É bom ter um pouco de calma e ler com atenção – certo?

Vamos aos fatos.

Na última pesquisa Datafolha, o ex-presidente Lula subiu mais ainda nas intenções de votos do eleitorado brasileiro: 39%, confirmando a condição de líder político mais popular do país.

O segundo colocado?

O próprio: Jair Bolsonaro, personagem que representa mais do que qualquer outro o anti-Lula, e que se mantém na faixa dos 19% das intenções de votos – consolidados, a essa altura -, quando o petista está na corrida.

Mas eis que os números começam a se embaralhar.

Quando o ex-presidente é retirado da cédula, Bolsonaro cresce 3% na pesquisa, o que provavelmente mostra uma faixa do eleitorado que precisa “desesperadamente” de um “messias”, seja ele de que bandar for.

Interessante observar, também, que quando o questionamento é sobre rejeição – em quem o eleitor não vota de jeito nenhum – as posições se invertem: Bolsonaro fica 39% e Lula chega aos 34%.

É claro que ambos pensam e agem de formas diferentes. A história dos dois, por outro lado, só se encontra agora nas eleições em que Lula – é o que vai se evidenciando – não poderá ser candidato.

A semelhança possível entre eles é exatamente o fato de que os eleitores de ambos não admitem meio-termo: amam e/ou odeiam de forma visceral “o inimigo”.

Não há meio-termo possível.

Lula discursa para os seus seguidores, que não conseguem encontrar um erro na trajetória política do líder.

Bolsonaro fala a língua dos que esperavam há mais de 40 anos pelo seu porta-voz e que dividem o país entre eles e os “comunistas”.

Não por acaso, os dois ocupam os mais generosos espaços na mídia nacional (não televisiva), e suas campanhas são alimentadas pelo medo que um e outro – por motivos diferentes – provocam em grupos distintos de eleitores.

Até o final do segundo turno da campanha presidencial, os brasileiros terão a oportunidade de superar o embate mais rasteiro e, quem sabe, eleger um presidente da República que inspire confiança e possa nos devolver a esperança perdida (mantendo – e avançando – as nossas conquistas civilizatórias).

 

O que faz murchar todas as coisas
Esposa do vice de Collor faz caminhada com Renans em São Luiz do Quitunde (foto)
  • SEBASTIÃOIGUATEMYRCADENACORDEIRO

    ELEMENTAR MEU CARO JORNALISTA , SE UM DOS POLOS TEM VANTAGEM NUMÉRICA SOBRE OUTRO , NA ACEITAÇÃO , ESSA SUPERIORIDADE TAMBEM SE MANIFESTARÁ NO CAMINHO INVERSO , OU SEJA , NA REJEIÇÃO . . . CLARO E CRISTALINO COMO A MATEMÁTICA . OUTROSSIM , HÁ DE SE LEVAR EM CONTA A CREDIBILIDADE DA INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL PELA DIVULGAÇÃO DA PESQUISA . SAUDAÇÕES DEMOCRÁTICAS . . .

    • Av Fernandes LARANJA – Palácio de VIDRO fumado: xêro de QUEBRADA?

      Caro TIÃO, … esse campeonato de REJEIÇÃO é controverso SEM árbitro de VÍDEO … rsRs
      > pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo dizem: CHIHUAHUA corre se algu´ém bater o PÉ: rejeição MOR (37%)
      – ~37% [email protected] JAMAIS votariam em Bolsonaro “de jeito nenhum”. – Pode chover CANIVETE! … Kkkkk
      [20ago18], https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,bolsonaro-tem-maior-rejeicao-entre-candidatos-com-37-diz-ibope,70002465983

