Nas eleições de 2014, dois prefeitos de regiões distintas  eram, mais do que os seus colegas, a representação do poder do PMDB no interior de Alagoas: Celso Luiz e Cristiano Matheus – ambos vivendo um processo de decadência política.

A lembrar: o partido do presidente Temer ganhou esta característica, de partido majoritário do interior do Brasil,  quando acabou a ditadura militar.

(Em 2016, o PMDB elegeu prefeitos em 1.028 municípios, confirmando ser o “rei dos sertões”).

A história dos dois personagens se confunde na proximidade com o senador Renan Calheiros – o que terminou sendo herdado por Renan Filho.

O governador, entretanto, tem se abastecido nas prefeituras conquistadas por outros partidos – em nada diferentes do PMDB -, sendo o PSDB a principal fonte. A migração continua, chegando a atingir a família do ex-governador Téo Vilela, amigo de infância do senador Renan.

Celso Luiz, recordemos, ganhou tamanho e prestígio no governo Ronaldo Lessa. Vinha lá do Sertão, da pequena Canapi, cidade controlada desde sempre por sua família.

Como Lessa não tinha a mínima paciência para lidar com os deputados estaduais, Celso Luiz passou a ser o “governador” da Assembleia – distribuía cargos, decidia quem iria ganhar cargos, e, mais importante, virou o dono do Detran, que ganhou o carinhoso codinome de Assembleinha (que só deixou de existir na era Sapucaia).

Caiu em desgraça depois que se tornou prefeito de Canapi, estando preso há mais de seis meses, por determinação da Justiça Federal.

Matheus teve carreira mais meteórica: depois de ser vereador de Maceió, quando já gozava de grande popularidade pela sua presença – e personagens – na televisão, tornou-se deputado federal e, em seguida, prefeito da rica e histórica Marechal Deodoro, cargo que exerceu por dois mandatos.

Como ele saiu da prefeitura bem sabemos.

Sendo acusado de vários crimes, pela PF e pelo MPE, ele assegura que é inocente – e não tem qualquer condenação na Justiça.

Hoje, está claro, é candidato a deputado estadual – com ótimas chances de vitória, avaliam até mesmo os seus adversários.

Quanto a Celso Luiz, terá o filho Luiz Pedro também candidato a uma vaga na Assembleia. Ninguém, conhecendo minimamente os líderes políticos e o eleitorado locais, despreza as suas chances de vitória.

Em tempo

Celso Luiz tem um filho exercendo cargo comissionado no governo do Estado.

Cristiano Matheus tem uma filha exercendo cargo comissionado no governo do Estado.

Denunciado à Justiça na Lava-Jato, Téo Vilela ainda será candidato?
Perda do prazo do veto do governador à Lei Chico Tenório foi "jogo de comadre"
  • JEu

    Ou seja, é “cargo comissionado” para todo lado… por isso digo sempre que o governador mininim deveria reduzir em cerca de 50% os cargos comissionados existentes, para bem do erário e do povo alagoano… porém, do mesmo jeito que o temeroso, mantém uma super estrutura governamental só para ter meios de “negociar” os apoios politiqueiros… e quem sofre com tudo isso?!!!!! o povo… que, para eles, é mero “detalhe”… agora, com relação aos dois politiqueiros mencionados no texto… um já está preso… o outro está a caminho das grades… em 2018 vamos dar o troco ao governo de calças curtas; aos senhores feudais; aos coronéis do interior; aos clãs dominantes e aos usurpadores do erário público…

  • SEBASTIÃOIGUATEMYRCADENACORDEIRO

    FIZ UM EXCELENTE COMENTÁRIO MAS,COMO SÓI ACONTECE,AO DESCREVER O CÓDIGO,CHAMADO DE BRANCAPTCHA,ELE RECUSOU O TEXTO,ALEGANDO ERRO,E SABE POR QUE? POR CAUSA DA PÉSSIMA DISTRIBUIÇÃO DAS LETRAS SOBRE UM FUNDO CHEIO DE TRAÇOS E RISCOS QUE ATRAPALHAM A INTERPRETAÇÃO DO INTERNAUTA,CAUSANDO CONFUSÃO E ILUSÃO DE ÓTICA . ALGUEM JÁ LHE ADVERTIU SOBRE ESTE PROBLEMA ? PARECE ATE QUE ISSO FOI FEITO PROPOSITADAMENTE SÓ PARA AFASTAR OS COMENTARISTAS DO BLOG . QUE PENA …

