O Hospital Escola Hélvio Auto sempre foi conhecido pela qualidade dos seus profissionais, especialistas em doenças tropicais.

Num momento tão grave como este que estamos vivendo, com as enchentes e alagamentos provocados pelas tempestades recentes, o HEHA poderia ser a solução da Saúde Pública, mas a crise que o hospital vive já há alguns anos impõe limites ao trabalho dos servidores que lá ainda atuam.

Desde setembro de 2013 que o Hélvio Auto vem passando por uma reforma que não acaba nunca e que reduziu em 40 leitos a capacidade instalada da unidade especializada (o hospital de campanha dispõe de 21 leitos).

São ao todo, hoje, 58 leitos disponíveis em três clinicas. Eram 98 em 2010, quando houve outra tragédia semelhante em Alagoas, e o hospital trabalhou com sua capacidade total, ainda mais ampliada.

De lá pra cá, vários profissionais se aposentaram e não houve reposição na mesma medida, levando o HEHA a rejeitar pacientes “naturais”, como portadores de HIV, por falta de leitos.

Uma pena – em tudo lamentável.

Um detalhe: o HEHA faz parte da Uncisal. Resultado: a Secretaria de Saúde, mesmo num momento como o de agora, não faz nenhum movimento de socorro ao único hospital público com capacidade para atender os casos mais graves das doenças de transmissão hídrica – como a leptospirose, por exemplo -, inevitáveis em episódios de chuvas e enchentes como Alagoas viveu nos últimos dias.

Se o governo puser para funcionar dignamente as unidades de saúde que possui, bem que poderia economizar em cimento e concreto numa área tão sensível.

Que é da turma de cabelo branco do governo?

 

Prefeitura de Maceió já vive expectativa de greve dos servidores
"A Polícia Civil não morreu", diz presidente do Sindicato dos Delegados
  • JEu

    Pois é, Ricardo… isso já havia dito anteriormente… para que construir novos hospitais se os atuais não funcionam a contento e nem dispõem do pessoal necessário ao seu funcionamento?!!! para mim só tem uma resposta: para fazer “obras” em ano pré eleitoral… que o MPF e MPE fiquem de olho nas tais “licitações” e, principalmente, nos tais “termos aditivos”… seria bom que a mídia estivesse sempre falando no assunto, assim apressaria as ações de fiscalização tão necessárias em casos como estes… porém, esquece o governo, que o povo já está cansado de ser enganado e em 2018 vai derrubar todos os senhores feudais, os coronéis do interior, os clãs dominantes e os usurpadores do erário público…

  • Olho neles

    Tem de fazer a pergunta para a ex-secretária Rozangela Vichominska e o atual secretário Christiana (pq a Sesau está distribuindo medicamentos, se nos posto e hospitais faltam os mesmos medicamentos?).

  • Antena Ligada

    Pois é, caro Ricardo!
    O caso do Hélvio Auto não é único quando você afirma “reforma que nunca acaba”. Acontece em inúmeras reformas, a exemplo do HGE, Emergência do Agreste, Santa Mônica, Hemoar … e muitas outras unidades ligadas à saúde.
    E o que dizer das delegacias em inúmeros municípios?
    No entanto, para o povão, o governo do mininim Reinãozinho passa a impressão através de propagandas enganosas de que tudo está em perfeita ordem e funcionamento. Haja cara de pau!
    Por outro lado só se vê assinaturas de ordens de serviços para isso e aquilo. Serviços que, tenhamos a certeza, não vai cumprir sequer com 10% do prometido.
    Chega logo 2018!!!

    • paulino lopes

      Esse hospital está disputando o primeiro lugar, em atraso na sua reforma com a única maternidade existente em Marechal Deodoro, que continua fechada a aproximadamente 5 anos e nunca consegue terminar os serviços e sem previsão de conclusão. Haja irresponsabilidade.

