A manifestação a seguir não tem qualquer outra motivação que não um imperativo da minha consciência.

O vídeo que circula nas redes sociais – e está postado aqui neste sítio -, com um empresário comemorando a decisão do juiz Manoel Cavalcante, que cassou os pardais eletrônicos, é profundamente injusto com o magistrado.

Embora discorde veementemente da decisão dele, estou convencido de que foi tomada com base no que ele acredita ser a verdade legal.

Ainda que a vida real vá de encontro ao que foi decidido: precisamos de vigilância permanente, e é por isso que existem as leis. Estas, por sua vez, são puramente interpretativas – ou seja: o que foi dito agora pode ser desdito ou redito, a depender da hermenêutica de quem analisa (cada um tem a sua).

O “valeu, juiz” soa profundamente injusto com uma decisão tão séria e com consequências, por ora, imprevisíveis.

O juiz Manoel Cavalcante, no entanto, não resolveu cassar os pardais, determinando a sua retirada imediata, para alívio de quem comete irregularidades e desrespeita as leis e normas do trânsito.

Imagino que quer botar ordem na casa – seja lá o que significar isso.

Mas a reação exposta nas manifestações as mais variadas – nas redes sociais, principalmente – são bem um retrato do tanto de hipocrisia de uma parcela da sociedade, que xinga os políticos corruptos mas se acha no direito de dar um jeitinho que não cumprir a lei.

Num caso como o de agora, a comemoração pode ser justificável, na ótica dos festivos festeiros.

Por exemplo: certa autoridade, contam os do meio em que ele atua com muita “dureza”, se livrou agora de 23 multas por excesso de velocidade Um pouco menos, pelo dito, do que o empresário que “tinha mais multa do que o valor do carro”).

A culpa?

Dos pardais, é claro.

PSB, DEM e PSDB articulam coligação para a disputa de federal
Heloísa Helena anuncia apoio à candidatura de Rodrigo Cunha ao Senado
  • FEIJÓ

    O “VALEU JUIZ ” ANDA DE ARREPIAR OS PELOS DA CABEÇA DE QUEM PILOTA EM MACEIÓ PRECISAMENTE NA FERNANDES LIMA,MUITOS MOTORISTAS SEM MASSA CEFÁLICA CEREBRAL PASSAM NA AV. DURVAL DE GOIS MONTEIRO E FERNANDES LIMA A TODO VAPOR, PUXANDO MAIS OU MENOS 150 KM POR HORA,ISSO NO HORÁRIO DIURNO, LEVANDO PERIGO PARA OS QUE TRANSITAM ATÉ NAS CALÇADAS. ACREDITA-SE QUE ESSE MAGISTRADO CERTAMENTE TEM ALGUM FILHOTE QUE GOSTA DE DAR CAVALO DE PAU LÁ PELAS BANDAS DA MENINO MARCELO.POIS EM TERMOS DE DIRIGIR SOU BASTANTE CAUTELOSO E ACHO QUE FOI UM GRANDE ERRO A RETIRADA DOS PARDAIS.

    • Marcia da cruz Aguiar

      Gostaria de saber em qual horário diurno se consegue andar na Fernandes Lima ou na Durval de Goes Monteiro a mais de 50km p/hora?
      Aliás, parabéns ao juiz por ao menos por hora, colocar um basta nesta FÁBRICA DE MULTAS!!

      • Roberto

        Perfeito seu comentário!

        • Joao da TROÇA anarco-carnavalesca BACURAU da Rua NOVA do Sertão – em St’ANA!

          Feijó, Márcia e Roberto … somos PERFEITOS!
          No PARAÍSO Eva$ e Adõe$: repetindo a + de 50 km/h!
          Muda até de gênero, tamanho o grau de tantas VELOCIDADES acidentando pessoas às vezes de forma FATAL gente cuma a gente, genTEeee …
          Sem pardal com IMPUNIDADE e coisa & tal, todos a MIL a uma SÓ voz: Eva$ e Adõe$, Eva$ e Adõe$, Eva$ e Adõe$, Eva$ e Adõe$, Eva$ e Adõe$, Eva$ e Adõe$ … ufa!
          Que LLindo é o meu BraZêLL, genTEeeee …

        • Jamerson

          Concordo. Fabrica de dinheiro esses pardais . E as pistas cheias de buracos pra omde vai esse dinheiro todo ..

      • Mariana

        Pois é! Só na cabeça desse cidadão que escreveu acima.

    • Luciano

      Vc cara deve ser mais um da cota de multas da smtt…

    • MARINEZ

      CONCORDO COM VC FEIJÓ, O TRANSITO COM OS PARDAIS ERA CAUTELOSO. OS INDICES DE ACIDENTES REDUZIRAM SIGNIFICATIVAMENTE.
      AGORA UM EMPRESARIO E MEMBRO DA POLICIA MILITAR FICA COMEMORANDO
      AS PESSOAS DEVERIAM PENSAR ANTES DE SE EXPOR….

      • Mariana

        Muito mimimi, lembre que antes dele ser policial, ele é um cidadão como todos nós e tem direito de expor a opinião dele na rede social dele. Cada uma viu!

      • Tec. Enf.

