Ressalto: o PT já havia morrido desde o ano passado, apesar de Lula continuar sendo uma liderança política de grande popularidade.

O PSDB, para que não nos esqueçamos, polarizava a disputa com o PT desde o governo FHC e, na sequência, depois que Lula foi eleito e reeleito.

O principal nome em atividade entre os tucanos, Aécio Neves, tem agora uma desonrosa morte política, arrastando o seu partido para a mesma cova.

Quanto ao PMDB, este serviu e se serviu de PSDB e PMDB, até que chegou pela via “indireta” – única possível para o partido – à presidência da República.

A desmoralização foi mais rápida do que se podia esperar, e aconteceu após aquela conversa de corredor de penitenciária entre Temer e Joesley da Friboi.

Das outras legendas ainda encorpadas – pelo número de parlamentares -, não há muito a se dizer. O DEM, ex-PFL, que era um satélite do tucanato, vem se desmilinguindo a cada eleição, marcando presença um tanto significativa, ainda, no interior e em algumas regiões do Brasil.

O PP, outra legenda com forte relação com a Polícia Federal, é tão somente um ajuntamento de personagens pragmáticos operosos – para dizer o mínimo.

Restaram PDT e PSB – dos “grandes” –, que são partidos que nunca definiram uma identidade, ficando ali num meio termo sem nenhuma clareza, cor, cheiro ou sabor.

Os nanicos de esquerdas continuaram nanicos, alguns misturados à bagaceira da propinagem, outros sem perspectiva de chegada ao poder.

Há também os nanicos de aluguel ou puramente oportunistas – e que são a grande maioria , que negociam votos, tempo de televisão e que nada têm a oferecer de qualidade ou conteúdo: são bugigangas de final de feira.

No final das contas, mais do que nunca, o eleitor brasileiro vai votar em candidatos e não nos partidos. Estes tendem a ser “esquecidos” pelos próprios candidatos que vão às urnas no próximo ano. Todos “esperando” uma reforma política que vá alem da meia-sola em sapato de papelão em curso no Congresso Nacional.

Difícil vai ser enterrar os mortos, que já se encontram em estado de putrefação. Que podem até, com os bons que restam nas suas fileiras, ser adubo para brotação nova.

No final das contas, Temer e Aécio, por iguais, podem ter prestado um serviço à atividade pública no Brasil.

Que isso conste nos respectivos epitáfios políticos.

 

Conheça a proposta para mandar a júri popular os detentores de mandato no Brasil
300 servidores do INSS em Alagoas podem se aposentar se a reforma sair
  • jorge

    fim de uma geração de políticos que pouco contribuiu com a decência e honradez de uma REPÚBLICA respeitável.

    • Joao TT

      Caro JORGE, … as promessas esbarraram na PISADA de tomate?
      como nunca se SABE o que virá de:
      – sentença de JUIZ com garantias DEMOCRÁTICAS e jabuticabas;
      – de barriga de GRÁVIDA sem exame ULTRASSOM da modernidade;
      – e de BUMBUM de bebê a cor estabacada da MELECA abacatada;
      resta-nos o RECATO lambe-feridas dos PODRES poderes @-xecutivo e l@-gislativo acu[$]ados pelo JUDICIÁRIO, creio.
      * ABACATEIRO, teu recolhimento é justamente – TEMPORÃO!
      – Amanhecerá TOMATE e anoitecerá mamão – TAMARINDO agosto azedo
      * ANTES q’o janeiro doce MANGA – itinerário da LEVEZA pelo ar
      – Tu m’ensina a fazer RENDA q’eu te ensino a NAMORAR
      [RE-fazenda, 1975] G Gil, https://www.vagalume.com.br/gilberto-gil/refazenda.html

  • JEu

    Concordo plenamente com vc, Ricardo, quando diz que o povo não vota em partidos… realmente o povo vota em candidatos… e, nesse caso, deveria ser possível a candidatura de qualquer eleitor interessado, desde que cumpra determinados critérios como estar em dia com os direitos eleitorais e de cidadania, idade e escolaridade, por exemplo… o financiamento público de partidos políticos deveria ser extinto e deve-se dar direito de tempo igual para todos os candidatos no horário eleitoral nacional e local… então, se for feito uma reforma na lei dos subsídios dos políticos, dando a eles o mesmo direito de todos os trabalhadores, ou seja, tem direito ao seu salário e a mais nada (nenhuma outra verba ou auxílio, como manda a CF no caso dos subsídios, podendo aí também aplicar para outras categorias e poderes, ou seja, todos iguais em direitos, ressaltando que cada um tem que receber subsídios condizentes com seu nível e atividade)… aí sim, poderíamos ter verdadeiros “representantes” do povo nos diversos níveis da administração pública… Quanto à extinção dos partidos, se é questão de adeus… então até logo…

