Apesar do intenso trabalho das polícias, a violência voltou a crescer em Alagoas, no mês de agosto.

“Estourou de novo”, disse um dirigente da Segurança Pública, ao se referir ao número de homicídios registrados no mês que se encerra agora.

É de se lamentar que isso aconteça depois que Alagoas registrou o menor número de assassinatos desde 2012 – foi em julho (apesar de ainda superar a casa dos 100).

Mas não há segredo: o trabalho da Segurança Pública é parte essencial da prevenção e combate à violência, mas não está nela a solução para o problema.

As polícias não podem resolver problemas sociais e de formação cultural.

Só as ações do Estado – nos três níveis – em áreas estratégicas, com destaque para a Educação (com Cultura e Esportes) podem mudar o perfil de um povo.

É tudo que não temos, por enquanto.

 

Afilhado de Renan pai demitido por Temer ganha cargo no governo de Renan Filho
Inquérito do Postalis no STF põe luz sobre "amigo irmão" de Renan
  • Joao da TROÇA anarco-carnavalesca BACURAU da Rua NOVA do Sertão – em St’ANA!

    Êitcha! … “ESTOROU de novo” [Dirigente Seg Pública], apud R MOTA acima
    Aqui em St’ANA também, lamentaria o POETA … “Ponho as CARTAS na mesa: bonita PRINCESA!
    * Prosa e o verso no RIO da imaginação: fizeram suas manobras sinuosas pelo CHÃO
    – A INFÂNCIA bem vivida: que guardo por toda VIDA, do meu querido RINCÃO
    [Minha CIDADE 2005], ZÉ Monteiro profícuo em títulos PROSA e verso (1922-2013) http://www.maltanet.com.br/noticias/noticia.php?id=9081

  • JEu

    E acrescentaria, além de educação, cultura e esportes a geração de emprego e renda principalmente para adolescentes e jovens adultos e, por remate, a redução a níveis suportáveis (pois o que aí está ninguém suporta mais) a corrupção e o desmando administrativo que envolva o erário público, principalmente por politiqueiros e agentes da administração pública… fora disso, não vejo saída para a violência e a criminalidade no país… sem essas condições, as polícias ficam só “enxugando gelo”…

  • Andre Ribeiro

    Amigo Ricardo, a violência não voltou a subir, ela se manteve em patamares elevados, do jeito que vem ocorrendo meses a fio, principalmente pelo marasmo dos dirigentes da segurança em Alagoas.
    O mês de Julho foi atípico, e com uma explicação bem lógica é clara, e a própria direção da SSP levantou esses dados, uma vez que a queda foi devido à alta precipitação de chuvas em nossos Estado, afetando inclusive a ação da vilencia, visto que até bandido não gosta de se molhar… e, as saidinhas, o simples andar nas fica mais difícil…
    Se tem crédito aí, seria de São Pedro…
    Mas, em Alagoas, tudo vira crédito Calheirista agora