        Olá eu sou da area da saúde se Sr. Juiz pedisse ao Samu ou ao HGE o indice de ocorrencia nas Avenidas Fernandes LiMA E DURVAL DE Goes Monteiro antes e depois ele teria tomado a decisão correta.acho que um pequeno valor finançeiro pra um infrator vale muito menos do que vida.

      • Costa

        Ele é um babaca!! Uma pessoa dessa membro da PMAL, pelo amor de Deus. Teria que passar por um processo administrativo e rápido.

    • José

      Vocês falam muita besteira, o que o Ricardo Mota fala são balelas. Índice pode ter caído, mas existem outras formas pra reduzir ainda mais. Todos nós sabemos que a smtt é uma fábrica de multa, ao invés de penalizar, porque não sincronizam os. Semáforos para que o trânsito não trave pra não deixar os motoristas nervosos? É muito falso moralismo nesta página do Ricardo Mota.

    • Gilberto

      Sou alagoano e vivi no RJ por 5 anos e resido em Brasília já fazem 16 anos. Nas vezes que estive em Maceió nesses 21 anos de ausência percebi que os alagoanos ao contrário dos brasilienses são bem mais calmos e educados no trânsito mesmo a cidade tendo uma quantidade inferior de pardais, levando-se em conta, claro as devidas proporções populacionais das duas metrópoles. A cidade que agora habito é o inferno na Terra em quantidade de pardais e na variação de velocidades que eles apresentam, não tem cidadão que consiga escapar da perseguição, nem mas o mais CDF dos motoristas fica imune. Isso sem falar das falhas das quais não adianta recorrer. Esse Juiz de Maceió deveria vir passar um tempo aqui pra ver se dava um jeito na gang que controla essa fábrica de multas que essa cidade se tornou. Maceiosenses, aproveiteitem com cautela essa liberdade provisória pois o governo não deixar de ganhar fácil rios de dinheiro.

  • Cesar

    Prezado Jornalista, também discordo da decisão do Juiz mas, espero que tenha sido baseada em fundamentação técnica e jurídica.
    Particularmente não consigo entender como uma pessoa possa preferir uma lombada como a que havia no prologamento da avenida Rotary ao controle eletrônico de velocidade.
    Quanto ao “cidadão”, já confesso dos crimes que cometeu, é só lamentar.

  • Pedro filho

    Essa empresário é um verdadeiro irresponsável, só que ele ainda não sabe. Será que não sabe?

    • Thiago

      Salvo engano esse empresário é PM também

      • Detalhe

        Ele já foi punido outras vezes na corporação, mas consegue liminares na justiça e para os procedimentos administrativos

    • Luiza

      Concordo com você alem de ser policial posta videos na sua rede social dirigindo e bebendo de total imprudência por ser um policial tinha que dar exemplo!

  • JEu

    Existe um dito popular que fala: quando o gato não está em casa, os ratos fazem a festa…!!! no caso em evidência, trata-se dos pardais… estas “criaturinhas” odiadas por uma parte dos condutores (de todos os níveis sociais) desta cidade… e, por causa do impedimento (por decisão judicial) do funcionamento destes, corremos o risco de retornar ao tempo da barbárie, onde a vida perde ainda mais o seu valor nestes dias (basta ver as estatísticas de mortes violentas e no trânsito)… há de se destacar, na decisão judicial, que o motivo maior foi a falta de uma melhor indicação de requisitos técnicos e estatísticos para a instalação das tais “criaturinhas”… porém o que se viu foi a divulgação prévia dos locais, com instalação de placas indicativas, onde passariam a funcionar… assim, ninguém ficou “alheio” sobre a localização dos mesmos… se um ou outro pareceu não estar seguindo critérios bem definidos, deveriam estes (e somente estes) serem o alvo da reclamação e não de todos, generalizadamente… afinal, são eles que fiscalizam o cumprimento da velocidade já estabelecida para as vias onde foram instalados, de acordo com as normas previstas no CTB, que visam a segurança nas vias e a proteção de vidas e do patrimônio (normalmente veículos) de todos… temo que, doravante, voltaremos ao domínio irracional do “carro mais possante” ou do “motorista mais debochado” no trânsito de Maceió… os quais se comportam com total desrespeito às normas civilizatórias do trânsito que deve ser para a segurança e o conforto de todos… assim, parodiando o irresponsável condutor que aparece no vídeo mencionado, diria: “valeu, juiz”…!!!

  • Junior

    Os pardais funcionam muito bem em outros estados(positivamente) e lá os imprudentes daqui não tem vez.Essa decisão tem que ser analisada novamente não só por causa de multas e sim por vidas a salvar.

  • Jonne

    Era bom comprar radares móveis. Pelo menos uns 50 para pegar os apressadinhos em qualquer lugar.
    Só acha ruim os pardais os maus motoristas.
    Pergunta qnts multas o filho tinha por velocidade!

  • Carlos Ferreira

    Os pardais, medida mais impopular da era Rui Palmeira, trouxe um “rebote” pós eleição 2016. Foi um efeito Dilma: prometeu mil maravilhas e traiu o eleitor na primeira esquina. Mas o que doi no cidadão é ver que o prefeito desligou todos os pardais no período eleitoral, mesmo com autorização para funcionamento, e os religou com força após reeleito.

  • Cidadão

    Sou a favor de ruas sem buracos avenidas bem organizadas e pessoas educadas, não de paleativos que em nada vai mudar a natureza humana.

