Acho que já passou da hora de nós entendermos que as instituições, por mais que tenham evidência na mídia – alternando-se nas posições –, nunca poderão superar o poder que nós temos de transformar a realidade.

Isso vale para qualquer que seja a sua opinião política, sua ideologia, suas escolhas. Se não concordamos com a situação que está posta, mãos à obra.

Lembro-me que, é o que acho, o momento mais saudável vivido pela população brasileira neste século foi o mês de junho de 2013.

Ali, sim, fizemos ouvir a nossa voz, dizendo em alto e bom som: não!

É verdade que não demos sequência àquelas mobilizações, mas ficou claro que os que estão no poder – todos e de todos os poderes – respeitam ou temem a voz das ruas.

Que em 2018 possamos dar mais alguns passos adiante, agora dizendo “sim, é o que queremos”, mesmo que a nossa voz soe como um rotundo o para boa parte da turma que está no comando.

Repito o que digo sempre: nossas instituições são o que são porque nós somos o que somos.

Não é jogo de palavra; é proposta de transformação.

 

A um passo do desperdício
Polícia já sabe: crimes de Neguinho Boiadeiro e Tony Pretinho estão ligados
  • Da CAETéLâNDIA até Miami, é Florida REINVENTAR o Brasil 2017!

    Ricardo, … pelo NéGO com acento (1930), a INDIGNAÇÃO de H Helena!
    menina de P’Açucar do SanFRAN secando, mulé MAXO sim SINHÔ à moda ParahYba – Rio FÊMEA!
    A bandeira do NéGO (1ª pessoa) EU no presente tem maiúsculas BRANCAS:
    – 1/3 PRETA do luto pelo assassinato de J Pessoa [governador], um crime passional em Recife (1930);
    – e 2/3 VERMELHA da Al’Liberal repudiando golpista empurrado p’W Luís (paulista) derribado p’G Vargas (gaúcho);
    Era 1930 e o acento do NéGO caiu em 1965 no COLO ortográfico do SARNEY na marolinha democrôta 1964-1985.
    TEmpos de gente FROUXA de fala mansa bajulando militar VIRIL, querendo arrêgo BOM p’uns covardes e medíocres, afolozados PUNS frouxos!
    HOJE na ParahYba, somo pelo SIM de Ton Oliveira desde 2011, Joía RARA:
    > Aqui o SOL nasce 1º e tão desinibido\ E a LUA exibe um estrelato\ ALGODÃO se empolga vem colorido
    – Ao som de JACKSON pandeirear\ a VOZ que na bandeira\ FRUTOS q’o tempo e a história NUM vão apagar
    > Eu sou da PARAÍBA é meu esse lugar\ Ponto + ORIENTAL\ Astrologicamente ARIANO\ Rimar c’AUGUSTO sou PARAIBANO!
    [PARAÍBA], http://www.vagalume.com.br/ton-oliveira/paraiba-joia-rara.html

  • Antonio Moreira

    Lembro-me, fazia a minha atividade física, sentido praça centenário. Ali, me juntei a uma multidão ordeira, pessoas de boas aparências… Não sei fez efeito, mas foi uma demonstração ímpar do nosso povo.
    Quando “os onze” que estão no último andar do arranha-céu começarem aplicar óbvio, aqui embaixo, o povo pode também fazer a sua parte.

    Até o futuro!

  • JEu

    Perfeito comentário, Ricardo. Toda essa sujeira e bandalheira que acontece neste país só continuará se nós, o povo, aceitarmos esse status quo… porém, é preciso não somente dizer “sim”, queremos que nossa voz seja ouvida e que “não” aceitamos mais tudo o que algumas pessoas fazem de mal para o povo e para o país… é preciso que, como dito no texto, “façamos” nossa parte… seja indo às ruas em manifestações massivas, como também é preciso que mudemos nossos “mal” hábitos no quesito de respeito às leis, às normas, aos bons costumes e aos comezinhos e salutares atos de boa convivência social… é preciso que deixemos um pouco de “lado” o eu, o “meu” querer, o “meu” anseio, para pensarmos mais no “nosso”… no que é melhor para todos… no bem social… na justiça social… no bem do país como um todo… assim, bem podemos começar nos esforçando para cumprir, por exemplo, as normas de trânsito… o que é um bom exercício de respeito ao próximo e à cidadania…

  • Lúcio

    Qual foi o legado das manifestações de junho de 2013? Qual a origem de seus “líderes”? E quem eles apoiam? Por onde anda Capilé? Quem é o seu líder político? Já os movimentos de 2016 foram de CIDADÃOS. E a tônica foi o combate à corrupção. Como Renan, Lula, Aécio e Dilma mudaram o país para pior, espero que os órgãos de fiscalização, com o apoio do cidadão brasileiro, mudem o país para melhor.