  • Joao Neto

    Existem muitos comissionados parasitas espalhados estrategicamente dentro do estado. Enquanto isso concursado competentes passa por todos os níveis educacionais e não conseguem a mudança de nível. (tem as exceções dos que consegue rapidinho) Os que mostram o que esta errada é exonerada como os da Santa Monica (Saíram com dignidade) Tudo isso para sanar as denuncias. Comissionado bom é o desprovido de sensibilidade moral e sem o mínimo de compaixão humana, que vivem da ambição, ganância e da arrogância. Que se acha esperto (a), mas não percebe que é a trouxa da historia. Cadê o secretario da saúde que não vai falar dos problemas da saúde do estado. E a gerente geral do HGE, a mulher de mil e uma utilidades porque não vai dar satisfação a população ao invés da assessoria mandar nota? Lamentável (cego/surdo/mudo).

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    Como a filha de Cristiano Matheus tem um cargo em comissão no governo de Renan Filho,isso quer dizer que Renan sabia que o motorista particular de Matheus recebia do estado sem trabalhar.

  • Valdemar

    A generosidade da ex-esposa do Cristino vem da generosidade do governador que ampara a todos os fichas sujas nos cargos comissionados. Do SERTÃO ao LITORAL, de PIRANHAS a MARECHAL,a situação é a mesma. Que nós, alagoanos de vergonha, possamos bani-los da política para sempre, já que a justiça não os pune, punamos através do nosso voto. Já é perceptível o desespero do estoriador nas cabeçadas da sua resumida equipe comandada por seu irmão na Terra dos Cajueiros e na Lapinha.A traição, arrogância e desgaste provocados pela vaidade, prepotência,ganância e a inutilidade na casa da luz vermelha

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Aos otimistas e entusiastas e esperançosos nas “eleições” de eventuais e possíveis melhorias e “mudanças”, mormente com os nomes aqui destacados, mas independentemente da aceitação dos perscrutados e citados nomes, suas vitórias independem do VOTO do cidadão/eleitor, desde as “seguras, invioláveis e invulneráveis urnas eletrônicas-digitais, da venezuelana Smartmatic, de George Soros”; sossega, pois, que o ignaro, incauto, inocente, ignorante e analfabeto político e funcional não pode nem deve ser responsabilizado por isso: “voto nada decide; quem conta os votos decide tudo” (Stalin)
      Abr
      *JG
      P.S.: Eleição SEM impressão de votos, sobretudo sem apuração, computação e totalização pública, aberta, ostensiva e transparente, quem decidira é o “contador de votos”! 😉

      • Rodrigo Duval

        O Joilson tem um problema sério …maximiza tudo…tudo está ligado a uma grande conspiração de Soros, e os comunopetistas. ….dia desses o Olavo de Carvalho , fazendo meaculpa, tava reclamando que depois que ele falou de socialismo Fabiano , todo mundo agora vê conspiração em todo canto…. realmente , o Cel/Bel é o maior exemplo disso. .toneladas de Olavo , mas sem digerir ,e se arvorando na verborragia do Juridiquês…Fico com meu Conservadorismo de Costumes , e Liberalismo , na economia…Mises, Scruton, Darlrymple,..fui…

        • Antônio e.silva

          Rodrigo vc viu q um dia desses ele tava dizendo q o Brasil ia ser islamizado????Cara , sem brincadeira, tem que eleger o Bolsonaro pra parar com essas coisas, isso só pode ser coisa dos monarquistas…isso é um tipo de radicalismo …pode ser também q seja perfil Fake , de esquerdista…não duvido nada.

