O secretário da Fazenda, George Santoro, entrou de sola no jogo eleitoral.

Sem dúvida alguma, um dos melhores nomes da equipe de Renan Filho, responsável direito pela viabilidade financeira do atual governo, Santoro tem uma inegável veia política.

Ao responder às críticas de Rodrigo Cunha, nas redes sociais, o titular da Fazenda Estadual exercitou, mais uma vez, a sua essência, para além da atividade técnica que exerce.

Jogo jogado.

Autor final do ‘Pacote do Santoro’, ainda de 2015, o secretário reagiu às observações de Cunha sobre o ICMS de Alagoas – um dos mais altos do Nordeste, principalmente por causa do Fecoep -, e o fez de forma pontual e incisiva.

O jovem deputado é candidato ao Senado contra o Renan Calheiros, pai do governador e que articulou a vinda dele para Alagoas, um estímulo a mais para a resposta santoriana.

É importante ressaltar que o secretário da Fazenda foi – e é – cobiçado por vários governos estaduais, pela competência técnica e também política, mas optou por ficar aqui.

Lembrando que ele foi uma dos principais nomes da equipe de Joaquim Levy, na Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro, ajudando a aumentar a arrecadação do Tesouro Estadual e organizando a bagunça que havia por lá (as ações do governador Sérgio Cabral são de outro território).

Nas negociações com os servidores públicos, inclusive os militares, Santoro tem sido peça fundamental no convencimento de sindicalistas e do corpo técnico das entidades que se sentam à mesa: tem boa capacidade de argumentação e lida com números, o que sempre é favorável a quem os domina.

Na disputa eleitoral pode ser, sem dúvida, um ponto positivo para os Calheiros.

"A eleição de deputado estadual virou uma carnificina", diz Bruno Toledo
Marquinhos Madeira e Thaise Guedes disputam o troféu de mais ausente na Assembleia
  • João B

    Tá certo, Ricardo, Santoro é um excelente quadro. Mas, ao invés de apenas rasgar seda para o secretário, você poderia ter utilizado este espaço para ajudar seu leitor a entender o debate travado entre o secretário e o candidato ao Senado.

    No afã de defender seu senhor, Santoro meteu os pés pelas mãos e tentou induzir o público ao erro quanto às críticas feitas pelo deputado Rodrigo Cunha, tentando desqualificá-lo.

    Claro está que Rodrigo se referiu às alíquotas dos combustíveis e não à alíquota geral de ICMS. O secretário, não se sabe se a mando ou de moto proprio, atirou para tentar se defender de um fato indiscutível: Alagoas possui o 2º ICMS mais caro do nordeste e o 7º do Brasil para gasolina.

    • Carlos Ferreira

      Sobre o tema combustível vamos aos pontos que o Rodrigo Cunha não aborda:

      1) o motivo da greve dos caminhoneiros é a política de preços da Petrobrás implantada pelo Pedro Parente, presidente da estatal, que é do PSDB, mesmo partido do Rodrigo Cunha;

      2) o QAV (querosene de aviação) recebeu incentivo fiscal aumentando o número de voos para Alagoas tornando Maceió o principal destino turístico do Brasil, gerando emprego, renda e atraindo novos investimentos em hotelaria;

      3) o gás natural (é combustível) chegou a Arapiraca. O gasoduto Penedo/Arapiraca é o maior investimento dos 25 anos de existência da ALGAS. É desenvolvimento econômico para a segunda maior cidade do estado. E teve início e fim no atual governo.

      • BIRIBO

        Caros: o sr. Pedro Parente está até coligado ao PSDB mas está no Governo do MDB, OU melhor mamando lá. Ele não representa o partido..

      • Há Lagoas

        Sobre o terceiro item de seu comentário, creio que existe um erro. Não foi o atual governo que projetou o gasoduto Penedo/Arapiraca e sim a Algás no governo Téo Vilela. Quero acreditar que foi apenas um lapso de sua parte, até porque os dois primeiros itens é verdade.
        E só uma pergunta: alguma empresa que se instalou ou pretende se instalar em Alagoas é fruto da prospecção do atual governo Renan – o filho – ou da administração anterior?

