O coronel Marcos Sampaio, comandante-geral da Polícia Militar, deu uma aula prática sobre o comportamento que deve ter o cidadão comum quando é alvo de um assalto.

O oficial foi vítima ontem da ação de bandidos, no bairro do Trapiche, onde ele mora.

E o que merece destaque?

Ele não reagiu à ação dos criminosos. Melhor ainda: deu uma explicação racional e sensata sobre o seu comportamento:

– Eu não reagi porque nós orientamos a população que não reaja a esse tipo de crime.

Não é fácil tomar esta decisão, principalmente sabendo que o senso comum – os comentários postados falam por si – há de ser bastante crítico sobre esse tipo de comportamento (imagino o que não dizem as redes sociais, hoje). A cobrança social há de ser significativa.

Entretanto, as estatísticas mostram que muitos latrocínios acontecem, em bosa parte, por causa da reação – humana – das vítimas aos assaltantes.

O exemplo do comandante da PM deve ser motivo de reflexão para os que acreditam na máxima: mais armas, resultam em menos crimes.

Heloísa Helena enfrenta sozinha o desafio de conquistar 150 mil votos
Eleição deste ano promete ser a mais suja da história
  • João pé de feijão

    Ricardo Mota, fique na esfera da comunicação que eh melhor, o comandante da PM “vomitou” a dar uma explicação como essa, era melhor ter dito que não deu pra reagir pra salvaguardar a vida dos outros clientes devido à inferioridade numérica, agora falar o q disse kkkkk piada

    • Carlos Leopoldo

      Verdade!! Falou besteira! despreparo do comandante!

    • Cavalcanti

      Nada contra mas um carro topo caminhonete com dinheiro público para um comandante acho demais.

      • Atento

        Nota se a inveja de uma pessoa sem conhecimento de causa em seu comentário.

    • José Renato Silveira

      Não achei piada não, o coronel fez o que qualquer pessoa que não queira se ferir ou ferir alguém deve fazer.As outras medidas que já estão sendo tomadas para pegar os bandidos são as mais certas porque os policiais vão preparados para enfrentar os fascínoras em igualdade de condições.

  • Vitor

    Sua opinião deixa claro que o sr. é a favor do desarmamento. Logo, um desinformado informando. Se o sr. não gosta de armas ou não faz questão de se defender é um direito seu. Porém, não pode usurpar o direito de quem prefere se defender, fundamentando isso em falsas políticas desarmamentitas.

    • Da CAETéLâNDIA até Miami, é Florida REINVENTAR o Brasil 2017!

      Pois, VITOR! – informados, americanos ARMADOS matando inocentes
      com RAIVINHA ao que parece … “O atirador [matou 17 alun@s], N Cruz é ex-aluno de 19 anos EXPULSO da escola por motivos disciplinares e agiu sozinho na FLÓRIDA a 100 milhas [200 km] de MIAMI.”
      [14fev18], http://www.tnh1.com.br/noticias/noticias-detalhe/mundo/video-tiroteio-na-florida-deixa-pelo-menos-sete-mortos-e-14-feridos
      > Imagine se a MODA pega nas melhores escolas de MACEIÓ!
      – Na escola d2 seu filh@? – Garot@ BEM INFORMADO, sem escudo, descuidado?

      • Vitor

        É só você dar um google e pesquisar os nossos maravilhosos índices! Essa justificativa não cola. A nossa taxa de homicídios com armas de fogo é de 5 a 6 vezes maior que nos EUA. 😉

        • Ferro

          Vitor. Toda unanimidade é burra e você parece ser um ditador onde só sua opinião é a que vale… E viva a diversidade de opiniões!!!

          • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

            Simples: “Se as pessoas que foram mortas em Paris tivessem armas, pelo menos eles teriam uma chance de lutar. Não é interessante que esta tragédia tenha ocorrido em um dos países com uma das leis de armas mais duras do mundo? Lembrem-se: onde ter armas é um delito, só os delinquentes as possuem”. ― Donald Trump

        • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

          Ademais, o meliante, sanguinário e cruel assassino é esquerdista de esquerda e à esquerda, vejam aqui, a saber:
          https://www.diariodobrasil.org/o-atirador-da-florida-e-o-comunismo/
          Abr
          *JG

      • anti esquerda

        Se tivesse um segurança armado na escola, esse maluco não teria matado tanta gente! Como o Vitor disse, é só pesquisar os índices! Mas o discurso de “paz e amor” é mais bonitinho mesmo…

    • Vívian

      ????????
      Concordo que nem sempre tem como reagir a uma ação criminosa, mas se a pessoa tiver armadar e se tiver oportunidade para reagir, que coloque pra ferrar nesses vagabundos!