  • Há Lagoas

    Postagens como essa desnuda a maquiagem marqueteira do Governo de Alagoas.
    Renan – o filho – não têm sido o desastre que muitos profetizaram, mas precisa mostrar que vai além da propaganda governamental.
    O mesmo serve para a prefeitura de Maceió.
    Não seremos enganados por propagandas fantasiosas ou projetos mirabolantes de quem têm em Ramsés II algo a ser superado.

  • wal

    Lembrarei do RENAN FILHO do PAI e do Tio em 2018.

  • carlos

    O governador,que está vivendo o seu “melhor momento” como pinto no lixo,viajando e parecendo como salvador dos desabrigados e a realidades dos hospitais públicos continua o mesmo sem profissionais e leitos suficientes para atender a população e mesmo como os salários desfasados e sem nenhuma esperança de reposição continua atendendo os pacientes com amor e dedicação!

  • carlos

    Abaixo a propaganda falsa do governo dos coronelismos!

  • tania

    Fico a meditar como nós alagoanos elegemos tantos politicos ruins…..vamos ver se ano q vem aparece alguém q possa nos representar sem conversa fiada e com propostas de verdade! Salários defasados, servidores passando necessidade e o menino indo toda semana pra Brasilia pra trazer o pai visto que o mesmo não pode andar em avião comercial, o povo licha!!!!

  • Cesare Lombroso

    Infeliz os pobres governados por PSDB ou PMDB? Eles precisam saberem disso nas eleicões de 2018, ou antes havendo eleições diretas com TEMER cassado com AÉCIO e presos juntos com seus comparsas detentores de mandato eletivo.

    SE o judiciário não cassar e prender TEMER e AÉCIO, acho muito difícil o povo trabalhador suportar essa injustiça. Porque paciência tem limite, e a vida existe para ser vivida e não suportada.

    Essa dupla e seu comoarsa EDUARDO CUNHA financiado pelo EUA são os culpados pelas misérias atuais do BRASIL.

    Não esqueço ainda a compra da reeleição e o financiamento de campanha implantados pelo ” véio ” FHC e sua corja.

    Das 84 perguntas enviadas a TEMER SATANISTA pela PF, devia constar esta:

    A presidenta DILMA não pôde governar com 13% de aprovação, porque voce pode governar com 3% de aprovação?

    Por onde anda os patos batedores de panelas induzidos por grupos que nada sabia da verdade?

  • carlos

    Pois é Tania, vamos transformar nossa indignações em ações, só votando em coisa nova, outros nomes e assim encorajando gente de bem a se candidatar! Abaixo o coronelismo ! Tem gente tão ridícula aqui em Coruripe,que um politico local fez uma denuncia ao Ministério Publico,em relação ao nepotismo da família Beltrão,e um certo cidadão se é que pode ser chamado de cidadão,saiu em defesa dos Beltrões nas redes sociais,dizendo em tom de deboche que aceitasse que doe menos!Só para se ter uma ideia das 12,Secretarias Municipais 11,são são ocupadas pelo alto clero da família !Pesquisando na internet,no Brasil,não existe um nepotismo tão grande com este aqui em Alagoas (Coruripe)!Abaixo o coronelismo

  • carlos

    Cesares Lombroso,não se faça de morte para engolir o coveiro,quem vai ser julgado é a chapa corrupta Dilma e Temer!Outra coisa vocês os” deslumbrados petista”(frase do Lula),que falam dos corruptos,como não existisse no PT! São todos farinha do mesmo saco e deixe de ser ritriculo isso mesmo ridículo 3 vezes…..

    • Cesare Lombroso

      Lei 12.846 e 12.850 sancionadas pela Presidenta DILMA é para todos.

      Alô! Juiz SÉRGIO MORO?

      Cadê a turma do PSDB?

  • Lima

    Esse nome “público” já referencia o descaso.
    Infelizmente nada que carrega esse nome, nesse país, funciona. O que é público serve apenas para gerar oportunidades de desvios de dinheiro, fraudes de licitações, cabide de empregos e irregularidades.
    O publico no Brasil funciona apenas na ilusão dos marqueteiros e suas belas propagandas de governo.

