Eu acredito que essa polarização está na grande mídia, principalmente, mas não na sociedade brasileira.

Há divisões várias entre nós, muito evidentemente, e que afloram principalmente nesses tempos de redes sociais, em que uma frase define alguém ou um campo político de forma “absoluta”.

Bobagem.

O embate mais ‘momentoso’ é o que acontece entre os seguidores de Bolsonaro – que podem até se somar aos que “odeiam” Lula – e os “comunistas” (todos os demais), na definição de uma parcela significativa dessa tropa.

Talvez estejamos mesmo à frente de um conflito, mas que vai além: sobre qual o caminho civilizatório a tomar.

É verdade que a agenda preferencial de Bolsonaro é de direita (extrema) em qualquer lugar do mundo. Acho, inclusive, que o fato de que a turma que defende os seus valores como um credo tenha se mostrado é bom para o país, por mais arriscado que possa parecer para muitos. Ele representa fortemente um lado, mas o outro não é feito de grupos que pensam igualmente, embora discordantes todos do seu ideário.

Fato concreto: nós também somos isso – como povo.

Machismo, preconceito racial, homofobia, tudo isso faz parte do pacote que nos forma como nação heterogênea e nem sempre pacífica – os números não mentem -, apesar de tantos de nós rejeitarem esses sentimentos pouco elevados.

Se, por outro lado, queremos continuar assim ou até fazer deste o comportamento oficial brasileiro, que tudo aconteça às claras, sem a hipocrisia de cada dia.

Ao estabelecermos a atual eleição presidencial como resultado da polarização entre direita e esquerda, estamos reduzindo a pouco, quase nada, os conflitos latentes da nossa sociedade, que só se manifestam, em regra, nos momentos de maior tensão emocional.

E mais: estaremos também condenando os que não têm chance de entender – dialeticamente – que um país não precisa de mártires e/ou de heróis a assumirem uma condição que desconhecem e com a qual não têm qualquer intimidade.

Há pouca paciência para pensar e nenhuma para ouvir – e isso vai muito além de uma questão ideológica, como propaga uma parcela da mídia, preguiçosa e, às vezes, até desonesta. Espalha o medo e divide a sociedade como a uma pizza de dois sabores – e só dois sabores.

Exige-se muito mais de nós brasileiros, na atual disputa, do que decidir quem é contra ou a favor da liberação do porte de armas (eu sou contra), um símbolo do debate “político e existencial” de vigorosos militantes.

Já os que vivem identificando fascistas e comunistas entre todos os discordantes precisam ampliar o grau das lentes com as quais enxergam o mundo: temos uma diversidade de mais de sete bilhões de indivíduos – como nos ensina a ciência.

Esse reducionismo midiático cabe bem para os que ainda vivem a dicotomia da Guerra Fria, nesses tempos quentes. Dá até para vender noticiário, ralo e sem consistência, mas não nos leva a lugar nenhum.

O convívio democrático é o convívio dos contrários, não dos iguais. Respeito é a palavra chave, e para quem o ignora, a lei.

Que tal pensar um pouco?

Em busca da delicadeza perdida
Rodrigo Cunha já lidera na pesquisa espontânea do Ibope
  • Marcelo

    “Candidato da rede ao governo de PE, é expulso por unanimidade do partido. Legenda afirma que candidato aceitou apoio de partidos e políticos que não fazem parte da coligação. Lossio considera expulsão uma ‘manifestação opressiva e antidemocrática’.”

    • CAETéLâNDIA 1817-Miami 2018: Florida REINVENTAR Brasil 2019-2022!

      É uma LUTA, Caro Marcelo … em várias FRENTES + trairagens puTRÁy$! – Sério!
      assim cada NAÇÃO é soberana p’escolher UM sistema de votação adequado, confere Ricardo MOTA?
      > SEMPRE em acordo c’ôndYa$ políticas e idiossincrasias históricas e culturais + DISTÂNCIAS geográficas.
      – Os OBJETIVOS são basicamente os mesmos: 1. AssegurÁ SIGILO d votos; 2. PôtRegê contra fraudes e invasões; 3. Çê preciso e FIEL no registro dos voto; 4. Tê agilidade na contagem e transmissão dos resultados; 5. Çê acessível a qquer camada da população: de RICO ‘gnoRante xumbeta até PÔBI estudioso e teimoso c’a GOTA serena; e 6. Çê economicamente viável: custam CARO eleições!
      [22set18], https://www.uol/eleicoes/especiais/urna-eletronica-voto-impresso-brasil-e-pelo-mundo-fraude-eleicoes-voto-secreto.htm#ha-um-sistema-ideal

    • Democracia ao PONTO: garçon + 1 cana, tira gosto SARDINHA péÓóRrrrr sem ELA!

