Mesmo com a grande maioria do eleitorado distante e descrente, principalmente, a vinda do ex-presidente Lula a Alagoas é bem um preâmbulo do que teremos nas eleições do próximo ano. A lembrar: se 2014 não foi lá grande coisa, o que nos espera não parece ser nada melhor.

Deixando de lado, até, as chamadas redes sociais, um território inóspito e desprovido de vida inteligente, os debates por aqui viraram tão somente embates, enfrentamentos. Os xingamentos de parte a parte não guardam qualquer conteúdo político, e as lições de moral – sobre decência honestidade e valores semelhantes – partiram em regra de professores de virtude, mas não de virtuosos.

O cenário político militante no Brasil – como aqui em Alagoas, também – mudou muito de perfil na última década. Temos, finalmente, uma direita que se expõe como tal e sem vergonha de ser de direita, o que é positivo para um país que exercita a hipocrisia no dia a dia. Detalhe importante: é uma direita com forte presença da juventude e até por isso, com manifestações extremas.

A juventude, lembremos, sempre foi território majoritário do pensamento de esquerda. Não é mais, neste momento. Lula expõe, entretanto, a mesma miopia de ambos os lados; os direitistas não conseguem enxergar o que Lula fez de bom; os seguidores do ex-presidente não conseguem enxergar o que ele fez de ruim.

Se ambos gritam, e é o caso, ninguém ouve ninguém, e cada um segue o seu bando sob o comando de algum líder carismático e pouco interessado na construção de pontes, consensos, intersecções.

Temos pouco tempo até as eleições do próximo ano. Eis um problema gigantesco por esses tempos. Nada mais atual, agora, do que Philip Roth, o genial escritor americano – prenhe de razão.

O que disse ele? Não há nada mais subversivo do que pensar.

 

Maurício Quintella aposta sua biografia no Ministério dos Transportes
Só Alagoas tem dois dos três senadores como réus no STF
  • Alex Alves

    Lula chegou a Alagoas:junto dele está aqueles que enganan o povo alagoano.
    Em breve bolsonaro:junto dele aqueles que acredita em um estado sem corrupção,com direito de ir e vir,vamos ver quantos desses politicos alagoanos de mandatos vão aparecer no evento.

  • Adilio Faustini

    É que a esquerda representada pelo PT e seus puxadinhos foram reprovados nos 13,5 anos no poder.Criaram uma república sindicalista cheia de incompetentes que assumiram cargos importantes nas instituicoes do país em detrimento de funcionários de carreira competentes e que tinham vontade de trabalhar.O Lula fez muito mais mal do que o bem para o país, haja vista, recebeu o país com a economia mais ou menos arrumada, gastou mais em investimentos em outros países que no Brasil, triplicou os gastos em educação, porém os resultados foram negativos, ver que o Brasil ficou em penúltimo lugar no PISA, ou seja, em 2015 a educação brasileira estava pior que no ano de 2000.Contra fatos não ha argumento.sem contar que foi o maior período de corrupção jamais visto em todo mundo.

  • Antonio Moreira

    Passava às 18:30h, próximo ao Bee CRB-Pajuçura-Maceió-AL, passou um carro fantasiado de Lula e atrás uma viatura da polícia. Quando joga água no “sonrisal” a ação é imediata. Só ouvi os gritos: Lula ladrão safado! e outros elogios…
    Continuei a minha atividade física até a porta do Hotel Jatiúca. No percurso escutei muito a palavra ladrão de grupo de pessoas paradas e em movimentos. Na volta , já foi diferente: dezenas de carros buzinando e cartazes escritos:Lula Ladrão… Imagine esse cidadão andando onde eu estava, o que seria dele!

    • Contra CINISMO grosso, FÉ na IRONIA fina: 2018 vem aí!

      Essa INVEJA decepciona o culto Dr MORO, magnânimo Sr JUIZ respeitador de líderes CAPAZES e bem sucedidos como o EX-presidente LULA (2003-2010) na SENTENÇA (12jul17, 13ª V [email protected] Curitiba-PR – Par 793].
      * É FORÇOSO reconhecer o MÉRITO do Governo do ex-Presidente [email protected] nascido a 06out1945, viúvo em 03fev17 no fortalecimento dos mecanismos de CONTROLE e na prevenção e REPRESSÃO do crime de corrupção;
      – nos investimentos na POLÍCIA Federal e no fortalecimento da CONTROLADORIA Geral da União; na preservação da INDEPENDÊNCIA do Ministério Público Federal e na escolha de Procurador Geral da República em lista VOTADA entre PROMOTORES. [Ação Nº 5046512-94.2016.4.04.7000]
      ÍNTEGRA em, https://abrilveja.files.wordpress.com/2017/07/sentenc3a7a-lula.pdf

  • Antonio

    Independente de ideologias politicas, um sujeito que se vangloria de não ter estudado receber um título de uma universidade por “notório saber” é uma piada pronta.

