O secretário José Thomaz Nonô confirmou ao blog: o prefeito Rui Palmeira não será mesmo candidato a governador do Estado, este ano.

“Ele me chamou para uma reunião no final da tarde e disse que não disputaria as eleições deste ano. Ele já conversou com o Marcelo Palmeira e Biu de Lira para comunicar exatamente a mesma coisa”.

É o cenário idealizado pelo senador Renan Calheiros e o governador Renan Filho desde sempre.

As prováveis razões da desistência?

Problemas de saúde na família do prefeito e falta de recursos para bancar uma campanha que se imagina milionária.

O grupo – ainda – de oposição não deu por encerrado o debate sobre o tema, mas é difícil imaginar que surja um nome em condições de disputar o pleito.

As especulações que surgiram apontam Rodrigo Cunha como uma possibilidade, que, eu diria, é remotíssima.

Renan Filho poderá escolher agora com quem quer ficar
Toninho Lins completa duas semanas como foragido da Justiça
  • Luis Lins

    Ricardo,acredito numa decisão acertada.
    Eleições sem palanque fica difícil.
    Outra coisa o prefeito não fez nem 1% do q prometeu em 2016.
    Lhe pergunto kd aquela Maceió q passava em seu horário político??

    • Do BARRO Duro à PESCARIA flácida: SãJorJAndo o pé na JACA(ré)CÍNICA!

      De fato, caro Luis Lins! … um ano é muito pouco, fazer o QUE?
      seria IRRESPONSABILIDADE fugir da responsabilidade pelos 4 anos de MANDATO de prefeito com tanto a fazer.
      Até mesmo porque daqui a 2 anos ele é CAPAZ de se re-eleger – à falta de OPÇÃO como o Estado carece pra GOVERNADOR agora – e certamente a REJEIÇÃO do Mininim Calheirim será maior.
      Quem viver verá, agora é o de SEMPRE: hoje vai dar RUI-m! – Vem no pianinho!
      [Vai dar RUI-m!], Dream Team do Passinho
      https://www.vagalume.com.br/dream-team-do-passinho/vai-dar-ruim.html

    • Suely Galvão

      Rui Palmeira tomou a decisão ceeta, sabemos que o melhor nome hoje do ninho tucano seria o de Dr Eduardo Tavares, deixaram escapulir pela janela, ele tem suas razões, foi inteligente, o partido PSDB está acabado,começa por Brasília a politicagem nojenta.

  • Mello

    Não sei o que é mais desolador: ser governado por mais 4 anos pelos Calheiros ou não existir candidatura viável que signifique a retomada do Estado pelos seus verdadeiros donos, o povo. Claro que o Rui não significaria essa mudança, mas WO é demais.

  • Interiorano

    O Prefeito tomou uma decisão que deve ser respeitada! Talvez quem sabe, ele percebeu que o momento não lhe é favorável! O Prefeito é um homem competente, honesto e inteligente e se fosse candidato, seria mais uma opção!

  • Artur Arruda

    Um banho de água fria na expectativa dos que esperavam ansiosos a disputa entre Renan Filho e Rui Palmeira. Prefeito fez certo! Seria uma eleição dificílima, Renan Filho está bem na gestão e no contexto político. Biu de Lira deve está furioso.

  • roberto

    Péssimo prefeito. Ia se aliar com o que tem pior, biu de lira. A cidade parece abandonada, a prefeitura sequer pinta faixa de pedestres, quanto mais constrói uma passarela…há avenidas e ruas que mais parecem caminho de roça.que dizer de postos de saúde, etc… mas o povo pobre aceita…afinal, votam nesses riquinhos, de famílias tradicionais, donas da capitania.

  • Gustavo Rocha

    Bastante aliviado com a decisão do Rui! Maceió estava prestes a entrar no mundo das Trevas com a possibilidade de ser governada por MARCELO “BIU” PALMEIRA, que já posava de Prefeito ao lado dos seus! Agora Rui, é refazer seu Secretariado e arregar as mangas pra trabalhar. Quanto ao vice só resta ser vice!