      A xumbetagem entre lagartixas da Comarca SERVIL dsd 1817, Caro Marcelo,
      burocratas SUBSERVIENTS nunca vão entender a METRÓPOLE: Pernambuco IMORTAL-imortal.
      Somos Brasil maroto e INZOñEIRO dsd 1500 comendo pelas beiradas broncos SEM cor ao Dendê d’ÁFRICAS utópicas!
      > C’a maroLLinha democrôta 1964-1985 apodrecida no coLLo do Sarney, pQp!
      – Brasil mal-PARIDOS a golpe de militares MEDÍOCRES em 1889.]
      > Tiro nos pés contra a CULTA Monarquia Parlamentarista de Pedro II!
      – vivemos sobressaltado p’sublevações militares ‘té 1930: de Conselheiro (1830-1897) a Lampião (1898-1938)
      > Depois veio 1937, 1945, 1954, 1955, 1956, 1961, 1964. – Será que NUM basta?
      > ASSIM, brasileiros tivemos nossa Educação POLÍTICA atrofiada e esfaqueada
      – frágeis lutas FRATRICIDAS entre pessoas irmanadas por PANELAS VAZIAS
      > Uma Educação política DEMOCRÁTICA e culta prejudicada interrupções MEDÍOCRES.
      > Impedindo o desenvolvimento e o amadurecimento da consciência de CIDADANIA.
      – A cada GOLPE castrense escroto, a CASTRAÇÃO: partidos desorganizados ou extintos.
      > A cultura partidária e o exercício da política a RECOMEÇAR a cada fugaz redemocratização.
      [DOMINGO 23set18], d’um Santanense praiêro de Fortal-CE: Valdemar de Seu MARINHEIRO.
      https://www.opovo.com.br/jornal/colunas/valdemarmenezes/2018/09/tempos-de-defender-a-democracia.htm

  • Adilio Faustini

    A verdade é que a esquerda que está ai, falhou, Moralmente, Economicamente e Historicamente, Museu Nacional,falando .Então, agora é dar uma guinada para o Titanic não se esborrachar no Iceberg.

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      Apois, Caro Adilio … ‘Os defeitos do homem são gravados no bronze, as boas qualidades escrevemo-las na água’
      DE W Shakespeare n’ato IV (cena II) d’A famosa história da vida do Rei Henrique VII escrito de 1612 a 1613
      E curiosas me parecem a biodiversidade e a sexualidade em VIDA aqui agora ou depois acolá fomo s’imbora.
      > SIM! – Havia obrigatoriedades tácitas da Guerra FRIA contra comunistas QUENTES:
      – de 1945 com G Vargas (1882-1954) até 1991 cu impixado em 1992)
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria
      > Naquele tempo, ser jovem e não ser comunista é o mesmo que,
      – HOJE ser jovem e não fumar maconha: corre-se o risco de ser discriminado.
      > Os pais não gostavam, é claro, ‘inda hj reclamam de modas tri-polares
      – A situação social brasileira é muito parecida com o pós-guerra EUROPEU pós nazi-FASCISMO:
      – FAMíLIAS destruídas, crianças sem lar, meninos de rua, bandidos, violência …
      [Nelson Pereira dos Santos: resistência e esperança de um cinema], Estud. Av. vol.21 (59)
      [SPaulo Jan-Apr 2007] http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-40142007000100026&script=sci_arttext