  • Jr

    Existem 26 leitos de UTI e UCI neonatal, na maternidade de alto risco Santa Mônica, que foram inaugurados no final de 2015 e até hoje o governo só usa na propaganda, pois “na vida real” a Santa Mônica vive superlotada. Nas últimas chuvas os equipamentos foram molhados e a estrutura danificada. Aí eu me pergunto: Como é que há a construção de novos hospitais em andamento se não coloca pra funcionar os que já estão prontos?

  • carlos

    Gente,deixem de preconceito deixe o PT,roubar ou trabalhar,roubar,trabalhar,roubar….

  • amorim

    Amigos, falar em crise nos dias atuais, tornou-se algo inconcebível, muitas vezes ouvi meu pai dizer: meu filho nós estamos vivendo uma grande crise. A minha cabeça ficava a mil, apesar da minha pouca idade, eu até pensava, pronto, vai começar por mim, no minimo esse mês minha mesada vem pela metade. Entretanto, ficava pensando, bem, nós continuamos trabalhando do mesmo jeito, não saímos de férias, não deixamos de produzir, e, porque crise? Passado alguns anos, hoje,compreendo onde se gera uma crise: nos bastidores politico, nas negociatas para enriquecimento com o dinheiro publico roubado nas caladas,antigamente dizia-se da noite, hoje nos grade hotéis, escritório sofisticados, preparados com requintes de luxúria para receber esses ladrões. No meu mundo, quem primeiro sofria era a minha mesada, e, agora como sair com a namorada? bem, vou cortar gordura na própria carne, não vai ter sorvete, nem pipoca,mais cinema vai ter, vai ter olhares enamorado, beijo no rosto e muita inocência, era assim que resolvia-se as minhas crises.Hoje falta para a previdência, para saúde, para educação, pra segurança, falta para tudo. Mais a crise esta sendo resolvida, com muita gente na cadeia, pessoas que nós nunca imaginávamos, que triste fim …

  • Luz

    É triste vê o HEHA nesta situação mais uma vez. Temos que realizar uma faxina geral nestes políticos ladrões e corruptos, que só pensam em roubar as verbas públicas, destinadas a suprir a carência na educação e na saúde. Todos eles sem exceção estão com suas contas em dia é nós trabalhadores honestos, nem dormimos pensando no que fazer para aumentar a renda familiar…
    Portanto caros leitores, vamos dá a resposta a esses ratos nas urnas, pois nós estamos vivendo uma ditadura de ladrões…
    Coragem, luta, descarga neles, quantas vezes forem necessárias…

  • Joseph Patavio

    Três anos de reforma ou estão construindo outro?

  • Sofredor do HGE

    Alguém já teve oportunidade de ver fotos da equipe de governo aos municípios atingidos pela enchente? Fiquei estarrecido com o perfil dos profissionais!!!!!!!!!!!!!!!!! Uma grande folia da competente comitiva, com assunto tão serio!!!!Vejam fotos da competente Laura Guaraciaba no INSTAGRAM. Levar medicamentos se no HGE falta tudo, inclusive dias atrás estavam dando morfina aos pacientes!!!!!!!!!!!!!!!!
    Vamos ver agora que teremos um novo diretor geral e com um curriculum riquíssimo: Quebrou o Hospital de Santana do Ipanema!!!!!!! Amigo irmão do competente André Born!!!!!!! Para que perfil melhor meu caro Ricardo?

  • Ederaldo

    Engraçado minha gente há muito tempo que não vejo um sindicato em defesa dos hospitais públicos nem dos servidores, cadê o movimento unificado da saúde faz de conta que nunca existiu, só faz colocar uma faixa de mentirinha, gostaria que o Ministério Público investigasse o conselho estadual de saúde de alagoas, por que lá troca de presidente do dia para outro.

  • treal

    Ederaldo rapaz, a coisa tá pior do que eu esperava.
    A pelegagem tomou conta de tudo!
    Abaixo a contribuição compulsória.