      • Claudio Mcz

        Caro Carlos se voce quiser culpar Rodrigo Cunha pq é do PSDB é de falta de noção sem tamanho, as pessoas voce tem que julgar pelo seu passado e seu presente e nesse ponto voce nao consegue Rodrigo, agora imagina se fosse usar o seu mesmo argumento sobre seu candidato Renan Calheiros do MDB, qual o partido do Temer? MDB, e quem votou para Temer ser Presidente? Renan, ai Renan achou pouco ai foi contratar Santoro no RJ, que trabalhava com Joaquim Levy ex Economista do FMI, e tambem Santoro trabalhou na Secretaria Fazenda do RJ no governo Sergio Cabral tambem do MDB,que hoje esta preso, ai vem esse Santoro com muito competencia vindo do RJ, veja as grandes medidas para sanar a economia de Alagoas: Aumentou ICMS do Diesel, Aumentou ICMS Gasolina, Aumentou ICMS do Etanol, Aumentou aliquota do IPVA, Aumentou o ICMS do Telefone e Internet. Realmente ele é um genio! O Governo federal fez em 2016 a renegociação das dividas dos Estados, e Alagoas foi beneficiada, e deixou de pagar 50 milhoes todos os meses para a Uniao, ou seja sobrou esse dinheiro todos os meses na mão do Santoro o genio da economia, e ai vamos imaginar com toda essa genialidade quanto ele deu de aumento para os Funcionarios Estaduais? Eu deixou essa resposta para os funcionarios publicos para dizer quanto o Santoro deu de aumento de 2015 ate 2018?

      • Lion

        Carlos, onde está este emprego e renda? Se mês a mês, alagoas só demite. Parece piada essas notícias.

      • lukas

        A política atual de preços da Petrobrás é utilizada no mundo todo, baseada nas baixas e altas do preço do petróleo no cenário mundial. Os autos preços dos combustíveis são decorrentes da grande carga tributária que em alguns Estados podem chegar até 45% do preço final dos combustíveis.

      • maceioense atento

        Senhor Carlos, todos devem estar atrelados a um partido. Tem gente boa e ruim em todos os partidos. Ou não? Rodrigo é um excelente parlamentar.É íntegro. Até o momento o nome dele não apareceu em processos por recebimento de propina. Quer defender o seu governador, defenda, mas não venha com essa história de que Rodrigo é do PSDB. E o que o senhor está defendendo? Não têm partido? O MDB é melhor? Só tem corrupto no MDB? Nas suas palavras, Alagoas está um mar de rosas. Todos os dias o governador diz que o índice de criminalidade baixou. Hoje, a mídia nacional mostrou exatamente o contrário. É muito fácil defender um governo quando se beneficia dele. O povo não é besta…

    • José A de Oliveira

      João B,você está corretíssimo no seu comentário.

  • Sergio

    Caro Ricardo,
    ficou claro a máxima, manda quem pode, obedece quem tem juízo. #renanpaiseficarputoépior

  • Luis Lins

    Ricardo,esse cidadão implantou em Alagoas a tal da ST e tem tirado o movimento no comércio de Alagoas.
    Porq existe uma invasão de produtos de Pernambuco e Sergipe sem impostos.
    É uma vergonha a carga tributária de Alagoas depois q esse cidadão assumiu a Sefaz.
    Tudo mais caro q os outros estados.
    Uma coisa eles já sabem só existe uma vaga pra o senado.
    Porq a outra é de Rodrigo Cunha.
    Vai passar de 1 milhão de votos.
    Já começou os ataques.

  • SH

    Qual é a desculpa do Santoro para os “mais pobres entre os pobres”pagarem os maiores impostos?

  • Pedro

    Rodrigo Cunha está corretíssimo, já o Sr. Secretário precisa tomar ANEMOCOL, vejamos, imposto de combustível em AL é um dos 03 (três) maiores do Brasil perdendo só para o Piauí onde a alíquota sobre o litro de combustível é de R$ 1,36 e aq em nossa terrinha é de R$ 1,27.
    Resumindo, esse secretário, sei n…

  • Carlos Ferreira

    Rodrigo Cunha pecou ao criticar a gestão fiscal do governo que tem dado exemplo de gestão para o país. Aproveitar o embalo da greve dos caminhoneiros para emplacar discurso oportunista é se aproveitar da crise para fazer o “quanto pior melhor”.
    Rodrigo Cunha é jovem e tem tudo para ser um candidato competitivo, mas se entrar com esse tipo de discurso irá diminuir de tamanho.

