É claro que a sentença condenatória contra os taturanas de 2007 – há os de 2017 – traz uma simbologia importante, até para mostrar que há no Judiciário alagoano magistrados dispostos a enfrentar autoridades locais, alguns com forte poder de fogo.

Os condenados de agora – Isnaldo Bulhões Júnior, Cícero Ferro, Dudu Albuquerque, Gervásio Raimundo, Alves Correia e Gilberto Gonçalves – devem ter tanta preocupação com a decisão da Justiça Estadual do primeiro grau quanto o senador Renan Calheiros em relação à sentença da Justiça Federal de Brasília, na semana passada.

A chamada “efetividade da Justiça”, neste e em tantos outros casos, ainda vai demorar muito a se concretizar – se é que vai acontecer um dia.

Por enquanto, basta passar uma pomadinha que nem a marca do arranhão fica.

A lembrar: outros taturanas já foram condenados pelo juízo de segundo grau de Alagoas – o TJ – no ano passado. São eles: Celso Luiz, Arthur Lira, João Beltrão, Nelito Gomes de Barros, Cícero Amélio, Paulão, Adalberto Cavalcante, Maria José Viana e Cícero Almeida.

E daí?

Nem ao menos – assim como Calheiros – serão proibidos de disputar as eleições de 2018. Estamos falando de onze anos entre o crime e o protocastigo.

A condenação é por improbidade e só trará alguma consequência prática quando transitada em julgado.

É algo mais ou menos assim: você acha que corrupção é um crime hediondo, que mata centenas de milhares de brasileiros?

Não é você quem faz as leis, é verdade; mas é você quem escolhe quem deve fazê-las.

Para não esquecer por ser relevante: os juízes que integram o grupo Alberto Jorge Correia de Barros Lima, André Avancini, Antônio Rafael Wanderley Casado da Silva, Carlos Alberto Mendonça Canuto, Carlos Aley Santos de Melo e Sandra Janine Wanderley Cavalcante Maia.

Excluídos de 2014 garantem vagas no novo palanque de Renan Filho
Rodrigo Cunha vira assombração para candidatos tradicionais ao Senado
  • Futuro Promotor

    De forma alguma: condenação pelo colegiado de 2’ grau os torna inelegíveis para 2018

    Resposta

    Não na “hermenêutica” local.

    • João Paulo

      São inelegíveis para qualquer cargo os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena (art. 1º, I, l, da Lei Complementar 64/90).

    • Ninônô preso!!!

      Nenhum deles será preso, mesmo julgado em 2ª Instância e condenados, não será preso na hermenêutica de Alagoas!!! Kkkkkkkkkk!!!

  • Williams Roger

    Vou ficar fazendo essa postagem até receber o meu dinheiro, retirado abrupta e ILEGALMENTE até 2018, poucos momentos antes de votar!
    Eu e muitos não temos o que comemorar governador. Votei no senhor e em vosso pai. Tô esperando resposta do senhor até agora.
    O senhor prometeu, em campanha. Que não prejudicaria os servidores e que ouviria os servidores e a população.
    Tô no aguardo de resposta é solução!
    Se o desconto fosse legal, lei, eu não estaria perdendo o meu tempo e tá me humilhando por um direito que tenho.

    Vamos prezar pela legalidade!
    São direitos sociais Constitucionais! Cláusulas pétreas!
    Governador Renan Filho, o que o senhor está fazendo com os servidores. 2 anos sem reajustes, e ainda. Ilegalmente, retira direitos constitucionais dos servidores da insalubridade nas férias.
    Quero o meu dinheiro que descontaram em março de 2017. Preciso!
    E mexendo com quem tá quieto, com os servidores, que realmente trabalham nesse Estado.
    Se devolveram dos agentes penitenciários, os servidores da saúde também têm o mesmo direito.
    Retirando direitos ilegalmente.

