Foi ontem que a Operação Taturana, a maior e mais importante que a Polícia Federal já realizou em Alagoas, completou dez anos.

Talvez porque as consequências para os dezesseis deputados e ex-deputados indiciados no desvio de mais de R$ 300 milhões sejam inexpressivas, ninguém – nem mesmo nós, da imprensa – registrou a data.

Se o esquema de então, elucidado pelo delegado Janderlyer Gomes, mudou para continuar o mesmo, só os parlamentares puderem fazer festa e folia para comemorar a já tão marcante impunidade.

É verdade que já foi julgada no primeiro grau e no TJ a principal ação de improbidade: nove deputados e ex-deputados foram condenados pelo esquema de desvio do dinheiro público. Mas todos estão convencidos de que nada há de impedi-los de disputar – e ganhar – o voto do eleitorado local.

No mais, o foro privilegiado levou para o STF e para o STJ, lá em Brasília, alguns dos principais personagens  que a PF apontou como beneficiários do dinheiro pertencente ao povo alagoano.

Um ex-deputado está preso, Celso Luiz, mas não pela Taturana; outro acusado morreu na semana passada, Cícero Ferro, sem que pudesse – se fosse o caso – provar sua inocência.

Recentemente, a Polícia Federal deu início a outra Operação – Sururugate ou Taturaninha – na Casa de Tavares Bastos.

De couro grosso, os envolvidos de agora dão de ombros para os homens da lei.

A convicção que formularam tem base na realidade: se o que era mais não pôde com eles, o que é menos não haverá de atingi-los.

(O delegado Janderlyer Gomes já sabia, lamentando, o que iria acontecer quando saiu de Alagoas.)

Veja a relação dos denunciados pelo MP em Ação por Improbidade:

– Cícero Almeida

– Paulão

– Maria José Viana

– Celso Luiz

– Arthur Lira

– Cícero Ferro

– Nelito Gomes de Barros

– Cícero Amélio

– Dudu Albuquerque

– Antônio Albuquerque

– João Beltrão

– Isnaldo Bulhões Júnior

– Gilberto Gonçalves

– Alves Correia

– Adalberto Cavalcante

– Gervásio Raimundo

Além deles, o MP incluiu o atual prefeito de Roteiro, Fábio Jatobá, que foi diretor da Assembléia Legislativa,

 

Mudança no TSE pode dificultar candidatura de deputados alagoanos condenados pelo TJ
Governador demite motorista de Cristiano Matheus que recebia pelo Estado
  • wal

    E sabes porque ???? as autoridades que competia as punições, eram e ainda são mui amigos das crianças.
    Ex: Amigos no TC,amigos no governo,amigos e toda a esfera jurídica, incluindo a ultima instância; SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,órgão do sr. GILMAR MENDES.

  • JEu

    Enquanto o povo não tomar a decisão de fazer valer seu “poder”, como dito na CF/88, então vamos continuar assistindo ao total descaso com o direito, o certo, o correto, o honesto, o ético e o moral na administração pública… e agora, que o sistema judiciário brasileiro também está contaminado pelo vírus da corrupção, de desonestidade, da imparcialidade e da falta de transparência, então tudo concorre para a permanência da impunidade e do uso criminoso do erário público… o que ainda mantém uma pequena esperança para o povo é a atuação dos ministérios públicos federal e estadual e da polícia federal (pois as polícias civis nos Estados estão, em sua maioria, vendidas aos governos estaduais e, portanto, nada fazem para combater os crimes de colarinho branco)… até quando, povo brasileiro, vamos deixar que essas monstruosidades aconteçam?!!!

  • Bruno

    Mais uma pra conta da impunidade.

  • Há Lagoas

    Se no Brasil o judiciário não é sinônimo de justiça, o que dizer dos “rigores” da Lei em terras caetês?!

  • Porfirio

    Eles vão morrendo e a justiça não os alcança. É uma vergonha, como diz o apresentador Boris Kasoi..

  • 2018 só FICHA LIMPA

    Em 2018 não vote em candidato indiciados ou que responde a processos, como os relacionados na ‘TATURANA’, eles continuam FICHA SUJA. Vote em 2018 nos possíveis candidatos FICHA LIMPA, a exemplo ALFREDO GASPAR DE MENDONÇA, RUI PALMEIRA, RODRIGO CUNHA, NONÔ e poucos outros. Se muda ALAGOAS votando em candidatos sérios, probos!

  • santos

    Com exceção dos ignorantes, quem são mais safados os políticos corruptos ou os seus eleitores?

  • carlos

    Dois nomes que mem chamam mais atenção sem querer tirar os “méritos”dos demais.Paulão PT,como seu discurso “moralista” e do deputado João Beltrão que começou sua vida política das vacas magras aqui em Coruripe, apadrinhado pelo senador Renan Calheiros,que abonou sua ficha partidaria pelo antigo MDB,tinha um discurso de honestidade e de acusar sem provas pessoas limpas só por suposição,,,deixa para lá que Alagoas,já conhece a trajetória do Beltrão.