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Calma, amigo! “Muita hora nessa calma e muita calma nesta hora”, como bem diz um amigo meu! Para quê agastar, envergonhar ou desesperar? Jamais, pois das “inverdades editadas nos jornais a metade é mentira”, já dizia um mestre nos idos acadêmicos, na década de oitenta! Tranquilize-se, mormente assista ao seguinte vídeo, a saber: https://www.facebook.com/carlosrenato.cestari/videos/10214608891874842/
      Lembre-se, pois, que 95% dos jornalistas – verdadeiros “agentes-de-transformação-social” escarlates –, da outrora imprensa-livre, preocupam-se tanto e até assombram-se e assustam-se com a candidatura [à Presidência da República] de dois ilibados, honrados, honestos (fichas-limpas) e oficiais da reserva remunerada do Exército Brasileiro: uma das instituições de maior (senão a maior de todas) credibilidade, confiabilidade e respeitabilidade dos brasileiras e brasileiras, mas sequer preocupam-se com a candidatura de um presidiário – réu, condenado e preso por sentença judicial de doze anos e um mês, que responde a mais de oito ou nove processos criminais – o qual, pode-se inferir – esses ditos “agentes” – o anelam livre, leve e solto, e o que é pior: de volta ao Poder; para tornar o Brasil numa grande-pátria ou pátria-grande, como urdido pelo de caudilho (de cujus) assassino, sanguinário, frio e cruel daquela ilhota caribenha!
      Mas, a depender dos trabalhadores ativos, inativos (aposentados) e pensionistas brasileiros e brasileiras dignos, decentes, honestos, honrados e de bem: “num vai, não… ele num vai não, não vai não” – com aquela voz da anciã do WhatsApp!
      Tenho dito, repetido e reiterado: http://gouveiacel.blogspot.com/2018/08/e-bom-muito-bom-mesmo-ja-ir-se.html;
      Abr
      *JG

      • TRAVESTIDO sem drogas na balada com SEXO e rock’n ROLL. – É onda, ‘mig@!

        Caro BEL e Cel RR – ao léu no BELELÉU … ‘timeo hominem unius libri”
        > Temo EU o homem de um só livro [STd’Aquino 1225-1274]
        https://www.dicionariodelatim.com.br/timeo-hominem-unius-libri
        Depois da Idade Mé[R]dia vieram Hitler (1889-1945), NAZISTA da Mein Kampf (Minha QUENGA) e Mussolini (1883-1945), FASCISTA amante do Cardeal … rsRs
        Um par de enérgumenos, 2 (dois) medíocres mentecaptos fugindo da IMPRENSA, avestruzes c’as cabeças na LLama tipo corrupto de 2ª instaÇa (39%) x PRÓ-ditadura militar (22%) apodrecida no coLLo do Sarney pós fermentação democrÔta 1964-1985 … Kkkkk

        • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

          Urge destacar que, tanto o execrável nazismo hitleriano (de Adolf Hitler) quanto o fascismo (de Benito Mussolini) são desinências ou consequências derivadas do comunismo/socialismo/leninismo/stalinismo/trotskismo/gramscismo/fabianismo/progressismo – a cada cagada mudam o nome, o rótulo, as cores e as vestes – agora há pelo menos mais três novidades: “Podemos”; “Rede de Sustentabilidade” e o “Novo”, cujos criadores ou fundadores são os mesmos de outrora, a ver: https://theintercept.com/2017/11/05/o-partido-novo-que-ja-nasceu-velho/ – um novo nada novo!
          É simples, muito simples, simplista e simplicíssimo, a saber: No mais, fico com a sabedoria popular retratada num dos mais adequados memes recentes: “Pior que um governo corruPTo é o cidadão que o defende” e “Não é honesto, nem decente um cidadão honrado e de bem defender ou votar no ‘PT’, por ser apologia ao crime”! Ou não?
          Ah! A propósito quando e quantos, dos condenados do tal “partido” (e não foram poucos, até Il Capo está condenado e preso), foram expulsos, como vociferado pelo seu presidente Rui Falcão? – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/11/o-temor-do-temido-temer-nao-e-justo.html
          Abr 🙂 😉
          *JG
          P.S.: “Adeus, queridos”! 😀

  • Jorge

    Na paixão e rejeição estão próximos ! Na corrupção , falcatrua , fraude e falta de caráter estão muito longe!
    Bolsonaro pode falar muita coisa que ninguém falaria pois não tem coragem , mais não se compara em nada com está pessoa tenebrosa do partido mais corrupto do Brasil! E ainda digo mais , os seguidores do Lula apoiam toda corrupção e fraude dele !

    • CAETéLâNDIA 1817-Miami 2018: Florida REINVENTAR Brasil 2019-2022!

