A cada dia útil da semana, a Defensoria Pública faz 80 atendimentos na área de saúde, para a população mais pobre.

São 1600, no total, todo mês. Mas só 25% se tornam ações na Justiça, porque a via administrativa, felizmente, vem sendo mais eficiente.

Esse trabalho, meritório, é um dos temas do Ricardo Mota Entrevista desta semana, que tem o defensor-geral Ricardo Melro como convidado.

Eis uma questão central: como uma instituição, a Defensoria, que custa a metade do que gasta o Tribunal de Contas – que não entrega nada à sociedade –, tem conseguido alcançar níveis de credibilidade e popularidade tão grandes num estado em que o serviço público é tão mal visto?

Melro explica e conta um pouco da história que a Defensoria vem escrevendo em Alagoas, desde quando foi criada, em 2003.

Vale a pena conferir.

Ricardo Mota Entrevista

Domingo, às 10h30, na TV Pajuçara

Convidado: Ricardo Melro – Defensor-geral do Estado

Confesso aos leitores: sou um defensor dos Direitos Humanos
Coligação com o MDB pode inviabilizar candidato do PC do B a deputado
  • JEu

    Apoio e parabenizo o trabalho da Defensoria Pública do Estado e, por consequência, os Defensores Públicos pelo bem realizado em prol da população carente… esse sim é um órgão público que merece o respeito e a consideração do povo alagoano…

    • Renata Gois

      Faço das minhas e acredito de toda a população as suas palavras Jeu.Acredito que será uma excelente entrevista.Ricardo Melro e equipe sempre de parabéns.

    • Chega

      A Defensoria faz sua parte, mas o judiciário, moroso, não dá a resposta necessária no tempo devido… seriam as férias do judiciário e todos os demais dias de recesso prejudiciais ao bom andamento das demandas da população que depende das respostas??

      • Anonimus

        Quando se trata de saúde o Judiciário alagoano é bastante rápido pra garantir a salvaguarda da vida e saúde do povo Alagoano. Pelo menos nisso o Judiciário ta prestando. Quando a Defensoria entra com uma Ação judicial, o Juiz além de conceder a tutela antecipada rapidamente, também rapidamente, bloqueia a conta do Estado e transfere o dinheiro para os fornecedores quando a é solicitado pela Defensoria.

  • Pedro

    – Esse número só representar a má qualidade da gestão da saúde em Alagoas e em especial em Maceió.
    – Mesmo sabendo que vcs não vão publicar o meu comentário.

  • Antonio Carlos Barbosa

    Merece o reconhecimento o trabalho em prol da sociedade que vem realizando a Defensoria Pública do Estado, quanto ao Tribunal de Contas do Estado, sequer julga, não condena, serve para cabide de emprego e fazer pose, nada mais, aparências, nada mais.

  • Do BARRO Duro à PESCARIA flácida: SãJorJAndo o pé na JACA(ré)CÍNICA!

    Caro JEu, … estaríamos migrando da Seleção NATURAL, divina?
    Para a Seleção ARTIFICIAL da espécie [DES-]humanizada pela MÁ-dicina?
    Suspeito de mÉ(R)diÇiÑa$ perturbando a PAZ das pessoas: a que TROCO?
    Antes vivíamos de IMPROVISO, sem plano de saúde, arriscadamente.
    E assim morríamos de REPENTE sem débitos para as futuras gerações.
    Agora, custa caro a ILUSÃO de evitar riscos comprometendo tanto a descendência como as adjacências e URGÊNCIAS sem amparo jurídico.

  • SEBASTIÃOIGUATEMYRCADENACORDEIRO

    CONCORDO COM O JEu … EM UM ESTADO (E PAÍS!) EM QUE RARAMENTE SE ENCONTRA ALGO QUE REALMENTE FUNCIONE E SE PRESTE AO INTERESSE DO CIDADÃO COMUM , É ELOGIÁVEL ESSA RARIDADE AFLORAR E DESABROCHAR . . .

  • Antonio Miguel

    Em um país onde a burocracia atrapalha 100 por cento do trabalho da justiça em fazer valer a justiça a quem realmente precisa,ainda vamos demora muito para que sejamos atendidos dignamente, a desigualdade salária, valorização aos que trabalha, reconhecimento na hora de aposentadoria pelos que deram suas vidas em pró de hospitais e outros seguimentos no serviços da saúde primordial acima de tudo saúde, educação, segurança, E se isto um dia vinhe acontecer podemos dizer a justiça funciona. infelizmente os benefícios são para os que mais tem apadrinhados, conhecidos e pessoas influentes ainda não é o nosso brasil dos sonhos. talvez renovando os políticos e não reelegendo figuras carimbadas possamos fazer novas leis que funcionem.

  • wal

    Nem por força judicial o governador, cumpre nada.

    • davi

      PRINCIPALMENTE O PREFEITO DE MACEIÓ!!!
      ATENTE PARA ESSA SITUAÇÃO!

  • Pedro Antônio

    Será que os investimentos, o mínimo, constitucional, 25%, estão sendo gastos/investidos na saúde do Estado?

    Resposta: NADA, NÃO MESMO.

  • Prof Marcos Vinícius Cabral

    Verdade! Um dos poucos órgãos que é plausível pela população que pede socorro pela saúde própria ou de familiares.
    Eu sou prova viva que há 6 meses vejo e ouço pacientes num hospital de olhos, que ganharam ações na defensoria pública contra os planos de saúde que não quiseram pagar um tratamento para aplicação de uma injeção quimioterápico no olho que custa R$ 4.500,00 cada.
    Em 2016 foi negado para mim, já em 2017 quando disse que ia entrar com ação na defensoria, eles liberaram.
    O meu problema é degeneração macular, uma doença irreversível que aos poucos vai perdendo a visão. A injeção é um paliativo que estaciona e/ou recupera 50% da visão.
    O plano já alertou que dificilmente vai liberar a continuidade do tratamento por ser caro e não ter eficiência 100%.
    Já estou imaginando procurar a defensoria, que requer falta ao trabalho, paciência e tempo de até 4 meses para sentença.
    Eu sou professor da rede pública estadual e municipal e somando os salários não dá para uma aplicação.

    • Ricardo Melro

      Professor Marcos, faremos o possível para conseguir uma liminar e seu cumprimento o mais rápido possível. Por favor, traga logo o orçamento do tratamento e não esqueça a recusa ou o protocolo da requisição junto ao plano. A justiça será sensível a sua causa. Tenho certeza.
      Diante da sua informação vou passar o caso para o núcleo de tutela coletiva para tentar a resolução para todos que estão na mesma situação.

      • Prof Marcos Vinícius Cabral

        Obrigado Dr. Ricardo Melro! Desde já agradeço aos serviços prestados à população.
        Vou procurar sim, assim que tiver a recusa, vou passar por uma reavaliação oftálmica, para ver novos procedimentos.
        Nós da população carente financeiramente, temos no céu, Deus nosso protetor e aqui na terra os senhores defensores.
        Bem aventurados aos homens de boa vontade, porque eles herdarão o reino do Céu.
        Deus abençoe, proteja e ilumine a todos vocês e um forte abraço fraternal!