          • Colo NOVO ou novo COLO?

            rsRs … tragamos o COLO a tiracolo: coLLo de NOVO – o intragável! … Kkkkk

          • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

            Simples: se ‘nada duvidas de nada”, logo credes em tudo: papai-noel; sacis; mulas-sem-cabeças, lobisomem, fogo-corredor et caterva de políticos, mormente na sempre “futura sociedade igualitária, mais justa e fraterna”, desde 1917; não? 😀
            Abr
            *JG

          • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

            Re-instando edição, a saber:
            Ao criticastro gratuito Rodrigo Durval, reiterando, a saber:
            Além do mais, de há muito que se alerta sobre a Invasão Vertical dos Bárbaros, com Mário Ferreira dos Santos, mormente com os procedentes, contundentes, coerentes, inteligentes, elucidativos, didáticos e esclarecedores textos de Olavo de Carvalho, como destacamos abaixo:
            1 – “Demais disso, convém jamais olvidar, como amplamente denunciado, divulgado, editado, explicitado, elucidado e demonstrado por Olavo de Carvalho sobre os sórdidos, insólitos, inescrupulosos e criminosos planos, programas, projetos, estratégias da Nova Ordem Mundial –NOM – desde o ocultado, indigitado e famigerado Foro de São Paulo/1990, de total dominação do Ocidente, mormente da já anunciada, aprovada e legalizada “Islamização do Brasil”, defendida por toda esquerda gramscista e Fabianista brasileira submetida ao grande império do califado e dos seus pacatos, pacíficos, ordeiros, bondosos, generosos, piedosos, tolerantes e urbanos MUSLINS, que a pretexto de serem “coitados refugiados” têm incendiado, assassinado e imolado os “infiéis” dos países da União Europeia que os tem abrigado, e mundo afora: EUA; Austrália, Canadá e etc.
            Enfim, o maior celeiro do mundo já estaria dominado tanto quanto o Velho-Mundo desde a criação ou implantação da União Europeia de nações, que desnacionalizou os países da Europa, através do paulatino, sorrateiro e tenaz multiculturalismo onde o que vinga, literalmente (sem trocadilhos) é o Alcorão e a Sharia, por conseguinte, o nosso amado Brasil sucumbirá como os países europeus reféns, acuados, invadidos e ocupados pelos dúcteis seguidores de MAOMÉ, escamoteados de refugiados, principalmente desde a “Invasão Vertical dos Bárbaros”, denunciada e acima citada.
            P.S.: Ver “Os donos do mundo”, Diário do comércio, 21 de fevereiro de 2011, “O que está acontecendo”, Diário do comércio, de 29 de agosto de 2012, e “Quem manda no mundo”? Diário do comércio, de 07 de setembro de 2012 – todos de Olavo de Carvalho, loc. Cit. às p. 541/547, in “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota”. Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/07/o-brasil-sucumbira-invasao-vertical-dos.html
            2 – “A islamização do Ocidente anelada pela MON ou NOM – Nova Ordem Mundial, o perverso comunismo travestido numa nova formatação que se expande às nações ocidentais para “abrigar refugiados”, que o próprio mundo árabe sequer os aceita, recebe ou cede seu território para valhacouto, por saber de sua índole fundamentalista fanática, idiossincrasia e verve bárbara, atroz e intolerante quando não cruéis assassinos sanguinários; vejam aos milhares de fatos, eventos e episódios havidos na União Europeia, que os abrigou: o hóspede desrespeita às regras, normas, leis, condutas e costumes dos fraternos, solidários e altruístas hospitaleiros povos que lhes deram guarida! – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/04/alerta-de-percival-puggina-sobre.html.
            III – O império islamita-maometano e seu poderoso e rico Califado – Desde quando, no Brasil, a maior tevê e seus cultos artistas globais são adeptos, defensores, apoiadores, difusores e praticantes do multiculturalismo multiculturalista, mormente com suas programações e novelas sobre o mundo árabe e mulçumano, seus trajes, jeitos, costumes, modos de vida e culturas, séquitos sequazes fundamentalistas dos moderníssimos Alcorão e da Lei Sharia, onde é normalíssimo desposar crianças – como seu profeta maior: Maomé que desposou uma menina de 6 anos, mas só fornicou-a com 9 – que podem e devem desposar mais de uma ou duas centenas de mulheres, para parirem seus filhos (preferentemente machos), para povoar e dominar o mundo ocidental, que exerce, obriga e compele o controle de natalidade de seu povo? – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/10/a-islamizacao-legalizada-vingara-em.html
            Abr
            *JG

        • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

          Reiterando:
          Pera lá! Jamais prometi invasão nenhuma, apenas comentei sobre à nova “lei dos estrangeiros, que irá absorver muito mais “refugiados” – como na zona do EURO – que, no Brasil, já passa de mais de 1,5 milhões de4 islamitas, a saber:
          “O Islã no Brasil conta com 35.167 seguidores, segundo dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, algumas instituições islâmicas brasileiras consideram que o número de seguidores é muito superior e que há cerca de 1,5 milhão de fiéis do Islã no país”. Na íntegra in https://pt.wikipedia.org/wiki/Islamismo_no_Brasil
          Veja mais aqui, a saber:
          https://festasnobrasil.catracalivre.com.br/curiosidades/o-islamismo-e-as-mesquitas-no-brasil/;
          https://noticias.gospelprime.com.br/numero-recorde-muculmanos-brasil/, e;
          http://www.alcorao.com/2016/04/lista-de-mesquitas-no-brasil.html, só para destacar esses três links.
          A nova lei do estrangeiro ou de recepção e concessão de albergue e até bolsas-estrangeiros/refugiados, que o próprio “mundo árabe” não lhes concedem tal e tais benesses, guaridas e valhacoutos, vingará a partir de 25 de novembro, a saber: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/11/entra-em-vigor-lei-de-migracao-que-da-mais-direitos-estrangeiros.html, faltando apenas sua regulamentação, mediante decreto governamental, do libanês Michel Temer.
          Ver, na íntegra, a referida lei: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13445.htm:
          • “Art. 125. Esta Lei entra em vigor após decorridos 180 (cento e oitenta) dias de sua publicação oficial.
          • Brasília, 24 de maio de 2017; 196o da Independência e 129o da República”.
          Que o Brasil está sob dominação, jugo e poder de comunistas/socialistas/Fabianistas/stalinistas/leninistas/gramscistas/trotskistas desde a assunção do ilustre professor de Sorbonne não resta a mais mínima dúvida, para isso visite e leias nossos textos, em nosso Blog, meu caro!
          Ah! Leia sobre a Esquerda Caviar, de Rodrigo Constantino, caso não queiras seguir ao escólio luminar do mestre Olavo de Carvalho, sim?
          Abr
          *JG
          P.S.: confias nas eleições nessas “urnas seguras”?

      • Contra CINISMO grosso, FÉ na IRONIA fina: 2018 vem aí!

        Compreensível xôro de PERDEDOR de pijama, Coroné? … rsRs
        Em CORO: corado e indignado LUTAMOS pra estar entre MELHORES votados!

  • wal

    A bandidagem das quadrilhas do PMDB,PSDB,PP e PT,são todas inocentes, transitado e julgado, o sr. GILMAR MENDES, do STF, que o diga…

    Porque será ???????????????

  • Antonio Moreira

    O salário de um prefeito não dar para deixá-lo rico, mas se levar uma vida (social e econômica) dentro da sua realidade
    ainda assim estará no “andar” muito acima da maioria do brasileiro. Sei que aqui não é lugar de santo, mas o humano é ciente dos seus atos e das possíveis consequências…
    Confesso que nunca estive e não estou preparado para enfrentar uma cadeia, por isso vivo do suor do meu rosto desde meus 14 anos de idade.
    Essa semana vi o Cristiano Matheus parecia bastante descontraido.
    Vejo tantos jovens, nos sinais/paradas de trânsito com limpador de vidro de carro onde podia está estudando e também tendo uma oportunidade para fazer serviço útil no setor publico no lugar de tantos comissionados que não produzem nada e certamente tem uma vida muito boa em relação aos coitados que realmente precisam de uma pequena remuneração.

  • Deodorense

    Em Marechal Deodoro, mudou o prefeito mas continua a mesma farra na política.

    Farra nos cargos comissionados, farra nos carros alugados… votamos na NOVA Marechal, que não existe.

    O politico ganha 5 a 10 votos com um cargo comissionado. Lamentável.

    Ver se Rodrigo Cunha ou Alfredo Gaspar, mudam um pouco a situação.

  • Claudio

    Tendo origem Murici, não é de se estranhar o Modelo Proviciano adotado, basta ver como a administracão de Murici durante esses mais de 20 anos é administrado por essa Clã.