    Tá errado, é ilegal. A pge agiu com maldade. O documento trata de aposentadoria. As jurisprudências acostadas, versa sobre a aposentadoria, dos direitos que os servidores perdem, que não se coadunam com quem está na ativa.
    Em todo o serviço público, em qualquer esfera, federal, estadual e municipal, de todo o país, paga nas férias. É lei, já tá pacificado.
    A pge não é legislador!!!
    O governador não pode acatar isso.
    Senhor governador, vossa excelência está sendo induzido ao erro. Não se pode saber que tal ato é ilegal, nulo, e aplicar essa aberração. Não se pode fazer isso e depois dizer: recorra, dê seus pulos… E por ser nulo, tem que ser, de pronto, de ofício, corrigido rapidamente. Para os servidores, é um prejuízo enorme. O Estado não precisa disso, e não tem necessidade de fazer isso.

    São direitos constitucionais, tem várias jurisprudências a favor do servidor.
    Tenho um processo, que a pge decidiu errado, fundamentando norma, que não versava no meu caso. Ela, a PGE errou!
    A PGE também erra!

    Pois é senador, como o senhor mesmo AFIRMA no vídeo: “sem revogar direitos”!
    Por favor, fale com o vosso filho, pra restabelecer o meu direito e de muitos! Para que ele tenha o mesmo alinhamento que Vossa Excelência, eu enquanto servidor público, estou sendo prejudicado.
    Para se resolver, tem que ser através de decisão política. Pois ato nulo, a administração pode rever seus atos de ofício!

    São 2 anos sem reajustes. E ainda USURPAM DIREITOS.
    QUE GOVERNO É ESSE?!

    É LEI SENADOR!
    No qual em nada a lei menciona, quando está na ativa:

    LEI Nº 7.817, DE 19 DE SETEMBRO DE 2016. (Lei que regulamenta a insalubridade)

    LEI Nº 5247 DE 26 DE JULHO DE 1991. (Regime jurídico único dos servidores do estado de Alagoas)
    (NR 15) NORMA REGULAMENTADORA. ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES
    É CONSTITUCIONAL, ART. 7°, XXIII e 37, X. DATA BASE, REPOSIÇÃO.
    A LEI MAIOR DESSE PAÍS, E OS SERVIDORES PÚBLICOS TEM QUE SER RESPEITADA. EU SOU CONCURSADO. NÃO ENTREI PELA JANELA E NEM POR UMA GARAGEM. Avalie PRECARIZADO. EXIJO RESPEITO!

    Basta entrar em alinhamento com o vosso filho, o nosso governador, para restabelecer o meu direito e de muitos servidores da saúde?!

    Senador, vi a folha suplementar dos agentes penitenciários. Eles receberam, em folha suplementar, este mês, maio/17, o que foi descontado em março do corrente ano.
    O deles é periculosidade, mas nada difere da insalubridade. A FINALIDADE, EQUIVOCADA, POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A PGE FOI A MESMA.
    RETIRAR, ILEGALMENTE, O DINHEIRO DO SERVIDORES.
    EU QUERO O MEU DINHEIRO. É USURPAÇÃO. É MÁ FÉ. É APROPRIAÇÃO INDÉBITA.
    EU TRABALHO, É DIREITO MEU.
    TO INDIGNADO!
    AS MINHAS FÉRIAS DEVERIAM SER PAGA SEM DESCONTOS, POIS VERSARIA SOBRE O ÚLTIMO OU TRÊS ÚLTIMOS CONTRACHEQUES, UMA MÉDIA – OU SEJA – NÃO DEVERIA TER DESCONTOS.
    E SÓ AVISARAM DO DESCONTO AOS SERVIDORES, DEPOIS DO FATO CONSUMADO.
    Ainda continua o desconto.
    Já Dos agentes penitenciários, devolveram e suspenderam o desconto. Ainda vai ser incorporado ao subsídio.
    O nosso não!
    São dois pesos e duas medidas!
    SE PUDER AJUDAR. AGRADEÇO!
    Tenho certeza que o senhor e o governador, Renan Filho, não quer prejudicar os servidores públicos de Alagoas. E nem precisa do dinheiro descontado.
    Att. Williams Roger. Servidor público da saúde/Samu, que trabalha, arrisca a vida e quer o seu direito restabelecido!

