A mesma pergunta eu fiz a advogados e integrantes do MP e do Judiciário.

Não há um consenso, mas a minha opinião se aproxima mais daquela manifestada majoritariamente pelos advogados.

Deixando claro que a minha opinião é política – mas o tema também político.

Eu acredito que ao afirmar que o TSE deve impedir a candidatura dos chamados “fichas sujas” o ministro Luiz Fux apenas cometeu uma bravata.

Se os candidatos “barrados” – porque foram condenados em segunda instância – conseguirem liminares, eles vão disputar os votos dos eleitores.

O ministro do STF, presidente do TSE, sabe da força de uma liminar. Basta lembrar que é graças a um desses ‘remédios jurídicos’ que se mantém o auxílio-moradia da magistratura.

Quem concedeu esta liminar?

O ministro Luiz Fux, em 2014.

De lá até os dias de hoje, a Receita Federal deixou de receber R$ 5 bilhões – é a estimativa -, porque a tal verba é “indenizatória”, e sobre ela não incide o Imposto de Renda.

Esta questão também é política – de política de classe, mesmo.

A Lei da Ficha Limpa foi um sonho de uma noite de verão.

Apesar de integrantes do MP e do Judiciário acreditarem que os “taturanas” condenados pelo TJ serão barrados pelo TSE.

É a opinião deles.

Mas é lembrar que o jogo político se disputa em outro campo e com outras regras.

Que o eleitor, de uma vez por todas, tenha consciência de que nenhuma insituição pode substiuí-lo: o poder de limpeza é dele.

Aos que estão passando
Rui Palmeira pode definir até o novo vice do governador Renan Filho
  • Antena Ligada

    Caro Ricardo: a última frase do seu texto disse tudo.
    Que o eleitor não se iluda com as decisões da justiça, o poder do voto É DO ELEITOR. Portanto, cabe ao eleitor não votar em taturanas e outros insetos FICHAS SUJAS.

    • ALAGOANO

      Vamos dizer isso, aos moradores das fazendas rodeados por cabangas armados e assassinos, que dependem deles para não passar fome, que são ameaçados diuturnamente, nessas terras devastadas, onde não ha internet e televisão; ha fome e miséria, não ha escolas, esses ainda se sentem privilegiados por estarem sobre o guarda chuva desses bandidos criminosos travestidos de “doutores”. Que alimentam esses pobres coitados, que sem oportunidades e estudos, só conhecem o lado de dentro da caverna, o lado de fora é contado pelos “gestores” dessa massa sofredora, ainda mais sofredora que as do outro lado da caverna. Que já sofre muito!

    • Da CAETéLâNDIA até Miami, é Florida REINVENTAR o Brasil 2017!

      Pois é Antena LIGADA! … pra surrupiar COFRES públicos é afastar-se do PT.
      – Qual é o PÓ? … Áh! … é SIM, ááááÁtchIiiim! – Que DROGA! … rsRs
      daí o fora TEMER insistindo com comparsas: “vamos manter isso” paulistanamente – a Lava JATO alcancarça Sã-Falh@-çP? … Kkkkk
      O q a SURUBA do Jucá pernambucano diria a ALAGOANOS do futuro GOLFO do ex-prefeito de PALMEIRA nos 1920’s, Graciliano RAMOS?
      Alagoas, a Comarca SERVIL onde políticos PÚTRIDOS abundam como se o VOTO da gente fosse COISA n’água que NEM fede nem xêra.
      – Será o meRmo em outubo deste 2018?
      Como VOTAR nestes fedorentos, indagaria a intrépida HH encrespando.
      MAU XÊRO q’espanto até RC, capaz de encestar seguidas BOLAS de 3 pontos, arremessada fora da área do BASQUETE.
      Pois a LUTA continua, aliás NEM começou ainda.
      NEM ficou a PATA livre da suruba dos PATOS amarelos da FIESP paulistana conspirando o golpe pró-TEMER.
      A ração NACIONAL será cocô – OTIMISTAS dizem-, ainda nem morremos pelo Brasil em ritmo de DESMONTE mas a cocozada pode ser INSUFICIENTE pra todo @-mundo.
      A conferir.

  • wal

    Ricardo Mota, vc com piada a esta hora do dia!!!!!!!…
    Sério!!!!!!!!!, o que diz a banda podre do ( SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ).
    Sim…ex:dos srs: GILMAR MENDES, MARCOS AURÉLIO MELO, NAPOLEÃO ???
    Será que desta vez, o serviço da POLÍCIA FEDERAL – MINISTÉRIO PUBLICO DO ESTADO – MINISTÉRIO PUBLICO FEDERAL,vai ter validade ??????????
    Só acredito vendo…

  • Chega

    Para que não sejam eleitos basta não serem votados. Apesar de que, para isso, faz-se necessário o exercício da consciência cidadã, o que não é algo visto no cotidiano, nas rodas de conversa, nos corredores e escritórios, nas salas de aula, na areia da praia, enfim… Como veremos renovação nos cenários se continuamos os mesmos? Triste.