  • JEu

    Vamos pensar um pouco, então: A natureza dividiu o movimento de rotação da Terra em dia e noite… na filosofia temos: o certo e o errado; o bom e o ruim; o bem e o mal, o ético e o anti-ético; o moral e o amoral… a biologia dividiu os corpos em macho e fêmea (isso também está na Bíblia… só não posso achar certo que se desrespeite, maltrate ou violente qualquer ser humano, pois cada um tem o direito, consciencial, de viver conforme suas escolhas, desde que, também, não prejudique o próximo…) a ciência jurídica diz que qualquer cidadão tem direito à legítima defesa se injustamente atacado ou posto em perigo sua vida, propriedade ou integridade física… porém, também concordo quando alguém disse, um dia, que: “toda unanimidade é burra”, ou seja, devemos sempre ouvir as opiniões de outros para tirar as próprias conclusões… e se deve respeitar as opiniões dos outros, também deve ter suas próprias opiniões respeitadas e consideradas; nesse caso, a maioria decide que caminho tomar, não é mesmo?!!! e quanto à polarização atual, não concordo que seja entre esquerda e direita, mais sim entre Fichas Limpas X Fichas Sujas… até porque já não existem, verdadeiramente, ideologias (todas baratas ao meu ver)… já que seus “partidários” ou fingem que aceitam as tais ideologias, o simplesmente mentem para si mesmos e para todo mundo, pois só têm como objetivo se dar bem em cima do erário público… e o povo continua sendo somente um mero detalhe… para mim, finalmente, o que realmente conta é a justiça social… onde, mesmo existindo pobres e ricos (outra dicotomia que existe desde que o mundo é mundo…) não deve, no atual estágio de compreensão dos direitos de todo ser humano, existir (ou pelo menos não deveria…) o miserável… educação e saúde de qualidade, que permita a oportunidade a cada um de mostrar seu valor, sua capacidade, através de seus próprios esforços no sentido de crescer tanto interiormente quanto exteriormente (no grupo social), com valorização verdadeira do trabalho (onde o trabalhador de verdade, que produz coisas boas e necessárias para a população..) tenha direito à um salário digno… essa a meta que qualquer nação civilizada deve buscar… querer “quebrar” todas essas premissas é simples rebeldia contra as leis estabelecidas na própria natureza, coisa reconhecida até por Montaigne… então, parece-me, que o povo, em sua maioria vai decidir, nestas eleições, o que realmente deseja para o próximo governo do país… é esperar para ver…

    • Democracia ao PONTO: garçon + 1 cana, tira gosto SARDINHA péÓóRrrrr sem ELA!

      Q mistureba + INDIGESTA, JEu … Ciência em termos TÉCNICOS X política em linguagem COMUM … rsRs
      Textão obscenamente PROLIXO cum Religião de foro íntimo e até Filosofia de BOTEQUIM, ‘mig@! … Kkkkk
      CouZza do coiZZo, deLLficiLL de LLer aqui no BRASIL e n’Europa e EEUU, Ja´pão e Canadá entre outros países AVANÇADOS, cumpadi.
      > Çabemu q’a CONFIANÇA é transmitida p’avais técnicos nas tecnologias especialistas capacitados
      – SEM viez ideológico em tarefas ÁRDUAS reguladas pelo ESTADO nas capitais-Federal e ESTADUAIS.
      > Avoamos por crer q’os ENGENHEIROS certificaram que aquele AVIÃO voa corretamente:
      – q’as AGÊNCIAS responsáveis FISCALIZAM suas condições periodicamente;
      – q’os PILOTOS sabem voar, uma vez que tem uma LICENÇA para tanto, etc.
      NUm fôç’assim, viveríamos todos em constante pânico. [Nazi-FASCISTA]
      > Quem já manejou um computador sabe a parte q + dá problema: a IMPRESSORA
      – Equipamento com peças móveis e funcionamento mecânico, erra + constante-mente
      – IMPRESSORA tem rodas e correias, papel engasga e tinta acaba: impressão ILEGíVEL! [20mai16]
      https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/e-leitor/e-leitor-o-voto-impresso-e-falsa-sensacao-de-seguranca-20052016

  • Pedra noventa

    Na verdade há polarização no Brasil entre “Os corruptos que domina a política brasileira, desde a década de 70 e patrocinaram a: Re-eleição, o Mensalão e o Petrolão”, se uniram, contra o candidato Bolsonaro(17) que não é corrupto e que recentemente sofreu um atentado político.

    • Av Fernandes LARANJA – Palácio de VIDRO fumado: xêro de QUEBRADA?

      C’u PUSTEMA no pós-Temer saindo de CAMBURÃO do Palácio nU Planalto c’as mãos nU borÇO? … rsRs
      – c’U ‘gÑáRu da língua morta na LATRINA, Dominus VoviscUuuum … Vade RETRO Satanás! – Amém!
      [ignārus: nem Çabe NEM conhece- ‘Gnorador, ‘Gnorante],https://www.dicio.com.br/ignaro
      Apois foi-se o Tempo da BRILHANTINA (grease) com J Travolta. [1978]
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Grease_(filme)
      Depois veio a CREOLINA da Senadora HH (1999-2007) de P’Acucar;
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Heloísa_Helena
      Uma das cidades ribeirinha onde Pedro II xixara a caminho de P’Afonso em 1859.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_II_do_Brasil
      Depois de depilar os PT-lhos, HH preferiu o Pinho SOL e a REDE de Marina.
      Contra a impunidade ostensiva às mulheres, avós MÃES:
      – FILHO@S da Pátria esses candidatos SEM a dor: procuram coLLo$ uns dos outros?