  • Maria Lucia

    A atitude deste empresário é tão hipócrita quanto a decisão deste juiz. Uma sociedade vazia que somente se preocupa com o que pode lucrar e não com o bem estar do coletivo, só vem provar sua mesquinhez e o egoismo.O que vale uma multa em relação a uma vida? quer dizer, quem tem seus carrões e não tem parentes pedestres pode ter esta opinião, contrária aos pardais. A quantidade de multas que este ser diz ter é a prova da tamanha responsabilidade que ele tem e a preocupação com o próximo. Próximo este, que é o que lhe faz prosperar como empresário, mas que valor isso tem para ele??? e para este juiz??? Porque mesmo com a estatística da redução nos acidentes, isto não lhe serviu de argumento… vale mais, como sempre, o que vem beneficiar aquele que mantém o poder e o dinheiro.

  • joatas

    Resta saber também se é permitido ignorar o uso do cinto de segurança e quase ficar em pé no banco do carona. Com a palavra o empresário, PM e bacharel em Direito.

  • Justiça funcionando

    Esse jornalista continua defendendo os pardais que estão irregulares! Parecer técnico mostra que não foi feito nenhum estudo de número de acidentes com e sem pardais! Estão todos irregulares,esses pardais! Olhe, no Recife, Paraíba, Aracaju, até que tem algumas lombadas eletrônicas, em frente á escolas mas que estão sendo substituidas, aos poucos, por lombadas aafaltica. Em Maceió foi o contrário! Tiraram as lombadas asfáltica e colocaram as eletrônicas, sem nenhum estudo técnico; VEJAM SÓ: Tem ruas adjacentes no tabuleiro, ponta verde, Jatiúca, cruz das almas, jacarecica etc..E NAO COLOCARAM LOMBADAS ELETRÔNICAS! Sabe PORQUÊ: NÃO TEM MOVIMENTO E, PORTANTO, NAO RENDE DINHEIRO! CERTO! Se fosse pra preservar vida ERA pra substituir todas da cidade e não só aquelas das grandes avenidas! ENTÃO o objetivo é PURAMENTE ARRECADAÇÃO e NAO salvar vidas!A vida só tem valor, então, nas avenidas que rendem dinheiro? PARABÉNS Á JUSTIÇA! Quanto ao empresário que comemorou a retirada dos pardais, até aí tá certo! Só tá errada a forma de comemorar! 95% da população de Maceió (condutores) está comemorando!
    Resposta

    Senhor Edmar Lira:
    Seu ponto de vista está escrito acima. Permita-me que eu também tenha o meu. Lembro apenas que não sou fornecedor de matéria-prima para esta “indústria”.

  • Thiago

    Esse empresário é Policial Militar da briosa PM Alagoana ,acho q essa conduta dele deve ser apurada pela corregedoria da PM

  • Lion

    Com essa justiça e essa parcela de classe dominante, Alagoas ainda levará algumas décadas para chegar ao nível de Pernambuco, Ceará, Sergipe, Paraíba,etc. Continuará na lanterna dos mais pobres do Brasil. Infelizmente…

  • Pedro Barbosa

    Caro Ricardo,
    Ja existem leid para coibir os abusos no trânsito, como limite de velocidade. Os pardais do jeito que foram colocados são uma excrescência. O juiz tem veemente razão.

  • MT

    Boa noite.
    Para quem conhece esse cidadão, NÃO é novidade esse TIPO de comemorar.
    POIS É ESSE TIPO DE PESSOA QUE FICA ALEGRE COM A proibição temporária dos radares.

  • Melquisedeque

    Não quer tomar multa, ande na velocidade certa.

    É simples.

    Mas não creio que o Juiz tenha buscado uma consultoria adequada, para tomar essa decisão.

  • Thiago

    O Brasil que eu quero é de um país com menos palhaços, irresponsáveis como esse “empresário”.

  • Alagoano sem esperança

    Esse “empresário ostentação”, bacharel em direito e PM deveria saber respeitar a corporação da qual faz parte e também respeitar a população alagoana,é lamentável ver esse acéfalo passar em um concurso público e integrar a briosa polícia militar, uma pseudo-celebridade que se esconde atrás da farda da PM.

  • de olho

    Porque não substituir pardais por quebra molas? já entendei quebra mola não rende grana, não é industria de multa.

    • Emerson

      Pensa direitinho: a lombada pune todo mundo, ja que passamos a, no maximo, 20km/h por uma lombada; o radar pune quem excede o limite de velocidade. Por que termos pardais?? Pq “ninguem” respeita a placa de regulamentação.

  • Adilio Faustini

    Saiu a informação sobre acidentes de trânsito no Brasil com aumento de mortes em 49% em relação ao ano anterior.O Brasileiro dirige com os pés e não com o cérebro.

  • Joseilton Jr

    Valeu, Juíz, por acabar com essa farra da prefeitura!
    Decisão 101% acertada.
    Nunca vi colocar pardal na Rua do Imperador, na Barão de Atalaia…
    Só um completo idiota pra apoiar uma lástima dessa.

    • Alessandro S

      Basta ver as inúmeras colisões com capotamento de veículos, inclusive, que aconteceram antes da colocação dos pardais na Rua do Imperador, com a Barão de Atalaia.