  • Dona Tonha!

    Nem morta fio, solução fio é votar na eleição de 2018 em ‘FICHA LIMPA’, porque a maioria dos candidatos são ‘Ficha Suja’!!! Fio, já espiasse alguma lei no Brasil ser cumprida e dar certo? Kkkkkkkkkkkkkk!!!

  • JEu

    Acho que estou vendo o “desespero de causa” se avolumando… vamos esperar para ver… afinal, tudo pode acontecer neste país… no entanto, para alguma coisa devem valer as leis deste país…

  • Há Lagoas

    Não confio no poder executivo – muito menos no legislativo – mas em se tratando do judiciário o grau de virulência é muito maior. As leis e seus infindáveis recursos privilegiando quem dentem poder econômico e político.
    Ambos os poderes se completam e dependem de favores mútuos um do outro.

  • HRJT

    Infelizmente pra não serem votados é preciso, teoricamente, que tenhamos uma população consciente, alfabetizada, com emprego, saúde, segurança e educação que garanta o mínimo para que não haja a compra do voto, seja ela direta ou indireta.
    É uma insanidade achar que essas raposas serão extirpadas da vida política se confiando no voto do povo. A receita que esses(as) caras usam são infalíveis: menos educação, menos segurança, menos emprego, menos tudo, mais dependência do poder público e de esmolas, um cirquinho ali ou acolá e tá ganha a eleição!
    Democracia nesse país ainda considero uma ideia falida.

  • Voto Nulo

    Fim da questão! Voto Nulo Já!

    • Carlos

      Voto nulo, infelizmente você insiste no voto nulo! Continua desinformado! Preste atenção e pesquise no Site,do TSE!!! As eleições no Brasil, o que conta são os votos válidos!!!! Então se o impossível acontecesse dos eleitores de anularem os votos! Neste caso o candidato não iria anular e votaria nele.

  • lopes

    Estava dona Onça “posta em sossego, de seus anos colhendo doce fruito,
    naquele engano da alma, ledo e cego, que a fortuna não deixa durar muito…”

    De repente, no balneário decadente, corre-corre na geral. O vampiro que é prudente, chamou a si o general.

    “Quero só um milagre, antes que o temporal desague !”

    Ouviu amarga resposta que o deixou comendo b.

    “Se o cavanhacudo carrancudo quiser servir de escudo, levará logo um cascudo. E se a mina que se acha Cadillac (de rabo de peixe) mas é um mero de bigode, se empombar também se f. Não há nada que num minuto me deixe mais p.”

    Um jornalista furreca tentou uma armação para denegrir o bolso ignaro. Atirou no que viu; acertou o que não viu.

    A maré não tá pra peixe.Se houver resistência por aqui, a lambança será pior que no Haiti. A Onça lá, até terremoto viu. Se preciso, a todos, manda-los-á à PQP.

    A solução não pode ser de meia-sola ó bocó de mola! Caso contrário a felina tornar-se-á uma gata transformada em bichana aposentada.

    Agora ou vai ou racha; e tem idiota que não acha.

    A imprensa mundial pensará que é mero replay do carnaval.

    “Unidos da Paura Bruta”, o bloco dos filhos da rima.

    Não adianta clamar ao céu. A jaca já foi pro beleléu.o

  • rubens costa

    “…cabe ao eleitor não votar em taturanas e outros insetos fichas sujas…”
    Caro eleitor, você esqueceu um simples detalhe: estamos no Brasil, onde a maioria dos elitores é analfabeta, pelo menos, funcional! Você viu renanzinho todo pintado de azul, no meio dos gados, brincando carnaval, juntos e misturados?