    • Paulo Roberto

      Parabéns pelo comentário.

    • um ALAGOANO

      SOMENTE NO BRASIL VEMOS ISSO, E OUVIR QUE ELE SABE COMO RESOLVER OS PROBLEMAS, QUE ELE MESMO CRIOU.

      • antonio

        E não meu caro, ele também recebeu essa mesma honraria fora do pais. LULA 2018

  • LULADRÂO

    BOLSONARO PRESIDENTE 2018

    • FAGV

      Bolsonaro é um doente !!! Tem sérios problemas !!! Um homem desse não tem capacidade nenhuma de governar o Brasil !!!

      LULA PRESIDENTE 2018!!!

      E OS QUE FIZERAM A PASSEATA HOJE A NOITE CONTRA LULA – RIDÍCULOS!!! SÃO OS TEMER ENRUSTIDOS.

      • BUIL

        Você deve ser mais um do bolsa esmola.Esse ladrão já teve a vez deleno Brasil e só fez roubar.

        Bolsonaro 2018

      • Rodrigo

        Quanto mais eu vejo esses “comentários” calorosos de militantes que não sabem debater, não sabem dialogar e não sabem raciocinar, percebo que estou no lado certo, que é ao lado do Brasil! Peço a Deus que a justiça seja feita e que todos esses corruptos estejam no lugar deles, que é na cadeia! De Temer a Lula, de Dilma a Aécio, o sentimento é um só!

  • Hélio

    O Lula é um grande enganador e cara de pau.
    Depois de demonizar o Maluf por mais de duas décadas, há 5 anos foi junto com o Hadad na casa do Maluf pedir a benção e apoio politico.
    No caso do sr Renan, bem que ele disse que agora sabia com quem poderia andar.

    • Diógenes Paes

      Discurso PANFLETÁRIO DOS PSEUDOS-MORALISTAS, que se omitiram nas malas de dinheiros da JB&L que alimentaram a CORRUPÇÃO ao paladino da moralidade AÉCIO DO PÓ NEVES, a essa mesma classe média que buzina, apaga as luzes e acende, bate panela tramontina, se omite de um governo LADRÃO e seus ministros investigados, denunciados e presos, com o apoio (fisiologismo e oportunismo) dos deputados federais por Alagoas, Maurícia Quintela, Pedro Vilela, Arthu Lira (lider de denúncias de corrupção), Cícero Almeida, Nivaldo Albuquerque, essa mesa massa Verde e Amarela, pseudo patriota, tem seus tentáculos cargos e empregos nas diversas prefeituras, judiciário etc.. UNIR A ESQUERDA e DERROTAR A DIREITA FASCISTA….

  • FAGV

    REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

    FORMA DE ESTADO – FEDERATIVO (LULA-2018)
    FORMA DE GOVERNO – REPÚBLICA (LULA-2018)
    SISTEMA DE GOVERNO – PRESIDENCIALISMO (LULA-2018)
    REGIME POLÍTICO DE GOVERNO – DEMOCRACIA (LULA-2018)

    VIVA A REPÚBLICA !!!

  • Há Lagoas

    São em momentos como esse que a história nos mostra que a imbecilidade humana pode eleger figuras nefastas, tal qual aquele que suplantou a desgastada República de Weimar. Se os alemães erraram, imagine nós eleitores tupiniquins!

  • pobre Alagoas

    A enganação de sempre e vai continuar.Renan Pai,Renan Filho,Biu de Lira,Artur Lira,João Beltrão,Marx Beltrão,Antonio Albuquerque,Nivaldo Albuquerque,Gilvan Barros,Gilvan Filho,Carimbão,Carimbinho,Fernando Toledo, Bruno Toledo e quando não é de pai para filho é de irmão para irmão,João Pereira,Jó Pereira e tá vindo aí o filho do Celso Luiz. E o povo que : SE LASQUE.