  • Chega

    Péssimo exemplo e testemunho se um servidor público e policial militar. Não faz jus ao cargo que ocupa. Há inúmeras maneiras de exercer sua cidadania e se manifestar, o que esse indivíduo fez é deplorável. Triste, ainda, imaginar que cogitou uma cadeira na Câmara Municipal…

  • Wolf

    Os pardais são uma fabrica de multas da smtt, isso é fato e deve acabar definitivamente. Foram colocados sem nenhum estudo e sem licitação, apenas com a intenção de roubar ainda mais o trabalhador.

  • Laneide

    Tá de parabéns a decisão do magistrado em acabar com essa farra de dinheiro fácil do bolso do contribuinte…. em forma de multa de pardais…. A via expressa, hoje é via estressa qualquer cidadão que precise andar em 70 km, é travado ainda mais quando era 60 km…, bebedouro outra travada na pista, nem precisa de pardais, Fernandes lima pior, para que precisa de pardais no máximo que o motorista ande é 68 km…. e olhe lá.. Eu moro aqui há mais de 20 anos e nunca ouvi dizer de algum acidente gravíssimo na Rua do Sol, em frente os correios e banco itau, pra que pardais nessa rua é para os carros de vendedor de coco da rua do comércio.
    – Chega de colar… color…, essa não deu …
    – vamos agir com transparência desde que foi desativado os pardais nenhuma noticia em qualquer canal de televisão ou site de noticias e jornais além da TV pajuçara, noticiando acidente grave onde foi desativado os pardais horrível. Nem na ladeira da catedral que é uma decida, tá vendo pessoal nada de acidente nem ali. graças a Deus.

    • Maria

      Sabe tudo… Ladeira da Catedral é mão única <subindo., filha… E, se na imprensa noticiasse todo acidente de trânsito, anda que grave, não haveria espaço para outras notícias – passe uma semana apenas no HGE para fundamentar suas estatísticas!

  • Fernando Borges

    Caro Ricardo Mota, discordo veementemente de seu posicionamento em relação a sua interpretação. O valeu juiz, soa muito mais, ao meu ver, como um grito de liberação da indústria da multa que tem se instalado por todo o país. O estado de São Paulo chegou a querer fazer empréstimo e dar como garantia multas que seriam aplicadas em um futuro próximo. As leis no país tem sido motivos de chacotas no noticiário internacional porque são criadas para não serem cumpridas e vou além, para fazerem gerar dinheiro para meia dúzia de políticos colocarem em malas e cuecas e saírem correndo rua a fora. Não atoa que a versys ( empresa dos pardais de Maceió) foi noticiario do fantástico por ter ganho licitação em Aracajú por financiar a campanha do falecido e ex prefeito Marcelo Deda. Acho que você deveria repensar seus conceitos de moralidade.

    • Renato Vasques

      Perfeito seu comentário. Fiz um praticamente no mesmo sentido. O colunista aborda somente a moralidade e esquece da legalidade por parte da Prefeitura.

  • ARMANDO

    Considero justa a utilização dos “Pardais” para o controle do tráfego nas vias urbanas e rodovias. Entretanto, nunca me pareceu que houvesse absoluta preocupação com a redução de acidentes, mortes no trânsito,etc., mas, sim, uma oportunidade de, envolto numa cortina de fumaça, meter a mão, com força, no bolso dos condutores.
    Ademais, o modo com o cidadão guia o seu veículo, revela o seu caráter.
    Quanto a esse jovem, eu diria: Cuidado, jovem! soberba e boçalidade nunca fizeram bem a ninguém.

    • Araujo

      Isso tá claro que é indústria de arrecadação, os pardais são colocados estrategicamente em locais distintos, no cruzamento da Rotary com Fernandes Lima porque? Porque que sai da rotary pra Fernandes lina e pega a primeira rua a direita fica preso no engarrafamentos e isso já gera multa, outro ponto na saída do HENRIQUE Quelma para via expressa também gera engarrafamento e quem fica preso no trânsito leva multa, outro ponto na leste oeste na entrada do Bungavilia ali não existe cruzamento nem residências, porque não colocaram na praça da macaxeira onde existe grande movimento de pedestres, porque o veículo na descida da ladeira em frente ao Bungavilia desce co velocidade mais elevada, outro ponto na via expressa porque não colocou no cruzamento do residencial tabuleiro com o cruzamento do distrito industrial, colocaram mais à frente onde já é normal você está numa velocidade maior, entendo que essa estratégia é pura malícia para se arrecadar, essas lombadas onde existe semáforos deveriam os semáforos com contagem de tempos não como esses que existe, mas se tivessem contagem de tempo não renderia para os cofres da prefeitura.

  • Breno

    Se esse é realmente policial não deveria zelar pelo cumprimento da lei? Na verdade ele está debochando da mesma. Com a palavra o juiz.

  • Gilberto Carvalho Junior

    No momento sou contra o uso desses equipamentos que só visam punir o condutor, aproveitando-se de uma desatenção, para meter a mão no bolso do cidadão de bem. Sou a favor da instalação dos radares onde existam maior índice de acidentes na capital, visando um estudo aprofundado e fundamentos para instalação desse tipo de equipamento, e não instalando onde visam apenas punir o condutor. Existem pontos em Maceió, que se você ultrapassar no sinal vermelho e acima da velocidade, são 2 multas, posso citar na rua do sol, onde existe fundamento a instalação desses radares numa via congestionada? E quase não existe acidente de trânsito por velocidade?