  • Adriel Batista Correia de Melo

    Maceió,08 de dezembro de 2017

    Senhores(as)

    O meu maior sonho na vida, é sair definitivamente de Alagoas.

    Adriel Batista Correia de Melo

  • Sérgio Eduardo

    Resumo da ópera; Mateus e Celso Luiz estão mortos politicamente…

  • paulino lopes

    Os Cargos Comissionado representam exclusivamente os interesse políticos dos detentores do poder políticos, é um “cancer” na administração pública, com raras exceções, devia ser banido do serviço público, porque em regra geral são improdutivos.

  • JEu

    Prezado internauta Sebastião Iguatemir… um conselho de quem já passou pelas mesma frustração… copie o texto antes de tentar enviar a mensagem… assim, se o código de letras não funcionar, é só colar o texto novamente e tentar de novo…

  • Fabio Poeta

    Significa que na máquina pública sempre há brecha para apoiar direta ou indiretamente aqueles que a justiça prova como mau caráter! Fato: quem nem todos aqueles que ascendem da pobreza para altos cargos de status político dificilmente evitam cair na tentação de lambuzarem-se a mais do que devia do mel e/ou da apropriação ilegal do erário. Assim como nem todos que descende da tradição e de alto status social dificilmente permanecem incólumes às tentações das riqueza do erário.

  • Mauricio

    Existem pessoas tão sumamente pobres que só tem dinheiro.
    Triste realidade do nosso estado que vai só piorar com a vida dos alagoanos. GOVERNO DA INVERSÃO DE VALORES.

  • sertanejo cagota

    Então me responda, Ricardo, presídio só foi feito pra bandido pobre? Então por que estão abarrotados de presos coitados e rafamés?

  • Samuel Pedro

    Celso Luiz e Cristiano Matheus, estão colhendo os frutos podres brotados das sementes infectas e imprestáveis que plantaram….
    No caso do primeiro, a sanção punitiva – no caso a prisão -, veio em boa hora, até para que os desvios de verba pública fossem cessados/estancados. Afinal de contas, foram desviados mais de 15 milhões de reais do paupérrimo Município de Canapi. Portanto, tem mais é que permanecer preso, diante dos milhões que desviou de uma população paupérrima e carente de tudo, como é a população de Canapi. Todas essas pragas deveriam ser condenadas à prisão perpétua, pela prática do crime de desvio de dinheiro público. Dinheiro esse – vale ressaltar -, que faz enorme falta na compra de merenda escolar, na aquisição de medicamentos e insumos para os postos de saúdes, na criação de novos leitos nos hospitais, etc…Ou seja, os desvidos de veba pública atinge diretamente uma população que depende diretamente dos serviços públicos mínimos necessários à sobrevivência.
    Todavia, isso só não basta, sendo necessário que haja uma “reprimenda social” ou “pena social” eficaz e permanente, que somente a sociedade poderá aplicar, na medida em que afaste esses genocidas da vida pública definitivamente, bem como àqueles que possuam vínculos afetivos/familiares/umbilicais com os mesmos. Ou seja, a justiça e a paz social só prevalecerão se ambos (E SUAS CRIAS)forem definitivamente banidos da vida pública. É bom lembrar que tem um adágio popular que diz: “quem sái aos seus não degenera”. E, nesses dois casos, tal ditado se aplica por completo.
    Não se pode olvidar que o homicídio – ou até genocídio -, se evidencia nas mais diversas formas e atitudes cometidas contra os seres que aqui habitam. A apropriação e o desvio de dinheiro público destinado à merenda escolar, aos hospitais, às creches, o desaparelhamento e sucateamento dos hospitais, postos de saúde e ambulâncias também equivalem e se euiparam a uma forma oblíqua e institucional de se praticar o homicídio e/ou genocídio de uma população.

  • Acosta

    Caro Ricardo a verdadeira Tragédia é a impunidade deste seres ilustres da nossa política. Vulgo os “taturânicos” que até agora não estão todos livres, leves e soltos.
    Um Estado pobre e podre politicamente falando.
    Triste Alagoas, ó quão dessemelhante

  • Simao pedro lira duarte

    E muitos cargos comissionados existem na prefeitura de Maceió, talvez proporcionalmente ate mais que o governo do Estado.