    • SEM sobrenome

      Né isso! E não vejo um só carrinho protestando na orla de maceió…pq será?

  • Frank

    “A vocês que tem o direito de achar que Bolsonaro, Aécio é outros da direita escravagistas são bons, também acho que quem acredita em LULA também tem direito de achar, não acham”?

    • Direita

      Todos podem, inclusive achar que Aécio é de direita mesmo não sendo.

  • Robson Costa

    Eu acho…que calado eu ainda estou certo…mas vou falar assim mesmo:
    E pode rodar o País antecipando a campanha eleitoral?
    Estaria Lula cometendo mais um crime?

    • bebeto

      COM TODA CERTEZA , NÃO SÓ ELE ESTARIA COMETENDO CRIME ELEITORAL MAIS TAMBÉM OS POLÍTICOS QUE ESTÃO ACOMPANHANDO A CARAVANA DA CORRUPÇÃO.

  • wal

    Agora lascou foi tudo… acreditamos em quem ????????????????????????
    A ) Lula-trabalhador mais abraçado com RENAN ?
    B ) RENAN-traíra mais abraçado com LULA ???
    Acho que vou com o que dizia a minha avó; quem vive junto a os morcegos terminam dormindo de cabeças para baixo…

  • Eli

    Nunca votei em Lula, por achar muito mascarado, também nunca votei em FHC,por achar sempre muito elitista. Porém não posso dizer que Lula é FHC não trouxe nada de bom para o nosso pais. Deixando claro que o DE BOM já era o papel deles. Agora dizer(AFIRMAR) que Lula não liderou um dos maiores esquemas de CORRUPÇÃO detectado no nosso Brasil é extremamente gritante Fala sérioooooo.Povo

    • antonio

      SEM PROVAS ENTRAMOS NA LEVIANDADE DAQUELES QUE CONFUNDE OPINIÃO COM VERDADE.

  • Direita

    Jair Messias Bolsonaro. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos. DireitaAlagoas. #Conservador #Cristão

  • Henrique Moura

    De fato há muito pouca razão e um ódio demasiado. Mas, é fato que há também uma pobreza democrática muito grande. Não há respeito ao contraditório, é como se todos fossem donos da verdade absoluta. Um fato que se impõe a toda essa cruel realidade é que os benefícios promovidos por Lula durante seus anos de presidência para os menos abastados estão sendo reconhecidos. Isso demonstra um ponto importante que quebra o argumento de que foram anos de esmola, não foram. Se mostram anos que ajudaram os menos abastados a ter a consciência de que a realidade que lhes foram impostas durante toda uma vida, de fato, é uma grande injustiça, que tudo pode ser melhorado, que tudo deve evoluir. Enfim, teremos uma eleição pobre de princípios democráticos e, caso continue essa bipolaridade, seja qual for a corrente vencedora, o Brasil continuará dividido. Portanto, que trabalhemos antes de tudo para uma unidade nacional, ou, sendo isso uma utopía, para uma maioria absoluta para que quem seja o governante tenha condições de governar.

  • Paulo

    Estou inclinada a votar em quem não estiver acompanhadas carimbadas figuras nefastas da política nacional, com destaque a família Calheiros… onde estiver essa família, meu voto não estará!!

  • Maira

    Só um acéfalo não consegue enxergar que Lula foi o melhor presidente que esse país já teve. Elevou o país à sexta economia do mundo, tirou o Brasil do mapa da fome da ONU( na época de FHC a cada 5 minutos morria uma criança de fome no Brasil), pagou o FMI, diga-se de passagem que a dívida era considerada impagável,criou várias universidades e escolas técnicas deu dignidade aos pobres.Até o mundo reconhece isso,não é à toa que ele lidera TODAS as pesquisas. O problema é que as elites e os poderosos não conseguem engolir um governo que não tenham eles como prioridade e que um homem que veio de baixo tenha conseguido um feito que muitos “doutores” não conseguiram.