  • wal

    ( LUIZ GONZAGA ),Nem se despediu de mim, nem se despediu de mim; já chegou contando as horas bateu asas foi se embora nem se despediu de mim…
    É SÃO JOÃO…

  • Ederaldo

    O FEITIÇO SEMPRE CAI NO FEITICEIRO, DEMORA MAS A JUSTIÇA É FEITA, DECADA DE 70 PARA 80, SÓ EXISTIAM ARENA E PMDB HOUVE RACHA CRIARAM PSDB, O ATRASO DOS BRASILEIROS ESTES PARTIDOS HOJE ELES E SEMPRE DEIXARAM O BRASIL NA FALENCIA, O REMÉDIO É ARMARGO MAIS TEM QUE TOMAR TODOS CORRUPTOS.

  • vladimir dos santos

    Ricardo, o Brasil não precisa tantos partido politico e ainda estão criando outros, para entrar na vala da corrupção. O Brasil precisa de uma reforma politica para acabar com esses partidos nanicos que sobrevivem como barriga de aluguel.

  • Há Lagoas

    A crise sem precedentes em nossa malfadada República coloca todos os partidos políticos na berlinda, mas não podemos esquecer que essas agremiações tem suas “decrepitas” ideologias e por elas são norteados. Ao contrário dos EUA, aqui no Brasil não se pode eleger candidato sem partido.
    No caso do sr. Molusco é admirável que seu personagem continue povoando o imaginário popular. Seu populismo demonstra que o monstro em que se transformou dispensa a companheirada de capachos que sempre o entronizaram como o novo “pai dos pobres”. Ele possui vida própria, e com certeza não apodrecerá junto com o PT.
    Se o movimento “diretas já” tiver exito, temos o novo inquilino do palácio do Planalto.

    • SEM sobrenome

      Pra vc ver o quão grande é a carência dos pobres, o ÚNICO oportunista, ladrão, salafrário, molusco que OLHOU E ENXERGOU OS POBRES, mesmo que roubando o “mundo” (sítio, pedalinho e tríplex) ainda sim é vangloriado pela grande classe!

      Porque NUNCA fizeram isso antes? Políticos burros não? Era só ter olhado um pouquinho para os mais necessitados e depois poderiam roubar os bilhões que veem roubando durante todo o século.

  • Muda Nada

    Caro Ricardo,

    O Brasil têm jeito, muda o povo que estarmos salvos.

  • Lima

    Quase três anos após seu início, a Operação Lava Jato ainda não conseguiu gerar uma mudança de comportamento dos políticos e partidos brasileiros. Infelizmente, é um sistema tido como muito normal, que funciona há muito tempo e que faz parte do jogo. Portanto, é muito difícil mudá-lo. O político que não participa desse sistema corrupto não terá dinheiro para financiar sua campanha na próxima eleição e, consequentemente, não será eleito. Portanto, ninguém quer começar a mudar esse sistema.

  • NADO

    QUEM DERA QUE ISSO FOSSE VERDADE!!!

  • carlos

    Caros,leitores desta coluna,não adianta tanta indignação se a nossa atitudes não mudam ! Votar em branco e nulo,nada acrescenta e sim alimentam os mesmo no poder! Pessoas de bem existe porem sem coragem e motivação para não passar vergonha se forem candidatos!Infelizmente os valores estão se perdendo numa velocidade sem limite ! Vejam atitude do governador,que deve estar se deliciando com as chuvas ou seca,onde a miséria do povo é prato cheio paras se tirar proveito e aparecer na mídia como salvador da pátria dos pobres dos pobres,que sempre foram usados acerca de 40,anos pelas mesmas famílias,do coronelismo impiedoso em tripudiar dos mais carentes. Abaixo o coronelismo !Pobre dos servidores públicos o governador ficou sem tempo de anunciar a reposição salarial,pois está”preocupado com as vítimas das enchentes e a cabeça dele cheia de planos para que as vítimas permaneçam sendo os pobres dos pobres,pois na urna o voto é que importa!Abaixo o coronelismo1

  • Vivo

    Mota,

    Mesmo que se vote em candidatos, em detrimento dos partidos, como está difícil escolhê-los.