      Caro JORGE … voto no Lula desde 1889!
      mas abomino a banda PODRE do PT reveLLada a partir do mensalão em 2003.
      Uma PODRIDÃO presente também na Comarca SERVIL desde 1817: c’PT-lhos mal LLavados, oportuni$tas!
      Meu TESÃO no Partido dos Trabalhadores – homens e mulheres SUANDO pelo Brasil.
      Homens em QUARTÉIS sozinhos sem ELAS fariam o que, ‘[email protected]? – Coisa de [? … rsRs]
      E elas em casa de portas abertas pras vizinhanças cuma SE virariam? Sina de [! … Kkkkk]
      Ministra do LULA (2003-2008) Marina é historiadora (UFAC):
      – com pós em pedagogia (PUC-DF) e psicanálise (UNB);
      – desde 1958 lê a BÍBLIA e defende o BEM! [Sexta 17ago18]
      mulher forte, capaz de interpretar a palavra de Deus pU analfabeto funcioná puZZentado.
      Mero cabrão ‘gnorante de Brasil, sabem NEM onde fica o TRINCO da porta. [Monteiro LOBATO]
      Sujeito ruim e INCAPAZ de compreender
      … “o Q significa 1 mulher ganhá salário menor, e c’a meRma competenÇa é a 1ª ser demitida” [SÁBADO 18ago18]
      https://oglobo.glo-bo.com/brasil/confronto-entre-marina-bolsonaro-marca-debate-entre-presidenciaveis-na-tv-2299078

      • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        Seria contrassenso, contradição, insanidade ou ilógica paradoxal senão o mais desbragado, oprobrioso e inescrupuloso cinismo dissimulado e típico de esquerdista de esquerda e à esquerda: “esquerdistas são carrapatos que tentam aprovar leis que obriguem os cachorros a ficar quietos enquanto sugam todo o sangue deles” (Herbert Monni) useiros e vezeiros da verve escarlate do politicamente correto: “politicamente correto continua sendo o melhor disfarce para o intelectualmente estúpido” (Guilherme Fiuza) que consegue arrebanhar a uma legião de idiotas úteis: “o idiota útil, por definição, é idiota demais para saber que é útil e quem o utiliza” (Olavo de Carvalho) é, pois, o que se pode inferir da referida candidata defensora da sustentabilidade, que mal se põe de pé nem se sustenta quando se funda em suas próprias ideias, ideais e ideologias plebiscitárias sobre o aborto e descriminalização das drogas e contra a posse de arma para defesa do cidadão de bem, embora se diga “preocupadíssima” com a criancinha que faz “sinal de arminha”, no colo do próprio pai.
        Diz que ama às crianças ainda que as condene à morte antes de nascerem já que defende o ABORTO!
        É uma evangélica (assim se diz e se apresenta e se veste ou traveste) que defende à ideologia de gênero, o aborto, à legalização das drogas e tudo o mais que destrói à família (dos outros; claro!), a dela ou deLLes, nunca!
        É típico de coletivistas, igualitaristas, humanitaristas que se arvoram de progressistas. 😀 🙂 😉
        Abr
        *JG

      • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        Acontece que, em sendo veraz o assestado de que “as mulheres ganham menos que homens, é a primeira a ser demitida e a última a ser promovida”, o mercado de trabalho seria composto apenas de mulheres; claro!
        O empresariado escolheria uma “mão-de-obra mais barata”; ou não? 😉
        Por que iria pagar mais tendo uma mão-de-obra mais barata?
        Demais disso, “todos os homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações” (deveres) – Art.5º, da CF/88.
        Abr 😀 😀 😉
        *JG
        P.S.: “Adeus, queridos”! (y)

  • JEu

    Sem combate duro e persistente à corrupção, tem jeito não esse país…!!! para mim, qualquer um pode ser presidente, desde que seja honesto, transparente, ético e moralizado… que declare que vai combater a corrupção sem descanso, doa em quem doer… fazendo isso, tenho certeza, o Brasil começará a mudar para melhor… é preciso que todos, sem exceções, cumpram as leis, normas, regulamentos e bons costumes… e, assim, rumaremos na direção da verdadeira civilização, onde todos tenham seus direitos respeitados, e todos cumpram com seus deveres, por menores que sejam na organização social… educação verdadeira, aquela que não somente instrui inteligências, mas a que forja o bom caráter, é a única solução viável…

  • Thiago

    Ricardo Mota, sou um admirador e fã do seu trabalho. Belo texto. Detalhou várias das facetas do sistema eleitoral falido: uma “necessária” dicotomia “odiosa” que tenta manipular o voto livre, através de “pesquisas” que mais prestam um desserviço ao cidadão do que qualquer outra coisa.