    • José Renato Silveira

      Você ainda é do tempo de Lampião onde tudo era resolvido a tiros e facadas e cortar as cabeças dos adversários. Você deveria ter nascido no tempos dos homens das cavernas.E ainda falam que falta estudo. Estudo prá quê? para aprender a matar?

      • Adilio Faustini

        Os Americanos também estão no tempo do Lampião?Verifique o direito de ter armas na Suíça, Noruega etc…Será que ekes também estão no tempo do Lampião?

  • Adriano

    É isso aí comancomandante, bem matérial depois nois corre atrás, mais nossas vidas não!

  • Bandido é quem manda!

    Resta saber se ele teve a chance de reagir com sucesso! Se teve e não reagiu fica a sensação de que estamos, como povão, perdidos! Não é simples! Se reage e não tem sucesso, pior, estaria morto e daqui a 1 semana esquecido até pelos amigos! Tá vendo até onde vai a ousadia dos bandidos! A justiça tem a maior parcela de culpa, pois a polícia prende e a justiça solta! Outro dia vi na tv a ficha de um bandido; imaginei como um sujeito desses tá solto!

  • J silva

    Discordo em genero , numero e grau do seu infeliz comentário caro mota , o camandante deu uma licão de frieza e calma , coisa que é treinado a fazer , acho que a lição que fica é a que perdura a anos , lição de insegurança , lição de anarquia , lição de falta de controle que o país vive , a sociedade e refém de suas grades , de suas fechaduras , aula nós deveriamos ter para que isso não acontecesse , haja vista que seu comentário parabeniza a não reação a um assalto , a lição que fica meu nobre e única e ezclusivamente a seguinte :
    Se está assim para o comndante geral da PM , imagine para os comandantes gerais de suas casas !

  • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

    De fato, houvesse ARMA na cintura a SITUAÇÃO seria outra, caro RICARDO:
    – Se o Coronel estivesse armado, seria POUPADO? – Tenho sérias DÚVIDAS.
    > Sair incógnito de bairro BACANA é uma aposta razoável. Colar, colou!
    – PM’s soldados praças, SARGENTO morando menos MIÓ sai de casa sem ARMA?
    > Quem PODE se safa, quem nunca ARRISCA? – Bandidos perdoariam o COLDRE?
    A viatura subtraída tem LOCALIZADOR ativo? – A conferir a APREENSÃO, busca!

  • Policial

    Ridícula atitude… Caso o Comandante tenha sido pego de surpresa e não conseguiu reagir… tranquilo 1×0 pros bandidos. Agora, orientar aos cidadãos a não reagirem é ridículo, é legitimar a atitude dos bandidos que quando matarem o cidadão que reagiu irão dizer- ahh só matei por que ele reagiu, todo mundo sabe que não é pra reagir… o meu conselho é simples se tiver condições devem reagir por que se não a bandidagem vai continuar com a atitude de logo, enquanto a gente vai ficar sempre como cordeiro.

  • Fernando Antonio

    O Coronel foi sábio ao não reagir. Tem que ter muito equilíbrio e experiência para tomar a atitude que ele tomou. Não sei se os bandidos o identificaram como policial, pois, caso contrário, poderíamos ter tido um desfecho trágico. Não ter reagido a ivestida destes bandidos só demonstra o preparo do oficial, preservou sua vida e as das demais pessoas que estavam no ambiente. Quanto aos bandidos que sejam presos e respondam por seus atos, ou, se preferirem, reajam aos agentes do estado de igual para igual.

  • Nelson de Souza

    Falar que em sua maioria o latrocínio, ocorre devido à ação da vítima aos bandidos!
    Me poupe por favor!
    Ao ser abordado em um assalto, você toma um susto, e o que pode ocorrer, é, você tomar uma ação de reflexo, o que o vagabundo que ao praticar o crime ele está com o dedo no gatilho levemente precionado, atira sem dó e nem piedade.
    Ao comandante, graças a Deus o Sr. Está vivo.
    Se a população tivesse seu direito de se defender(armada)certamente, estaríamos mais seguros, pois assim teríamos uma força de segurança a mais na sociedade.