  • Nelson

    Kkkkkkkkkk Lula que comandou o maior esquema de Roubalheira do mundo, não será inelegível, imagine os
    Taturanas daqui kkkkkkkkkk
    Brasil o País do futuro hehehehe rsrsrsrs.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    PERSCRUTAÇÃO A EMBROMAÇÃO PARA ELEIÇÃO E SALVAÇÃO
    Joilson Gouveia*
    O nosso preclaro, culto, habilidoso e exímio literata caetés e tupiniquim “Peninha”, contumaz useiro e vezeiro da verve escarlate de insinuadas, dissimuladas, subliminares, sub-reptícias perscrutações e sagazes, satíricas e sarcásticas diatribes infensas sem ofensas, mas usual de sentenças melífluas e edulcoradas instigações sobre o que “sabe, diz saber e tem certeza de que sabe e conhece”: política; e não só sobre as “verossímeis verdades” dela e sobre ela!
    Capcioso, astuto e arguto, questiona instigando-nos a todos sobre o curial, mero e comum senão batido e rebatido ou desgastado senão vergastado ardil enganoso e engodo de que o povo é poderoso “por ter o direito” a “escolher” o que já está adrede escolhido, mormente nessas “invulneráveis, invioláveis, imaculadas e seguras urnas digitais eletrônicas, da venezuelana Smartmatic de George Soros”, desde o foro de São Paulo/1990 e Pacto de Princeton, sobre os quais sequer menciona uma única linha, nem rebate-as!
    Entrementes, sempre emula, açula, atiça e provoca aos seus leitores, que expressam suas mais vária e equivocadas opiniões, palpites e idiossincrasias sobre o evento, feitos, fatos ou personalidades renomadas dos 35 “partidos escarlates” e seus mais de cinquenta tons encarnados, fazendo-nos crer que estamos e vivemos numa democracia porque há “eleições, opções político-partidárias e direito de escolha”. É típico, já que ela (a democracia) é a trilha do socialismo, o caminho seguro do comunismo e a certeza de que “o povo é soberano” e tem “poderes”: põe; mas não depõe, numa escolha por livre e espontânea coerção.
    Senão vejamos suas capciosas perscrutações cavilosas e infensas lancetadas afiadíssimas, a saber:
    “A mesma pergunta eu fiz a advogados e integrantes do MP e do Judiciário.
    Não há um consenso, mas a minha opinião se aproxima mais daquela manifestada majoritariamente pelos advogados.
    Deixando claro que a minha opinião é política – mas o tema também político.
    Eu acredito que ao afirmar que o TSE deve impedir a candidatura dos chamados “fichas sujas” o ministro Luiz Fux apenas cometeu uma bravata.
    Se os candidatos “barrados” – porque foram condenados em segunda instância – conseguirem liminares, eles vão disputar os votos dos eleitores.
    O ministro do STF, presidente do TSE, sabe da força de uma liminar. Basta lembrar que é graças a um desses ‘remédios jurídicos’ que se mantém o auxílio-moradia da magistratura.
    Quem concedeu esta liminar?
    O ministro Luiz Fux, em 2014.
    De lá até os dias de hoje, a Receita Federal deixou de receber R$ 5 bilhões – é a estimativa -, porque a tal verba é “indenizatória”, e sobre ela não incide o Imposto de Renda.
    Esta questão também é política – de política de classe, mesmo.
    A Lei da Ficha Limpa foi um sonho de uma noite de verão.
    Apesar de integrantes do MP e do Judiciário acreditarem que os “taturanas” condenados pelo TJ serão barrados pelo TSE.
    É a opinião deles.
    Mas é lembrar que o jogo político se disputa em outro campo e com outras regras.
    Que o eleitor, de uma vez por todas, tenha consciência de que nenhuma insituição pode substiruí-lo: o poder é dele”. (Sic.) – Na íntegra in http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2018/02/17/voce-acredita-que-os-taturanas-condenados-pelo-tj-estao-inelegiveis/