    Um Forte Abraço.

    • Joao da TROÇA anarco-carnavalesca BACURAU da Rua NOVA do Sertão – em St’ANA!

      E mesmo Thiago, & ‘tamo de olho em Vc, Ricardo MOTA!
      aqui em St’Ana, no centro de St’ANA em frente aos escombros dos 2 prédios do meio da RUA:
      – o da sinuca de Zé SOARES e da mercearia de Seu MARINHO Rodrigues, pai de Dr Clodolfo.
      Prédios DEMOLIDOS na aurora (1966) da marolinha democrôta (1964-1985) no coLLo do Sarney.
      Nos estertores da AVENTURA malfa[R]dada apoiada por SERVIS da Comarca e além:
      – depois da desprefeitação de Seu ADEILDO Nepomuceno em 1978, eleito p’ARENA golpista;
      – uma fonte luminosa, QUEBRADA há décadas SEM manutenção: desperdíco d’águas no SEMIÁRIDO;
      – águas da CASAL dsd 1965 movidas a energias da CEAL dsd 1963. Triste SERTÃO!
      Em PAUTA a saúde entre umbigadas no BALCÃO aos berros entre homenzarrões:
      > Qual a dUença mais TRISTE do @-mundo? – [Dr Racose ortopedista a Dr Avelar pediatra]
      – … ´`[Um silêncio doutoral, PASMO leigo ao redor na galera da GERAL]
      Arremata o NETO de Seu Abdon MARQUES: a + triste num SEI, a + divertida é o ALCOOLISMO!
      Do Bar da PITU de Mário Pacífico na balbúdida amanhãzada: por que hoj´e é SÁBADO!

  • Williams Roger

    De tô do o seu texto, o que me chamou a atenção foi:

    “Lula discursa para os seus seguidores, que não conseguem encontrar um erro na trajetória política do líder.”

    Isso é dos dois lados. E olhe que erraram, erram e errarão pra caramba.