    • José Renato Silveira

      E ir pra cadeia pois matar ou ferir alguém é crime mesmo sendo policial eles respondem a inquéritos na corporação e na Justiça.

  • wal

    Dos 1.630 policiais escalados para garantir a segurança da população no carnaval, como informou toda a cúpula da policia; Nem um estava no TRAPICHE onde foi levado o carro, até o CLIMA BOM, onde foi encontrado.
    Olhe que os marginais cortaram toda capital.
    Viva o plano de segurança dos coronéis, vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa…
    Viva o marqueteiro RENAN FILHO, vivaaaaaaaaaaaaaaaa…

  • Arthur Neto

    O problema é que a nossa legislação não pune severamente quem porta uma arma ilegal. Um bandido quando é pego com uma arma, logo é solto por advogados de porta de cadeia. Se ficasse encarcerado por alguns anos, outros pensariam antes de pegar um 38 ou uma 380. O comandante fez certo ao não reagir, porém espero que esses marginais sejam exemplarmente punidos pela polícia. Chega de ter piedade de quem rouba, mata e estupra diariamente. Utilizo uma lógica matemática: quanto menos bandidos na rua, melhor para toda a sociedade. Logo, mãos a obra, polícia…

    • MAJ PM Galvão

      Troca de comando já
      Cmt Geral: Ten Cel PM Rocha Lima e
      Sub Cmt Geral: Cel. Walter Do Valle

      • Irmão 3 pontos

        Ehhh major, ta cagando para a hierarquia, ten cel no comando e cel no sub comando????? ta sabendo legal hein…. kkkkkk o moderno manda no antigão, outra coisa Rocha Lima cheio de transgressão, alterador!
        O que é espantoso é a ousadia dos bandidos roubar um carro plotado, enquanto a atitude do comandante cada um com o seu cada qual.

  • EUDIMAR MAGALHAES

    Prezado Ricardo,

    Apesar de admirar seu trabalho como jornalista, permita-me discordar do seu presente artigo tecendo algumas considerações.

    Você tem razão quando diz que o Cel. será bastante criticado por sua atitude e penso serem injustas as críticas pelo fato dele não ter reagido, porém o fato do Cel. não ter reagido certamente nada tem a ver com essa nefasta frase “não reaja”. Explico.

    O Cel. não reagiu, e nessa situação concordo com sua atitude, pois uma série de fatores contribuiu para isso: 1. a ação foi muito rápida, pois os bandidos só queriam o veículo e 2. ele não teve oportunidade para tal. Caso contrário, se os meliantes tivessem passado mais tempo no estabelecimento e feito um “cata” nas pessoas o Cel. se veria numa situação em que talvez, hoje, não estivesse vivo para contar.

    Na verdade ele, como policial, ficou numa posição de ter que considerar que “saiu no lucro”, pois se fosse identificado, seria morto ou teria, obrigatoriamente, que reagir.

    Você citou estatísticas, mas essas mesmas estatísticas mostram, e você como jornalista já teve várias oportunidades de ver, inúmeras situações em que a vítima entregou todos os pertences e fez tudo que os assaltantes queriam, sem esboçar reação alguma, e mesmo assim foram covardemente assassinadas como um animal indefeso. Talvez se tivessem reagido, estariam vivas.

    Também certamente você já teve inúmeras oportunidades de ver vídeos de pessoas que reagiram a assaltos e conseguiram repelir os bandidos ou até mesmo neutraliza-los, tendo a oportunidade de lutar por suas vidas e terem êxito.

    O Estado não pode propagar esse tipo de orientação, pois, como já demonstrado em várias situações, não há garantia de que o assaltante não matará a vítima. Esse tipo de afirmação do Estado só serve para encorajar ainda mais os bandidos a assaltar pessoas, pois sabem que elas são orientadas a não reagir, e se reagir e for morta, o bandido ainda pode alegar, vejam só o absurdo, que matou porque a vítima reagiu!!!!!!!!!!

