A pergunta é inicial e necessária para que você resolva o que vai fazer nas eleições deste ano.

E claro: o indagar há de ser o próprio indagado.

Se muito reclamamos e xingamos alguns dos vários eleitos nos últimos pleitos, eis que a democracia oferece uma ótima chance para corrigir os erros cometidos – onde eles existem, que fique claro.

Em regra, pouco lembramos dos candidatos em quem votamos, principalmente se eles foram eleitos com a nossa participação e se tornaram personagens da crônica policial.

Este não é o lugar da atividade política.

Se você conseguir responder a pergunta acima, já terá  dado um passo importante para chegar a outubro com mais chance de acerto.

 

 

"O eleitor médio não vota em candidatos extremos"
Justiça autoriza matrícula dos aprovados em Medicina da Uncisal
  • Enganar, jamais.

    Você é eleitor? Quando for votar em 2018, não se deixe enganar em candidato que usa as propagandas de inaugurações de obras dos outros para dizer que são suas, um candidato que faz usurpa para se o que seu adversário fez, não merece seu voto, porque é puro enganador, como se o povo fosse pessoas trouxas e que não merecem respeito! Vamos votar em FICHA LIMPA!!!

  • JEu

    Concordo, Ricardo… e ainda perguntaria, principalmente para aqueles que estão se apresentando como nomes novos: o que já fez em benefício das comunidades, principalmente das mais carentes e como trabalho voluntário, ou seja, sem outro interesse que não fosse ser útil e trazer alguma coisa boa para as pessoas?!!! Este, creio, deve ser um dos itens para a seleção do nosso voto… outra coisa é, sem dúvida, o ser ficha limpa… ou seja, não aparecer no “currículo” do candidato (principalmente à reeleição) ações, denúncias, etc, de mau uso do erário público ou da coisa pública (caso recente do deputado apontado para ser nomeado para o ministério do trabalho em substituição à Cristiane Brasil, que teve seu nome envolvido em processo por furto de energia elétrica… pois se é capaz de furtar energia elétrica, então é capaz de maiores “traquinagens” com o erário público… afinal, tudo começa com o furto de um “confeito”, se não se arrepende e não se emenda…

  • Carlos

    O eleitor na sua maioria não se enganou e sim votou consciente pelos pequenos favores ou algum dinheiro e na cara de pau vender o voto e ainda quer que corrupto seja honesto…Se o eleitor vende o voto e ainda quer educacão e saúde de qualidade e que eles não roubar. É querer enganar a si mesmo.Abaixo o coronelismo.