    São Tiago 5

    1Vós, ricos, chorai e gemei por causa das desgraças que sobre vós virão.2Vossas riquezas apodreceram e vossas roupas foram comidas pela traça.3Vosso ouro e vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e devorará vossas carnes como fogo. Entesourastes nos últimos dias!4Eis que o salário, que defraudastes aos trabalhadores que ceifavam os vossos campos, clama, e seus gritos de ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos.5Tendes vivido em delícias e em dissoluções sobre a terra, e saciastes os vossos corações para o dia da matança!6Condenastes e matastes o justo, e ele não vos resistiu.

  • Fabio Poeta

    Não concordo plenamente com essa assertiva, prezado jornalista Ricardo Mota. Vamos aos pontos: Se levarmos em conta que os prováveis crimes de corrupção praticados comissivamente pela bandalheira dos taturanas, como tal devemos pensar com base em Agamben, que os crimes cometidos são tipificados dentro de uma sociedade cujo Direito é uma invenção do homem desde os governos romanos de Nero e de Calígula, e os crimes e quaisquer outro praticados nos atuais dias, como Navalha, Guabiru, Toupeira, Lava Jato, são invenções sócio-políticas de uma Era histórica para um mero controle de caixa daqueles que planejaram a vida toda enriquecer ilicitamente. Pois fica difícil de acreditar que neste país desvio de verba, apropriação indébita, peculatos, corrupção sejam realmente crimes de verdade previsto no Código Penal, pois ainda os caras envolvidos nesses escândalos morais continuam no poder, mandando na máquina pública e podres de ricos.

  • sertanejo cagota

    O problema é quando esses poderosos irão presos… Acho que nunca, pois em Alagoas, presídio é coisa de pobre. Ricos e poderosos ficam em prisão domiciliar.

  • JEu

    Bem, de tanto ser enxovalhada, pode ser que a justiça (seja local, seja federal) pode começar a tomar decisões verdadeiras, em favor do povo, do erário público, da ética e da moralidade na administração pública… é só lembrar do caso recente dos deputados da ALE/RJ… finalmente os desembargadores do TRF no Rio de Janeiro sentiram a humilhação de serem totalmente desrespeitados e desconsiderados pelo pilantras daquela casa legislativa estadual… e foi só a imprensa divulgar massivamente a decisão e o que ela representava contra justiça, que os desembargadores do TRF conseguiram ver a “ficha cair” e despertaram para a realidade… então, por que não fazermos o mesmo por estas bandas caetés?!!! agora, é preciso usar de termos enérgicos, tais como: os deputados mandam nos desembargadores do TJ/AL… os desembargadores do TJ/AL são meros capachos dos corruptos e ladrões que habitam a ALE/AL… etc, etc… assim, pode ser que também deixem cair a ficha…

    • Contra CINISMO grosso, FÉ na IRONIA fina: 2018 vem aí!

      Caro JEu, … a saída é política PENSANTE: 2018 vem aí, nova CHANCE!
      no recesso do LAR, cultivemos BONS pensamentos aqui BEM escritos, breves e ELEGANTES, amigo.
      Pois me apraz o conforto do DIÁLOGO entre sentantes, atitude contrastante com excrementos líquidos xixados em subalternos e pessoas pobres.
      Bobagens postadas qual sólidos e SÓRDIDOS achaques a incautos leitores com IDEIAS de mais violências CEGAS e burras incendiando pastos pra ruminantes arrogantes acumulando adiposas malemolências IMATURAS buscando adultos COLO que meLLam!
      Certamente argumentas bem em público – seja de PÉ num palanque ou à MESA de shopping ou BAR, creio na boa vontade entre pessoas CIVILIZADAS – creio em Deus!