    Toda vez que se propaga esse tipo de frase: “não reaja”, é uma sentença de morte que se dá à vítima, pois o Estado não pode desencorajar ninguém a lutar por sua vida, já que o próprio Estado falha diariamente em nos proteger.

    Cada pessoa tem uma reação num momento como esse e reagir ou ficar paralisada de medo devem ser consideradas comportamentos legítimos!

    O que deve ser condenado e combatido é o assaltante, pois esse sim, é capaz de subjugar o próprio Estado na figura de seus agentes públicos.

    Creio que a reflexão nesse caso tem que ser outra: a que ponto chegamos de ter o Cmt da Polícia Militar assaltado…

    • A. Muniz

      Um comentário muito mais sensato do que o infeliz artigo do nosso amigo Ricardo. Essa explicação dada pelo Exmo. Sr. Comte. foi um “tiro de marketing”, caso os bandidos tivessem visto que ele é militar não teriam apenas levado o veículo, que não era de propriedade do referido “Papa Mike”, provavelmente teriam atirado e matado. O Cel. não reagiu, provavelmente pelo veículo não ser de sua propriedade, e pelo fato dos bandidos não terem evoluído a ação, caso houvesse evolução o Cel. seria obrigado a reagir, sob pena de matar ou morrer. A desculpa de não reagir não caberia, neste caso.

    • Gilbertran

      Parabéns.

    • Atento

      Que comentário perfeito!

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      A LIÇÃO A SER SEGUIDA É OUTRA: BEM DÍSPAR; DIVERSA E CONTRÁRIA!
      Joilson Gouveia*
      “Se as pessoas que foram mortas em Paris tivessem armas, pelo menos eles teriam uma chance de lutar. Não é interessante que esta tragédia tenha ocorrido em um dos países com uma das leis de armas mais duras do mundo? Lembrem-se: onde ter armas é um delito, só os delinquentes as possuem”. ― Donald Trump.
      “Há situações em que os valores propostos pela Lei de Deus parecem envolver um verdadeiro paradoxo. Isso acontece, por exemplo, no caso da legítima defesa, em que o direito de proteger a própria vida e o dever de não causar dano à vida de outro são difíceis de conciliar na prática.
      O valor intrínseco da vida e o dever de amar a si mesmo não menos do que aos outros são a base do verdadeiro direito à autodefesa. O exigente mandamento do amor ao próximo, previsto no Antigo Testamento e confirmado por Jesus, pressupõe o amor a si mesmo como a base de comparação: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’ (Mc 12,31). Por conseguinte, ninguém pode renunciar ao direito à autodefesa sem faltar ao amor pela vida ou por si próprio. Essa renúncia só pode ocorrer em virtude de um amor heroico, que aprofunda e transfigura o amor a si mesmo em radical oferta pessoal, de acordo com o espírito das bem-aventuranças evangélicas (cf. Mt 5,38-40).
      O exemplo sublime dessa oferta de si próprio é Jesus mesmo. Além disso, a legítima defesa pode ser não somente um direito, mas um grave dever para quem é responsável por outra vida ou pelo bem comum da família ou do Estado. Infelizmente, a necessidade de impedir o agressor de causar danos, por vezes, implica tirar-lhe a vida. Neste caso, o resultado fatal é atribuível ao próprio agressor, cuja ação foi a causa desse efeito, ainda que ele não possa ser moralmente responsabilizado devido a falta de uso da razão”. Papa João Paulo II – In https://pt.aleteia.org/2014/02/04/o-guia-catolico-da-legitima-defesa/3/
      Sensatez, circunspecção, prudência, autocontrole, frieza, sangue frio ou até mesmo, talvez, sorte, muita sorte [já que havia mais de um meliante assaltante, conforme noticiado aqui: “ação de bandidos”; logo havia mais de um, no mínimo; ou falta desta], porém, o mais importante, no entanto, é que saiu ileso, incólume, íntegro e inteiro, mesmo sem arrostar “aos meliantes”; graças a Deus!
      Além do mais, acima de tudo, sobretudo, os meliantes – que uma imensa maioria da imprensa, da grande mídia e milhares de “agentes-de-transformação-social” costumam chamar de “suspeito” ou de “excluídos sociais” ou “vítimas da sociedade” – não perceberam quem era o “dono do veículo”, principal “móvel” do crime de assalto, que deveriam “estar armados e de armas em punho e dedos nos gatilhos”, nesse instante!?
      Caso contrário, o desfecho poderia ter sido mais danoso senão fatal à pessoa do assaltado, familiares e aos demais presentes [se suspeitassem de que se tratava de um policial, especialmente o Comandante Geral da briosa caetés] haja vista que esses “coitadinhos” tutelados por esquerdistas de esquerda e a Esquerda, intelectualidade e philosofes escarlates! – “Há uma certa lógica e coerência no assalto…”, segundo uma de suas sumidades do “pensamento-crítico uspiano”.
      Entrementes, desconcordo que tenha sido uma “lição”; salvo segundo a verve escarlate que vê lógica, razão e motivo ou uma “coerente justificativa” no crime, no assalto, no roubo, no furto etc., mormente se praticados pelos “coitadinhos”, “excluídos sociais” e “vítimas da Sociedade”, que jamais tiveram uma oportunidade ou uma “segunda chance”, nesse odioso, cruel e competitivo regime capitalista selvagem. Aliás, no mais da vez, sequer dão uma segunda chance ou oportunidade às suas vítimas; eis a verdade!
      Ah! Sem falar que, quando presos em presídios, ainda têm direito ao Auxílio-Reclusão: a) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/01/bolsa-reclusao-ao-presidiario-e-os.html, e; b) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/02/auxilio-moradia-nao-auxilio-reclusao.html; – Mate, que o governo garante!
      Enfim, o caso há de ser apurado, investigado, principalmente perseguidos, exemplarmente processados, condenados e presos tais meliantes: é esta lição a ser dada; incontinenti, imediata e urgente! Sobretudo pelo significante significado simbólico emblemático: assaltar ao comandante da briosa caetés e chefe da segurança fardada e ostensiva da Sociedade e do Estado é de uma ousadia sem limites, um desbragado descalabro ou uma tragédia inusitada a fortiori de um simples cidadão!
      Abr
      *JG
      Postado in http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2018/02/14/uma-licao-de-sensatez-do-comandante-da-policia-militar/