  • Antônio Carlos Barbosa

    Prezado Mota, boa reflexão para todos, muito propício o momento.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    ELEIÇÃO, EMBROMAÇÃO OU ENGANAÇÃO ENGANA A NAÇÃO; OU NÃO?
    Joilson Gouveia*
    É a litania, ladainha e cantilena esfarrapada, surrada, enfadonha e desgastada de sempre, para que cada cidadão seja compelido, como tem sido e sói acontecido, a exercer o seu dever cívico e sua cidadania ou compelido em seu dever democrático de “escolha do melhor entre os bons candidatos”, como se todos fossem idôneos (“ficha-limpa”, no mínimo) e, realmente, estivessem pensando, querendo e dispostos em resolver os problemas que afligem aos cidadãos e cidadãs decentes, honestos, honrados e de bem.
    A ver: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/09/eleicao-sem-impressao-de-votos-causa.html.
    Veem, as eleições temporárias, sazonais e periódicas, como se fosse a panaceia para todos os males, vicissitudes, óbices, percalços e problemas socioeconômicos da Sociedade, nessas “seguras, confiáveis, invulneráveis e invioláveis urnas digitais eletrônicas, da Smartmatic venezuelana de George Soros”, mormente os chamados “agentes-de-transformação-social”, que instigam, açulam, provocam, induzem e convocam-nos para “construção da democracia”!
    A ver:http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/08/eleicao-sem-impressao-legado-patriarcal.html.
    As eleições temporárias não passam de ardil perigoso, sórdido e enganador, um engodo e um blefe ou drible, para que pensemos estar vivendo numa democracia, que é a estrada segura para manter o socialismo/comunismo desses 35 “partidos” de matizes escarlates e todos de bandeiras de mais de cinquenta tons vermelhos desses proficientes, profícuos e probos progressistas (marxistas/stalinistas/leninistas/trotskistas/gramscistas/Fabianistas) de uma dissimulada, escamoteada e afiada Tesoura-Escarlate: a democracia é a essência do socialismo, a estrada segura do comunismo.
    A ver: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/02/eleicao-sem-impressao-e-apuracao.html.
    Eis o que já dissemos, a saber:
    “Enfim, imputar ao povo é o mesmo culpar a polícia, que investiga a causa mortis e autoria do crime ao achar o cadáver e indiciar o criminoso ou à imprensa que noticia o delito ou o achado, como insinuam alguns escarlates! É, no mínimo, tergiversar!
    Abr
    *JG
    P.S.: sem subterfúgios, qual “partido” defende aos interesses do Povo ou da Pátria? – “Pior que um governo corruPTo é um cidadão honesto que o defende”! – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/08/tergiversacao-sobre-o-mal-da-eleicao-ou.html
    Na conjuntura atual, de nossas “velhas e novas repúblicas”, pseudas-democracias, onde somos feitos de bobos, otários, imbecis e idiotas, desde a “reabertura política à debacle redemocratização”- como se não vivêssemos numa, à época -, estamos sendo “governados pelos anistiados auto-exilados” que tentaram, pelas armas, implantar o que conseguiram com a “cartilha gramscista/fabianista”: o comunismo sui generis ou à brasileira nessa republiqueta tabajaras/tupiniquim. De há muito que o “voto nada decide; quem conta os votos decide tudo” – Josef Stalin. Hoje, e desde a década de noventa, o escolhido está adrede programado, sufragado, computado e eleito ou reeleito! – Notem quantos estão lá nesses 5/6 seis lustros!
    A ver:http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/05/eleicao-sem-impressao-e-mais-um-golpe.html.
    Eleição sem impressão de voto, apuração, computação, totalização e aferição ou contestação é mera embromação, simples enganação (= engana a nação) com falsa eleição! Eleição sem apuração pública, ostensiva, clara e transparente é para enganar toda a gente!
    Abr
    *JG
    P.S.: Voto impresso é lei! Ou tornemos às cédulas eleitorais.

  • Futura professora desencantada

    Ricardo, sou estagiária da Semed, interprete de Libras numa CMEI, assumo, assim como outros estagiários, a função de um funcionário que não existe na rede municipal e certamente na estadual. Nós estagiários somos contratados como mão de obra barata,pois não temos direitos trabalhistas, não recebemos 13º….nosso contrato antes tinha duração de seis meses podendo ser renovado a cada seis meses chegando ao total de dois anos, nos últimos meses isso foi mudado e a cada dois meses acontecia essa renovação e o contrato vigente se encerra no fim deste mês.Ontem fomos surpreendidos com a notícia de que os contratos serão renovados através agora do CIEE e com uma redução de quase 50% no valor da “bolsa” quem aceitar fica, quem não aceitar não renova. Assim somos descartados, um retrocesso absurdo!!! Temos uma forte ligação com as crianças as quais damos assistência, estabelecemos laços que foram conquistados ao longo de uma jornada, cheia de percalços e isso agora será rompido desse modo. Quando sabemos que o contrato chegará ao fim por conta de já termos cumprido todo o tempo , é uma coisa, já nos preparamos e preparamos a criança para essa separação, fazendo isso gradativamente,agora do modo que tá sendo conduzida essa situação é desumana.Nós estagiários trabalhamos com crianças surdas, autistas, com limitação motora, intelectual entre outras, nos dedicamos com muito amor a esse trabalho, ai surge alguém que lá do seu gabinete,decide acabar com tudo isso , reduzindo o valor da nossa “bolsa”, causando em nossa vida profissional um desencanto com os rumos que o poder público conduz para a educação. Futuramente professor será uma raridade, poucos que estão se graduando em licenciatura seguirão carreira, lamentável.