  • Melquisedeque

    Muito bem, quem irá nos salvar???

    Nem o Chapolin Colorado vai aceitar.

    WxO

    E tome feudo, capitania hereditária … Na verdade, bem na verdade, merecemos … Incrível como a classe empresarial dessa terra assiste tudo de forma passiva, fica em cima do muro e não toma posição para não desagradar a esse ou aquele grupo.

    Nunca vi um só empresário defender uma linha política.

    Empresário que falo é empreendedor, não aquele que tem uma empresa de esquina.

    Olha, já falei antes e reitero agora: nunca teremos nada melhor nas Alagoas.

    Rodrigo Cunha, esqueça. Não tem bala pra peitar o rei Renan.

    E fora ele, é W x O …

    Perdemos todos. Exceto os amigos do rei, que estarão por mais quatro anos ali, do lado, somente apitando …

  • Tô de olho

    Boa noite,

    Existem razões, que nem a razão explica.
    Rui não se sente confortável é com seu Vice, com Biu de LYRA e com Mauricio Quintella, que desde sempre negociava com os Calheiros uma vaga pro senado em dobradinha com o pai.
    Biu precisa Denus bom palanque e Rui era o ideal, no mínimo ganhava a prefeitura de Maceió.
    Mauricio não confia em Marcelo e por aí vai, um bando e não um grupo político.
    No final, acho eu, que vão ter que bancar Rodrigo ou JHC, pra enfrentar os Renans, que estão bem na frente.

  • Gomes

    A desistência do Rui Palmeira nessa altura do campeonato demonstra um descompromisso com o quadro oposicionista ao governo e aos postulantes ao Senado, construir um candidato que possa disputar será uma engenharia complicada mais possível, basta ter um historio de honestidade e respeito, contra os ladroes e mau caráter!!! Vamos pra frente!!!

  • Nivaldo

    De “frente para a lagoa”, cadê prefeito o projeto da sua promessa da campanha passada,cumpra, estamos de olho.

  • Claudia

    Ricardo, acabei de sair do restaurante filé do Zezé, lotadíssimo por sinal eis que Eduardo Tavares, atual prefeito da cidade ribeirinha de Traipu foi entrevistado para falar sobre gestão e sua experiencia administrativa ao longo de sua carreira. Ficamos impressionados com tamanha desenvoltura e inteligência. Mas o que mais me espanta, assim como os que acompanham de perto a tragetoria deste estadista é como o PSDB deixa sair de seus quadros um homem como Eduardo Tavares. Acho que nosso tão sofrido estado merece ser representado por homens de bem ! E acredito que num futuro próximo a política alagoana mude de cara, mude pra melhor ! Eduardo Tavares precisa representar nosso tão sofrido estado !

    • marcos

      alagoas vota marx, renan, breno albuquqerque, biu, alavaro dias.. esse sim me reprsenta. tmj

  • Camila Athaide

    sabia que o Rui não toparia, sempre soube. Agora Ricardo, acabei de sair do bar do Zezé e assisti uma entrevista digna de se assistida pelas pessoas de bem dada pelo Eduardo Tavares ao programa “perguntar não ofende”! Pense em um show de retórica e de conhecimento! ET falou com desenvoltura e com competência sobre os problemas locais e sobre temas nacionais! Possível candidato a deputado federal pelo PRTB seria ele o nome certo para enfrentar Renan Filho, o que é impossível pois ao que se sabe ET nunca se sentiu bem entre os Tucanos e, na entrevista, ele demonstrou muito apreço pelo governador. Teremos um pleito frio e sem graça, mas fazer o que!

  • Henrique S.

    Marcelo Palmeira seria um bom nome para o governo! Tem trabalhado muito em Maceió e manteria o grupo unido.