  • Roberto

    Isso não e merchan?

  • Thomé

    Comentário fiel a realidade da nossa segurança… uma M…., Abrir a boca pra falar que não reagiu pq orienta a população não reagir, me poupe. Se tiver tido a oportunidade de reagir e assim não fez, vc é um frouxo e responsável por esse caos na segurança em nosso país. Agora se não reagiu pq não teve oportunidade, parabéns.Temos que acabar com essa palhaçada de não reagir, se tivermos oportunidade, temos que agir, atropelar, esfaquear, atirar, esganar, quem atente contra segurança da população, pois, esses vagabundos agem com total liberdade, com essa política, sabendo q a população está doutrinada a não reagir, mesmo sabendo que independente de sua reação o vagabundo mata por matar. Reação já…

  • Atual

    Atitude frouxa que revela a submissão de uma parcela da sociedade às mazelas da criminalidade. Piada de reportagem!

  • Roland Freire

    Veja o que faz a falta de informação, o meliante não sabe que o estatuto do desarmamento proíbe ele portar armas de fogo. Lamentável

  • Atento na política

    Na verdade caro Ricardo, o recado que foi passado é que o veículo ora furtado estava onde não deveria estar, pois trata de veículo locado para o serviço público e em verdade sendo utilizado de forma indevida por um servidor público. O fato da não reação pode ser em razão de uma possível falta de coragem ou simplesmente pela certeza de que o veículo não o pertence e sim uma locadora, onde espera ter seguro. Para que seja dado resposta a sociedade, o comandante deve passar por processo administrativo para justificar uso de veículo fora do horário de serviço, pois isso ocorreria se fosse com qualquer outro servidor público. Dizer que não houve chance para reação seria mais bonito, instigar a população a não reagir e empoderar ainda mais o meliantes.

  • Jhon Snow

    Caso haja liberação para portar arma, em Alagoas, até numa simples discussão de transito. Vive quem sacar primeiro.

    • A. Muniz

      Em tempos atrás, isso não ocorria, as pessoas não se aproveitavam das armas pois sabiam que o “rival” também portava uma, a discussão ficava no âmbito do bate-boca. É só analisar os números.