    Notem bem: a) cita os condenados (não punidos e mantidos incólumes em seus direitos e gozo de seus bens – ainda que amealhados imoral, ilícita e ilegalmente -, mas preservados seus “direitos políticos”) taturanas, a ver: 1) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2014/04/taturanas-versus-maos-limpas-so.html, e; 2) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/11/condenacao-de-taturanas-nao-passa-de.html; mas o desiderato escamoteado é a “ficha-suja” do condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês, que usará de “poderosa liminar” para ser candidato “ficha-limpa”, mesmo com as bravatas de FUX, presidente do TSE, que expedira uma para seus “colegas de classe”.
    – Em tempo: nesse sentido, a África do Sul é muito mais democracia que a nossa res publica tabajara e tupiniquim: lá o denunciado por crimes de corrupção RENUNCIOU, por exigência de seu próprio “partido”, à presidência do país, já cá …;
    b) bate forte, mas “sem agredir ou ferir” aos membros do Judiciário e do Parquet, que usufruem dos “favores”, graças ao “poder de uma liminar”, que solapa recursos da receita federal da união em benesses, graçolas e sinecuras apelidadas de “auxílio-de-moradia” – nada contra o “auxílio-reclusão” aos “trabalhadores” encarcerados nem aos “trabalhadores” mantidos por generosas “bolsas-famílias” aos necessitados encurralados famélicos: os pobres e miseráveis que dizem ter tirado da pobreza, nesses últimos catorze anos – eram 50, depois 36 e, agora, são 18 ou 16 milhões de “famílias carentes” – esses números variam de acordo com a bazófia do momento – A ver: a) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/01/bolsa-reclusao-ao-presidiario-e-os.html, e; b) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/02/auxilio-moradia-nao-auxilio-reclusao.html.
    Nada disso avilta, solapa e espolia a Receita Federal da União! 😉
    Aliás, nem mesmo todas as escabrosas, descabidas, inescrupulosas e criminosas “doações, desvios, investimentos e empréstimos noutras nações democráticas” do naipe de Cuba, Bolívia, Venezuela, Equador, Guatemala et caterva escarlate, a ver: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/04/dias-melhores-virao-hao-de-vir-sim-bom.html. Somem-se os valores!
    Enfim, tenta incutir na cabeça de seus leitores/eleitores que só o povo soberano (que põe, mas não depõe, por compelida obligatio) é que poderá salvar a si mesmo, à nação, à “democracia” e ao país, é disparate ou acinte à meridiana inteligência da maioria do povo e agressão aos subliteratos e ignaros analfabetos funcionais e políticos, dentre os quais me incluo; claro!
    Os Poderes, Órgãos e as Instituições republicanas e democráticas são de mínima e somenos importância, o que importa é a soberana vontade política de um supremo voto do povo, mas dês que “manifestada” nessas mesmas urnas digitais eletrônicas, sem impressão do voto ou voto impresso nem em cédulas físicas de papel e, principalmente, sem a mais mínima possibilidade de aferição, numa apuração, computação e totalização sigilosa, confidencial e secreta para resguardar o íntimo segredo do voto!
    Chega de embromação!
    A ver: a) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/02/eleicao-sem-impressao-e-apuracao.html, e; b) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/02/mais-suja-que-o-vil-estelionato.html.
    Eis, pois, a nossa res publica tabajara!
    Abr
    *JG
    Postado in http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2018/02/17/voce-acredita-que-os-taturanas-condenados-pelo-tj-estao-inelegiveis/