  • Ademir

    Traíra é o Mauricio Quintella, tão logo o Rui Palmeira desistiu, já correu pra o lado do Renan. Esses políticos só defendem os deles, o povo que se ferre. E o pior que ainda tem gente que vota.

    • Guilherme Feio

      Ademir, ele sempre esteve ao lado do Rui, desde da 1 eleição. Mais, o mesmo e outros precisa de uma chapa para concorrer às eleições, se a parti do momento, o Rui desisti da eleição, ele abre espaço para seu grupo possa escolher o que é melhor para ele.

  • Carlos Ferreira

    Fico pensando no que passa na cabeça do JEu, do Wal, do Carlos e do “Ha Lagoas” que passaram dois anos comentando diariamente falando que Rui ganharia de Renan filho para o governo… quanto tempo perdido hein rapaziada

  • Igor Ribeiro

    Rodrigo Cunha já declarou abertamente a imprensa que não teme ficar sem mandato e que está disposto a disputar cargo eletivo mais elevado. Acho que é muito importante que Rodrigo possa disputar o senado ou governo e acabar com essa oligarquia que se formou onde pai e filho desejam se perpetuar no poder de Alagoas.

  • Sdias

    Acredito que foi a decisão mais acertada em sua gestão pois seria derrotado no primeiro turno e assim n teria oportunidade de realizar oq prometeu em 2016, ele é novo e tempo muito tempo na sua carreira política para se recuperar, agora alguns aqui do grupo vão ficar sem empregos, foram 2 anos e as mais diversas teorias e análises dos cientistas políticos do blog, que para mim não passavam de servidores municipais tentando garantir seus empregos…

  • Claudio Vilemon

    Como na vida; na política colhe o que se planta, o prefeito vem fazendo políticas públicas de forma errónea, gastou muito com propagandas enganosas querendo reverter sua administração caótica. Só podia dá nisso.

  • Wilson

    Parece que o governador é que está administrando Maceió, Eixo viário do Cepa e Quartel, pequenas obras grandes mudanças, duplicação da cachoeira do meirim e outras obras estruturantes que beneficiam a nossa capital, enquanto esse prefeito retirou até os garís que limpavam as ruas, ele fez o certo pois iria passar vergonha com uma derrota humilhante.

  • JEu

    Bem que o Dr Alfredo Gaspar poderia se candidatar… então todos os que não querem mais o Reinãozinho no governo poderia ter alguém em quem votar… agora, sem o Rui, tudo indica que o número de votos nulos e brancos vai subir muito… Agora, o interessante é que foi dito no texto que a campanha será caríssima… e sem a grana de “contribuição” das empresas, de onde é que vem os recursos para a campanha do mininim e de seu papito?!!! será que é de todas essas “obras” e construções de hospitais, etc e tal?!!! de olho neles MPF e MP/AL…

  • Daniel Antunes

    A República das Alagoas irá continuar sendo comandada pela família Calheiros, isso é péssimo.A inexistência de disputa eleitoral em Alagoas confirma que o nosso Estado é um verdadeiro curral eleitoral. Lamentável essa desistência.

  • Há Lagoas

    Renan – o Filho – tem a chance de provar que a reeleição é um dos piores erros perpetrados contra a nossa democracia tupiniquim. Sairá do 2º mandato fragilizado e desgastado, assim como Lessa, Vilela e Palmeira.
    E falando do prefeito de Maceió, creio que ele avaliou muito bem a sua decisão.
    Alagoas é maior que o clã Calheiros, e por hora merece ser dominada por eles, talvez assim aprendamos alguma coisa.

  • Aílton

    Fez certo não gastar dinheiro público em campanha perdida e também não está com essa bola toda a cidade não tem uma obra de grande porte as que tem é o governador fazendo então nem para prefeito tá prestando.

  • Interventor

    Os alagoanos estão bonitos, mais 4 anos de Calheiros. Significa: desenvolvimento 0, educação 0, saúde 0 e segurança pública 0. Povo burro, tem a “arma” nas mãos e não usa. Gente, vamos votar no último colocado nas pesquisas.