  • Cristino Cleto

    Quando o marginal vai assaltar, ele não avisa. Aponta a arma e anuncia o assalto. Naquela hora o comandante não podia fazer nada. Para mim, ele agiu corretamente ao não reagir, preservou a sua vida e de terceiros. O artigo de RM foi pertinente. Nós não iremos a lugar nenhum com esses comentários de gente que só pensa na política partidária e está doidinha para voltar às tetas governamentais.Quem tem que combater o bandido é a polícia. A nós cabe ajudar, confiando e apoiando. Na minha avaliação, o trabalho da segurança está sendo feito a contento.

  • Chicó

    Impressionante quantos PHD’S em segurança publica. Encorajar pessoas a reagir, sem ter preparo para tal é suicídio. Em uma lanchonete cheia de pessoas, possivelmente com a família. Bom em minha humilde opinião se desse para eu não reagir eu não o faria. Só faria em ultimo caso, um calculo mal feito poderia tirar a vida de algum inocente . Parabéns cmt pela postura calculista, sensata e fria. Tb fiz assim, não gostei, mas fiz.

  • Marcos Antonio

    Um servidor público usando um veículo do estado para fins particulares!? Tem que manter isso viu!

  • JEu

    Situação difícil essa por que passou o comandante geral da PMAL… creio que não houve reação simplesmente pelo fato de que ele se encontrava só… sem sua segurança pessoal… o que é louvável, pois não usou a segurança a que tem direito em dia de feriado… claro que, como oficial operacional (ele também foi de tenente a coronel e passou por Unidades como a Rádio Patrulha e o BOPE, além de ter comandado o policiamento da capital), ele, se tivesse oportunidade, com certeza teria reagido… pois se os meliantes tivessem descoberto que ele é policial militar então o desfecho seria outro… (o que felizmente não aconteceu… para o bem da sociedade, pois se trata de um oficial probo, honesto, trabalhador consciente de seus deveres)… agora, sobre o tema do desarmamento, então começo a acreditar que talvez fosse melhor permitir que as pessoas possam (dentro de critérios aceitáveis) voltar a ter direito à uma arma em casa para sua defesa… o que é bem diferente de ter direito a portar arma, ou seja, de conduzir uma arma para onde se queira… uma coisa é a posse de uma arma, outra coisa é o porte de arma…

  • Antônia

    Seria tão bacana se essa mesma reação que a maioria dos comentaristas fazem aqui fosse também com relação aos bandidos que frequentam os mesmos restaurantes, bares…-bem vestidos e com um bando de puxa saco-que eles.Fácil só criticar os bandidos oriundos da pobreza, gostaria de ver toda essa crítica em cima dos bandidos travestidos de gente nobre….Qual a diferença que há entre um bandido violento que rouba nossos pertences apontando uma arma e um bandido que mora em bairro nobre, anda em carro bacana e recebe um ótimo salário pago por nós? Tem muita gente “fina ” que sustenta essa bandidagem, a exemplo de quem compra droga desse mesmo bandido violento, que entrega a sua mercadoria nas áreas nobres da cidade.

  • Ricardo

    Exoneração urgente!!! Vai destruir a PM. Só o Batman agora

  • João Macário

    Senhor atento na política: vc está certíssimo com o seu comentário. Parabéns!!

  • Antonio Carlos Barbosa

    No excelente filme Chileno, “Allende Em Seu Labirinto”, o Presidente Salvador Allende, cercado no Palácio de La Moneda em Santiago pelos forças armadas, indaga a um dos seus assessores e homem de confiança.
    – onde está o povo que não vem defender o governo eleito democraticamente, vai deixar cair sem reação popular.
    vem a resposta do assessor:
    – O Senhor presidente, foi quem desarmou a população, como ela pode agora vim defende-lo.

    Portanto, quando os bandidos sabem que a população esta desarmada, sem poder reagir a qualquer agressão, ficam mais confiantes, praticam mais assaltos e todo tipo de atrocidades.
    No Texas, todos tem direito a portar uma arma, se um ou dois assaltantes entram em um restaurante para fazer um arrastão, vai se deparar com praticamente todos armados, e levarão muito bala, aqui, levam todos os pertencentes e humilham o cidadão.
    Pelo andar da carruagem, não, poderemos mais sair as ruas.
    Cadeia eterna para os assaltantes do cotidiano e os dos cofres públicos (políticos) que são os mais nefastos.

