O blog atende a um apelo justíssimo feito ontem pela presidente da Apala – Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos -, Rosa Fernandes. (A entidade assume um trabalho que haveria de ser feito pelo poder público.)

Ela disse que vem tentando há mais de dois anos convencer o vice-governador (no exercício) e secretário de Educação, Luciano Barbosa a “devolver” à entidade a professora cedida pelo Estado, e que trabalhava na entidade atendendo às crianças em tratamento:

– Ela fazia um ótimo trabalho, mas o secretário, quando assumiu, mandou que ela deixasse a Apala, retornando à secretaria que ele comanda.

Segundo dona Rosa, uma personagem tão admirada pelos alagoanos, ela já tentou, oficialmente e por três vezes, ser atendida no seu pedido reiterado a Barbosa, “mas ele diz que não tem pessoal necessário para nos ceder nem ao menos um monitor”.

Até mesmo, continua, “o secretário da Fazenda, George Santoro, já manifestou o seu desejo de nos ajudar, quando visitou a nossa sede. Mas nem ele conseguiu nos atender nessa demanda”.

A professora que trabalhava com os pacientes atendidos pela Apala havia sido cedida pelo ex-secretário da Educação Rogério Teófilo, atual prefeito de Arapiraca.

Dona Rosa Fernandes lamenta que a entidade tenha de destinar parte dos recursos arrecadados no McDia Feliz com o pagamento de uma profissional para ensinar às crianças em tratamento de câncer: “O nosso objetivo era investir cada vez mais no diagnóstico precoce”.

O apelo está feito.

Resultado da enquete de Almeida sobre denúncia contra Temer já é conhecido
Candidato ao Senado, Rafael Tenório surfa na onda do título do CSA
  • JEu

    Talvez tenha razão o secretário de educação… afinal, a APALA não é uma escola pública… e faltam mesmo professores na rede estadual… creio que a saída é o povo alagoano se unir mais em prol da entidade e passar a doar para a instituição… que bem que poderia ter colocado uma conta de banco à disposição para doadores anônimos, pois vale a pena ajudar aquela instituição filantrópica… ou, quem sabe, algum profissional da educação não queira “doar” de seu tempo em favor das crianças carentes atendidas pela APALA… afinal, quem sabe o dia de “amanhã”?!!!

    • Gil

      No site da Apala já tem uma conta para doação.
      http://www.apala.org.br
      Banco do Brasil, Ag. 1233-5 — C/C: 11133-3 Faça uma doação agora mesmo e ajude a transformar vidas, garantindo a felicidade de uma criança.

      • João Santos

        De fato, o site da Associação disponibiliza a conta para doação. No entanto, como ocorre com outras entidades de mesma natureza, não há nada de prestação de contas, de transparência dos recursos arrecadados, por meio de doações e parcerias com o poder público.

  • Muito triste!

    Falta de sensibilidade desse Senhor! Ele só pensa em números!Cruel!

    • ESS

      Engano seu! O LB tem contribuído para melhoria da Educação em Alagoas. Laboratório de informática, escola Web, robótica, escola de tempo integral. E você, o que fez em prol de Alagoas, de Maceió ou da sua comunidade?

  • Da CAETéLâNDIA até Miami, é Florida REINVENTAR o Brasil 2017!

    Mais um entre tantos DESCASOS arrastando-se mais demoradamente a partir de 1817 nos litorais SERVILIZADOS da Lagoa de Sta Ma Madalena do SUL.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Capitania_de_Alagoas
    Hoje CORURIPE quer SER Jipe p’atravessar a PÉ o SãFran secando no meio do Golfo das MAZELAS e meia SOLAS em tamancos e havaianas japonesas. [18abr16]
    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2016/04/18/o-dia-em-que-alagoas-virou-o-golfo-de-graciliano-ramos

  • INDIGNADO

    Esse secretario não tem coração, é frio, calculista e acha que está acima de tudo e de todos, acha também que é detentor da inteligência suprema, esquece-se ele que todos nós somos pó. Sem falar no lado político, é um péssimo político, não merece ganhar e não é digno de um voto sequer, ainda não vi um ser humano nesta face da terra que elogie a conduta deste ser, exceto os detentores de cargo de comissão da secretaria que creio em DEUS ele há de deixar em 31/12/2018 juntam,ente com o cargo de vice governador.

  • ANA LUIZA

    Luciano Barbosa é arrogante e perseguidor. É bom de números é verdade. Por fim, governador Renanzinho lembre-se: LUCIANO BARBOSA é um SEM voto. Nada a acrescentar a sua tentativa de reeleição.

