A situação eleitoral do governador Renan Filho é tão confortável, que ele deve se dar ao luxo de eleger deputados federais em todas as frentes – ou quase todas.

A expectativa é que a maioria seja eleita pelo Chapão governista, mas não fica nisso: também entre os nanicos – legendas que abrigam candidatos com menor densidade eleitoral -, o Palácio República dos Palmares tenta emplacar pelo menos um nome para a Câmara Federal.

Indo além, também entre os oposicionistas, o governo do Estado, incluindo o senador Renan Calheiros, já conseguiu vaga para Severino Pessoa, que vai fazer dobradinha com Arthur Lira, outro que tem eleição praticamente garantida.

O objetivo é eleger pelo menos sete deputados da base palaciana, impedindo que Heloísa Helena consiga uma vaga na Câmara Federal.

O jogo é bruto – e nunca foi diferente.

Eduardo Tavares reage à entrada de Paulão na coligação do PRTB
Duas pessoas morrem a cada dia no trânsito em Alagoas
  • Eleitor

    Chega desse governador egocêntrico e seus subalternos.
    Collor neles para acabar com essa Safra de apadrinhados políticos que esquecem que em Alagoas existe país de família.
    Já decidi, Collor governador

  • Alagoas

    Eu tenho é nojo, será um bando de lagartixas que só irão balançar a cabeça e dizer SIM SENHOR !

  • ELEITORA REVOLTADA

    MENOS COM O MEU VOTO! RENENNÃO PARA REELEIÇÃO!

  • JEu

    O que esquecem é que o povo não quer saber de “chapão” nem de “chapinha”… o povo vota nas pessoas e não nos partidos e muito menos nas coligações… então o povo vai votar em Heloísa Helena, Rodrigo Cunha, Eduardo Tavares e outros nomes novos, desde que não relacionados com esses clãs, senhores feudais ou coronéis do interior… o povo já está de olhos bem abertos e já enxerga muito bem onde estão seus verdadeiros interesses… é esperar para ver, pois em outubro o povo vai dar o troco aos usurpadores do erário público…

  • Vieira

    Vejam a lástima que se nos avizinha: um governo que, mesmo promovendo a miséria no Estado tentará eleger seus pares. Mas se depender do meu voto isso não acontece. Votarei em Heloísa Helena e Rodrigo Cunha. E antes que alguém vem perguntar o que os dois fizeram, respondo: diferentemente dos outros (renans, beltrãos, bius, collor e ciço, quintela, albuquerque e assemelhados (todos fichas-sujas que fizeram “muito” por Alagoas, por isso estamos nessa pobreza,até de espírito!), Heloisa e Rodrigo Cunha são fichas-limpas. Para mim, isso vale muito.

  • Vamos responder!

    E eles combinaram com o povo?

    Ou o povo para essa gente é mero detalhe?

    Vamos responder, bravo povo de Alagoas, votando em Rodrigo Cunha, Heloísa Helena em quem mais de opor aos renans!

  • Voto Limpo!

    Eles pensam que são donos do Estado de Alagoas?

    Vamos responder nas urnas, votando em Rodrigo Cunha e Heloísa Helena!

    Juntos faremos Rodrigo Cunha o Senador mais votado da história de Alagoas e Heloísa Helena a primeira colocada entre os Deputados Federais, de todos os tempos, sem voto comprado, sem cabresto e sem fraude!

    Votos limpos como limpos são Rodrigo Cunha e Heloísa Helena!

  • Pensa Alagoas!

    Para aqueles que ainda pensam que votar em branco, nulo ou se abster de participar da eleição resolve alguma coisa, analisem os seguintes dados do pleito para o Governo do nosso Estado em 2014: Tivemos 199.638 votos nulos, conquistando assim, o 3º (terceiro) lugar nas eleições para Governador de Alagoas, à frente dos 127.767 votos em branco e dos outros 06 (seis) candidatos ao cargo de Chefe do Poder Executivo Estadual. Portanto, os votos em nulo só perderam para o reizinho e o biuzinho!
    E abstenção foi espantosa: 382.657 pessoas, ou quase 20% (vinte por cento) dos eleitores do Estado de Alagoas simplesmente nem apareceram para votar!
    E qual foi o resultado do protesto? Conseguiram o quê? Que objetivo atingiram?
    Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada! Nada!
    Votar em branco, nulo ou se abster de participar da eleição não resolve o problema da corrupção, pelo contrário, só ajuda os corruptos de sempre a continuarem mamando nas tetas do Poder Público, em prejuízo do sofrido povo de Alagoas!
    Não votem em branco ou nulo! Não se abstenham!
    Lembrem-se daquele provérbio chinês: “Os ausentes estão sempre errados. “
    Votem em pessoas éticas, honestas, dignas, competentes, e que não façam da política uma profissão! E elas existem, é só procurar!