    2018 será o ano onde teremos muita, mas muita dificuldade em escolher … em qualquer que seja ‘a instância’.

    Você imagina mudanças na ALE por exemplo? No Senado?

    Se tínhamos dificuldades na nossa Alagoas, teremos muito mais ainda e em relação à Presidência, vige …

  • Diógenes Paes

    Caro jornalista Ricardo Mota, partidos e partidos?, ex a questão, no sistema eleitoral brasileiro não define a linha ideológica a serem adotadas e direcionadas, tais como: direita (sem extremismo bolsarista), centro-direita, centro, centro-esquerda e esquerda (ideológica marxista-leninista). Isso coloca o eleitor num abismo sem fim, não sabendo discernir quais os partidos e seus representantes que tenham capacidade retórica de oferecer um bom debate. Partidos históricos como o PCB (Partido Comunista Brasileiro) e seus dissidentes (PCBR, PCR, PCO e Polo Comunista Luis Carlos Prestes) mantiveram o seu viés ideológico, organizando sindicatos combativos, entidades estudantis segundarista e universitários, coletivos classistas. O PC do B (dissidente de 1962 – Linha Stalinista Albanes) adota uma política de conciliação de classe com os partidos como o PT,PSDB, PP, PMDB, PSB, DEM e PPS em diversas prefeituras pelo Brasil afora, O PSTU logra um viés trotkista, uma eterna divisões de tendência e radicalismo que mais parece dos Anarquistas (Bakunin). Mais todos esses partidos de viés ideológico deu e tem dado uma grande contribuição ao povo brasileiro, apesar que sua inserção é mínima do ponto de vista eleitoral, marcar território e usar a tática de fato políticos é busca formas estratégicas de sobrevivência no contexto onde a alienação política de jovens e adultos são abastecidos instantaneamente com jogos de futebol, novelas, programas de culinárias etc.

  • Claudio

    Aecio enterrou o PSDB, Temer nao conseguira enterrar o PMDB pq esse partido é mutante, ele migra para todos os lados e so consegue ter presidente com seus vices Sarney, Itamar e Temer, o PT foi o primeirou a se entenrar basta ver as eleicoes de 2016 que so elegeu um prefeito de capita no Acre.
    2018 devera ser o ano das mudancas, imagina se o congresso renovar em torno de 70%, e quanto a presidente devera surgi novidades, basta ver que em países bem estaveis ocorreu como por exemplo Trump que atropelou os Republicanos e venceu e na Franca com Macron que criou um partido a 1 ano e se elegeu derrotando os tradicionais.
    O “Novo” (partido) poderá nao ganhar a eleicao mas fara um estrago muito grande nos partidos tradicionais, basta ver que é o partido com maior participacao nas redes sociais e conta com forte apoio da classe media que tem poder de influencia sobre o eleitorado. 2018 vai ficar na Historia é aguardar pra ver.

  • MORREM NADA!!!