      • JEu

        O que a mídia divulga sobre o que o Mourão, vice do Bolsonaro, disse:
        “Casa só com mãe e avó” é ‘fábrica de desajustados’ para tráfico, diz Mourão”.
        O que o Mourão disse:
        “Família sempre foi o núcleo central. A partir do momento que a família é dissociada, surgem os problemas sociais que estamos vivendo e atacam eminentemente nas áreas carentes, onde não há pai nem avô, é mãe e avó. E por isso torna-se realmente uma fábrica de elementos desajustados e que tendem a ingressar em narco-quadrilhas que afetam nosso país”.
        Agora vejam o que o médico Dráuzio Varella disse sobre isso no ano passado:
        “Na periferia de qualquer cidade brasileira, não tem homem em casa: (eles) fazem filhos e não têm nenhuma responsabilidade. Ficam as crianças com a mãe, dependente da avó, porque a avó também não tem mais marido: desapareceu, foi morto ou trocou ela por uma jovem. Você tem uma desestruturação familiar total”.
        Dráuzio afirma que, nestas condições, “é grande” o risco da população de baixa renda recorrer à venda de drogas como forma de sustento.
        Agora vejam o que Barack Obama falou sobre isso em 2008:
        “Conhecemos as estatísticas, crianças que crescem sem pai têm cinco vezes mais chances de cometer crimes; nove vezes mais chances de abandonar a escola e vinte vezes mais chances de acabar na prisão”.
        Os três estão dizendo a mesma coisa, mas só um dos três está sendo atacado pela mídia, adivinhe qual é…

    • Democracia ao PONTO: garçon + 1 cana, tira gosto SARDINHA péÓóRrrrr sem ELA!

      Apois, caríssimos Pedra noventa [com minúsculas?]
      aqui em St’ANA examinamos seus PROLEGÔMENOS (noções preliminares, introdução ou prefácio)
      https://www.dicio.com.br/prolegomenos
      Apois o futuro do SERTÃO carece do VOTO nos litorais.
      – Pelos próximos 4 anos, SEM amaÇeYózzamento$, ‘mig@s!
      > O JOGO irresponsável dos velhos feiticeiros abriu a porta para o fascismo,
      – através da figura de um ex-capitão, identificado como uma espécie de 4º cavaleiro do Apocalipse
      – e seu séquito de obscurantismo, violência e barbárie.
      > Desenha-se um cenário em que segmentos da elite estão dispostos a abraçá-lo,
      – em última instância, como opção a um governo progressista, tal como o fez a elite alemã com Hitler.
      > Como é muito desgastante essa alternativa
      (basta ver as advertências da revista The Economist sobr’o dano q’isso acarretaria p’o futuro do Brasil e d’Am Latina),
      – promovem agora um lance de desespero, tentando atrair Ciro Gomes – a quem detestam – para sua órbita.
      > Isso a despeito de o ex-ministro não dar nenhuma sinalização de que se subordinará à artimanha.
      [DOMINGO 23set18 em St’Ana, Loja de Seu MARINHEIRO ao lado do Bar da PITU – de Mário]
      https://www.opovo.com.br/jornal/colunas/valdemarmenezes/2018/09/tempos-de-defender-a-democracia.html
      E mui n’entriStecem noções carentes de princípios básicos, SEM princípios nem elementos, sequer indícios.
      > Seriam demonstrações ANÁRQUICAS á moda H Oiticica (1937-1980)?
      – Alegres PARANGOLÉS nascidos da necessidade vital de desintelectualização,
      – de desinibição intelectual? – Da necessidade de uma livre expressão?
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Parangolés

  • Há Lagoas

    Eu gostaria apenas que respeitassem meu credo, meus princípios – e os legados – que me foram passados por meus pais, minha religião, minha comunidade. Ser tachado de antiquado, conservador, fascista, fanático – religioso – é o que me motiva a ter receio do PT e de outros partidos de esquerda que olham para mim como um “estorvo”. É claro que o contrário também ocorre, e isso não é apenas culpa de uma imprensa, ou das mídias sociais.
    O simples fato de ser cristão praticante não me faz um homofóbico, radical, intolerante, machista. Entretanto, sou definido assim por essa gente.
    O governo do PT pode não ter divido o país, mais auxiliou neste processo.