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    ERRATA AO ANTERIOR
    CONDENAÇÃO DE TATURANAS NÃO PASSA DE VITÓRIA PÍRRICA!
    Joilson Gouveia*
    Dia virá – espero ainda estar vivo nesse dia, para testemunhar, confirmar e ratificar o que temos averbado, dito, repetido, reiterado e replicado – em que o Brasil e os seus brasileiros e as brasileiras decentes, honestos, honrados e dignos trabalhadores, cidadãos e cidadãs de bem verão, entenderão e compreenderão, pois atestarão e comprovarão que, desde a debacle redemocratização, pós regime constitucional marcial castrense, vivemos sob o jugo cruel, sanguinário e assassino de escarlates esquerdistas de esquerda e à Esquerda: os artífices de todos os males do e no mundo.
    Noutras palavras, já estamos à mercê de facínoras, alarifes e finórios, matreiros, escamoteados e dissimulados, falsos, inescrupulosos, oprobriosos e criminosos: socialistas/comunistas/marxistas/stalinistas/leninistas/trotskistas/gramscistas/Fabianistas et caterva, escória e corja da súcia matula escarlate – os trinta e cinco partidos são de bandeiras, cores, matizes e ideologias esquerdistas de esquerda e à Esquerda – que alçaram ao Poder, através da tríade enganosa, dissimulada e ludibriadora: “democracia, partidos e eleições”* e aparelharam o Estado e os seus Três Poderes, Instituições e Órgãos republicanos de nossa espoliada, combalida e aviltada democracia tabajara ou tupiniquim, que não serve para você nem para mim – a ver in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/06/a-res-publica-tabajara-ou-tupiniquim.html.
    *“Democracia, eleições e partidos”: a insidiosa tríade ardilosa, enganosa e ludibriadora senão destruidora de dinastias, reinados, impérios, monarquias, principados e Estados; que tem servido de base, caminho, estrada e oxigênio do arcaico, esfarrapado, surrado, ultrapassado e carcomido socialismo/comunismo de inescrupulosos, escabrosos, oprobriosos e criminosos Marxistas/Stalinistas/Leninistas/Trotskistas/Gramscistas/Fabianistas velhos e velhacos, usuários da velha Tesoura-Escarlate, que mantém os mesmos cleptocratas, aristocratas, argirocratas e plutocratas de sempre, desde os idos de 1500. Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/09/inalteradas-mudancas-para-manter-o.html.
    Percebam que o Sistema Jurídico-Positivo-Legal-Criminal-Penal e Constitucional ou arcabouço jurídico vigente é inócuo, inane, inerme e inofensivo aos detentores de foros privilegiados por prerrogativas de cargos e funções, os quais detém imunidade (IMPUNIDADE) parlamentar por seus gestos, atos, ideias, ideologias e palavras, no púlpito do Parlamento (porém, nem todos os parlamentares usufruem, usam, dispõem e gozam dessas prerrogativas, por exemplo: Jair Bolsonaro*), mas há um plus: impunidade extensiva aos crimes próprios ou no exercício de tais cargos, salvo aos crimes comuns, os quais, ainda assim, mesmo quando praticados, processados, denunciados, julgados e condenados em juízos a quo e ad quem, continuam livres, leves e soltos e com os mesmos direitos de quem nunca fora sequer notificado pelo guarda de trânsito da esquina.
    *A ver e saber: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/10/03/jair-bolsonaro-e-condenado-por-discurso-preconceituoso-contra-quilombolas.htm