  • rcavalcante

    O que muda é consciência política e mobilização!
    Até agora não entendo a passividade do brasileiro.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    ERRATA AO ANTERIOR
    REPARE BEM E CONSERTE E ENDIREITE TUDO E O TODO, EM 2018!
    Joilson Gouveia*
    Simples: reparar é consertar, remendar ou remediar, para isso outra saída ou solução – na minha modéstia visão ou “opinião” – não há outra senão endireitar nossa Nação, seus Poderes, Órgãos e Instituições republicanas, todos subsumidos à vontade do “soberano povo” de quem “emana todo o Poder”; ou não? É fato inconteste!
    Resta provado que os mais de trinta e dois anos de sinistros “desgovernos” escarlates ouviram em alto e bom brado o sonoro NÃO; ou não? – Foram três décadas perdidas, sombrias e assombrosas ou desastrosas, inescrupulosas e criminosas, mormente quanto à desenfreada violência letal, assassinatos e homicídios de seus concidadãos, principalmente de jovens ceifados e imolados por causa da CAUSA e das drogas que a alimentam-na, basta lembrar da “parceria com as FARCS, após o indigitado foro de São Paulo/1990”, URSAL, UNASUL e MERDAL! A ver: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/11/o-icneumone-jaz-so-falta-sepultar-ou.html.
    Enfim, errar é inerente ao falível ser humano, mas insistir, persistir, teimar, recalcitrar e nunca desistir de uma CAUSA que jamais dera certo em nenhum lugar do planeta é mais que asneira ou burrice; ou não?
    Que em 2018 possamos refletir, avaliar, examinar, reexaminar, sopesar e ter a mais mínima hombridade cívica ou coragem moral de MUDAR, para tentar endireitar tudo que está torto, canhoto, sinistro e sinistro. Sejamos felizes, pois, como fôramos naqueles vinte e um “anos dourados”, que tentaram macular com a pecha de “ditadura-militar”; chega de engodos, ardis e loquazes mentiras mendazes e mordazes! Sigamos aos exemplos de Ferreira Gulart, Nelson Mota, Carlos Vereza, Antônio Fagundes, Ariano Suassuna, Fernando Gabeira, Eduardo Jorge, Cássia Kiss, Heloísa Helena e muitos outros que tiveram a justa consciência e a correta coragem de ver todos os erros do passado!
    Abr
    *JG
    P.S.: Postado in http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2017/12/30/voce-acha-que-a-pf-o-mp-e-o-judiciario-podem-mudar-o-brasil/

  • O voto é a arma

    As séria instituições evidenciadas mudarão o Brasil quando a população afastar os corruptos investigados por elas. Todos estão cansados de saber o nome daqueles que devem ser afastados dos cargos políticos que ocupam e que desviam dinheiro público.Cabe aos eleitores afastá-los através das urnas, visto que o trabalho realizado só terá efeito benéfico quando esses usurpadores forem rejeitados pela sociedade. Não votem nestes conhecidos desonestos. BASTA !

  • silva

    Como não havia a presença da população mais pobre, desconfio dos movimentos de 2013 e 16. Algo ou alguém por trás de tais movimentos é o que parece. Principalmente na de 2016, por questões políticas, pois queriam principalmente tirar do poder a presidente. E mesmo com tantos indícios de que a corrupção continua firme e forte no governo que sucedeu o impedido de continuar governando, o movimento cruzou os braços… Cheiro de desconfiança no ar. Quanto ao judiciário, precisaria se libertar da atual forma de preenchimento de alguns cargos que são indicados pelo Executivo e passar a ser totalmente selecionado por concurso público, como rege a C.F de 88.

    • silva

      Na verdade, uma mudança na CF seria o ideal, pois a mesma cita os cargos do judiciário onde há a indicação e nomeação pelo chefe do executivo. A investidura de todos os cargos do judiciário deveria passar pelo processo de concurso público por seguir o princípio da impessoalidade, tão bem amparado pelo direito administrativo, ramo do direito que justamente enquadra os agentes públicos e o Estado em suas obrigações para com a população.

    • Adilio Faustini

      As ruas lotadas eram todos ricos?Então o Brasil seria o primeiro mundo.Os Rombos nos Fundos de Pensão, nas i stituivoes, na Petrobras em Pasadena, obras em todos países que não pagam feitas com o suor e sangue, impostos, é pouca coisa para que não ocorresse as manifestações? Qual a grande obra inaugurada de 2003 a 2016, em compensação em outros paises foram todas entregues.Cadê a Transnordestina? Cadê a Transposição. Se hoje as aguas do São Francisco estão chegando em Boqueirao na Paraiba é graças as Bombas Flutuantes do Sistema Cantareira, emprestadas pelo Governador Geraldo Alckimin, ou vc não sabe disso?

  • Manoel Gonçalves Pereira

    Difícil mudar o quadro alagoano, quando mp e Polícia tornam tudo cada vez mais midiático e menos embasado. Vivemos a era do “justicamento” em Alagoas, onde os culpados são os que são expostos pela mídia, mesmo sem provas.