  • Antena Ligada

    Enquanto não ocorrer uma mudança séria e drástica com relação ao tal foro privilegiado; enquanto o poder judiciário permanecer devendo favores ao poder executivo e com a lentidão habitual e, enfim, enquanto o eleitor continuar trocando seu voto por migalhas, não adianta a PF gastar milhões de reais nas operações para descobrir as gatunagens praticadas pelos senhores prefeitos, deputados…etc.

    • carlos

      Melhor do que uma mudança séria do tal foro privilegiado é uma mudança radical e de muita vergonha na cara é não votar nesta turma que não estão nem aí para justiça. É votar na renovação de nomes e não na renovação da idade que são os filhos dos coronéis. Olha a nova geração filho do depuatdo Antônio Albuquerque,filho do Celso Luiz,Cícero Amélio e João Beltrão,que é o mais destacado no momento por está ocupando o cargo de Ministro do Turismo do pior presidente da historia do Brasil.De todos Marx Beltrão é mais felpudo dos representantes dos coronéis.Renovação total…ABAIXO O CORONELISMO.

  • Antena Ligada

    E por falar em desvio de dinheiro público: afinal, qual o resultado da operação da PF na SESAU? Quem e quanto foi realmente desviado? Vai ficar por “isso mesmo”? Ninguém será penalizado?

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    A “absolvição” (ou reeleição) deLLes todos, independe do VOTO do cidadão/eleitor, desde as “seguras, invioláveis e invulneráveis urnas eletrônicas-digitais, da venezuelana Smartmatic, de George Soros”; sossega, pois, que o ignaro, incauto, inocente, ignorante e analfabeto político e funcional não pode nem deve ser responsabilizado por isso: “voto nada decide; quem conta os votos decide tudo” (Stalin)
    Abr
    *JG
    P.S.: A ver: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/11/condenacao-de-taturanas-nao-passa-de.html