    • João B

      Rodrigo não criticou a gestão fiscal do governo. A crítica foi pontual e referiu-se às alíquotas incidentes sobre a gasolina – ainda mais porque ele, Rodrigo, como deputado, alertou o governo em 2015 acerca desse impacto.

      O resto é trololó de secretário escalado para defender o chefe, protegendo-o do debate do qual ele (e o pai) correm como o diabo da cruz, preferindo afastar – a qualquer custo – os concorrentes para não ter que ir disputa franca.

      Malgrado as qualidades técnicas de Santoro, o secretário perdeu essa e tomou uma bola nas costas.

    • Roberto

      Rodrigo Cunha criticou, corretamente, o abuso da alíquota do ICMS em Alagoas (aquele em que o menino Renan disse em vídeo não entender porque a gasolina era tão cara em Alagoas). Assim como o filho de Renan, o Santoro, promoveu a quebradeira do comércio para beneficiar comerciantes de fora. Aqui continua valendo a máxima de que o de forma é mais importante que os de casa. Talvez isso explique bem a cidade de Murici, cuja fábrica de refrigerante fechou e favoreceu ao tio Olavo. Paciência! Esse estado merece a pobreza que ele é.

  • Guido Souza

    O povo não é tão burro como esses políticos pensam. Rodrigo Cunha está certíssimo.

  • Há Lagoas

    Quando um técnico busca ser um “político”, ele ultrapassa sua área de conhecimento e pode inclusive afetar seu legado de administrador. Deixemos isso para os bajuladores que infestam os corredores do palácio República dos palmares.

  • Edmilson Borba

    Diante do artigo do competente Blogueiro e de todos os comentários, tomei uma decisão : Continuar FIRME E FORTE como eleitor do competente e decente deputado RODRIGO CUNHA.

    É um privilégio, diante de tando candidato bandido, ter essa e outras poucas opções.

    E nem o conheço pessoalmente.

  • Arthur

    Caro Ricardo Mota,
    Avisa ao secretario Santoro que não precisa ser especialista para entender o obvio!! O estado diminui o ICMS para as empresas que querem operar no aqui!! Mas o nobre deputado (esse sim trabalha pelo povo), se referiu ao ICMS que incide sobre os combustíveis, que de fato figura como o segundo do nordeste e o sétimo mais elevado da nação!! No estado mais pobre entre os pobres…

  • JEu

    Esse Santoro pode até ser um bom “cobrador de impostos” (figura excomungada na bíblia…) porém nunca será mais que isso… que se contente com o que sabe fazer… e concordo que não explicou nada quanto ao alto imposto cobrado sobre os combustíveis (é bom lembrar que o governo do mininim aumentou a alíquota nos primeiros meses de sua gestão, por sugestão dele)… parece que o jogo sujo da campanha eleitoreira contra ao Rodrigo Cunha já começou… mas vão se dar muito mal… o povo tá fechado com o Rodrigo Cunha… e não importa o quanto a imprensa e os profissionais do ilusionismo façam para derrubá-lo… vai vencer de lavada…

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Simples: “O bem que o Estado pode fazer é limitado; o mal, infinito. O que ele nos pode dar é sempre menos do que nos pode tirar”. Roberto Campos ?
    “Não há nada tão verdadeiro no mundo como a morte e os impostos”. – Benjamim Franklin
    Enfim, quanto MAIOR o Estado … ?
    Abr
    *JG
    P.S.: Afinal, onde está escrito que é proibido criticar um mero servidor público?