    • MARIA

      Eu estou buscando as pessoas éticas na política. Só tenho percebido que a ética anda longe…

  • NÃO SE OMITAM!

    Votar em ninguém / nenhum só ajuda os de “sempre”, ou seja, os Renans, Collor, Beltrão, Albuquerque, Toledo, entre outros que há anos vivem às custas do dinheiro público.
    Não sejamos cúmplices! Votemos no novo e aposentemos os fichas sujas!
    O Estado de Alagoas é de todo nós, não podemos ser dominados por uma família, uma quadrilha, ou a junção dos dois!

  • Votemos no novo!

    A eleição é decidida por quem se manifesta, por quem escolhe alguém em termos de um voto válido, isto é, por quem vota. A não manifestação do eleitor, ainda que em número elevado de votos brancos e nulos, não tem o poder de anular qualquer eleição. Assim, a presença de um determinado número de votos brancos e nulos, por maior que seja, não torna a eleição nula
    Como exemplo, mesmo se 99,9% (noventa e nove vírgula nove por cento) dos eleitores votarem nulo ou em branco, a eleição será válida e os destinos do país serão guiados pelo 0,1% (zero vírgula um por cento) que compareceu às urnas.
    Portanto, na eleição a omissão não é uma opção!
    Votemos no novo e aposentemos os fichas sujas!

  • Cidadão

    Ricardo Mota, não coloque mel na boca do povo, seja imparcial e deixe as coisas acontecerem.

    • De olho!

      O Ricardo está sendo imparcial , cidadão!

      Ele está relatando o que acontece em nosso Estado!

      Em outubro daremos a resposta adequada!

    • Alexandre

      Não é questão de por mel na boca de ninguém amigo, é que o velho jornalista sabe que as contas são feitas milimetricamente na ponta da caneta..
      Heloísa vai dar um banho nas urnas!
      Será a mais votada da história de Alagoas.

  • Claudio Mcz

    Esse Menino!

  • O problema de Alagoas!

    O maior problema de Alagoas é a perpetuação de famílias na política.
    Temos família que o avô começo, o pai continuou e o filho segue. E a qualidade desses políticos só piora com o tempo! E o povo de Alagoas segue votando nos mesmos!
    Eita povo alagoano bom!

  • Azulão “CAMPEÃO BRASILEIRO E ALAGOANO”.

    CSA rumo a SÉRIE A. Rafael Tenório neles! “Empreendedor de sucesso, organizou o mais querido e orgulho de Alagoas, pode tirar o estado do abismo.

  • Grande HH!

    Só enriquece na política quem é ladrão”, afirmou a ex-senadora e pré-candidata a deputada federal por Alagoas Heloísa Helena (Rede).

  • RENAN, VOCÊ É A CONDENAÇÃO DE ALAGOAS!

    Na visita ao presidiário de Curitiba, o famigerado senador alagoano afirmou que subir no palanque do candidato a Presidente governista, Henrique Meirelles (MDB), seria uma “condenação”. Pergunta-se: e visitar um condenado por corrupção em 2ª instância é o quê?
    Isso é oportunismo eleitoral!

  • CORRUPÇÃO DE DEIXAR O CABELO EM PÉ, LITERALMENTE!

    Em 18 de dezembro de 2013 o Senador Renan Calheiros (MDB-AL) usou uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) para viajar ao Recife, para se submeter a uma cirurgia para implantar 10 mil fios de cabelo. Apesar de não constar na agenda de Renan participação em evento oficial em Pernambuco, no registro de voos da FAB a viagem é justificada por motivo de “serviço”. Foi a segunda vez naquele ano que Renan Rei do Gado de Murici usou um avião da FAB para fins particulares. Em junho, foi a Trancoso (BA) para o casamento da filha do colega Eduardo Braga (MDB-AM). Apesar de inicialmente ter dito que não devolveria o valor referente ao voo para o casório, Renan recuou e anunciou a devolução aos cofres públicos R$ 32 mil. Depois da repercussão negativa sobre o uso de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para fazer um implante capilar, o Senador decidiu devolver aos cofres públicos os valores gastos com o voo. Foi devolvido R$ 27.390,25 à União, referente ao uso de um avião da FAB em 18 de dezembro de 2013, em viagem entre Brasília e Recife.