  • Pedro Lima

    Ricardo, ou você pega muito no pé do vice-governador ou esse cara é uma tremenda bucha no governo Renan.

  • carlos

    Quando eu falo que este Secretario é um gabola,cheio de conversa como o bacana ou melhor se acha o melhor é “durão”! Uma causa tão nobre na questão da apala….Ele pensa que o mundo sem ele não sobrevive.Este sujeito foi cria de Fernando Collor.

  • Ana Paula

    Como é que um órgão público vai ceder um servidor para uma entidade dessa natureza? Há, no mínimo, uma justificativa legal para isso. Por que a entidade não solicita também à prefeitura? Será que querem um professor ou serve apenas a pessoa que eles querem? Como falou o camarada acima, por que não pede doação? A sociedade civil certamente ajudaria. Temos que depender menos do estado. Temos que parar com cultura de pedir pra político dar um jeitinho em tudo. A gente vive criticando a corrupção e quando um político cumpre a lei a gente critica?
    Se a instituição fez uma solicitação formal, deve haver um processo e deve haver um parecer, inclusive da procuradoria.
    É fato que há carência de professores.
    E, por favor, Ricarda Mota, tá faltando assunto?
    Tanta coisa acontecendo nesse país!

    Resposta

    Desculpe se tenho opinião diferente da sua, mas a APALA merece, para mim, mais credibilidade e respeito do que a grande maioria dos governantes e legisladores – ainda que você tenha motivos objetivos e de sobra para discordar. E se assim for, meus respeitos.

    • carlos

      Pois Ana Paula,o Brasil,precisa mudar de norte a sul! A pai do governador todos os dias é citado nos noticiários como denunciado. Já a questão da apala, só não é coisa seria você que não tem parentes em tratamento de câncer. Seu comentário revela uma figura individualista que não está nem aí para o coletivo.

    • Cesar

      Procuradoria Geral do Estado leia-se Advogado dos Interesses do Governador.

  • Fala Zé.

    Apraz-me os comentários acerca da personalidade que incorpora o todo poderoso Luciano Barbosa, realmente é um cara mascarado, frio e acima de tudo um sujeito sem coração e atípico, também, veja sua trajetória familiar e raízes políticas, inicialmente um comunista mascarado, líder sindical para ao final galgar seu projeto vendendo até a família em troca pelo poder e associação à prática do peculato tendo vertiginosa ascensão patrimonial as custa do poder público, ou seja, exemplo vil, pessoa nefasta a ser seguida na essência da palavra, ignomínia para receber aplausos e votos de um povo que anseia por liberdade.

  • O Zé

    Estou de acordo quanto ao comentário oferecido pela colega Ana Paula, realmente, as entidades cognominadas ONG’s deveriam buscar o afastamento definitivo com o poder público e não servir de uma máquina que somente apavora e provoca ojeriza.
    Entidades similares devem, isto sim, buscarem o afastamento e não se servir do Rei, uma vez que, será o grande favorecido em tempo futuro conforme sua estratégia em chantagem muito bem assimilada e aqui em Arapiraca se verificou muito bem quando este comandou o município.
    Favores em especial a classe empresarial com investimentos glamorosos sem qualidade do bem e hoje quase desprezível à ser útil ao cidadão, como exemplo: vale da perucaba e bosque das arapiracas.

  • Fernando

    Nesse caso parece mais uma questão de cunho pessoal, do que institucional.

  • wal

    1) É só lembrar que a 1ª coisa que o RENAN FILHO, fez quando assumiu o governo, foi acabar com o SOPÃO, que alimentava a população miserável,mais precisamente de Bebedouro e Chã de Jaqueira.
    .
    2) A Srª D.Rosa, da APALA não se em incomode, quando faltar pouco tempo para as eleições, o RENAN FILHO do PAI e outros da mesma laia, vai andar nas ruas, abraçar todo mundo,comer em lata de goiaba, e a té bagulho fumar, tudo em nome do voto.
    .
    Vamos lembar disso em 2018.
    .
    FORA RENANS.

  • Ana Paula

    Ninguém questionou a lisura, importância ou credibilidade da APALA. Apenas que do ponto de vista do procedimento, não sei como a administração pública vai liberar um servidor para trabalhar numa ong. Se já havia sido liberado, deve ter sido algum jeitinho. Não há justificativa legal para isso. Ong é organização NÃO-GOVERNAMENTAL. Sinceramente é difícil conceber uma ONG que funcione com servidores públicos.