  • Arthur Manoel

    Nem a orla está bem cuidada, visto a sua importância devido o turismo, pois até os bancos estão se deteriorando com ferros enferrujados aparentes e o calçadão cheio de buracos, sem a devida manutenção em vários trechos. Disse ainda, que iria tirar a línguas negras, mas, apesar da obra com estações elevatórias, elas continuam lá como se nada tivesse acontecido. Dinheiro jogado fora!!!

  • wal

    Fez certo,aí está a postura de um Homem, 1º a família,depois terminar o que prometeu na campanha passada,ainda teve os bloqueios pela irmã do munhecada,TC-AL e a turma do TEMER. Ele pode tá prevendo as munhecadas que vem,( pistolagem )vejam quem são os que estão brigando pelo governo,eles já provaram; são do mal. Rui não vai expor sua família. Ele não teria a coragem de dar um MUNHECADA EM NINGUÉM.E quem tem a parte podre do STF,como aliado nas maldades,ex: sr. GILMAR MENDES, ALEXANDRE DE MORAES,NAPOLEÃO,MARCOS AURÉLIO MELO,tem carta branca para AS MUNHECADAS…
    .
    Prevalece uma verdade; FORA OS:
    MUNHECADAS.
    NAVALHOS.
    TATURANOS e os TATURANINHAS.
    CLÃS DOMINANTES.
    OS CORONÉIS DO SERTÃO.Bem como seus familiares e os mui amigos.
    .
    Simples assim…
    .

  • ANA LUIZA CAMERINO

    Caro Ricardo Mota, eu não acredito em nenhuma das prováveis causas por você apresentada.
    Rui desistiu, assim como Teo em 2014 colocou candidatos inexpressivos para facilitar a vida do Renan Filho.
    Rui deve ter o mesmo tipo de acordo para facilitar os Renans.
    Rui e Teo fazem parte da versão 2018 de ajuda humanitária aos Renans. E serão lembrados por esse fato inédito na politica alagoana: W.O 2018
    Se essa minha hipótese estiver errada, ainda assim não alivia para o RUI.
    Se ele não estiver junto com TEO ajudando os Renans de forma deliberada, ele foi muito egoísta de ter impedido com a sua indefinição que o grupo de oposição trabalhasse um nome para chegar forte as eleições como candidato de oposição aos Renans.
    Ou seja, em qualquer uma das hipóteses, Rui se mostrou FRACO, AMADOR, DESINTERESSADO, IRRESPONSÁVEL e que faz politica com mediocridade.
    Não ia votar no Renan, mas agora vou. Ao menos mostrou competência para matar por inanição a COVARDE oposição alagoana.
    Viva mais 4 anos re RENANS!

    • Antena Ligada

      Ana Luiza,concordo com você quando menciona um possível “acerto” junto com Téo Vilela para facilitar os Renans.
      Só discordo quando afirma que irá votar neles, os Renans.
      Sou alagoano, esperançoso que haja mudanças e jamais darei meu voto para esses dois fichas sujas.

  • Marcos Antonio

    Isso mesmo prefeito, agora é exonerar esses parasitas comissionados da Controladoria e nomear os 20 aprovados no concurso público para fortalecer sua gestão

    • P.DAVI

      MUITO DIFÍCIL MEU CARO, ALI É ACORDO POLÍTICO E SEUS CAPACHOS DOS VEREADORES!!

  • Henrique VIII

    E agora? como vai fica as eleições pra governo. Que só tem um nome que se acha forte devido os conchavos e barganhas na assembleia e quase todos prefeitos dos municípios que se venderam. Não falta mais nada para que filho e o pai faça do estado de alagoas extensão da casa deles. Trabalhando sério, a gente chega lá? A onde ninguém sabe só eles dois.