  • Luiz Henrique

    Boa noite Nobre Jornalista. Não sei onde quis chegar com sua crônica. Agora peço que seja mais claro, o que você faria no lugar dele ? Salvo o engano o Comandante estava com seus filhos na hora do assalto, o que com certeza foi o que não o deixou reagir. Não conheço Ricardo, nem tão pouco a esse Comandante, mas como Pai que sou, mesmo que estivesse com uma arma potente nas mãos, também não teria reagido, e principalmente se o carro roubado não fosse meu ou até mesmo que fosse. Hoje acharam a caminhonete, o estado vai pagar os danos, o comandante está vivíssimo, ninguém se feriu, as pessoas na lanchonete estão todas bem, então, onde ele errou ??? Você teria reagido nobre jornalista ? Caso sua resposta seja sim, acho que devo rever os meus conceitos e procurar um cronista mais inteligente.

    Resposta:
    Peço, por favor, que você leia de novo este breve e objetivo texto.
    Estou certo de que você vai conseguir interpretá-lo.

    • Luiz Henrique

      Bom dia Nobre Jornalista. Peço desculpas, pois realmente não havia interpretado o texto, e por isso achei que havia ironizado a reação do comandante. Mas vi que sua preocupação é como a mídia vai veicular esta notícia. Realmente, a mídia sempre vai dizer que por ser o Comandante, ele deveria ter reagido, mas, quem dá alguma credibilidade a mídia hoje em dia ? São como os políticos, e em muitas das vezes até compradas por eles. Então quero que aceite meu pedido de desculpas e que deixemos a parte podre da mídia dizer o que quiser, pois o que vale mesmo é a consciência do Comandante numa hora tão difícil e a nossa alegria por ter visto que não houve vítimas.

  • Comandante da ação

    Pela primeira vez não me contentarei somente em ler. Desde já deixo claro que admiro bastante a figura desse grande jornalista, bem como sua opinião. Na minha opinião a mídia vem incutindo um discurso subliminar para criar uma população de pessoas covardes. Todas as manchetes de latrocínio ocorridas em nosso país é dado o destaque maior ao fato da vítima ter reagido e não do bandido ter além de roubado, ainda ceifado a vítima e que isso é uma agravante que deve ser apurada com minúcia e celeridade pelas autoridades. A realidade do fato deve ser levado em consideração que ATÉ O COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE ALAGOAS TEVE O CARRO ROUBADO. A sociedade está sendo penalizada de duas maneiras, uma pela omissão das autoridade e outra pelo respeito que está sendo dado ao bandido. A segurança pública deve ser valorizada bem como cobrada das ações tanto no quesito eficiência quanto celeridade, mas o Estado não deve ficar só no paliativo, deve investir pesado em educação. Por fim deixo minha sugestão para a mídia: NÃO ATRIBUAM DESTAQUE AO FATO DO BANDIDO TER MATADO A VÍTIMA POR CONTA DA REAÇÃO, MAS SIM PELO FATO DO BANDIDO ALÉM DE TER ROUBADO, COMO SE NÃO BASTASSE AINDA MATOU.. ISSO É UMA GUERRA CIVIL!!!

  • Neto

    Um sargento acabou de ser morto sem ter reagido, isso tambem foi uma licao de sensatez?

  • santos

    Parabéns Eudimar, perfeito o seu comentário.

  • SH

    Aqui nos EUA apesar destes malucos que vez por outra disparam em escolas, cinemas etc..a média de assassinatos é de 1 para mais de 50.000 pessoas/ano, já em Alagoas onde só os bandidos podem andar armados a taxa é de 1 morto a cada 1.706 pessoas/ano.

    Nos EUA bandido não entra na sua casa pq não sabe como o dono vai reagir (a maioria tem arma em casa e pode atirar que a lei o protege) aqui na Bananalândia o bandido sabe que o otário do morador no máximo tem um cabo de vassoura pra se defender e se mesmo assim conseguir atingir o meliante (desculpe desajustado social) o morador é que vai preso e ainda recebe uma lição do representante dos Direitos Humanos!