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Para ciência dos “acéfalos”, a saber:
      “Milagre econômico brasileiro é a denominação dada à época de crescimento econômico elevado durante o Regime Militar no Brasil, entre 1969 e 1973, também conhecido como “anos de chumbo”. Nesse período do desenvolvimento brasileiro, a taxa de crescimento do PIB saltou de 9,8% a.a. em 1968 para 14% a.a em 1973, e a inflação passou de 19,46% em 1968, para 34,55% em 1974.[1][2] Paradoxalmente, houve aumento da concentração de renda e da desigualdade.[3]

      Durante o milagre instaurou-se um pensamento ufanista de “Brasil potência”, que se evidenciou com a conquista da terceira Copa do Mundo em 1970 no México, quando se criou o mote: “Brasil, ame-o ou deixe-o”. Durante o milagre, a alta nas bolsas de valores brasileiras iniciada ao final da década de 1960[4] resultou em um clima de euforia generalizada – incentivado por canções como Pra frente Brasil –, apelidado pelo autor Elio Gaspari de “patriotada”. Segundo Reinaldo Gonçalves, professor da UERJ e economista, o período do milagre econômico foi o que gerou maior crescimento econômico desde a Proclamação da República.[5]” In https://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre_econ%C3%B4mico_brasileiro
      Abr
      *JG

  • Maria Santos

    Lula ganha fácil essa eleição por ser ter corruptos concorrendo com ele, ou um doido como bolsonaro e quem sai perdendo é a população

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Ainda que seja a mais fina, sutil, discreta, pura e sarcástica ironia ao falar em “lealdade” e “ganhos”, convém relembrar que, recentemente, nas eleições suplementares amazonense e piauiense, os candidatos apoiados pelo “preferido nas pesquisas” amargaram fragorosas derrotas, conforme noticiado no seguinte link, a saber:
      http://www.imprensaviva.com/2017/08/lula-e-humilhado-no-piaui-e-no-amazonas.html
      O que prova que o “andarilho” de debacle caravana não está com essa bola toda!
      Abr
      *JG
      P.S.: sem falar que fora expulso de um restaurante de “zelite”, como costuma deleitar!

  • Artur Henrique de Lisboa Fonseca

    Estamos vivendo um Belo momento Democrático… Quem não tá acostumado acha estranho…

  • Nelson

    Lula delira seus devaneios doentios achando que é um Homem livre. O maior derrotado dessa ilusão, será Renan Calheiros. Traiu o partido e Alagoas, cairá no esquecimento político, é naufragará no barco da ilusões perdidas do psicopata Luiz Inácio Lula da Silva.

  • rubens costa

    quando ainda vemos muitas pessoas idolatrando um ladrão, é fim de todas as nossas esperanças.

  • José Nivaldo Cardozo Mota

    Posso concordar com a tese de que a esquerda de conjunto está em crise,não é algo novo, não apenas do Brasil!Lula foi eleito democraticamente em 2002, o Brasil melhorou seus índices sociais, só um cego político para não enxergar, tanto a direita como a esquerda! Mas uma coisa é certa, estes movimentos como MBR, MBL e outros afins, são alimentados pelo fascismo, consequentemente pelo ódio! Apoiar fascistas aqui, sinais dos tempos, é de uma visão medíocre, pequena demais, achar que louco, psicopata e nazista Bolsonaro vai resolver o problema do país, é de uma falta de conhecimento histórico sem precedentes!

  • JEu

    Sei não… gostaria de ver é muita gente vendo o sol nascer quadrado… e com plena democracia, a saber: Lula, Dilma, Gleisi, Pimentel, Geddel, Temer, Renan(s), De Lira, Collor, Lobão (não o vereador), Padilha,etc, etc, etc… (já os locais… a lista também é grande)… só tem uma solução pacífica: em 2018 não votar em ninguém que tenha qualquer denúncia, condenação ou suspeita de corrupção, malversação ou desvio de verbas públicas, além de denúncias ou suspeitas de cometimento de crimes comuns… Quem será que sobrevive a este critério?!!!