    MORRE NADA, A MESMICE CONTINUA SE LULA/DILMA/MEIRELLES/PALOCCI TORRARAM R$ 10 TRILHÕES EM 13 ANOS DE DESGOVERNO COMUNISTA DE 2003/2013 C/A ‘CIRANDA FINANCEIRA’, O ATUAL GOVERNO TEMER/MEIRELLES (seuRELLES O COMUNISTA RICO NÃO PERDE UMA BOCA, TÁ EM TODAS) EM UM ANO TORRARAM, JOGARAM FORA SÓ R$ 1,428.35 TRILHÃO (++++ DE 55%) DO TOTAL GASTO N/ORÇAMENTO D/UNIÃO, C/A ‘CIRANDA FINANCEIRA FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL’ P/CÓDIGOS ORÇAMENTÁRIOS 25.000 + 71.000 + 74.000 + 75.000. JÁ COM CIDADANIA NO COMBATE A VIOLÊNCIA GASTOU APENAS R$ 13,49 bilhões (0,33%) PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CÓDIGO ORÇAMENTÁRIO 30.000 E SEM CONTAR ‘EDUCAÇÃO’ COM APENAS R$ 100,2 bilhões (3%), SAÚDE COM SÓ R$ 114,75 bilhões (3,7%) E C/27 ESTADOS + DF + 5.570 MUNICÍPIOS ONDE RESIDEM ++++ DE 207.000.000 DE BRASILEIROS COM TODOS OS PROBLEMAS SOCIAIS, GASTOU APENAS E NADA ++++ D/Q/R$ 248,1 bilhões (7,8%). MESMICE É TORRAR R$ 1,428 TRILHÃO (++++ DE 55%) COM A ‘CIRANDA FINANCEIRA DÍVIDA PÚBLICA’ E CIDADANIA APENAS OS NÚMEROS ACIMA MENCIONADOS? É MESMICE MESMO, COM OMISSÃO PARA NÃO SE APURAR A ‘BOLHA BRASIL’ DÍVIDA PÚBLICA DO GOVERNO FEDERAL NO SISTEMA FINANCEIRO E COM MUITAS MENTIRAS! PASMEM Q/FHC DEIXOU EM 1°/01/2003 UMA DÍVIDA líquida DE R$ 160 bilhões E ENTRE 2003-31/05/2017 LULA/MEIRELLES + DILMA/MEIRELLES-JBS + TEMER/MEIRELLES TORRARAM ++++ DE R$ 11 TRILHÕES C/A DÍVIDA DE R$ 160 bilhões!!! E A MESMICE CONTINUA NO GOVERNAR SEM DIVISÃO EQUÂNIME DAS RIQUEZAS PRODUZIDAS E COM FALTA DE SERIEDADE NO TRATO DA COISA PÚBLICA!!! A OMISSÃO É LATENTE UMA VEZ Q/SE CALAM ONDE FOI PARAR OS R$ 598,7 BILHÕES DE SUPERÁVIT NA PREVIDÊNCIA (2006/2015) ++++ R$ 100 BILHÕES DO ‘BNDES’ (DEVOLVIDOS), ++++ R$ 40 BILHÕES DA ‘REPATRIAÇÃO’, Q/NOS PARECE DESVIADOS PARA PAGAR OS IMORAIS JUROS COMPOSTOS DA DÍVIDA PÚBLICA!!! TEM SAÍDA SEM INTERVENÇÃO? RESPONDE VOCÊ DO VOTO ERRADO.
    FORA MEIRELLES, FORA MEIRELLES, FORA MEIRELLES.
    SDS/DEMOCRATAS.
    Domingos Correia.

  • flexaldecima

    As reformas deviam começar pelos políticos, e não pelos partidos, nós não votamos em partidos,tá difícil escolher um HOMEM DE BEM,os candidatos penhora bens, toma empréstimo,rouba assalta vende até a alma ao DIABO para se eleger, o que vc acha que ele vai fazer quando se eleger? recuperar todo o din din, e ai, amigo,ele começa pelas verbas de gabinete,contrata um puxa saco ganhando R$8.000,00 mas avisa logo, vc recebe e me repassa 80% ou seja, me devolve R$6.400,00, ele pergunta, vc quer?? o puxa saco diz claro, quero, ele não trabalha, só vai receber,é assim que eles fazem com a verba de gabinete, e são “todos”para aliviar, que fazem isso.

  • Alexandre

    Bandido e herói o Brasil tem muito.O que precisamos é que os covardes saiam de cima do muro e digam de qual lado estão.O pior tipo de pessoa que existe é aquele que é omisso!

  • Antonio Moreira

    Quem sabe, lá para 8ª encarnação
    as coisas mudem para melhor!

  • carlos

    É isso aí,xara(Carlos),atitude pode sim mudar!KKKK,concordo com você,o governador deve está alegre como pinto no lixo e não só ele,sempre foi assim muito se aproveitam da miséria do povo !Eles matam o partidos políticos e já articulam na reforma politica o golpe da lista fechada ! “Abaixe o coronelismo”,gosto desta frase…

  • Flamengo

    hora de mudar em 2018
    MARK BELTRÃO SENADOR

    • SEM sobrenome

      Realmente um boa mudança, afinal de contas nunca tivemos um beltrão representando o povo aqui em Alagoas…

    • FAGV

      Misericórdia… Flamengo! Penso eu que você esteja brincando, né ?

  • Frederico Farias

    ?
    “…personagens pragmáticos operosos…”
    KKKKKKKKKKKKKK
    A partir de agora, quando eu quiser elogiar alguém, já sei….

