vote por convicção e por interesse mesquinhos. Sou Marina…. Em Alagoas pinto de Luna, Heloísa Helena e o primeiro voto Rodrigo Cunha e segundo voto esta me comendo o juízo. RELP….. Vou analizar durante a semana a manifestação dos companheiros internautas dos quais passei admirar sem conhecer pessoalmente simplesmente pela vontade de vê o nosso país e o estado de Alagoas, dos corruputos. Sou da região sul, da Cidade de Coruripe e nunca me curveu diante da política misquinha e intimidatora. Fora coronelismo… Calheiros, Beltrão, Albuquerque,Toledo, Tenório, Holanda e todos os herdeiros do coronelismo

  • Dona de casa sem orgulho

    É o preço que pagam por serem pelegos, rsrs… Deus é mais!
    E tem mais: O voto é secreto. Por que o alarde?!

  • Daniel

    Para isso estão acabando com os concursos publicos. A terceirazação vai retroceder a decada de 80 quando para ser servidor publico tinha que bajular politicso

  • Thyago

    Oxe… kkkkkkkk kkkkkkkkkk…..
    Querem mamar e não querer ajudar….

  • Carlos

    Tem que reclamar não comissionados tem que botar e fazer campanha, não quer fazer peça para sair ou vá estudar e passar concurso público . Então vá para iniciativa privada

  • Carlos

    Comissionados tem que votar

  • wal

    Não entendo tanta ladainha. É muito fácil;
    1) Quem pega a grana.
    2) Quem faz campanha.
    3) Quem promete votar nessas pragas.
    Mas na hora do voto, é só dar o troco, ou seja, não vota nesses que querem a todo custo comprar o seu voto.
    Escolhe os fichas limpas e só.