  • Será Renan Calheiros uma barata?

    Renan Calheiros já sobreviveu a Collor, FHC (02 mandatos), Lula (02 mandatos) e Dilma (02 mandatos). E se não fizermos nada, ele irá sobreviver ao sucessor de Temer, que de quem foi aliado enquanto viu vantagem, como sempre faz.
    É por isso que dizem, Renan Calheiros não tem amigos, e sim, interesses!

  • NADO

    SÃO MUITO FORTES!

  • Carlos

    A IMPORTÂNCIA DO VOTO PARA ENFRENTAR ESTE GRUPELHO DO GOVERNADOR RENAN FILHO DE DESNATURADO! VAMOS VOTAR EM FICHA LIMPA E DIZER NÃO AO CORONELISMO DA POLÍTICA DO ATRASO QUE VEM ATANAZANDO O POVO! SE ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR FOR CANDIDATO ÚNICO AÍ ASSIM VAMOS MOSTRAR AO JOVEM LÍDER DO ATRASO NOSSA FORÇA E VOTAR EM BRANCO OU NULO E MOSTRAR O BRASIL, QUE OS LAGOANOS DE BEM, NÃO AGUENTA MAIS TANTA MISÉRIA!

  • COMO DESCOBRIRAM QUE RENAN CALHEIROS É UMA NULIDADE!

    O site http://www.politicos.org.br elabora O ranking classificando os Senadores e Deputados Federais, do melhor para o pior, utilizando critérios objetivos para um político ganhar ou perder pontos, quais sejam, presença nas sessões, privilégios, processos judiciais, qualidade legislativa, formação, filiação partidária e extras, que são fruto de alguma iniciativa relevante não prevista nos demais critérios.
    Pois bem, por todos esses critérios, o Senador, em seu terceiro mandato consecutivo, Renan Calheiros (MDB-AL), ocupa a humilhante, desonrosa e vergonhosa o 70 º (septuagésimo) lugar de um total de 81 (oitenta e um) possíveis, com a vexatória nota de 52 (cinquenta e dois) pontos negativos.
    Até quando vamos ficar cegos?
    Acorda Alagoas!

  • Jezualdo

    Alagoas precisa crescer e isso que ai está não vamos a lugar algum.

  • Sérgio Eduardo

    O jogo esta jogado, falta só uns ajustes. O governador provavelmente será reeleito. Agora vamos ver a situação das vagas de senador, Rodrigo Cunha com certeza hj se eleger senador aí fica a briga pela segunda vaga entre Renan pai,bio d lira e Maurício Quintela. Deputado federal hj eleito, Arthur lira,Sérgio Toledo,isnaldo bulhoes,Severino pessoa,JHC,carimbão . A briga vai fica com Ronaldo lessa,Fernando James,HH,Paulão,Pedro Vilela e Antônio Albuquerque.O triste nessa história é q HH pode fica fora

    • Vamos votar!

      Não desanimemos! Os eleitos precisam de votos! Vão votar em fichas limpas, tais como Rodrigo Cunha e Heloísa Helena, e torná-los fenômenos eleitorais em Alagoas!

      Vamos demonstrar que alagoano sabe votar sim!

      Reaja Alagoas!

  • Cidadão

    Alexandre, por isso mesmo que estou alegando que não se pode dizer que o Renan filho vai eleger vários deputados e deixar a Heloisa fora, temos que esperar o resultado das urnas, da forma como a matéria está, me parece o clima do já ganhou.

  • Alves

    Será que Heloisa Helena, ficará de fora com 200.000 mil Votos !vai calar a Boca de Muita Gente.

  • joao roberto rosa ferreira

    Eu quero mudar a politica de Alagoas vou votar em NEDSON PESSOA PARA DEPUTADO ESTADUAL um nome novo que vem para mudar a forma de se fazer politica em alagoas veja seu perfil nas redes sociais seus projetos e suas realizações como eletrotecnico em alagoas