  • Renato Vasques

    Os pardais foram desativados porque não houve um válido estudo técnico que demonstre a necessidade de implantação deles, logo, ante a ausência de um dos requisitos, podemos sim entender que inúmeros pardais foram colocados em lugares em que não há necessidade e isso nada mais soa como um efetivo modo de arrecadação ilícita de dinheiro por parte da prefeitura, quer você queira ou não com a sua opinião baseada simplesmente na moralidade de que isso favorece os condutores “infratores”, antes da moralidade, você deveria pensar na legalidade. Se nós devemos respeitar as normas impostas pela Prefeitua, ela primeiro tem que respeitar as procedimentos legais antes de exigir algo de nós. Basta ela apresentar um estudo técnico válido e poderá utilizar seus pardais

  • Nelson

    Mesmo em Cidades que são excelências em Educação como é o caso de Londres na Inglaterra, quase todas as avenidas importantes daquela bela Cidade, estão monitoradas por radares eletrônicos controladores de velocidade. Na maioria dessas avenidas a velocidade é controlada entre 40 e 50 km. Lá a Justiça é totalmente a favor dessa lei e ninguém se atreva a quebrar esse serviço. Agora, imagine num País aonde se muito só 10% dessa população respeita as leis de trânsito, pode essa população viver sem uma lei que puna os exeços, e o pior é agente ver a própria Justiça ser a primeira a se rebelar. Infelizmente essas atitudes deixam uma pergunta que só não ouve, quem não quer, nesse País ….de que lado está a Justiça, do bem, ou do mal ????

  • Há Lagoas

    Caro blogueiro,
    Acredito que toda tomada de decisão tem seu ônus.
    Juiz é humano e isso significa dizer que eles são passiveis de erro.
    A minha indagação é: em que ponto a vida de meu semelhante é menos importante do que meu intelecto judicial que me fez julgar desta forma?!
    No post anterior alguém indagou quem seria responsabilizado pelas mortes após a retirada dos pardais.
    Será que preciso responder?

  • Araujo

    Outro ponto, na saída da gruta com Fernandes Lima o pardal fica após o cruzamento ou seja entre a saída da gruta e a entrada do Hiper Bompreço, quem vem em sentido tabuleiro e passar no primeiro semáforo que esteja aberto e no cruzamento ele fecha vc já leva multa porque o espaço é mínimo , e fica difícil não ser multado, isso não quer dizer que você seja imprudente, eu já fui vítima da Smtt me encontrava em SÃO PAULO, meu carro em casa na garagem e levei multa, e no mesmo local onde houve o registro da multa o irmão de um amigo meu também levou multa, ele se encontrando no interior do estado, comprovei com fotos e documentos que me encontrava em SÃO PAULO e não quiseram aceitar minhas justificativas ameacei acionar a justiça e imprensa aí redolveram

  • Daniel

    “Valeu Juiz” por incentivar os maus motoristas a cometerem inflações no transito e por em risco nós transeuntes. Maceió mais uma vez no atraso. E esse “cidadão do bem” deve ser punido pela corporação na qual faz parte e por nós cidadãos que queremos paz no transito não frequentando seus estabelecimento comercias em nossa capital.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Descumprir à LEI?
    Fixar sensores, redutores ou radares (preciosos pardais) sem atender, respeitar e cumprir aos pressupostos legais (CTB e Resoluções do CONTRAN) exigidos para instalação dos ditos cujos foi o que deu fulcro, lastro, azo, estribo e espeque à DECISÃO do magistrado! Ou não? Leiam mais aqui, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/05/o-cacador-de-pardais.html
    Ora, quem descumpre a lei: quem pulveriza a cidade de pardais sem seus pressupostos imprescindíveis? Ou quem comete a infração [“por excesso” de uma velocidade máxima – sempre reduzida à metade ou aquém desta] registrada num “precioso pardal” parido a fórceps e sem certidão legal de nascimento: sem os estudos, pesquisas e estatísticas comprobatórias dos excessivos acidentes nos locais em que estão afixados?
    Ademais, além dos referidos, aferidos e comprovados estudos técnicos, pesquisas e estatísticas, urge toda uma sinalização – horizontal, vertical, aérea (ou suspensa) – advertência, educativa, regulamentar e obrigatória previstas distantes anterior e antecedente à cada local de fixação do “precioso pardal”!
    As velocidades máxima, média e mínima já estão prescritas no CTB, especificadas, definidas, estabelecidas, explícitas e explicadas, para cada via! Respeitá-las é justa, clara e exatamente isso: cumprir à lei! 😉
    Abr
    *JG

  • Ana

    Essa empresário perdeu o bom senso já faz um tempinho… Suas ideias errôneas sobre Marketing e suas “ações” que visam promover sua marca são em partes ridículas, equivocadas e irresponsável. A comemoração do mesmo e suas colocações a respeito do valor das multas a ele atribuídas e o valor do seu carro são tão fúteis, de um exibicionismo barato e, principalmente, reforçam sua irresponsabilidade ao conduzir um veículo. Lamentável.