  • Rio largo

    Tao todos desesperado com a candidatura do Rodrigo cunha ao senado,nao tem jeito quando o povo quer,o povo ja escolheu Rodrigo cunha pra o senado,e tem mais Renan filho,pois va tambem se acostumando porque você vai perde o governo pra o ex:governador Ronaldo lessa,eu prefiro votar no Ronaldo lessa pra o governo do qie votar em você,alias nunca votei na familia calheiros e nao vai ser agora que vou votar.EITA DEIXA EU LEMBRAR A DISPUTA VAI SER BOA TUDO COM A LETRA ( R ) RODRIGO CUNHA VAI DISPUTAR O SENADO COM O SEU PAI RENAN,E O RONALDO LESSA VAI DESPUTAR O GOVERNO COM VOCÊ QUE É RENAN FILHO.e vão perder feio pra os R.L e R.C.

  • FERNANDO

    Renan Calheiros ser reeleito, sinceramente. É pra Alagoas servir de piada mesmo. Temos ótimos nomes esse ano, vamos acordar Alagoas!!!

  • MARCOS ÁVILA

    A ALÍQUOTA PARA A GASOLINA DEVERIA SER DE 15% . É FATO. PODEM CONSULTAR OS MELHORES TRIBUTARISTAS DO ESTADO. COM ESTE PERCENTUAL O ESTADO CONSEGUIRIA SEM SOBRA DE DÚVIDAS MANTER UMA ARRECADAÇÃO POUPUDA PARA O ESTADO.

  • saulo

    Não é só a aliquota do ICMS do combustivel que disparou. De cada 100,00 pago na bomba Alagoas fica com quase 30,00!!!!
    Como fazer protesto apenas contra Temer?
    Para que tem memoria curta o IPVA teve um aumento médio de 30% de 2014 – ultimo ano de Teo, para 2015 – primeiro ano de RF.
    Todos os impostos aumentaram e taxas de serviço por exemplo – vide Detran e Sefaz. Perguntem aos contadores!
    Quero sim aplaudir Rodrigo e perguntar porque o Rio ficou do jeito que tá?
    Rodrigo tem coragem.

  • Esperança

    Combustível de Alagoas é caríssimo!Pagamos um imposto altíssimo! Ninguém mais é leigo. Rodrigo Cunha está certíssimo! Não tentem DESMORALIZAR suas palavras. Até hoje Rodrigo não deixou a desejar.

  • Oliveira

    O povo já escolheu. Rodrigo Cunha, Senador de Alagoas!!!!

  • Cidadão

    Tanto imposto e palavra bonita, mas melhoria efetiva pra população nada, com a palavra o senhor Ricardo Mota, pergunta ao Santoro qual a mágica pra termos um estado que mais parece um “PARAÍSO ” KKKKKKKKKKK

  • Carlos

    O medo de perder é muito maior que admitir que errou na decisão.
    Avante Rodrigo Cunha, Alagoas precisa de renovação.

    • Aquilis Gomes

      Estamos juntos amigo (a). Avante mesmo, esse avante me parece de uma pessoa que gosto muito.

  • Aquilis Gomes

    Que Santoro manda bem no que faz! Isso não resta dúvidas, talvez seja o único exemplo bom que os Calheiros nos deu “nós alagoanos”, mais por outro lado temos que aceitar que o dos políticos alagoanos que merecem nosso apreço e apóio, é Rodrigo Cunha ele tbm além de provar que faz parte da parte boa da política alagoana, tem provado isso onde ele atua e já atuou! Pois bem, vejo que a solução pra Rodrigo Cunha é que nós alagoanos segure a mão do mesmo votando em apenas um senador, no próprio Rodrigo Cunha, isso é jogada de legenda. Com isso votando em Rodrigo Cunha e anulando o segundo voto concerteza garantiremos a vaga de Cunha no senado.E a outra vaga pra o senado deixa os demais travarem um duelo e nos resta apenas torcer que o menos corrupto, o menos mal ganhe! Lembro que meus votos já estão feitos em minha mente! Heloísa Helena federal,ainda não tenho estadual, Rodrigo Cunha senador, governo em qualquer um menos Renan e presidente é claro que é Álvaro Días!

  • JC DELMIRO

    O Santoro é eficiente para aumentar imposto, só perde para Pedro Parente, se você alagoano gosta de aumento de imposto vota nos Calheiros cara!