  • Luiz Henrique

    Bom dia Nobre Jornalista, Eu
    Prefiro ser revistado em cada esquina do que ser assaltado em cada quarteirão, prefiro o militar pedindo meu documento do que o bandido levando minha carteira, prefiro a incerteza da mudança do que a certeza da mesmice, prefiro o braço forte dos honestos do que as mãos frouxas dos corruptos. É por isso que eu voto 17 Bolsonaro! ??

    • Dilet@ sujeit@ porém MOFAD@: golpista? – Despista, mig@!

      > Descendemos de DEGREDADOS europeus: vão te matar numa masmorra, Luiz Henrique!
      – DESTINO de criminosos CHIQUES comuns e presos políticos ou religiosos ASTUCIOSOS, Cristãos-Novos na Europa, p.ex.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Degredo
      > Xô CAFUÇú$, vade retro BONDE d’ordem UNIDA sem cultura nem diversidade neste Brasil maroto INZOñEIRO dsd 1500.
      – Fomos assaltados, invadidos por broncos SEM cor, temperados no Dendê d’ÁFRICAS utópicas!
      Mais recentemente sofremos as trucuLLênÇas e vioLLenças da maroLLinha democrôta 1964-1985 apodrecida no coLLo do Sarney.
      https://www.infoescola.com/historia/golpe-militar-de-1964

      • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        GOLPISTAS? :O
        Ao esquerdista solitário e idiotizado, lobotomizado e ferrenho FALSIFICADOR do passado!
        Expliquem-nos, se acaso puderem, o porquê dessas “vítimas dos golpistas” se aliarem, “de novo, outra vez e mais uma vez” aos “golpistas”, que fora o VICE por duas vezes seguidas indicados a nove dígitos?
        Aliás, “caro solitário esquerdista”, acaso PT, PCdoB e PSOL não são os “partidos” que apoiam, defendem e reconhecem à “democracia” de Nicolás Maduro?
        Abr
        *JG
        P.S.: Compare os 21 anos de “ditadura” com apenas 12 anos dos escarlates, que nos legou mais de 700 mil assassinatos, e verás, talvez, o que foi PIOR!

  • Bili Tocalino

    O que o candidato da direita quer é simples, está escrito na bandeira: “ORDEM E PROGRESSO”.
    Parece que a maioria dos brasileiros também quer isso.
    Prefiro mil vezes a ditadura militar de 64 do que a democracia dos comunistas.

    • Dilet@ sujeit@ porém MOFAD@: golpista? – Despista, mig@!

      Vam’aquarteLLr, Bilo Tocalino … vâmo s’esfregar hômi c’HOMO’s! … rsRs
      Somos todos CAFUÇ´uS, c’as patroas `à TOA em casa c’us vizinhos LLavando + broNco!
      Com vioLLença e trucuLLênça os metidos c’eLLas SEM bronca impumente … Kkkkk
      > Tem gostinho pÁ tudo na DEMOCRACIA de ônus e bônus. – Faz parte, ‘mig@!
      – Quem + deseja tal BONDE d’ordem UNIDA sem cultura nem diversidade?
      Um Brasil entregue a cafuçus broncos SEM pôgresso apodreceu em 1985 no coLLo do Sarney!