    Entrementes, a despeito de condenados esses “taturanas”, ainda lhes restam as “altas cortes totalmente acovardadas”, para, numa exegese hermenêutica sistemática e idiossincrática consoante sua verve ideológica, dizer o direito que não está escrito ou desdizer o que é prescrito em cláusulas pétreas, axiomas, princípios, premissas e brocardos jurídicos e jurisprudência pacíficas do próprio STF e, também, do STJ – o primeiro se presta a Soltar Todos Finórios, ou premiarem com discretíssimas tornozeleiras eletrônicas digitais e/ou “menagens” residenciais, para pagodes, sambas e bacanais. O Segundo, Somente Tenta Julgar e “justificar” ou não, aquilo que os Tribunais Regionais e Estaduais já decidiram, o que, por sua vez, já fora decidido pelos Juízos A Quo! Daí haja tempo para surtirem os efeitos da sentença condenatória ou absolutória, no mais das vezes e das vezes.
    De lembrar que eLLes fizeram nossa Carta Cidadã e mais de 13,350 mil leis ordinárias, complementares e decretos*, que somente servem aos eleitores, cidadãos e contribuintes/pagadores de impostos, tributos, taxas, insumos, multas e contribuições, para sustentar, manter e preservar à escória escarlate dessa argirocracia e seus aristocratas e cleptocratas vermelhos.
    *A Ver: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/06/urge-reduzir-zonas-e-parlamentares-nos.html
    De mais a mais, qual a utilidade, valia e serventia da Lei da Ficha Limpa – que teria sido feita por bêbados, segundo O SUPREMO (Gilmar Mendes) – que não se presta aos condenados nos juízos a quo e ad quem, enquanto não transitar em julgado a sentença condenatória do alarife, meliante e delinquente condenado?
    De que adiantou mais de 2,5 milhões de assinaturas para feição e elaboração das chamadas “10 medidas contra a CORRUPÇÃO”, que foi adulterada pelo Parlamento e sequer a aprovou-a?
    Ademais, nos lograram quanto ao FIM do anômalo, esdrúxulo, abstruso e abjeto FORO PRIVILEGIADO mantido inalterado para os crimes próprios, i.e., os praticados decorrentes dos cargos exercidos?
    Bem por isso, concordo em GNG com o literata caetés e tupiniquim quando averba, assesta e emite sua diatribe arguta, sagaz e sarcástica:
    a) http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2017/11/22/condenacao-dos-taturanas-vale-tanto-quanto-a-de-renan-calheiros/, contudo, é forçoso reconhecer mais ao brilhantismo da crônica que ao valor e efeitos imediatos da condenação sub examine, que se nos antolha uma “vitória de Pirro”. Nada mais que isso!
    Afinal, os ratos continuam a roer não somente nossa bandeira nacional, a saber:
    http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/09/os-ratos-roedores-da-bandeira.html; e o “poderoso povo de araques” na esperança de mudar a tudo isso por intermédio de eleições nessas mesmas “seguras, invioláveis e invulneráveis urnas eletrônicas digitais, da venezuelana Smartmatic, de George Soros”, desde os idos do oculto, omitido e nunca comentado (pela “imprensa-livre”) “Foro de São Paulo”, na década de noventa, que já se sabe o resultado, como em 2014: “voto nada decide; quem conta os votos decide tudo”! (Stalin) E assim tem sido, foi, é e assim será, como urdido, tecido, tramado e imposto pelo “Pacto de Princeton”, quando se materializou a TESOURA-ESCARLATE!
    Ah! Pobre Brasil e coitados dos brasileiros, brasileiras, cidadãos e cidadãs, dignos trabalhadores honrados, honestos, decentes e de bem deste espoliado Brasil, que já fora a sexta economia e a oitava potência mundiais, quando éramos felizes!
    Ah! E como fomos felizes!
    Abr
    *JG
    P.S.: Notem bem: os golpistas e golpeados reafirmam alianças como se nunca foram aliados das mesmas afiadíssimas lâminas: PSDB e PT. Os dois maiores sócios esquerdistas sociais democratas ou democráticos sociais et quejandos!