    É inegável o que o governo de Lula fez, positivamente.
    Agora dizer que ele é inocente, por que outros fizeram o mesmo ou pior, isso não dá!
    Os “$eguidores” de Lula e PT, são figuras que só pensam em mamar, mais nada. Estão no desespero porque estão dando de conta que não tem o mesmo “poder” sobre as “massas”!
    Sejam pelas verdades vir à tona, seja pela consciência política e politização que, aos poucos, a população está adquirindo, graças a divulgação da grande mídia e redes sociais, mesmo que seja uma “faca de dois gumes”…
    Mesmo assim, vamos pelo senso comum: precisamos do novo, de partido novato. Mas, mesmo que, na prática esse “novo” não seja novo, e que esse “partido novato” não seja novato. A nação brasileira, precisa de oxigenação/mudança.
    E com PT, pior ainda com PSDB, não dá mais!
    Só sobrando duas figuras nesse contexto, Bolsonaro e Ciro Gomes. Não temos outras opções com chances de ganhar!
    Temos que “experimentar” essa mudança, necessária. Seja pela expectativa, seja pelo protesto, pela certeza e convicção ou pela ignorância.
    A hora é de aparar as arestas!!!!
    O resto, na prática, a teoria de Montesquieu, se encarrega de colocar freios e contrapesos, para evitar os excessos!!!
    Assim, viva a Democracia PARTICIPATIVA!
    ACABOU-SE AQUELE TEMPO DE COMODIDADE, PREGUIÇA, OMISSÃO, HIPOCRISIA, DE DESLEIXO, DE IGNORÂNCIA POLÍTICA…
    OU PARTICIPA, COBRA, FISCALIZA E DENUNCIA, OU NADA ANDA PRA FRENTE. SÓ DEPENDE DE NÓS. A MUDANÇA SOMOS NÓS, COM OU SEM FRAUDE NAS URNAS E/OU ELEIÇÕES.
    TEMOS QUE SAIR DO ANALFABETISMO POLÍTICO, TEMOS QUE NOS CONSCIENTIZARMOS DO QUE É MELHOR PRA NÓS.
    Ora! Como podemos falar dos políticos, se nós colocamos eles no poder!
    Deus permite tudo, mas a decisão do que seja bom ou ruim pra nós mesmos É NOSSA!
    I Coríntios 6:12
    [12]Tudo me é permitido, mas nem tudo É OPORTUNO. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma (nem tudo é EDIFICA).
    POR ISSO TEMOS QUE IR VOTAR. SE DEIXAMOS DE VOTAR, OS CORRUPTOS, COM 2 VOTOS, O DELE E O DA MÃE DELE, GANHAM, E NEM IRÁ GASTAR DINHEIRO COMPRANDO VOTOS!!!
    SE QUANDO SAÍMOS PRA VOTAR, E LÁ CHEGANDO, VOTAMOS EM BRANCO OU NULO, DA NO MESMO QUE SE TIVÉSSEMOS DEIXANDO DE IR VOTAR.
    É JUSTAMENTE O QUE OS CORRUPTOS QUEREM QUE NÓS, O POVO, PENSEMOS!
    E QUEM SE FERRA SOMOS NÓS!!!!
    E DEPOIS, NÃO ADIANTA COLOCAR A CULPA NOS POLÍTICOS!!!
    A CULPA É NOSSA!!!
    NEM OUSEMOS COLOCAR A CULPA EM DEUS!
    É O LIVRE ARBÍTRIO!
    OU VOTAMOS, E CERTO, OU VAMOS NOS FERRAR!
    TEMOS QUE RENOVAR GRANDE PARTE DOS QUE SE DIZEM NOSSOS REPRESENTANTES.
    PRECISAMOS DE OXIGENAÇÃO.
    TEMOS QUE VOTAR NOS MELHORES CANDIDATOS, NAS MELHORES OPÇÕES E COM PROPOSTAS, AS MELHORES.
    CANDIDATOS FICHA LIMPA.
    MUDANÇAS SÃO NECESSÁRIAS, SEJA PELO VOTO CONSCIENTE, PESQUISADO OU DE PROTESTO. É, PROTESTO MESMO. VOTO DE PROTESTO. POIS ENTRANDO UM POLÍTICO COM VOTOS DE PROTESTOS, SAI UM CORRUPTO. CERTEZA.
    MAS ANTES DISSO, VOTEMOS EM CANDIDATOS COM CONDIÇÕES E QUE TENHAM CHANCES DE VENCER E NOS REPRESENTAR COMO MERECEMOS, COMO DEVE SER!
    A ESCOLHA É NOSSA!
    TEMOS QUE NOS RESPONSABILIZARMOS PELOS NOSSOS ATOS E/OU OMISSÕES!
    Sorte a todos!

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      E apois, Caro W Rogers! … ‘Já cantei com Manoel, agora canto com JÓ
      > Um é cobra caninana, ôto é cobra d’cipó, EU no mÊi me defendendo c’um taco de mororó”.
      [Zé de Almeida, um SANTANENSE de Tacaratu-PE em Paulo Afonso-sertão da BAHêA]
      SEXTA 24ago18, http://www.alagoasnanet.com.br/v3/repentistas