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      HÁ CACIQUES DEMAIS PARA POUCOS ÍNDIOS
      Joilson Gouveia*
      Em verdade, desde a debacle redemocratização, mormente nesses últimos seis lustros de ascensão ao Poder, e ainda no Poder, daqueles que se diziam LUTAR PELA DEMOCRACIA, que a vida humana perdeu seu devido valor, não tem preço tampouco nenhuma valia em face da recrudescente tsunami assassina, violenta, letal, degenerada, descontrolada e até “desorganizada” diante de tantas ONG’s, que se dizem NÃO-governamentais, mas não existem nem subsistem sem generosos recursos, divisas e verbas do espoliado, aviltado, combalido e desviado ou doado Erário [“o socialismo não funciona sem a grana brasileira” – Olavo de Carvalho] nunca se viu tantos “solidários e fraternos” conselhos comunitários e tutelares, “comitês de comunidades”, ONG’s, sindicatos, uniões, federações e confederações e/ou centrais sindicais – que jamais se manifestaram nem se manifestam em defesa dos mais de 14 milhões de desempregados demitidos no último triênio, salvo contra o corte do imposto sindical obrigatório; claro!
      O que seriam ou o que são ONG’s? Vejamos, a saber:
      • De acordo com o estudo realizado pela Consultoria do Senado Federal, em 1999, “ONG seria um grupo social organizado, sem fins lucrativos, constituído formal e autonomamente, caracterizado por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições da cidadania”.
      • Segundo Herbert de Souza, o Betinho: “uma ONG se define por sua vocação política, por sua positividade política: uma entidade sem fins de lucro cujo objetivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia – liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade. (…) As ONGs são comitês da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham”. (Sic.) – Grifei. http://www.altosestudos.com.br/?p=46415
      Estima-se umas 600 mil ONGs, neste país, conforme informa o sítio http://tribunadainternet.com.br/brasil-ja-tem-600-mil-ongs-que-atuam-sem-o-menor-controle-governamental/, a saber:
      • “Hoje, as estimativas indicam que há perto de 600 mil ONGs atuando no país, recebendo mais de R$ 18 bilhões por ano em repasses federais e verbas de valor desconhecido vindas de fora, inclusive de governos estrangeiros.
      • Não possuímos registros confiáveis sobre os reais serviços prestados por essas ONGs, onde atuam de fato e como atuam. Além das denúncias de corrupção, sobram informações de ingerência dessas entidades em assuntos de interesse do Estado, inclusive em questões de Segurança Nacional.
      • A maior parte das ONGs tem atuação na Amazônia e são direta ou indiretamente vinculadas a organismos internacionais, seus objetivos são claros para qualquer analista de Inteligência – o controle das jazidas minerais consideradas de extremo interesse estratégico”. (Sic.)
      Por sua vez, o sítio http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/12/verba-publica-para-ongs-aumenta-r-13-bilhao-em-8-anos-diz-ipea.html, noticia o gasto do governo com essas tais ONG’s, “repasse passou de R$ 2,8 bilhões em 2002 para r$ 4,1 bilhões em 2010”, quase 100% de acréscimo.
      Enfim, o que seriam “12 mortes por suicídio”, diante dos quase 60 mil mortos por ano, desde ascensão ao Poder daquele que se dizia ser um “partido dos trabalhadores”, que excederam aos mais de 600 mil mortos vítimas de CVLI- Crimes Violentos Letais Intencionais ou homicídios, em apenas 12 anos de “governo”?
      No Brasil, vive-se uma guerra convencional não declarada ou não admitida e reconhecida pelas tais ONG’s e, sobretudo, pelos que se dizem “governos”; ou não?
      O cidadão e a cidadã decentes, honestos, honrados, dignos trabalhadores de bem, cinicamente chamado de contribuinte, que pagam em dia o seu IMPOSTO DE RENDAS, que corresponde a menos de 30 milhões de brasileiros e brasileiras, menos de 15% da população brasileira, sustentando aos tais Poderes, Instituições e Órgãos de governos e “seus governantes e parlamentares”, os ditos “não-governantes” dessas ONG’s, e, especialmente, aos coitadinhos dos “excluídos sociais” e beneficiários de “óbolos” chamados de BOLSAS, inclusive Rouanet; até quando?
      Abr
      *JG
      P.S.: “a família precisa falar”: que família? Se o objetivo é acabar com ela, a “célula-mater da Sociedade”, conforme doutrina marxista/gramscista. Ver pôsteres abaixo, no blog!