  • marcelo

    Que festa bonita,vlw a pena,aí passava uns carros pela porta com aquele olhar de inveja,kkkkkkkkkkkkkkkkk,o ex futuro presidente falou bem e mandou um recado prus coxinhas e Mitinhas,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,”PAPAI TÀ CHEGANDO”kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • LYRA

    REALMENTE FICA DIFICIL O QUE SE PASSA NA CABEÇA DO POVAO (NÓS) DAR ACOLHIMENTO A ESTE QUE ESTÁ AI TODAS AS EVIDENCIAS E PROVAS… DA NAÇÃO DESTRIBUIDA POR ESTE PRINCIPAL MENTOR, POIS O TUSSINAME QUE SE TORNOU O NOSSO PAÍS FOI A ADMISTRAÇÃO DESSA TRUPE PETISTA, QUE FOI COM SEDE E RASPOU ATÉ O FUNDO DO POTE… HOJE TODOS ELES ESTÃO MULTIMILIONÁRIOS, ATÉ A DECIMA GERAÇÃO NÃO PRECISARAM MAIS TRABALHAR…. ENTRETANTO DESTRUIRAM A EXCENCIA DO POVO BRASILEIRO…. E ATÉ A SOBREVIVÊNCIA DANOSA EM QUE ESTAMOS VIVENDO….

  • Erika

    Lula, meu respeito à Vc. Tenho 34 anos e nunca lhe dei meu voto. Agora, depois de analisar vários governos, percebo o quanto vc fez pela classe menos favorecida. #LULA2018

  • Monteiro

    Parabéns!… Ricardo Mota pelo Artigo.

  • Cristina

    Nunca votei no PT e estou sofrendo as consequências dos votos dos eleitores sacos de farinha que acompanham um Lula segurando uma bandeira vermelha que pra eles é só um pano no pau, porque não sabem de nada, troca o que seria um dia de trabalho por um pão com mortadela pra fazer aglomeração como se estivem apoiando esse tal Ex-presidente que continua sendo chamado de PRESIDENTE, vai voltar a ser infelizmente. Num momento de Cólera de revolta de doer o estômago me passou pela cabeçar votar sim neste homem só pra ver pagarem mais ainda pelo mau que fazem.

  • Fabio Poeta

    Isto se assemelha a um passeio pelo zoológico, quando de repente, por força da instituição que obriga democraticamente a votar (TSE – que se diga de passagem: Por que ninguém questiona neste país a lisura da contagem de votos?, ou a própria transparência da contagem de votos? Ou por que o resultado não sai imediatamente ao momento em que o sujeito deposita a cédula eleitoral? Pois o resultado só sai depois, por quê? Como a urna é eletrônica, por quê se usa além da zerésima o antiquado disquete? Por que a urna não pode ser interligada imediatamente à rede de internet em que cada ato de votar seja computado e acompanhado em tempo real por todos sem que os doutos saberes e autoritários contem pelos cidadãos? Ridículo que em pleno século 21 os cidadãos não tenham o direito de ver como os pares votam, sabendo sempre a posteriori. Temor de alguma surpresa desagradável que não seja de interesse das “estruturas perniciosas da sociedade posta” (adaptado em Goffman), cujas escolhas soam como falsas, do tipo: votar no Leão ou no Gorila? Votar no Vampiro ou no Papai Noel? A miséria de nossa política é perceber que tanto no reino animal quanto no reino político as criaturas que desfilam são sempre as mesmas e que são capazes de tudo para estarem acima do PIB -Produto Interno Bruto. Quem não gostaria de administrar alguns trilhões de reais?

  • Genivaldo Henrique VIII

    Eu sei que não existe governo cem por cento e nem salvador da pátria que venha resolver todos problema que o povo deseja. Mas durante os oito anos do governo Lula, melhorou muitas coisa para todas as classes sociais e econômicas.

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    Minha gente,o corrupto do Lula está passeando pelo nordeste servindo apenas de cabo eleitoral para políticos corruptos.Em seu discurso,o lengalenga foi só em elogios ao senador e ao filho governador que anda temeroso com uma iminente derrota.Lula dançou!!!

  • Paulo Magalhães

    Mais uma vergonha para Alagoas…uma Universidade dá título a um CORRUPTO CONDENADO…é uma vergonha…e essa caravana, na verdade foi uma CARAVANA DE CORRUPTOS….e contra essa caravana de corruptos…em 2018, vou de BOLSONARO PRESIDENTE!

  • marcelo

    Por favor nos comentários coloquem os nomes dos seus candidatos para 2018,eu queria rir mais um pouquinho!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • maria vitoria da silva

    eu tenho um grande orgulho de ser alagoana mais ter este miséria aqui em alagoas e grande pena lula na cadeia que ele pagui que ele roubo tira dos pobres pra da os ricos e afundo o brasil o brasil ta assim por conta dele e vergonha

  • adriana rosendo da silva

    que pena ver esso alagoas a o brasil ta faltando tudo saúde segurança educação no brasil povo fica morrendo nas fila dos hospital eles tira aonda da cara da gente e dos pobres que não sabe vota por 10 20 30 500 sol deus na causa…

  • Fabio Poeta

    A priori, o sistema político sob a égide da Monarquia era um matadouro; hoje, sob as torres republicanas, um zoológico. Um cidadão cauteloso lê a regra antes de alimentar o animal.