  • lopes

    “CHEGARA UM TEMPO EM QUE, UM POVO PARA COMBATER A CORRUPÇAO, TALVEZ TENHA QUE RETROAGIR UNS VINTE OU TRINTA ANOS NO JUDICIARIO, POIS E NELE SE PERPETUA O MAL”
    (MAQUIAVEL-1523)

  • JESB

    O POVO ESTÁ MUITO CALADO. SERÁ QUE A RESPOSTA AOS DESMANDOS SERÁ DADA NAS ELEIÇÕES? OS BRASILEIROS TEM QUE CONHECER OS MAUS POLÍTICOS E DESOCUPAR SUAS CADEIRAS CATIVAS. NA MINHA OPINIÃO, HOJE SÓ PERMANECERIA NA ALE APENAS O DEP. RODRIGO (SE PERMANECER AO LADO DO POVO). EXISTE ALGUNS HONESTOS, MAIS OMISSOS, ENTÃO DÁ NO MESMO. TEM QUE MUDAR TODOS NO SENADO E NA CÂMARA DOS DEPUTADOS.

  • Jorge

    Judiciário só se preocupa com o duodécimo e com os penduricalhos salariais !
    Pode mais danoso ao Brasil, não julga ninguém importante é ameniza e solta todos políticos ! REDUÇÃO URGENTE DO REPASSE DO JUDICIÁRIO E LEGISLATIVO ! NOVA LEI ORCAMEMTARIA URGENTE !

  • lopes

    “Chegará um tempo em que, um povo para combater a corrupção, talvez tenha que retroagir uns vinte ou trinta anos no Judiciário, pois é nele que se perpetua o Mal”
    (Nicolau Maquiavel 1523)

  • lopes

    Os povos criam(instituem) seus exércitos para garantir os seus países e protegê-los de todos os inimigos e perigos, internos e externos.
    Na nossa terra não ê diferente, a partir de 1648, em Guararapes, estamos forjando os nossos exércitos, para proteger a Pátria e as pessoas, garantindo a cidadania.
    Cumprindo o seu papel institucional, o Exército tem sido o indutor da nossa história, protegendo-nos contra os gentios e os traidores. É inimaginável o Brasil sem a garantia das FFAA !!!
    Porém um inimigo insidioso vem massacrando o nosso povo, utilizando o Poder do Estado, que usurpou. É o crime, travestido de política, mais perigoso do que todos os outros inimigos, porque autointitula-se “Estado Democrático de Direito”.
    Ora, não existe
    democracia no Brasil, porque os Poderes da República estão usurpados pelo crime.
    Portanto, compete às FFAA intervir no processo político para, no cumprimento da sua MISSÃO INSTITUCIONAL, afastar o crime do Poder do Estado, nomear o Governo de Transição para a DEMOCRACIA(segurança do direito), aprimorar as instituições e convocar eleições, a partir dos municípios.
    Esta é a MISSÃO INDELEGÁVEL dos nossos Generais, que deve SER CUMPRIDA, IMEDIATAMENTE, independente de convocações ou manifestações, no cumprimento estrito do mandamus constitucional e institucional.
    “O BRASIL ESPERA QUE CADA UM CUMPRA O SEU DEVER!”

  • Elvis Correia

    Não, o judiciário não (nunca) pode mudar(mudará), pois um juiz Sérgio Moro é uma raridade, e um ministro Gilmar Mendes é o padrão. Um STF que livra Aécio, e coloca para deputados federais e senadores decidirem se a perda do mandato está valendo, não ajuda em nada. Supremo que julga Maluf, com condenação pífia, e possivelmente nem perda de mandato (lei Aécio Neves). Quanto ao MP, só falo um nome, Washinton Luiz, se o (ex)presidente era assim, imagina o resto. Quanto a arregaçar as mãos, só se for o nobre repórter, pois os meros mortais, principalmente no interior, podem ser vítimas de perseguição, até a perda da vida. PARA O MP, STF, TRE, a culpa é dos eleitores, o lógica boa (só idiota engole), com dinheiro se compra habeas corpus, mandato a vida de desafeto (caso Batalha). Parabéns por suas abordagens, são temas ácidos, que poucos (nenhum) tem coragem de colocar o dedo.

  • marcio silva

    a depender do voto do alagoano essa mudança não virar tão cedo.

  • Mota

    Certa vez, assistindo uma sessão do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas em que estavam julgando um pedido de suspeição de um magistrado em um processo, não lembro qual foi, mas um dos desembargadores disse em alto e bom som que Alagoas era um Estado onde todo mundo se conhecia, e que se em todos os processos o magistrado não pudesse atuar por conhecer as partes, nenhum processo seria julgado em Alagoas. E eu concordo com o desembargador. Em Alagoas, para que uma mudança radical possa acontecer, será preciso que agentes da PF, MP e Judiciário venham de fora, pois os daqui, de alguma maneira, tem relações com alguém envolvido, seja um simples conhecimento, amizade, parentesco ou através de alguém amigo que conhece o fulano investigado.

  • Adilio Faustini

    Acho que a mudança deve ocorrer nas urnas, caso contrário a tendência é piorar.