Sempre tive uma relação amena com o tempo, sem asperezas ou efusividades. Afinal, desde há muito, eu sei que este senhor, sem idade, sem pendor, só tem apreço pela eternidade, e eu vou apenas passando, celeremente, como é próprio dos mortais que assim se reconhecem.

Por esses dias, o meu corpo tem vergado ao peso dos tempos de agora, que me parecem tão medíocres, tão sem poesia. Mas nada que não possa ser deixado para trás logo que eu me refaça em um leito que os do Sertão ainda usam como urna funerária: uma rede.

Coincidência ou não, decidi que a minha leitura inicial de férias será Em busca do tempo perdido, o clássico de Marcel Proust, que se anuncia como mais uma travessia, dolorosa e não menos prazerosa.

Nada, porém, tão definitivo e viciante como tem sido sempre, tantas vezes eu atravesse o Liso do Sussuarão, o Grande Sertão: veredas, o livro que me fez cativo.

Perdoem-me a pressa, nesse instante, às vésperas da preguiça, mas o tempo que resta basta apenas ao desperdício (talvez este o meu melhor ofício).

(Agradeço aos tolerantes e pacientes leitores deste espaço, que foram responsáveis por mais de 5,8 milhões  de acessos em 2017. Vocês são demais!)

---------------------------------------------------
Você acha que PF, MP e Judiciário podem mudar Alagoas e o Brasil?
  • JEu

    Boas férias, Ricardo. Aproveite bastante para recuperar algo do “tempo desperdiçado”… retempere as forças e volte em 2018 com mais energia para aguentar as “pancadas” que, certamente, virão… tenha um bom reveillon… e retorne para nos dar a oportunidade de “gastar” nossa estupidez… rsrsrsr

  • Joao da TROÇA anarco-carnavalesca BACURAU da Rua NOVA do Sertão – em St’ANA!

    ôI, Ricardo! … quantos acessos do Sertão? – BOAS e merecidas FÉRIAS!
    então visitarás em carne e osso estes tantos interiores ao redor do Ri-PANEMA?
    Seja BEM vindo ao Poço do JUÁ, aqui temos muito a te agradecer:
    – é sempre um prazer visitar seu BLOG: + de 5,8 milhões de acessos em 2017. [acima]
    – ainda nos acreditamos POUCOS e miúdos, SOMOS que fazemos entre rábulas e BIBLADOS.
    E assim fazemos St’ANA desde a colônia dos 1700’s, ao REDOR do Pe Francisco no Séc XVIII chegávamos às MISSA vindos das roças entre RIACHOS no sopé de serras como a do UGI q’abastece o Riacho do BODE – açude.
    Entre FAMÍLIAS chegávamos à SEDE via futura Pça do MONUMENTO, ainda sem quebra-molas NEM asfalto à época.
    Rumávamos com FÉ inté o terreiro da Igreja da MATRIZ, estacionando carros de BOIS bem alimentados: muita merda era sinal de PINICO [ôÔPp$s], de casa CHEIA – óh CÉUS!

  • Antonio Carlos de Almeida Barbosa

    Prezado Mota, não será desperdício, durante todo 2018, ler o seu Blog (incluindo os comentários do Jeu e do João da Troça e seus outros vários pseudônimos) e do Josias de Souza diariamente e ouvir sempre que possível o doze e dez notícias e o programa do Elias Ferreira.
    A corrupção nasce nas urnas, não nos esqueçamos em 2018.
    Bom descanso.
    Grande abraço.

  • Há Lagoas

    Um mês inteiro sem suas cronicas!
    Mas, o motivo é nobre, sobreviveremos ao seu necessário descanso.
    E que no próximo ano – as poucas vozes dissonantes deste torrão de terra chamado Alagoas – continue testemunhando que é possível informar sem se dobrar aos ditames de gente graúda.
    Boas férias e recarregue as baterias, 2018 promete…

    • Felipe Augusto

      Férias merecidas Ricardo, mas vai nos deixar com saudades dos textos inteligentes que vc posta e toda a credibilidade do seu blog. Um homem do bem e do povo que mostra realmente a verdade dos fatos. Nós é que agradecemos a você.2018 de muita saúde e paz.

  • Gustavo Pinto

    Boas férias Ricardo!!!

    Pena que em janeiro estaremos órfãos dos seus comentários diários e da sua crônica de domingo. Um bom descanso ao mais completo jornalista de Alagoas

  • Robson Costa

    Me senti agraciado, por ser um de seus milhares de leitores, e por quê não, reconhecer nesse espaço um lugar onde anônimos e desconhecidos se encontram, e todos temos em comum, o prazer de ler Ricardo Mota.
    Feliz Ano Novo a todos.

  • santos

    boas férias meu caro, você merece.

  • Antonio Moreira

    Já faz um tempinho, eu participava de um rachinha de futebol e um rapazinho, disse: passa a bola coroa! – Cá comigo, já sou um coroa!
    Hoje, é “velho” mesmo!
    ///

    Um bom descanso e tudo de bom.

  • Carlos

    Felicidades a todos que participam deste e muita energia positiva para que possamos sonhar com uma Alagoas mais justa.

  • Carlos

    Para encerrar o assunto político! O governador passando por cima da lei mandou cortar às gratificações agropecuários para se vingar do Mario Agra.Os inocentes entraram no pacote.

  • carlos

    Até que fim Coruripe,foi materia do fantástico! Repórter Secreto que saber onde estão RS os 40 milhões de Coruripe. Quem era o prefeito é o atual Ministro do Turismo do pior presidente da historia do Brasil, Marx Bertrão.