  • flexaldecima

    Não concordo quando vc diz que nas redes sociais não tem gente inteligente,tem,embora sejam poucos, o problema é que o Lula errou mais do que acertou, e ai fica difícil, e é réu,

  • Observador

    Caro Ricardo, como disse um jornalista: “no Brasil não tem nem direita, nem esquerda. Tem um bando de salafrários querendo nos roubar”. A frase é mais ou menos essa.

  • Jorio Cesar

    QUEM DESTRUIU ALAGOAS NÃO FOI O PT E SIM O PSDB e lula tem tanto direito de andar livre quanto o juiz Sergio Moro, da mesma forma que todos tem direito de acolher, criticar, vaiar, aplaudir. Democracia é isso e a imprensa cobra isso.

  • ALFREDO SEVERO

    Lula Vergonha NACIONAL

  • Alfredo Severo

    Ele é um doce.

  • junior

    Lula fez poucas coisas boas … o bolsa família não passou da unificação de 3 programas sociais de FHC (basta ler o parágrafo único do art. 1º da Lei 10.836/04); o Minha Casa Minha Vida serviu para ocultar o PAR (Programa de Arrendamento Residencial); cotas não substituem bom ensino de base; criou empregos de curto prazo e o Mais Médicos destina dinheiro para a ditadura cubana; financiou regimes de esquerda que hoje caminham para ditadura (Venezuela e Bolívia); trouxe uma Copa e uma Olimpíada para superfaturar; Abreu e Lima é um enorme elefante branco … por aí vai.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    DIÁLOGOS DIALÉTICOS AO “PENINHA” SOBRE O VIRTUOSO VISITANTE
    Joilson Gouveia*
    Eis que, pois, mais uma vez, nosso literato caetés e tupiniquim “Peninha”, em seu renomado blog http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2017/08/23/vinda-de-lula-a-alagoas-expoe-a-nossa-miseria-politica/ analisa, comenta e orienta aos seus leitores, a saber:
    • “Mesmo com a grande maioria do eleitorado distante e descrente, principalmente, a vinda do ex-presidente Lula a Alagoas é bem um preâmbulo do que teremos nas eleições do próximo ano. A lembrar: se 2014 não foi lá grande coisa, o que nos espera não parece ser nada melhor”. (Sic.)
    – Houve mesmo eleições em 214, meu caro “Peninha?
    – 2014, como resta claro, ressabido, consabido e mais do que provado, do “velório de provas vivas” onde sequer “carregaram o caixão”, que houve o mais desbragado, oprobrioso, inescrupuloso e criminoso “estelionato eleitoral” da História mundial das democracias: no qual “fizeram o diabo para não perder as eleições” – não perderam, mas não venceram. É fato!
    – “O que nos espera não parece ser nada melhor”, para quem? Para os integrantes da tesoura-escarlate, no Poder desde FHC, somente terá chances se forem mantidas essas “seguras, invioláveis e invulneráveis urnas eletrônicas digitais, da Smartmatic venezuelana, e George Soros”, basta lembrar de 2016!
    • “Deixando de lado, até, as chamadas redes sociais, um território inóspito e desprovido de vida inteligente, os debates por aqui viraram tão somente embates, enfrentamentos. Os xingamentos de parte a parte não guardam qualquer conteúdo político, e as lições de moral – sobre decência honestidade e valores semelhantes – partiram em regra de professores de virtude, mas não de virtuosos”. (Sic.) – sem grifos no original.
    – Os virtuosos, vestais, “ascetas de prístinas virtudes”, íntegros, imaculados e probos, como sempre, estão nos “exemplares progressistas pensadores-críticos, intelectuais e integrantes” desses “partidos” (partidos revolucionários) que a Lava-Jato tem desnudado e desmascarado, ainda que aduzam seletividade!
    • “O cenário político militante no Brasil – como aqui em Alagoas, também – mudou muito de perfil na última década. Temos, finalmente, uma direita que se expõe como tal e sem vergonha de ser de direita, o que é positivo para um país que exercita a hipocrisia no dia a dia. Detalhe importante: é uma direita com forte presença da juventude e até por isso, com manifestações extremas”. (Sic.) – sem destaque no original.