  • Vivo

    Mota,

    Aqui voando, indo trabalhar sobrevoando a Amazônia e lendo sua coluna/blog.

    Tanta floresta … Bem que podiam construir uma prisão de segurança mínima, largando todo mundo aqui.

    Bem no meio, onde não houvesse a mínima possibilidade de resgate, fugas … E caso houvesse, seriam comidos pela selva.

    Meu velho,a cada dia que se passa me convenço que a justiça dos homens tarda e falha.

    É um jargão de programa de TV, mas nem o Chapolin Colorado virá nos salvar.

  • Hermanoteu, o Mendaz (Batizado Pelo JG, anos atrás, Lembra?)

    Joilson , eu tô esperando a Invasão islâmica que vc prometeu!!!!
    uma dúvida , segundo a sua Teoria, o Brasil é um país Comunista ou vai virar Islâmico??? algumas vezes meditando sobre estes assuntos fico matutando, pensando , elucubrando , como me proteger deste fardo, destino , carma, sujeição? Acho que tenho que ler mais o Astrólogo, estudioso, sábio Olavo , para daí repensar, reestruturar , reciclar, todo pensamento, raciocínio, mentalização destes partidos gramscistas, fabianistas, lulistas, nazistas , pecuaristas, que atravancam, atrapalham, prejudicam , AD NAUSEA, Alea Jacta est, este sofrido rincão, local, positio, dentro das concepções Credo quia absurdum , milenaristas , positivistas, pósmodernistas , santoanselmistas, e ricardomotistas, pedindo uma intervenção castrense , castrista , fidelcastrista nunca, mas bolsonarista , anticabralista, crivellista e marcelofreixista, incidindo urbi et orbi, data venia……enfim …tô começando a aprender a digitar que nem o Joilson!!!!,,,só faltaram os hiperlinks dos textos!!!!