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Ao leitor William Rogers, que acha que há um “novo” ou “novato” ou “nova opção” (Ciro é novíssimo, né?), e entende que devemos MUDAR!
      Sugiro que acesses aqui, para saber sobre o NOVO, a saber:
      https://theintercept.com/2017/11/05/o-partido-novo-que-ja-nasceu-velho/ – um novo nada novo!
      Excertos de memes, a ver:
      *Pescado nas redes socais, a saber: “O brasileiro já votou para presidente em:
      1. Playboy “caçador de marajás”;
      2. Socialista Fabiano “desarmamentista”; – duas vezes!
      3. Já votou em inveterado etílico cachaceiro e ladrão, que se dizia trabalhador e homem do povo, mas toma champagne de R$ 10.000,00 reais a garrafa; – duas vezes!
      4. Em guerrilheira que sequestrava, matava e assaltava bancos, que sofre impeachment;
      Mas, agora querem me convencer e aos milhões de brasileiros e de brasileiras que é loucura votar em um candidato honrado, honesto, patriota, franco e cristão. – Duas vezes!
      Estão de brincadeira, né? ”
      Bem por isso, temos dito, repetido, reiterado e replicado, a saber:
      Daí circular das redes sociais: a) “você descobre que um país está moralmente falido quando a candidatura de um militar à presidência assusta, mas a de um presidiário não”; b) “A imprensa brasileira teme mais a candidatura de um militar do que a de um condenado por corrupção. Isso soa-me muito suspeito”! – (Donald Trump)
      Há uns outros que dizem que o Mito “não estar preparado para ser presidente”, como se os três últimos estivessem! Tanto é que nos legaram mais de 13, 5 milhões de desempregados, só para dizer o mínimo! – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com/2018/08/a-pesquisa-e-torpe-mais-que-fake-news.html
      Abr
      *JG
      P.S.: Há mais de 32 anos que dizem ser a solução para os males do Brasil quando eLLes é que são os males perniciosos e malefícios para o Brasil e do Brasil!

  • Jorge Patrício

    Essas pesquisas sem credibilidade, me faz lembrar algumas, como por exemplo a candidatura do João Lyra, todas as pesquisas o apontavam como vencedor, no entanto, não! O brasileiro precisa acordar e crer que o PT vai pisotear por mais 4 anos o tão sofrido povo brasileiro. Abraços caros leitores.

    • Do BARRO Duro à PESCARIA flácida: SãJorJAndo o pé na JACA(ré)CÍNICA!

      E as brasileiras, Caro JORGE! … condenadas ao cãozinho CHIHUAUHA medroZZo? … rsRs
      MULHERES pisoteadas por cabrão puZZentado d’Exército SEM estudos p´á majó NEM coroné? … Kkkkk
      Estou, com elas, ‘[email protected]: Mulher Eu Sei, DE Chico César da Paraíba (1995, Aos VIVOS)
      > Eu sei cuma pisÁ no coração d’1 MULÉ. – Já fui MULÉ, eu Çei!
      – Pá pisar no coração d’uma MULÉ: basta calçá 1 COTURNO c’pés d’anjo noturno
      > Pá pisar no coração de uma mulé: SAPATILHAS de arame, balé belo e infame
      – ALPERCATAS de aço, amoroso cangaço: pés descalços sem pele, passo q’a revele
      https://www.vagalume.com.br/chico-cesar/mulher-eu-sei.html

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      NÃO VAI NÃO… ELE NÃO VAI, NÃO… “ADEUS, QUERIDOS”!
      Calma, amigo! “Muita hora nessa calma e muita calma nesta hora”, como bem diz um amigo meu! Para quê agastar, envergonhar ou desesperar? Jamais, pois das “inverdades editadas nos jornais a metade é mentira”, já dizia um mestre nos idos acadêmicos, na década de oitenta! Tranquilize-se, mormente assista ao seguinte vídeo, a saber: https://www.facebook.com/carlosrenato.cestari/videos/10214608891874842/
      Lembre-se, pois, que 95% dos jornalistas – verdadeiros “agentes-de-transformação-social” escarlates –, da outrora imprensa-livre, preocupam-se tanto e até assombram-se e assustam-se com a candidatura [à Presidência da República] de dois ilibados, honrados, honestos (fichas-limpas) e oficiais da reserva remunerada do Exército Brasileiro: uma das instituições de maior (senão a maior de todas) credibilidade, confiabilidade e respeitabilidade dos brasileiras e brasileiras, mas sequer preocupam-se com a candidatura de um presidiário – réu, condenado e preso por sentença judicial de doze anos e um mês, que responde a mais de oito ou nove processos criminais – o qual, pode-se inferir – esses ditos “agentes” – o anelam livre, leve e solto, e o que é pior: de volta ao Poder; para tornar o Brasil numa grande-pátria ou pátria-grande, como urdido pelo de caudilho (de cujus) assassino, sanguinário, frio e cruel daquela ilhota caribenha!
      Mas, a depender dos trabalhadores ativos, inativos (aposentados) e pensionistas brasileiros e brasileiras dignos, decentes, honestos, honrados e de bem: “num vai, não… ele num vai não, não vai não” – com aquela voz da anciã do WhatsApp!
      Tenho dito, repetido e reiterado: http://gouveiacel.blogspot.com/2018/08/e-bom-muito-bom-mesmo-ja-ir-se.html;
      Abr
      *JG