  • Fernando

    Essa discussão de esquerda e direta é pano de fundo, para não enxergarmos o que está por trás da realidade. A Confederação Nacional da Industria – CNI (órgão que reuni os maiores empresários do país) , no dia 04 de Julho reuniu os candidatos a presidente , para ouvir suas propostas. Durante os debates os patrões aplaudiram alguns candidatos, mas vaiaram um deles. Vaiaram o Ciro Gomes, justamente porque ele defendeu os trabalhadores. Aplaudiram de pé Bolsonaro, porque ele defendeu os interesses deles. Agora me diaga, caso um ou outro seja eleito, a vida de quem vai melhorar?
    Isso não é opinião, é fato, quem quiser assistir acesse o link abaixo e veja o vídeo.
    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-ciro-e-vaiado-por-empresarios-em-sabatina-da-cni-apos-criticar-reforma-trabalhista/
    Com a antiga lei trabalhista que protegia trabalhador, frequentemente encontravam trabalhadores em em propriedades de políticos e empresários, condições análoga a escravo, imagine com a atual reforma e um presidente claramente favorável aos empresários?
    Para o Brasil virar comunista, como alguns insinuam em caso de vitória da esquerda, o Exército, ou melhor, as forças armadas teriam que ser cooptadas ou convertidas nessa ideologia, ou seja, Bolsonaro e seus amigos militares teriam que virar comunistas. Pois, não existe ditadura de esquerda ou de direta, que não tenha o exército por trás, que a sustente. Maduro na Venezuela e pingpong na Coreia do norte não estão sozinhos reprimindo o povo, eles tem o exército na dianteira .

  • Joao da TROÇA anarco-carnavalesca BACURAU da Rua NOVA do Sertão – em St’ANA!

    Pois, Ricardo … um apetitoso Dever de CASA p’esse FdS com Ulrich Beck: Sociedade de Risco!
    um dos livros q’alertam pás DEMOCRACIAS avançadas, tecnológicas:
    Aqui no BRASIL – Europa e EEUU, Ja´pão e Canadá entre outros – a CONFIANÇA é transmitida p’avais técnicos
    > AVALIZAM as tecnologias especialistas capacitados, sem viez ideológico, avais regulados pelo ESTADO.
    – Avoamos por crer q’os ENGENHEIROS certificaram que aquele AVIÃO voa corretamente;
    – q’as AGÊNCIAS responsáveis FISCALIZAM suas condições periodicamente;
    – que os PILOTOS sabem voar, uma vez que tem uma LICENÇA para tanto, etc.
    NUm fôç’assim, viveríamos todos em constante pânico. [Nazi-FASCISTA]
    > Quem já manejou um computador sabe a parte q + dá problema: a IMPRESSORA
    – Equipamento com peças móveis e funcionamento mecânico, erra + constante-mente
    – IMPRESSORA tem rodas e correias, papel engasga e tinta acaba: impressão ILEGíVEL! [20mai16]
    https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/e-leitor/e-leitor-o-voto-impresso-e-falsa-sensacao-de-seguranca-20052016
    > Merm’assim a FESTA festa continua sob TOLDO inflamável de circo pegando FOGO … rsRs
    – Çomo BRASIL Titanic gigante pela própria natureza?
    > COMPUTADOR tem 2 operações básicas: input (td q’ENTRA) e output (td que SAI)
    – O q’o INPUT & output fazem lá dentro dos INTESTINBOS é tod’o mistério das FEZES informática$!
    [MILLÔR F – BÍBLIA do Caos, L&PM abril 2013], apud [15out13]
    http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=15530

    … \ Fraternal abraço,\ João

  • Ed

    Tudo bobagem!
    Mania de chamar o bolsonaro de extrema direita.
    Eu acho ele moderado até demais! Deveria ser muito mais radical!

  • Lucas Farias

    Prezado Ricardo, concordo com boa parte do seu texto. A eleição presidencial em curso, com o previsível segundo turno, não apresenta posições estanques e ideologicamente puras nas candidaturas mais competitivas. Isso, porém, não quer dizer que tais candidaturas não se tornem polos aglutinadores de ideários que se aproximam, em diferentes gradações, em contraposição ao campo adversário. Isto é, aproximam-se mais por divergência com o campo oposto, daí a formação de campos com alguma identidade, embora não absoluta. Também acredito que o pano de fundo é uma disputa civilizatória, na qual a candidatura que lidera as pesquisas se afirma com propostas e práticas contrárias a qualquer estado democrático do mundo civilizado baseado na dignidade humana e nos direitos fundamentais. Não à toa até a revista conservadora The Economist, em edição recente, apontou a ameaça que paira sobre o Brasil e, como consequência, a América Latina (https://www.economist.com/leaders/2018/09/20/jair-bolsonaro-latin-americas-latest-menace). O debate sobre o respeito a diferenças, multiculturalismo, diversidade e promoção de direitos humanos, de maneira geral, realmente não deveria se pautar pela régua da preferência ideológica, mas pelo consenso civilizatório básico. O que se vê, porém, é a extrema direita representada por uma candidatura que se fortalece atacando valores necessários a esse consenso civilizatório. Mesmo o chamado à racionalidade, baseado nessa nossa crença iluminista de que a razão pode sempre vencer o ódio e o preconceito, nesses casos extremados, corre o risco de ser ineficaz. Sobre isso, o filosófico Karl Popper preocupou-se com um fenômeno que chamou de “paradoxo da tolerância”, quando a generosidade da democracia, tolerante com todos que pensam de forma diferente, é aproveitada por seus inimigos para tomar o poder e massacrar a diferença, destruindo, assim, a própria democracia. Por isso, até a tolerância tem um limite, para o bem da democracia, que é o de não tolerar o intolerante, aquele que se vale da democracia para destruí-la com a intolerância. Acredito que o povo brasileiro não seguirá este caminho na marcha à ré civilizatória. Abraço.