  • Marcelo Lima

    A escancarada comemoração do transgressor da lei não obsta e nem macula a técnica jurídica e acerto da sentença do Dr. Manoel Cavalcanti. O que juiz fez foi analisar as provas contidas no processo. O magistrado não deve agradar a quem quer que seja. Apenas julga, não com suas “hermenêuticas” ou “impressões pessoais”, mas com os princípios estruturantes das leis, e, sobretudo, com as provas que constituem ou não o direito de quem as invoca. Sabemos muito bem que há uma verdadeira hipocrisia da prefeitura em dizer que os pardais são “úteis” na preservação da vida e da segurança. São argumentos pueris e desvinculados da realidade. É uma indústria de multas para garantir o bem estar, não do povo alagoano, mas do prefeito e dos seus asseclas; também de jornalistas amigos.

    • Há Lagoas

      Como brasileiro, pobre e sem foro privilegiado, discordo de sua opinião. Entretanto, você tem pleno direito de continuar acreditando em nosso judiciário.

  • JEPO

    Foi acertada a decisão do Juiz Manoel Cavalcante. Além de haver um excesso no número de pardais, os locais deveriam passar por um estudo estatístico para se avaliar o número e a gravidade dos acidentes . E a SMTT tem esses números.
    Portanto, discordo do seu alvoroço, Ricardo Mota, em relação aos pardais de Maceió.
    Que por sinal , se não visasse uma finalidade lucrativa injusta e política rasteira, teria uma SINALIZAÇÃO MELHOR E MAIS VISÍVEL.
    Até os funcionários da SMTT concordam que a Mínima sinalização dos pardais é uma armadilha para os motoristas e que falta uma melhor exposição da sinalização das placas.

  • Zé mcz

    O Discurso Sobre o Método inicia assim:
    “Inexiste no mundo coisa mais bem distribuída que o bom senso, visto que cada indivíduo acredita ser tão bem provido dele que mesmo os mais difíceis de satisfazer em qualquer outro aspecto não costumam desejar possuí-lo mais do que já possuem.”
    Sugiro que não Descartes…

  • everaldo bezerra

    Mais uma vez quero deixar o meu apoio a decisão do nobre magistrado. se quer reduzir a velocidade em um determinado ponto por que não coloca lombada. resposta: não rende dinheiro para essa famigerada industria de multas, então cai assim por terra essa tese de que os pardais são para reduzir os acidentes, o negocio é tão lucrativo que até onde existiam as lombadas eles trocaram por pardais, como é o caso da praia do sobral. parabéns seu Juiz.

  • Alvinegro

    Deprimente o comportamento desse empresário. Quer aparecer fazendo circo e dando péssimo exemplo. Ele mesmo deu uma séria demonstração do que pode acontecer numa cidade sem fiscalização, eletrônica ou não. Comportamento tolo, infantil e inútil.

    Sobre os pardais, todas as capitais brasileiras possuem. Na verdade, não temos educação nem maturidade no trânsito. Em havendo os estudos técnicos, não haverá objeção em por as máquinas. O que não pode é sair pregando pardal de forma aleatória.

  • Ruan Monte

    Não contribui em nada para uma mudança desse cenário – de instabilidade jurídica, de decisionismo – a insistência em rotular a ciência jurídica como um nada, uma arte, uma atividade sem controle e sem valor. Revela, no mínimo, desconhecimento. Faz muita falta uma imprensa qualificada, que entenda minimamente os aspectos elementares do direito (só consultar meia dúzia de amigos não vale), que leia (integralmente) as decisões, critique o que deve ser criticado e reconheça o valor quando se estiver diante de uma decisão bem elaborada. Acredite, é possível até concordar com o mérito da questão – no caso, a necessidade dos pardais – e com a própria decisão – que, embora tenha determinado a retirada dos pardais, o fez porque a sua implantação não obedeceu a lei (olha ela aí sendo cumprida!). Uma das grandes conquistas que temos e que legitima o judiciário é justamente o dever de fundamentação das decisões judiciais. Este aspecto – fundamentação – é que deve ser o objeto do labor de quem se propõe a comentar ou opinar publicamente sobre uma decisão judicial com seriedade. Fora disso resta apenas um achismo com pitadas de sensacionalismo, em busca de manchetes atraentes que rendam acessos. Rotular toda decisão jurídica como fruto do acaso e do sentimento pessoal de cada magistrado é um desserviço, é preciso se dar ao trabalho de ir além da pasmaceira. A crítica generalizada, sem conteúdo e que não separa o joio do trigo, é tão injusta como seria tachar toda imprensa de marrom, toda matéria de fake ou todo jornalista de papa-jabá de órgão público.

    Resposta

    Pelo escrito, creio que você sabe ler e interpretar o que lê. O respeito que eu tenho ao magistrado está explícito no meu texto. Quanto ao direito ser puramente interpretativo no Brasil, que o digam os ministros do STF. Comparar o que você chama de “ciência jurídica” com arte – ou mesmo com Biologia, Química, Física, Matemática -, eu jamais o faria. São áreas diferentes do conhecimento humano, sobre as quais eu busco tudo o que considero relevante. Mas, cá pra nós: eu nunca fui apaixonado por retórica.