  • Diogo malta

    Ricardo, acho um absurdo em tempos de campanha , na situação q o pais se encontra Hj vc citar o nome de um deliquente q encontra-se preso.
    Fale de amoedo, marina, Álvaro, etc
    É nesse tipo de situação a qual nos encotramos q vemos o quanto estamos afundado na merda. As pessoas insistem em falar do tinhoso de 9 dedos.
    Capim pros eleitores.
    Talvez vc tbm precise

  • Jorge de Moura Lima

    Meu caro jornalista,
    Sou palmarino e tenho 63 anos.
    Já vi muita coisa na minha vida e ainda verei muito mais.
    Vi a renúncia de Jânio Quadros em 21/08/1961, que, segundo alguns historiadores, deu-se por motivos políticos desconhecidos e até hoje sombrios.
    Vi o golpe militar derrubando Jango, com justificativas de barrar a ascensão do comunismo no Brasil.
    Vi a ditadura militar, a tortura e mortes de jovens cabeças pensantes que foram exterminados porque se opunham ao regime de opressão comandado pelos militares.
    Vi o regime militar sendo corroído pela corrupção e seu final, que durante 20 anos manteve o Brasil sobre a pressão do coturno dos militares e a miséria da maioria do povo brasileiro.
    Vi a miséria do povo trabalhador brasileiro, que não conseguia sobreviver com um salário de fome.
    Vi o analfabetismo da classe pobre e miserável, mantido por anos e anos, porque a mão de obra barata dos analfabetos e miseráveis era o combustível para alimentar a concentração de renda dos coronéis latifundiários, industriais, banqueiros e grandes comerciantes.
    Vi as escolas públicas ser depauperadas para se evitar que os pobres e miseráveis alcançassem melhores níveis de instrução educacional, com finalidade de se criar melhores escolas particulares para se educar os filhos das elites.
    Vi o governo Lula, a minoração da população de pobres e miseráveis, o esforço para a distribuição de renda, a queda do latifundiário e dos industriais pela falta de mão de obra barata e escrava, a melhora de vida social e econômica de toda população brasileira, o aumento da renda de todos e da oferta de emprego, a criação de mais escolas de nível superior e profissional, a interiorização das universidades federais, o beneficiamento de todos os trabalhadores com a construção de casas com o Programa minha casa minha vida, eletrificação rural de todas as moradias do campo, aumento das obras de infraestrutura social e urbana e outros benefícios para toda população brasileira.
    Agora, estou vendo alguém querendo a volta do regime militar para o Brasil.
    Finalmente, o que querem esses fanáticos? Progredir ou Recredir?
    Será que o jargão militar, o direita volver, a ordem unida para a marcha militar, a bordoada do cassetete, a ditadura das armas militares resolvem a nossa questão social e econômica? aumentará a oferta de emprego e renda?

  • Paulo Sérgio

    Meu caro Ricardo, esse Presidente que inspire confiança e devolva a esperança se chama JAIR BOLSONARO o resto é tudo farinha do mesmo saco.