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Mas quem tem sofrido, sofreu e ainda sofre – e ainda se recupera de uma “amorosa facada” – de “tolerantes, pacatos, generosos e amantes da humanidade”, que não exalam; PRATICAM!?
      Temos dito e reiterado: “é bom, muito bom mesmo, JÁ IR aceitando: “adeus, queridos”!
      Abr
      *JG

  • Bili Tocalino

    Essa é a prova que não temos democracia! Fui censurado e aqui não existe nenhuma ofensa! Apenas constatação, tenho o direito de me manifestar e qualquer pessoa tem o direito de pensar diferente de mim. O que não é democrático é o sua censura. Pois, durante 30 anos nós somos submetidos à esse sistema, que pode ser chamado de tudo menos de democracia, com um estado democrático de direito a serviço do crime, onde os maiores beneficiados são os bandidos de gravatas. São 63 mil assassinatos/ano e mais de 90% destes sem solução. Somos oprimidos pelo estado de todas as formas, até na educação de nossos filhos conforme tradição de nossos pais, porque o ECA proíbe impondo suas regras e criminalizando os pais quando precisamos corrigir os filhos. São 30 anos submetidos ao regime esquerdista socialismo/comunismo aniquilando políticos e pensadores de direita, agora quando surge um candidato de direita, a grande maioria da imprensa militante de esquerda o coloca na extrema direita. Essa constituição de 88 é uma piada. Essa é a democracia que só serve se for esquerdista, porque for ao contrário deles, assassinam reputações, assassinam pessoas e se matam a tiros, facadas, quedas de avião, etc.

  • Petrucio Soares

    Ser ou não ser, apoiar ou não apoiar, viver ou viver, eis a questão; comungo com a avaliação do nobre jornalista, respeito é que menos se tem nessa hora de decisão, o vale tudo tá na ordem do dia, mas, eis que um pouco de cautela na hora da escolha do nosso síndico vai fazer muito bem a sociedade como um todo, principalmente se houver renovação, não a “renovação” do pai pelo filho, ou novos membros das famílias que tutelam o mundo político de Alagoas e do Brasil, alguns duvidavam da caminhada do Rodrigo Cunha, achando uma ingenuidade ou uma pureza sem limite, digo sempre, não podemos subestimar o outro, vale apena ser honesto, nem toda sociedade está dominada pelos compradores de votos, donos de redutos já se considerando eleitos, acredito que apesar da proximidade do pleito eleitoral, muito há de se transformar o resultado dessa eleição, vemos pesquisas tendenciosas e outras velhas manobras que sucumbirão ao raciocínio dos eleitores, democracia se constrói todos os dias, e mesmo que alguns não respeitem essa conquista, haveremos de superar os preconceitos e falta de educação, vamos dar um voto de confiança ao novo, realmente novo, não o fake, nossas famílias precisam de bons exemplos, não podemos comungar com corruptos, somos um povo multi raças, o Brasil não pode continuar dividido, unamo-nos escolhendo a Paz e o Respeito, BOM VOTO.

  • Vote Ficha Limpa!