    • JEu

      Parece-me que então é bastante justo o que fazem os terroristas do EI, da AL-QHAEDA ou de qualquer outro movimento desse naipe… afinal, eles “decidem” explodir, metralhar, matar a quem quer quer seja (inclusive mulheres, idosos e crianças nos templos e escolas) porque a “lei” que eles seguem diz que é assim que devem agir… ora, ora, no caso o que mais importa é a vida e a segurança de todos e não esse ou aquele “pequeno e tolo” detalhe jurídico… afinal, a vida é um “bem” insubstituível… já o dinheiro (desperdiçado por irresponsabilidade) não o é… e considerando a resposta do RM acrescento: hoje em dia ninguém sabe realmente o que pode sair da cabeça ou do bumbum de um bebê a cada momento…

  • jobson

    Parece que estou vendo novamente, os ônibus escolares e as motos 700 a noite, vão transformar a Silvio Viana em autódromo, coisa de louco.

  • James

    Esse rapaz dos vídeos , é um irresponsável , sempre aparece bebendo e dirigindo, muitas vezes com a filha sem os equipamentos obrigatórios de segurança , e o pior esse elemento é policial militar , muitas vezes fica mostrando a arma . Se quer acabar com as multas respeite as leis de trânsito.

  • Bruno

    Mentira da pega essa que os acidentes aumentaram, continua a mesma bosta, esse pardais só serve para arrecadar, vcs acham que o Rui tá preocupado com a segurança de vcs. E os locais onde colocaram ninguém consegue passar de 60km/h mesmo sem pardal, pois o trânsito não permite. Qualquer estudo técnico mostra que isso foi só para gerar multa e receita para o município.

  • Luiz Antônio

    Desconfio e muito do traço governista de quem defende os “pardais” tão confiáveis quanto as urnas eletrônicas, os donos dessas empresas nunca aparecem, geralmente pessoascom problemas com a justiça, do lado da sociedade a fiscalização é ZERO, a utilização dos recursos oriundos das multas só Deus sabe.. duvido e muito das boas intenções do gestor público que recorre a esse expediente para extorquir motoristas, ainda bem que o Judiciário brasileiro têm se mostrado em sua maioria cumpridor da missão de servidores públicos e não se SERVIR do público parabéns MAGISTRADO, quem levava algum nessa história seja lá em que área de atuação está lamentando!

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Resumindo-o… espero que seja editado! ;
    Estariam os membros do Parquet (que ajuizou a Ação) e o emérito MAGISTRADO mancomunados contra à própria Lei e às Resoluções que regem a matéria? Lógico que não!
    Bem por isso, discorri sobre a esmerada Sentença do emérito magistrado, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/05/o-cacador-de-pardais.html; que cassou (anulou) a instalação dos impróprios, indevidos, imprecisos, ilícitos, inadequados e ilegais “pardais” e aos seus nefastos, nefandos e funestos efeitos ilegítimos e ilegais: daí o meu modesto, singelo, sereno e sincero “valeu, juiz”!
    É simples, muito simples e simplíssimo: toda sentença judicial tem por fulcro, espeque, esteio e norte os ditames legais; não o gosto, enquete, preferência ou torcida nem se funda em “achismos”, pois resulta do império da legalidade, i.e, daquilo que a LEI prevê, estabelece, especifica, determina e comina; salvo raríssimas exceções; claro!
    O que não é o caso aqui, malgrado o exagerado, exacerbado, espalhafatoso e eufórico “valeu, juiz!”, do impudente, imprudente, impertinente, inescrupuloso e irresponsável senão abjeto e transgressor ou criminoso “vídeo” [dirigir perigosamente, sem cautela e sem cinto] que nada influi nem contribui muito menos diminui ao decidido em sentença, pelo emérito JUIZ – grafado assim em maiúsculo por adrede respeito à LEI! – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/05/o-meu-modesto-simples-sincero-singelo-e.html
    Abr 😉 😀 🙂 😉
    *JG

  • A C C Vieira

    Primeiramente quero parabenizar a decisão sábia,precisa e soberana deste magistrado e tenho a máxima certeza que a instância superior vai confirmar esta decisão.Nao acredito que os pardais vão impedir as infrações de trânsito, pode até diminuir minimamente. Sem fugir do assunto, podemos dar um exemplo um país que tenha a pena de morte, deixa de existir o crime? Evidentemente que não!
    Com relação à um comentário que vão transitar a 150 km/h na Fernandes Lima e na Durval de Goes Monteiro, e interessante, pois poderemos fazer um atrativo turístico chamando a fórmula 1 para nossas avenidas, como é em Monte Carlo – Mônaco, brincadeira tem hora, ambas avenidas não passam de 20km/h em horário de pico, aliás, em todas as avenidas e ruas de Maceió, onde só existem buracos, quebra-molas, sinaleiras. Com relação ao cavalo de pau, para que não haja mais, é preciso existir de milhares e milhares de pardais, pois o infrator vai escolher um local para fazer sua algazarra onde não existam pardais. O que existe é uma indústria de multas penalizando os condutores dos veículos e enriquecendo ilicitamente o poder público e o pior , sem haver transparências no destino desses recursos. Parabéns magistrado, você é uma pessoa iluminada por Deus é inspirado nos provérbios de Salomão.