  • sertanejo cagota

    Não só morrer, mas levar para o inferno.

  • treal

    Que partidos fracos.

  • Romao

    Pois é, Ricardo: nada há encoberto, que não seja revelado, diz a Palavra do Senhor Jesus. Cada vez mais complicada as opções para 2018… Quer se candidatar não? Já tem o meu voto, rsrsrsrsrsrs… brincadeirinha, rsrsrsrsrs!

  • Edson Filho

    Há uma única luz no final do túnel, ela piscou no último pleito, mas deverá ser constante e cada vez mais forte nas próximas eleições! Partidos são hoje quadrilhas e seus membros, com raras exceções, são bandidos e assassinos da pior espécie, pois possuem o direito à impunidade! Sejamos pois, cada brasileiro, com o voto limpo, consciente e patriótico, o Supremo Juiz! Sem tal consciência, seremos sempre órfãos da justiça e pais e mães da corrupção!

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    No frigir dos ovos,os políticos,em sua maioria são corruptos e não merecem credibilidade do povo brasileiro.O certo é mudar estes que ai estão.

  • Carlos

    Olha lá, já temos um Beltrão no congresso nacional o Max Beltrão é o tio atual prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão,já foi dep. Federal e ficou conhecido como deputado boca de siri! Max é mais articulado e como ministro está do Turismo, está sendo destaque de um jornal local de comandar um projeto bilionário de terreno da marinha!

  • Rodrigo

    O Brasil teve uma oportunidade de mudar a sua história, mas se rendeu às forças opressoras da nova ordem mundial e desqualificou o maior político que existiu neste território, colonizado e usado de quintal pelas potências hegemônicas o único que teve à coragem de ser contra os absurdos impostos por mega-especuladores e mostrou que somos alienados por forças impossitoras na mídia, que só mostram um história não real e tendenciosa. Enéias foi e será a voz que tentou despertar-nos deste sono letárgico que nos leva à ignorância e ao conformismo. Todos esses representam ao mesmo senhoril, esquerda e direita são todos iguais. Qual a diferença nos períodos dos Liberais Fabiano e dos Socialistas Marxistas. O país teve os mesmos rumos, e hipocrisia crer que eles se opõem, na verdade eles brigam para serem os implantadorés das reformas que um grupo da elite global. Só uma ruptura com esse modelo arcaico e a salvação da nação.

  • carlos

    Flamengo um grande gozador ! SEM SOBRENOME,realmente nunca tivemos na politica um representante do povo, Beltrão !Exatamente o dep.estadual João Beltrão,ex- deputado federal e atual prefeito Joaquim(que ficou conhecido como dep.boca de siri) Beltrão de Coruripe, e o atual dep. federal,Max Beltrão nunca representaram o povo e sim a própria família!Quem duvidar é só da uma olhadela no diário oficial do municípios das 12,secretárias municipais 11,são apelo alto clero dos Beltrões! ABAIXO O CORONELISMO!

  • carlos

    11,secretarias são ocupadas pelo alto clero do Beltrões *

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Como sempre brilhante, astuto, arguto e perpiscaz em suas sub-reptícias subliminares e perscrutaçöes ou insinuantes sugestões conformes, acordes e consoantes orientações vezeiras de uma verve típica, característica própria e ínsita aos indefectíveis escarlates: todos os adversários meros moribundos e sepultados, exceto o ícone-mor “asceta de prístinas virtudes” e “alma mais ‘ONESTA’ dessepaís”; que ainda teria “popularidade”, a despeito de RÉU em seis processos nacionais e mais um em Portugal.
    Enfim, como ao brasileiro sequer importa o partido, como alegado, o detentor da citada “popularidade” seria a única opção de salvador-da-pátria, nas aneladas e açodadas “diretas já!”, ainda que sem espeque legal ou constitucional.
    Abr
    *JG

  • Cesare Lombroso

    Os coxinhas falavam que a FRIBOI, a OI eram do LULA.

    E agora coxinha eu te pergunto. Tu sabes quem era o conselheiro maior da FRIBOI? Henrique Meireles.

    A DESGRAÇA DO BR ATUAL FOU A COMPRA DA REELEIÇÃO PELO FHC e IMPLANTAÇÃO DO FINANCIAMENTO DE CAMPANHA POR EMPRESA PRIVADA, na sua época.

    Esses coxinhas parece que tem a lucidez nanipulada pela globo sonegadora?