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Ao ensejo, insto edição do seguinte texto, a saber:
    Maceió, terça-feira, 5 de dezembro de 2017
    UMA LIDE DE SALAFRÁRIOS: “ACUSE-O DO QUE ÉS E DO QUE FAZES”!
    Joilson Gouveia*
    A frase abaixo transcrita é exaltada, enaltecida e tida como “corretíssima e irretocável”, e atribuída ao admirado ídolo Ciro Gomes, inclusive o parabeniza pela sentença, a saber:
    – “O pior salafrário é o político que diz que não é político”. – Na íntegra in http://blogdobob.blogsdagazetaweb.com/2017/12/04/o-pior-salafrario-e-o-politico-que-diz-que-nao-e-politico/ – de salafrários eLLes entendem muito bem!
    Pasmem! O que nos causa espécie, estupefação ou assombro é o arauto escarlate, pioneiro blogueiro caetés esquerdista de esquerda e à Esquerda, incondicional admirador e seguidor do homo lusco destacar e até elogiar como “corretíssima e irretocável” o achaque ao adversário do citado autor, que tenta dar uma taxionomia ou gradação ao patife ou desonesto como se pudesse haver mais, meio ou menos patife: pior, ruim, médio, regular ou bom e ótimo. Ora, patife, zé-cuecas, bisbórria, brochote é tudo do mesmo nível, patamar, laia e vala e sarjeta, da súcia matula e da escumalha a que pertencem!
    Inexiste salafrário mais, meio ou menos desonesto ou patife máximo, maior, médio ou mínimo numa ORCRIM, pois que, uma vez desonesto sempre desonesto, tal e qual ao equívoco da mulher “meia-grávida”: ou se está grávida ou não! Existe meia gravidez ou metade da gestação, não meia-grávida!
    Entrementes, não poderia ser de modo diverso haja vista que o ícone-mor deles já havia se autoproclamado “alma mais ONESTA do mundo”, mesmo admitindo e reconhecendo ser um ladrão, salafrário, finório, alarife e patife, a saber:
    (…) além de não investigarem, apurarem, julgarem e expulsarem seus referidos camaradas já condenados/presos, ainda ousam desdenhar, afrontar e zombar de todos nós, cidadãos e cidadãs honestos, honrados, decentes, corretos e dignos trabalhadores probos e de bem, mormente aos servidores públicos concursados, como o fizera o acintoso “asceta de prístinas virtudes”, a ver:
    “A profissão mais honesta é a do político. Porque todo ano, por mais ladrão que ele seja, ele tem de ir pra rua encarar o povo e pedir voto. O concursado não. Se forma na universidade, faz o concurso e tá com o emprego garantido pro resto da vida.” (Sic.) – Sem destaques no original. Na íntegra in http://reaconaria.org/blog/reacablog/lula-diz-que-por-mais-ladrao-que-o-politico-seja-ele-e-mais-honesto-que-o-concursado/ – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/11/a-eterna-nova-alianca-de-epicuristas.html
    Ademais, como é práxis em suas bravatas, bazófias e falácias, disse o seguinte, a saber:
    a) “Uma publicação em específico circulou pelo Facebook, Twitter e outras redes sociais. Uma foto antiga de Lula com uma declaração sua feita em 1988 chamou a atenção e foi compartilhada diversas vezes. “No Brasil é assim: quando um pobre rouba, vai para a cadeia. Quando um rico rouba, vira ministro”, disse o ex-presidente em 1988. A frase, pronunciada na ocasião, foi comparado ao momento que Lula vive”.
    b) O energúmeno, imbecil, idiota, salafrário, alarife e finório esqueceu quem eram (eLLe & eLLa: nesses treze anos de “pátria educadora”) os verdadeiros responsáveis pelo que questiona em suas falácias, bazófias e bravatas, a saber:
    “Quem é o culpado de um jovem de 25 anos estar preso hoje? O que deram de oportunidade para ele quando ele tinha 8 anos? Se não dou educação, trabalho, essa criança vai fazer o quê da vida? A gente percebe que o dinheiro que se economizou na educação no passado está se gastando hoje para se fazer cadeia. E cada vez vai custar mais caro…” Na íntegra in https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/4795/abatido-apos-vaias-lula-discursa-e-comete-um-condenavel-deslize
    Entrementes, malgrado todos os malefícios legados, os séquitos de Joseph Paul Goebbels divulgam resultados “aferíveis” de pesquisas daquele mesmo instituto sério, confiável e verdadeiro feito nota de três reais -– ver ao final deste -. Esse tal instituto de pesquisas não é aquele que viu apenas 150 mil pessoas na Av. Paulista quando havia mais de 1,5 milhões de patriotas? Ou não?
    Convém relembrar que, recentemente, nas eleições suplementares amazonense e piauiense, os candidatos apoiados pelo “preferido nas pesquisas” amargaram fragorosas derrotas, conforme noticiado no seguinte link, a saber:
    http://www.imprensaviva.com/2017/08/lula-e-humilhado-no-piaui-e-no-amazonas.html
    Ah! Por falar em desastrosas derrotas, urge relembrar que sequer fez seu filhote vereador, em São Bernardo do Campo, considerado o “ninho da serpente” ou da asquerosa jararaca escarlate, em 2016!
    Além do mais, tem sido ovacionado, xingado e hostilizado onde quer que apareça em uníssonos: “lulaladrão, seu lugar é na prisão”!; em comícios extemporâneos de umas trezentas pessoas ou um pouco mais, além dos seus fiéis “militontos” remunerados, o que prova que o “andarilho” de debacle caravana não está com essa bola toda!
    Ademais, o sítio http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2017/12/lula-tem-34-bolsonaro-17-e-marina-9-aponta-pesquisa-datafolha-para-2018_44971.php, onde sequer há espaço para comentários ao noticiado, anuncia o salafrário em primeiríssimo lugar, mas sequer anda sozinho e sempre é hostilizado, vaiado e xingado aonde chega, quem acredita nessas “pesquisas”!?
    Enfim, para entender melhor à lógica de esquerdistas de esquerda e à Esquerda, acessem, visitem e leiam no link a seguir, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/11/dissecando-o-assestado-e-prenunciado.html
    Abr
    *JG
    P.S.: sem falar que fora expulso de um restaurante de “zelite”, como costuma deleitar!

  • Frederico Farias

    No mais, amigo, é cantar parabéns..
    Abraços.

  • Pedro Indignado

    RM,A coisa está séria aqui na Santa Mônica (Martenidade). Hoje na Reunião do CONSUL, a diretora do hospital,entregou o cargo na cara do reitor.Foi uma atitude de coragem e acima de tudo dignidade.Pois o reitor está interferindo com autoritarismo exonerando gente da equipe sem consultar o diretora que foi eleita pelos servidores.Retaliação….

  • Fabio Poeta

    Ao proclamarem a República os Marechais esqueceram de proferir no discurso: “Que se livre o Brasil do atraso da monarquia e de todas as formas de escravidão para a construção de uma grande nação! Agora estamos para viver um momento de gozo, mordomia e falcatruas! O povo, ora, que povo?” Será que ainda é possível livrar alguma instituição desse jugo?

  • Giorgio

    Alagoas, terra sem lei e sem futuro! Aqui impera a injustiça, a violência, impunidade! Vivemos sem perspectivas de crescimento, sem esperança para os jovens! O Exôdo para o Sudeste tem aumentado, tornando-se a saída de nossa juventude. O que esperar desse ESTADO TÃO BELO, MAS, COM UMA CLASSE POLÍTICA INCOMPETENTE E CORRUPTA????