  • Sergio

    Ricardo, sei que nao ta dentro do assunto. Procura saber pq o AL Previdencia , nao implanta as reposicoes das pensionista do Tribunal de Contas . A ultima foi de 25/12/2017 e algumas ja nao tem ha mais de 10 anos

  • Antonio Carlos Barbosa

    Prezado Mota, você disse tudo, o poder da limpeza na política é do eleitor.
    Se houver consciência, o eleitor não votará em candidato ficha suja, mesmo que este esteja amparado em liminar.
    Fuja suja não merece voto de ninguém.
    Pela limpeza na política.

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Permita-me desconcordar do nobre e dileto leitor/comentarista “Antonio Carlos Barbosa”, que invoca, evoca e até imputa ao “eleitor” por todos os males existentes nessa nossa “política tabajara, tupiniquim e caetés”, bem por isso que leias ao texto infra, a saber:
      Maceió, domingo, 21 de agosto de 2016
      TERGIVERSAÇÃO SOBRE O MAL DA ELEIÇÃO; OU NÃO?
      Joilson Gouveia*
      Onde a lógica de se tentar imputar ao eleitor (pessoa, sujeito, indivíduo: seja ele consciente, culto, cidadão, politizado, diligente, ignaro, pobre, preto, branco, rico ou da “amada classe média” – sempre alcunhada pejorativamente de burguesia – alfabetizado ou analfabeto) por todas as mazelas, malefícios, estigmas perniciosos, inescrupulosos e criminosos de parlamentares corruPTos e corruPTores filiados ou integrantes de partidos?
      Por acaso, esses tais “partidos”, que são verdadeiros tentáculos de um sistema político-eleitoral inexpugnável, indefectível, invulnerável, inviolável e imaculado, no qual e do qual é impossível contestar, comprovar, averiguar, mensurar, computar e aferir ou atestar ou até impugnar aos seus resultados computados porquanto não se ter a convicção, a certeza e a garantia de que seu voto, que é único, individual, secreto, pessoal, democrático, geral, universal e de todos, ainda que não seja um Direito posto que obrigatório, forçado, coagido ou compelido (sob pena de sanções, multas e restrições de direitos) a “escolher” aos adrede indicados ou “escolhidos pelos partidos”, os quais são sustentados, mantidos e preservados e até “criados” com recursos governamentais, através de fundos partidários? – Sobre este tema ver ao que dissertamos, discorremos e assestamos, oportuna, adequada e adredemente, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/06/por-que-sempre-sobra-para-o.html
      Ademais, quantos maus-políticos são defenestrados dos “briosos quadros” desses tais “partidos”, mormente aqueles já indiciados, processados e condenados judicialmente, após devido julgamento?
      Os objetivos desses “partidos” são consentâneos, condignos, inerentes e coerentes ou similares, semelhantes e iguais aos Objetivos Nacionais Permanentes de nossa Nação e País ou com o nosso Estado-Brasileiro?
      Imputar ao Povo a culpa pela “escolha” de maus políticos é responsabilizar a ninguém ou imputar a sujeitos indeterminados, indivíduos anônimos, cidadãos ocultos, sigilosos e secretos, ainda que individuados e identificados biometricamente, onde sua simples digital serviria para comprovar que cumprira com seu papel (dever-direito de votar, mais dever que direito), ou não?
      Aliás, o eleitor quando sufraga seu voto, no escrutínio universal sazonal em comento, não dá carta-branca ou outorga-lhes procuração com plenos poderes, para malversarem, desviarem, achacarem ou espoliarem ao Erário, e sim para serem dignos, diligentes, probos, éticos e assíduos defensores dos interesses do povo e não somente aos de seus eleitores ou dos ditos “representantes”, apaniguados e parentela ou dos “filiados”; ou não? – Vejam o que dissemos, a saber:
      a) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/03/os-300-picaretas-ou-para-o-sujo-nao.html;
      b) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/11/vitoria-do-pais-uma-pinoia-demagogos.html;
      c) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/03/desdenham-ou-brincam-ou-olvidam-aos.html;
      d) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/04/o-chapeu-do-povo-os-indecisos-e.html, e;
      e) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/10/todo-poder-emana-do-povo-sera.html.
      Ademais, até a própria lei da Ficha-Limpa, parece ser inócua, inóxia ou inerme aos seus fins pretendidos, consoante o neo entendimento da mais “alta corte totalmente acovardada”, como fora aduzido pelo indigitado “virtuoso” Luís 51!
      Enfim, imputar ao povo é o mesmo culpar a polícia, que investiga a causa mortis e autoria do crime ao achar o cadáver e indiciar o criminoso ou à imprensa que noticia o delito ou o achado, como insinuam alguns escarlates! É, no mínimo, tergiversar!
      Abr
      *JG
      P.S.: sem subterfúgios, qual “partido” defende aos interesses do Povo ou da Pátria? – “Pior que um governo corruPTo é um cidadão honesto que o defende”!

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Há mais sobre o tema em liça aqui, a saber:
      http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/03/nem-todo-eleitor-e-cumplice-desses.html
      “Enfim, o eleitor ao “escolher” seu “candidato” não o outorga carta-branca para a improbidade indecorosa, inescrupulosa e criminosa, apenas é iludido pelas “eleições-democráticas” sazonais porquanto imposta por eLLes: tudo se resolve mediante eleições-gerais; já notaram? Põe; mas não os depõem! Pôr sem depor é não dispor de nenhum Poder, a saber:
      ·Eleitor; antes do pleito eleitoral, bastante disputado, visitado, abraçado, “valorizado” e assediado, depois dela seu valor é de um bagaço da laranja chupada! Temos PODER de PÔR, mas nunca para DEPOR! Somos Eleitor-cidadão pela metade! Outorga; mas não expurga! Tem poder de botar, mas nunca de tirar. É obrigado a ser eleitor, como pode se dizer que há o DIREITO DE LIVRE ESCOLHA quando a soma, dos votos nulos, brancos e abstenções ou faltas às eleições, foi BEM maior do que os VOTOS obtidos pela presidenta? Essa democracia está errada, a imensa maioria disse não ao que aí está e, portanto, pela regra democrática esse “governo” não me representa. – in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2014/05/democracia-ou-ditadura-de-uma-minoria.html
      Abr
      *JG

  • Breninho

    Eu tenho vários parentes que dependem dos Calheiros. Comem na mão. Como não votar e pedir votos?

  • Carlos

    Fichas limpas contra eles! Rodrigo Cunha, Heloísa Helena, Alfredo Gaspar e outros que surgirem! Abaixo a velha guarda do coronelismo da política Alagoana e a nova geração herdeiros da política Alagoana

  • Carlos

    Fichas limpas*

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Espero não ter sido “desproporcional”, bem por isso aguardo a edição do texto enviado acima! 😉
    Ar
    *JG