  • wal

    É exatamente o que eles ( políticos ), mais preciso os RENANS, não querem, investir nas aéreas sociais.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    BREVE DIÁLOGO AO RECRUDESCIMENTO DE VIOLÊNCIA LETAL
    Joilson Gouveia*
    Louve-se o reconhecimento ao hercúleo, titânico, árduo e incomensurável trabalho de nossas briosas polícias caetés mercê de seus exíguos efetivos bem aquém ao ideal imprescindível ao enfrentamento, combate, controle e redução dos índices de violência letal, que é apenas um dos vetores da violenta criminalidade desenfreada que assola ao nosso país e todos os seus Estados-membros, como bem resumido e esposado pelo nosso ilustre literato caeté e tupiniquim “Peninha”, em seu renomado blog – http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2017/08/30/seguranca-publica-violencia-voltou-a-crescer-este-mes-em-alagoas/, a saber:
    •“Apesar do intenso trabalho das polícias, a violência voltou a crescer em Alagoas, no mês de agosto”.
    – Não voltou a crescer, em verdade nunca foi evitada, reduzida ou combatida à altura da ousadia dos meliantes, marginais, bandidos, marginais e delinquentes infanto-juvenis que gozam da tutela da impunidade, mormente pelo ECA, entidades e instituições de “direitos dos manos” e parlamentares de esquerda e à Esquerda que os têm e os veem como “excluídos sociais”, que a tudo podem.
    •“Estourou de novo”, disse um dirigente da Segurança Pública, ao se referir ao número de homicídios registrados no mês que se encerra agora”.
    – Não estourou! Sempre esteve acima dos patamares aceitáveis ou índices toleráveis e níveis mínimos fixados pela ONU quanto aos chamados CVLI – Crimes Violentos Letais Intencionais – ou homicídios dolosos contra a vida (10:100mil/habitantes), sem levar em conta os demais tipos de crimes: furtos, roubos assaltos, saidinhas de bancos, sequestros, estupros, lesões corporais e etc.
    •“É de se lamentar que isso aconteça depois que Alagoas registrou o menor número de assassinatos desde 2012 – foi em julho (apesar de ainda superar a casa dos 100)”.
    – Estar abaixo de 100 homicídios e acima de seu limite mínimo de 10:100mil habitantes é estar acima dos níveis mínimos. Ou não?
    •“Mas não há segredo: o trabalho da Segurança Pública é parte essencial da prevenção e combate à violência, mas não está nela a solução para o problema”.
    – É induvidoso, insofismável e indiscutível de que inexiste Sociedade segura, tranquila, incólume, estável, sossegada, urbana, pacata e em paz sem suas polícias adequadas, adestradas, preparadas e voltadas à prevenção e preservação da ordem e segurança públicas, mas, ainda que essencial, fundamental, básica e elementar, para esse fim, objeto, objetivo e desiderato, urge que seus efetivos estejam compatíveis aos padrões mínimos estabelecidos pela própria ONU – “de que o número de policiais considerado ideal pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de 1 policial para cada 250 pessoas, segundo o especialista em segurança pública e comentarista da Rede Globo, entrevistado pelo jornalista”-: https://academiadux.wordpress.com/2013/10/14/quantidade-de-policiais-por-numero-de-habitantes/, e bem como, também, já discorremos em nosso blog sobre o efetivo ideal para uma Alagoas segura, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/05/estado-de-alagoas-mais-seguro-qual.html.
    •“As polícias não podem resolver problemas sociais e de formação cultural”.
    – As polícias não podem nem devem ser panaceia e/ou a solução de tudo e para todos os problemas, mas sem elas nenhuma outra ação ou solução será implementada!
    •“Só as ações do Estado – nos três níveis – em áreas estratégicas, com destaque para a Educação (com Cultura e Esportes) podem mudar o perfil de um povo”.
    •É tudo que não temos, por enquanto.
    – Enfim, desdenharam, espezinharam e menoscabaram ou alteraram e modificaram para pior, nesses últimos seis lustros, especialmente com a indigitada “pátria educadora”, mormente com nossa Educação, Esportes, Lazer, Cultura e Costumes, notadamente após o famigerado Foro de São Paulo e adoção do ECA, em 1990. Ou não? – Ver mais aqui, a saber:
    •Aliás, insto ao leitor amigo para visitar aos URL’s abaixo citados, nos quais discorremos sobre o famigerado, maléfico e pernicioso ECA, que tem servido como protetor, tutor ou tutela da criminalidade infanto-juvenil e sobre a REDUÇÃO DA MAIORIDADE ou RESPONSBILIDADE PENAL, como fatores inibitórios, minimizadores e redutores ou controladores da violência e da criminalidade exacerbada, descomunal e desenfreada desses últimos doze anos, com mais de 56 mil mortes anuais e 600 mil mortos na “gestão vermelha”, a saber:
    •http://gouveiacel.blogspot.com.br/2011/08/o-brasil-acaba-com-o-tal-de-eca-ou-ele.html;
    •http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/05/e-hora-de-um-basta-nessa-inclemente.html;
    •http://gouveiacel.blogspot.com.br/2014/04/vamos-ver-de-perto.html;
    •http://gouveiacel.blogspot.com.br/2014/12/direitos-humanos-nada-mais-e-que-o.html;
    •http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/04/a-quizila-da-maioridade-ou-menoridade.html;
    •http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/04/maioridade-ou-menoridade-penal.html;
    •http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/04/reducao-da-maioridade-penal-ii.html;
    •http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/06/sim-reducao-da-maioridade-penal-pela.html, e;
    •http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/05/dois-medicos.html;
    •Reiterando: urge conter a fúria bestial dos bárbaros delinquentes mirins ou impiedosos criminosos infanto-juvenis ou até mesmo das sanguinárias e cruéis “criancinhas” assassinas de nada inocentes, ingênuas ou pueris, que querem reeducar aquilo que jamais fora educado, sobretudo, notada, notória e seguramente nesses últimos treze anos perdidos. In http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/07/devemos-punir-ao-crime-ou-ao-criminoso.html
    Temos dito, repetido, reiterado e replicado: urge endireitar nosso Brasil, e já!
    Abr
    *JG

  • JEu

    Do jeito que pensamos, creio que será necessário transformar o Rei Pelé em uma penitenciária… assim, mais de 10 mil vagas seriam abertas no sistema penitenciário, o que seria capacidade suficiente para alguns anos… só que teriam de dormir sentados um ao lado o outro…rsrsrs… Houve um filósofo da antiguidade que disse assim: eduquemos as crianças para que não tenhamos que puni-las mais tarde…