  • Sandro Brown

    Com certeza ele fez o certo, pois iria levar uma surra pior que a que ele deu no “Cicinho”,mas com certeza ele vai querer vir como senador, um cargo muito melhor, e que não precisa fazer nada, só ficar oito anos mamando.
    Pior é ter que suporta mais quatro anos do governadorzinho pau mandado.

  • Marcos

    Será mais uma vitória do Renan Filho por WO.

  • Politica Saudável

    Bom, sabendo das possibilidades políticas existentes em Alagoas para uma candidatura ao governo do estado , é no mínimo desanimador , mas convenhamos nenhum alagoano é tão inocente a ponto de não saber as jogadas políticas existentes nesse meio , alianças entre desafetos , desistências súbitas ,aparições igualmente súbitas , para os participantes deste jogo tudo dentro da normalidade , para o povo que espera quem dá mais , menos um para se esperar algo ,e para os que acreditam que a empresa Alagoas pode voltar para as mãos do povo. Só lamentar todas as opções que temos ….

  • Claudio MCZ

    Eu acho o Rui Palmeira um fraco, tem medo de disputa, politico com essas caracteristicas vão ser politicos de pouca expressão. Com a saida dele cria um vacuo, e ai qualquer candidato que tenha um passado limpo pode se candidatar e conseguir exito, mesmo com toda a maquina dos Calheiros, por um simples motivo, a rejeição dos Calheiros são altissimas. Sugestões de candidatos a Governador que pode explorar esse nicho eleitoral: Eduardo Tavares, Tiberio (Novo 30), Henrique Caldas, Lessa, Rodrigo Cunha, Alfredo Gaspar, e tantos outros, seria o Anti-Renan, olhe que esse eleitorado não é pouco e é altamente politizado, ao contrario dos eleitores do curral de Murici.

  • GOMES

    Concordo perfeitamente com o comentário de Ana Luiza Camerindo, só colocando um adendo, votar nos Renans jamais, vamos torcer e criar um movimento político ético e viabilizar a candidatura do RODRIGO CUNHA ao governo, não o conheço, mais com certeza polarizava o BEM contra o MAL!!!!

  • junior

    Desisão correta, ele tem mais é que terminar o seu mandato de Prefeito,¨que diga de passagem , não tá bem¨,a cidade cheia de problemas, muita coisa prometida e que não vai fazer 5% do que prometeu, depois do mandato descansa 2 anos e sai candidato a deputado Federal.

  • Jotavece

    Péssima notícia para os aposentados e pensionistas do Município, vai continuar o sofrimento promovido pelo IPREV-MACEIÓ

  • nool

    Deus tenha misericórdia da população alagoana. o reinazinho agora não precisa nem se esforçar para levar e barganhar mais quatro anos do nosso estado. ou políticos vendidos frouxos.

  • ROGER Lima

    Desse jeito, a eleição de Alagoas vai ser igual a certas eleições para síndico de condomínio, são eleitos por aclamação por falta de opção.

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    Uma decepção! Agora vamos apostar no Rodrigo Cunha,um jovem com vontade de mudar o cenário político em Alagoas.

  • Jorge

    Decisão acertadissima! Os alagoanos, infelizmente, merecem isso que tá aí! Mais sofrimento para o povo alagoano!

  • Abreu

    Poucos ainda não sabem ou não reconhecem, mas temos bons nomes na politica Alagoana surgindo!!! Nome este que, no futuro bem próximo, caso continue na vida pública, irá inovar a politica Alagoana.. Tais como: Eduardo Tavares (Prefeito de Traipu); Julio Cezar (Prefeito de Palmeira dos Índios); Alfredo Gaspar (PGJ); Rodrigo Cunha (Dep. Estadual); até mesmo o JHC (Dep. Federal).

  • Carlos

    Arraes.
    Rodrigo Cunha governador, esse é o homem!

  • Oliveira

    Rodrigo Cunha só restou você, salva alagoas!