    Vote certo, vote FICHA LIMPA, vote RODRIGO CUNHA.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Instando, aos meus quase cem leitores, as devidas, adequadas, merecidas e justas escusas, para transcrever o texto de um dos mais cultos, exímios, preparados e inteligentes arautos, useiro e vezeiro da verve de esquerdistas de esquerda e à esquerda, um direito-humanista confesso, coletivista, igualitarista e progressista – uma evolução nominal de escamoteados ou dissimulados, sonsos, matreiros e falsos amorosos, bondosos e tolerantes aos que se lhes são contrários, opostos, antagônicos, díspares ou diferentes, também aos alheios, diferentes e neutros às suas ideias, ideais e ideologias comunistas/socialistas/marxistas/stalinistas/leninistas/trotskistas ou gramscistas e Fabianistas, que superaram aos primeiros (que buscavam à luta armada) preferindo à hegemonia [das ideias dominantes] sorrateira, tenaz e paulatina do pensamento-crítico, que vem sendo pregado e apregoado desde uns dez ou doze lustros: esqueçam as armas e os quartéis; ocupemos escolas, universidades, igrejas e repartições públicas dos Três Poderes democráticos e republicanos das democracias: “a democracia é estrada segura aos (“progressistas”) comunistas/socialistas” – há mais sobre o tema em nosso blog – mas vejamos o assestado pelo perlustrado blogueiro humanista e arauto escarlate:
    – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com/2018/09/a-polarizacao-e-quando-ha-dois-lados.html
    P.S.: continuo a nadar nas lágrimas das carpideiras escarlates! ? ? ?
    #EleSim #Jair17 #Bolsonaro2018 #SomosTodosBolsonaro
    Por enquanto, é isso!
    Abr
    *JG

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      ôba, mô LLINdãO! … Pós-curOné puZZentado ga$toZZu!
      > É da DEMOCRACIA, tt’os bônus de LIBERDADES quant’ônus doloso d’IRRESPONSABILIDADES … rsRs
      – Ou o pQd (pQp!), o capitão MEDÍOCRES é cuLLposo cabrão ki NUM Çabe o que faz? … Kkkkk
      > Descendemos de DEGREDADOS europeus:
      – criminosos CHIQUES comuns e presos políticos ou religiosos ASTUCIOSOS, Cristãos-Novos.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Degredo
      > Xô CAFUÇú$, vade retro BONDE d’ordem UNIDA sem cultura nem diversidade?
      Um Brasil maroto INZOñEIRO dsd 1500 invadido por broncos SEM cor, temperados no Dendê d’ÁFRICAS utópicas!
      > C’a maroLLinha democrôta 1964-1985 apodrecida no coLLo do Sarney
      – PARIDOS em golpe militar de 1889 finando a Monarquia Parlamentarista
      – vivemos sobressaltado por sublevações militares até 1930.
      > Depois veio 1937, 1945, 1954, 1955, 1956, 1961, 1964. – Será que NUM basta?
      > Foi por causa dessas intervenções militares que os brasileiros
      – tiveram sua educação política democrática prejudicada por tantas interrupções.
      > Isso impediu o desenvolvimento de uma madura consciência de cidadania.
      – A cada golpe, os partidos existentes são desorganizados ou extintos.
      > A cultura partidária e o exercício da política se perdem,
      – tendo de recomeçar a cada fugaz redemocratização. [DOMINGO 23set18]
      D’um santanense ao SERTÃO praiêro de Fortal-CE, Valdemar de Seu MARINHEIRO.
      https://www.opovo.com.br/jornal/colunas/valdemarmenezes/2018/09/tempos-de-defender-a-democracia.htm

      • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        Simples: o “politicamente correto continua sendo o melhor disfarce para o intelectualmente estúpido” (Guilherme Fiuza) Notaram que: “Até o momento não presenciamos nenhuma declaração da ONU, de seu Comitê de Direitos Humanos e de nenhuma ONG internacional (ou nacional) condenando o atentado terrorista contra Jair Bolsonaro”.
        Haja amorosa ternura e delicadeza… da “boca prá fora”!
        Abr
        *JG

  • ALAGOANO

    NÃO AGUENTO MAIS VER,OUVIR E LER AS PESSOAS CHAMAREM AQUELE CIDADÃO DE “HERÓI” !!!!!!!!!!! AS PESSOAS NÃO CONHECEM O TAL BOLSONARO E FICAM ENDEUSANDO O MESMO COMO A MELHOR PESSOA DO PLANETA !!!!!!!!!!!!!

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Preferes “endeusar” ao seu réu/condenado/presidiário/inelegível ou “irregistrável” [Luiz Fux] e ora “presodenciável”, que não respeita, desobedece e descumpre às Leis e à Justiça Eleitoral e ao Poder Judiciário: “o poder judiciário não vale nada; o que vale é relação entre as pessoas.”; de uma “alta corte totalmente acovardada”; ou não?
      – “O Mito chegou… e o povão acordou…” #EleSim #Bolsonaro17 #ForçaCapitão
      Abr
      *JG