  • Sérgio Carvalho

    A resposabilidade de toda essa violência são politicos corruptos e a justiça pq é ela q coloca essas escórias na rua novamente a polícia faz o papel dela agora infelizmente uma grande maioria da população e da imprensa só critica a polícia ai d nós se não fosse esse bravos guerreiros pois ele são a última barreira entre nós e a marginalidade. Imagine os srs critico se a polícia parasse geral? Exemplo tivemos no RN.

  • SEBASTIÃOIGUATEMYRCADENACORDEIRO

    REALMENTE,FOI UMA LIÇÃO DE SENSATEZ … JÁ PENSOU SE A COISA FOGE DE CONTROLE E DERRAPA PARA CONTORNOS DE TRAGEDIA E SER SENSATAMENTE REVELADA,ELUCIDADA,PELOS AUTORES DO EVENTO !? TERIA SIDO O PIOR DOS CENÁRIOS . . .

  • Zemané!

    Eita, ñ se pode comparar os assassinatos no Brasil, onde ARMAS são proibidas, onde são mortos pelas armas ++++ de 164 pessoas/DIA para uma população de 207.000.000 de habitantes, com o ‘EUA’, onde ARMAS são permitidas, onde são mortos por armas 27 pessoas/DIA para uma população de 360.000.000 de habitantes! O comandante usou o bom senso, dentro do conceito da sabedoria e razoabilidade, defendeu as vidas d/que estavam presentes e deu bom resultado, pq. poderia ter sido um massacre e mortos pessoas inocentes! Com certeza ñ foi o momento para revidar, evitou uma tragédia!

  • Adilio Faustini

    Como pode um reservista super preparado para defender a sua vida, sua familia, seus vizinhos e sua Pátria ser proibido de possuir uma arma após deixar os Serviços Militares? Brasil, Pais de Tolos?

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Ao prezado leitor/comentarista “Adílio Faustini”, não é bem assim, a saber:
      “A grande verdade é que, pelo Estatuto do Desarmamento, sancionado no primeiro (des) governo escarlate, a regra é a proibição do porte, cuja posse de armas é a exceção – Art. 6°, da Lei 10826, de 22, de dezembro de 2003 – ED.
      A proibição alcança até aos que a própria lei excepciona portar armas, quando em serviço, exclusivamente em serviço, de serviço e a serviço de segurança, fora disso o porte de arma é vetado, ilegal e proibido.
      Ou seja, todo cidadão pode possuir armas, desde que preencha os pressupostos legais do ED, mas nenhum cidadão DEVERÁ portá-la, i.e., tê-la consigo e ao seu dispor e alcance, para uso imediato, quando e se preciso for. Eis, pois, o “nó de Górdio”: poderá tê-la, mas não deverá portá-la ou usá-la quando preciso!
      Doutro giro, enquanto os meliantes, marginais, delinquentes e criminosos infanto-juvenis, desprovidos de registro, cadastro e de porte-legal, portam suas armas (de uso permitido e até de uso restrito) e de grosso calibre e, livremente, ao seu livre-nuto, alvedrio e bel-prazer, ceifam as vidas de cidadãos (com ou sem posse de armas), “institucionalizando a pena-de-morte” aos homens e mulheres de bem, honrados, honestos e decentes “dessepaiz”.
      Os “excluídos sociais” ou denominados “vítimas da sociedade”, mormente infanto-juvenis (crianças e adolescentes) podem tudo, menos estudar e trabalhar, “nessepaiz”. Eis a cruel, crua, dura e nua verdade!
      Entrementes, contudo, ainda que esteja coberto de razões procedentes, pertinentes e contundentes do autor do texto em liça, esposado e questionado por Bene Barbosa, urge destacar que não basta ter, possuir e portar uma arma para defesa, é preciso ser preciso no seu uso, manuseio e capacidade, habilidade, técnica, e, sobretudo, coragem para usar, se preciso for! Pois, não sendo preciso em seu uso, seu erro poderá ser-lhe perigoso, danoso, gravoso e fatal para si próprio ou aos seus entes queridos – sem seu uso preciso, exato, indispensável, certo e correto, a vítima poderá ser o usuário impreciso, imprudente, imperito ou negligente. Ter sem saber usar é o mesmo que não ter!” – a íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/02/arma-poder-possuir-sem-poder-portar-e.html
      Abr
      *JG