  • Admirador DELE na Judeía do Mar MORTO, sertanejo no Rio PANEMA secado por 5 barragens em Pernambuco

    De fato, Diego! … Ricardo já comentou ao que parece [ONTEM sexta 24ago18]
    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2018/08/24/eleicao-de-deputado-federal-fica-mais-cara-que-a-de-governador-em-alagoas
    > Grupo RenovaBR, http://renovabr.org APRESENTA 120 (cento e vinte) CANDIDATOAS às urnas 07out18
    – Rede Marina PAZ (20 candidatos), Novo AMOEDO (14 aspirantes) e Véi PSB (13 recalcitrantes). Nenhum do PT! … rsRs
    [24ago18], https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/08/rede-e-novo-lideram-bancada-do-renova-que-nao-tem-candidato-do-pt.shtml
    O PT, como se vê, tem VIDA própria de jararaca, IDEIAS num se prendem dsd 1980 … Kkkkk
    Além disso + e + INICIATIVAS de formação de lideranças puLLuLLam bra$i$ a fora, algumas à vista JÁ em 2020:
    MAS quente meRmo será 2022.
    ACREDITO, https://www.movimentoacredito.com
    AGORA, http://www.agoramovimento.com
    RAPS, https://www.raps.org.br
    A conferir, amigo.

  • José Celso da Silva Omena

    É uma vergonha, o que o povo e a imprensa, venha á endeusar um condenado, e colocá-lo nas pesquisas para presidente, é uma vergonha.

  • Sertanejo Cagota

    Isso se resolve se o eleitor começar a votar em político honesto…

  • Paulo Malta

    Somente em um país onde os poderes estão podres e nenhum representante popular tem credibilidade alguma que se permite a vergonha de um líder tão popular que se que deixou embeber-se na corrupção foi julgado e encontra-se encarcerado destituído de qualquer poder e prerrogativa política aparecer como candidato em uma eleição.

  • James

    Realmente nunca diga , dessa água não beberei . Sempre fui radicalmente contra o famigerado Lula e seu perigoso bando, mas entre votar em um gatuno e votar em um psicopata , que quer resolver a violência armando uma população , sou obrigado a votar no larápio.

    • Destro

      Quando o senhor fala que Bolsonaro quer armar a população esta sendo desonesto, o que vai acontecer é que o cidadão terá que passar por testes e comprovar estar apto para que possa utilizar armas.

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      “À noite todos os gatos são pardos” e gatunos sempre gatunos! 😉 😀
      Abr
      *JG

  • marcelo

    Só há uma coisa muito,muito,muito,muito diferente,OS NÚMEROS!! Kkkkkkkkkkkkkkk

  • Selva

    Por onde passo só vejo as pessoas falando vou VOTAR em BOLSONARO, no momento é a única esperança para os brasileiros, a coisa tá feia, todo problema do sofrido país é a CORRUPÇÃO e BOLSONARO é o único que não se corrompe, pois nos seus 27 anos de mandatos, já teria muito tempo para se corromper, ainda falo mais; prestem bem atenção, não seja surpresa Ele eliminar os esquerdopatas ladrões no 1° turno, quem fez BOLSONARO virar MITO, foi os próprios CORRUPTOS, o POVO clama por BOLSONARO…
    Eu e toda minha família VOTA e pede VOTO pra BOLSONARO de graça, agora a esquerda comunistas se ficar puto é pior…

  • Alex

    O q difere os dois pólos antagônicos da política brasileira hj é a defesa da maioria da imprensa em favor de um e o desprezo e perseguição ao outro!
    Duas péssimas opções de candidatos em meio a vários q disputam 2018.
    Um presidiário, o outro radical.
    A falta de bons nomes levaram a população a escolher entre o ruim e o pior de cruzcredo.
    Lembrando que para o governo do estado, também carecemos de um bom nome!
    Teremos, mais uma vez, 4 anos perdidos na nossa história!!!

  • Julius Robert Hoppenheimer

    “Para aqueles que desejam manipular discretamente a conduta das multidões, a presença de alguém que revela com clareza o que eles estão fazendo é uma dor insuportável, que facilmente se transmuta em ódio assassino.”

    😂😃🤣😁😀😄

  • Glorioso

    Sejamos sinceros politicamente lula não existe é ficha suja na forma da Lei, no entanto, seus admiradores e a mídia que sempre mamaram nas tetas das verbas publicas estão desesperadas com a iminente vitória no 1º turnode Jair Messias Bolsonaro 17 porque o povo quer e assim deseja.

  • Michelke

    Pois meu voto é de Bolsonaro esse é meu presidente quem não gosta vote em Lula seus burros

  • marcelo

    Só lembrando 70% em Alagoas contra 15% dos Lambe botas e no Brasil 40% contra 18% dos Lambe botas!!