  • Sem sal

    Na minha opinião ralação aos PARDAIS….deveria ter uma coerência em relação a KM mínima e máxima dependendo da via…Com placas sinalizadas tanto na vertical como na horizontal no sentido de INFORMAR QUE EXISTE PARDAIS A FRENTE. Fora esses critérios pra mim foi acertada a decisão do juíz.
    No caso do GAROTO..PM..de ATIVIDADE EMPRESARIAL (exceto como acionista ou quotista, em sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada)… cometeu um erro…mais vejo ele uma pessoa do bem…fez sem pensar….E NÃO FAÇA MAIS ASNEIRAS!..MERECE O PERDÃO DAS JUSTIÇAS.

  • WILSON RIBEIRO DE OLIVEIRA

    INQUESTIONAVELMENTE deplorável a decisão do ilustre magistrado. Um prêmio para infratores, que não se cansam de por em risco a vida de cidadãos que cumprem seus deveres. Esperamos que a Justiça revogue a sentença, para tranquilidade de quem observa as normas de trânsito e preocupa-se melhor com transeuntes e motoristas responsáveis.

    • Breno

      Muito coerente seu comentário . Fato simples de ser observado, mas infelizmente ainda tem gente que desaprova.

  • FEIJÓ

    DIRIJO DESDE 1980 E RETORNO A DIZER QUE VOLTEM OS PARDAIS.!SÓ ASSIM PRESERVAREMOS VIDAS.MACEIÓ É CONSIDERADA UMA DAS CIDADES MAIS SEM EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO.

  • Marcia

    Ontem caí em buraco em uma rua da Jatiúca que arrancou um pedaço do para choque do meu carro.
    Será que posso utilizar o valor pago em multas, para ressarcir o meu prejuízo?
    Não fui eu que cavei o buraco, e ao meu entender, a administração pública deveria te-lo tapado, se eu sou obrigada a pagar para manter a fábrica de multas, também deveria ter direito ao ressarcimento causado pelo mau uso do dinheiro proveniente das mesmas!!!

  • Condutora

    Só tem “medo” ou é contra pardal quem tem o hábito da imprudência. Lamentavelmente as coisas só andam assim, uma vergonha se precisar usar desses meios pra educar o cidadão. Um exemplo é quando antigamente usar cinto de segurança era opcional e ninguém usava, e depois que ficou obrigatório (gerando multa) todos começaram a usar virando uma atitude quase automática. Não existe educação no trânsito… Não tenho medo, nem preciso de pardais pra me educar. Tenho 22 anos de CNH e NUNCA recebi uma multa em minha casa por qualquer motivo. Então sou a favor sim, até que haja a devida educação.

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Prezada “Condutora”, podes e deves instar o devido ressarcimento, para isso e por isso há aquela tal TAXA DO BURACO, a ver:
      A Câmara Municipal deveria tratar de cobrar e exigir sim, sobretudo, notada e principalmente a necessária, devida e justa SEGURANÇA aos corpos docente e discente nas ESCOLAS DO MUNICÍPIO por sua GUARDA CIVIL MUNICIPAL – GCM, além do patrimônio, dos logradouros e praças públicas municipais submetidas às constantes, tenazes, persistentes, presentes e permanentes ameaças e mercê dos traficantes de drogas e aliciadores de criança e adolescentes, nas cercanias dessas escolas municipais.
      Este sim é um assunto apropriado aos eminentes e ilustres e dedicados ou preocupados edis, que podem e DEVEM, aliás, enquanto legislativo municipal, cobrar do alcaide as devidas e prontas respostas de que tanto precisam seus munícipes: onde; como; quando e quanto está sendo aplicado na sinalização, educação e segurança do Trânsito do montante arrecadado com as multas, impostos e taxas de trânsito, para faixas de segurança ao pedestre nos cruzamentos, semáforos e placas de trânsito etc.?
      Quanto se arrecada com a chamada TAXA-DO-BURACO e por que Maceió tem tantos deles?
      Sem CONTAR O SANEAMENTO BÁSICO DE NOSSA CAPITAL quase inexistente quando não ineficiente ou deficiente e irrisório, bem por isso tantas praias interditadas! – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/09/a-camara-municipal-versus-seguranca.html
      Abr 😉
      *JG
      P.S.: Atentai à data que fora escrito! 😉

  • Milico Ponderão

    Discordo que seja uma indústria de multas, afinal, respeitando a lei, ninguém será punido. Mas, as pessoas preferem continuar a desrespeitar tudo e todos e ficarem impunes. Nas maiores metrópoles do mundo, existe a fiscalização eletrônica, mas no Brasil é invertido. Não são as pessoas que ignoram as regras. É o Estado que abocanha o dinheiro delas… É muita intelijumência. Sobre o colega de farda, que pague no que errou. Ou seja, nas multas e transgressão disciplinar por conta do não-uso do cinto. Porém, esse tal de Cacá faz parte do Conseg e não sabe é nada. Não existe previsão no estatuto, nem no regulamento disciplinar o corte de vencimentos. O que existe é xadrez. Advertência e xadrez. Esse bobinho do Conseg não sabe nem a diferença entre um servidor civil e um militar.

  • Dona de casa sem orgulho

    Talvez você, Laneide, estivesse fora do estado nesse episódio, o qual foi motivado por alta velocidade do condutor:

    https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/veiculo-capota-apos-colisao-na-ladeira-da-catedral-em-maceio.ghtml

    Quanto a ladeira da Catedral, o acesso a ela é subindo… sempre!