    – Por que ter-se-ia vergonha de ser de “direita e à Direita”? É, pois, virtuoso ser de esquerda e à Esquerda? – Ler o “Livro Negro do Comunismo” ou do “Socialismo”, para se orgulharem de sê-los!
    – Aliás, não seria hipocrisia bradar em nome da democracia enquanto se apoia, defende, enaltece e venera ou oculta, esconde e nega apoio às “democracias cubana, venezuelana e doutras tiranias africanas”?
    – Os jovens de esquerda e à Esquerda são os “virtuosos, decentes, probos, tolerantes, urbanos, civilizados, pacatos e pacíficos” denominados de “manifestantes” pelos chamados “agentes-de-transformação-social”; não?
    • “A juventude, lembremos, sempre foi território majoritário do pensamento de esquerda. Não é mais, neste momento. Lula expõe, entretanto, a mesma miopia de ambos os lados; os direitistas não conseguem enxergar o que Lula fez de bom; os seguidores do ex-presidente não conseguem enxergar o que ele fez de ruim”. (Sic.)
    – Os sempre inocentes úteis da linha-de-frente (universitários e secundaristas, mormente aqueles ligados à UNE e UBES) uma gama de subliteratos, semianalfabetos, analfabetos políticos e funcionais forjados ou doutrinados pelos métodos de Paulo Freire, que graças às redes sociais e Internet têm refletido, numa esmagadora maioria, que sempre foram usados como “bucha-de-canhão”, com efeito, poucos desses se mantém fiéis e leais à CAUSA, exceptio os usuários contumazes de drogas e entorpecentes!
    – – Permita-me dirigir-lhe uma simples dúvida ou indagação: há partidos de “direita e à Direita”, no Brasil? Onde? Quais? Quantos? Quem são? Para que haja a tal “polarização”; ou não? In http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/08/dialogo-com-peninha-sobre-dissimulada.html
    • “Se ambos gritam, e é o caso, ninguém ouve ninguém, e cada um segue o seu bando sob o comando de algum líder carismático e pouco interessado na construção de pontes, consensos, intersecções”. (Sic.) – sem destaque no original.
    Gritos, brados, bramidos repletos de vitupérios iracundos, irascíveis e espumados, aliados às cusparadas, defecadas e mijadas dentre outras obscenidades tem-se visto dessa juventude alienada, alienante e alienista universitária e secundarista, especialmente nas “pacíficas manifestações” acaloradas, queimadas e incendiárias ou depredadoras desses vândalos; ou não?
    • “Temos pouco tempo até as eleições do próximo ano. Eis um problema gigantesco por esses tempos. Nada mais atual, agora, do que Philip Roth, o genial escritor americano – prenhe de razão.
    • O que disse ele? Não há nada mais subversivo do que pensar”.
    – Philip Roth, pode ser genial, excepcional e estar prenhe de razões, mas eis o nó górdio da assertiva: “socialista sinceros”, na prática e em verdade, simplesmente não conseguem pensar quando muito apenas repetem aquilo que meia dúzia de imbecis, idiotas e debiloides mandam-nos repetir, como bem nos advertira Nelson Rodrigues: “Não há ninguém mais bobo que um socialista sincero. Ele não sabe nada. Apenas aceita o que meia dúzia de imbecis lhe dão para dizer”; aceita, recebe, decora, divulga e repete tal qual fantoche, servo, vassalo ou reles lacaio às ordens dadas) crendo que “pensa” assim com a “cabeça” da cúpula! In http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/08/dialogo-com-peninha-sobre-dissimulada.html
    Enfim, por que, onde, quando, como, quem ou em quais nações ou países, deste planeta, o socialismo/comunismo de progressistas obteve êxitos enquanto democracia? – Não vale citar os livros do MEC, da “pátria educadora”.
    Abr
    *JG

  • Helio

    Lula, Renan e Renanzinho, juntos já fizeram mais mal do que bem para a nação brasileira e seus concidadãos. Ricardo Mota, parece ter um discurso do tipo “rouba mas faz”. É lamentável saber que, enquanto trabalhador, preciso sustentar a vida nababesca desses senhores pouco tenho de volta.