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    SERÁ QUE NÃO SERIA BOM TORNARMOS O PELOURINHO COMO PENA?
    Joilson Gouveia*
    Dando continuidade, seguimento e complemento ao que assestamos em nosso blog in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/11/condenacao-de-taturanas-nao-passa-de.html sobre as CONDENAÇÕES JUDICIAIS e CRIMINAIS de vetustos vestalinos Vestais desiguais, diferentes e díspares dos pobres mortais cidadãos e cidadãs decentes, honestos, honrados e de BEM, sujeitos, pessoas, indivíduos e seres humanos que sentiriam e sentem vergonha de quaisquer possíveis e eventuais imputações, acusações ou condenações que denigram, maculem ou enodoam seus caráteres, honras e reputações, mormente do tipo, quilate, naipe e jaez ou “qualidade” das que são e tem sido aplicadas aos processados, denunciados, condenados ou até mesmo citados em declarações-premiadas de delatores corruPTos, corruPTores, corrompidos e comprados – onde somente quem corrompeu está condenado e preso por corromper aos corrompidos, que estão livres, leves e soltos, ainda que muito já condenados pelos juízos a quo et ad quem, mas que não estão nem aí para os fatos, feitos e realidade desses eventos e episódios divulgados na mídia e imprensa livre.
    Ao contrário, até erguem punhos cerrados como se vitoriosos fossem ou verdadeiros “heróis”! Até parece que se tem mais Status por tais feitos ou maus feitos! Aliás, mesmos que CONDENADOS jamais sentem ou sentirão os rigores da pena sentenciada, bem por isso tornar no tempo e espaço para recordar os áureos áulicos acadêmicos sobre tempos e lugares, nos quais as províncias, cidadelas, vilas e povoados erguiam seus PELOURINHOS, aos quais eram presos, postos e expostos todos os bandidos, marginais, delinquentes e criminosos CONDENADOS, num passado bem distante, para que todos ficassem atentos, cientes e ciosos do rigor imperativo e do império de então: Dura Lex Sed Lex; que vigia, vigorava e vingava nas Sociedades de outrora.
    “O Pelourinho, popularmente designado também como Picota, é uma coluna de pedra colocada num lugar público de uma cidade ou vila onde eram punidos e expostos os criminosos. Tinham também direito a pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal.
    Os pelourinhos foram, pelo menos desde finais do século XV, considerados o padrão ou o símbolo da liberdade municipal. Para alguns historiadores, como é o caso de Alexandre Herculano, o termo pelourinho só começa a aparecer no século XVII, em vez do termo picota, de origem popular. A partir dessa altura passou a ser apenas o marco concelhio. Antes dessa altura, segundo Herculano, o pelourinho era uma derivação, de costumes muito antigos, da erecção nas cidades do ius italicum das estátuas de Marsias ou Sileno, símbolos das liberdades municipais. Mas outros historiadores remetem para a Columna ou Columna Moenia romana, poste erecto em praça pública no qual os sentenciados eram expostos ao escárnio do povo.
    Parece que antes do século XV terá havido algumas execuções nos pelourinhos. Mas a partir daí não há provas que tal sucedesse, pelo menos em relação às execuções capitais, que faziam na forca depois de ter sido exposto no pelourinho para conhecimento do povo.[1] – Na íntegra in https://pt.wikipedia.org/wiki/Pelourinho
    Nesses tempos, havia não só a certeza da punição, mas, sobretudo, a punição de certeza e com certeza e à altura do delito cometido! E, antes de ir às masmorras, todo o povo sabia o exemplo imposto ao meliante, que servi de “lição” aos pretensos potenciais criminosos, mas diriam que isso era coisa da barbárie dos bárbaros medievais, agora somos modernos, urbanos e civilizados; será que evoluímos ou o crime e os criminosos estão mais sofisticados e evoluídos, que mesmo sendo criminosos são comutadas suas penas enquanto corruPTores e os corruPTos são inatingíveis, incólumes, invulneráveis e invioláveis ou inimputáveis graças às imunidades e IMPUNIDADES por prerrogativas de foros e de exercício de cargos e funções.
    Rui Barbosa foi mais que um visionário ao vaticinar; foi profético! A saber:
    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto…”.
    Essa foi a obra da República nos últimos anos.
    No outro regime (monarquia) o homem que tinha certa nódoa em sua vida era um homem perdido para todo o sempre – as carreiras políticas lhe estavam fechadas. – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/03/mens-legis-versus-mens-legislatoris.html
    Hoje, ao que se nos antolha, quanto mais nódoas, máculas e sujeiras mais gabarito, cacife e pedigree para ingressar num “partido” e se dar bem na carreira política! Ou não?
    Os tais partidos sequer os punem ou expulsam os seus integrantes condenados, os quais permanecem com os mesmos direitos de um idôneo, impoluto, ilibado, probo, justo, honesto, honrado e decente cidadão comum, inocente e jamais admoestado, repreendido ou punido; enquanto os oprobriosos, inescrupulosos e criminosos condenados são enaltecidos, venerados, admirados e preferidos não somente pelos seus “partidos”, mas também por uma grande parcela da Sociedade, inclusive defendidos por “pensadores críticos” dessa elite pensante e falante, muito mais falante que pensante, infelizmente!
    Tudo pela CAUSA! A causa está acima da Sociedade, da Nação, do País e até de Deus! Ou não?
    Abr
    *JG
    P.S.: Será que, esses vetustos vestalinos Vestais, resistiriam, ririam e cerrariam seus punhos se houvesse PELOURINHO em logradouros públicos, como no passado?

  • wal

    Meus candidatos, ainda não decidiram se irão disputar algum cargo.
    São eles:
    PALHAÇO PIRULITO
    GALEGO DO VENENO
    GASPAR FIO DA GOTA DE MENDONÇA
    PINTO CABRA QUENTE DE LUNA.
    Estou a espera…acredito em dias melhores…

  • carlos

    Dos nomes já condenados um me chamou atenção Paulão do PT,os demais tudo bem é contumaz…

  • Miguel

    Você está enganado. A condenação do Calheiros é diferente pq é sobre um caso que já foi julgado no STF. Os ministros inocentaram Renan, a primeira instância viu provas onde os ministros não viram. Isso foi estranho.