O presidente Michel Temer teve um domingo agitado. Além de demitir seu ministro da Justiça, Osmar Serraglio – o preferido dos frigoríficos -, e vir a Alagoas ver o estrago feito pela chuva, ele deu um tom de normalidade ao que já é anormal há mais de 10 dias.

É simbólico, também, que ele tenha visitado o estado do seu eterno desafeto, Renan Calheiros, com quem conserva uma briga engarrafada desde os tempos em que ele era vegetariano.

Criou, assim, uma agenda positiva.

Para nós, alagoanos, toda ajuda é bem-vinda e necessária (seja qual for a motivação).

Para ele, um momento especial na sua caótica visita – como o seu governo -, em que recebeu o governador e dois prefeitos no quartel do Exército. Além de Rui Palmeira, Gilberto “eu quero meu dinheiro” Gonçalves.

Foi o prefeito de Rio Largo quem protagonizou o grande momento da viagem presidencial: ele comandou um emocionado “fica, Temer”, com entusiasmo verdadeiro. A emoção presidencial, aliás, também foi sincera, ao que parece.

Tragédia quebra o silêncio entre Renan Filho e Rui Palmeira
TC: o palácio de vidro da Fernandes Lima que ganhou reforço de sabão
  • VALDEMIR

    Veio trazer promessas e fazer um média diante dos Nordestino. Eita velho esperto.

    • Cesar

      O povo de Rio Largo adora esse tipo de político e a prova são os últimos quatro prefeitos de lá. O atual já deu o troco pela felicidade em ser eleito:transferiu a sede da prefeitura para a entrada da avenida Gustavo Paiva (área nobre de lá), de onde pode sair e entrar sem ser incomodado pela população humilde (ralé, na visão de políticos) que lá moram na parte baixa ou na Mata do Rolo, que fica no outro lado da cidade.

      • Cesare Lombroso

        É melhor votar em alguém que trabalhe do que votar em forasteiro. GG, foi eleito democraticamente e está reconstruindo RL.

        Os invejosos que votaram nos forasteiros estão arrependidos. Esse é o motivo das críticas?

  • JEu

    Bem, o tal do “fica Temer” só podia vir de um Gilberto “eu quero o meu dinheiro que é produto de roubo” Gonçalves… é tudo da mesma laia…

  • VALDEMIR

    “Para nós, alagoanos, toda ajuda é bem-vinda e necessária (seja qual for a motivação)”. Que ajuda? Só se for em palavras. O homem passou por Alagoas mais rápido que o cometa halley. O caboclo velho é esperto mesmo.

  • Sérgio Eduardo

    Chegou em alagoas n prometeu nada, chegou em Pernambuco prometeu 600 milhoes pra liberar do BNDS

  • Decepcionado

    É normal que eles se defendam uns aos outros

  • breno

    Mas não era pra o gilberto quero meu dinheiro está preso????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • Elivaldo

    Podia ter evitado esse constrangimento a nós Alagoanos, podia liberar verbas emergenciais do gabinete que ele tomou de assalto.

  • amorim

    As vezes fico perplexo diante da opinião de alguns internautas, se o presidente vem até nós nesse momento difícil, ele ainda continua presidente, esta se aproveitando para fazer media diz alguns, se não vem, ficamos de prato na mão correndo atrás em Brasilia, porque o estado não tem condições de se erguer sozinho nesse caso. Finalmente, para onde quer ir a humanidade? Será que estamos sendo racional o suficiente ou a vaidade pessoal aflora nesse momento de sofrimento dos mais carente ao ponto desprezarmos tal promessa de ajuda, não se enganem são nesses momentos que aparecem os aproveitadores mais cruéis, chega de tudo se fazer um palco político, lá em baixo tem alguém com a mão estendida esperando a nossa ajuda. É triste mais é verdade.

    • Robson

      Bem dito, sem alusão a defesa desse ou daquele, apenas sendo racional.

  • carlos

    Não foi só o prefeito Gilberto Gonçalves,o ministro do turismo Max Beltrão.Engrossou o caldo fica Temer o mostrou que sabe ser claque!

  • Joseph Patavio

    A raposa e as uvas.

  • De olho

    Tragedia que poderia ser evitada se não fosse os BILHÕES ROUBADO pela essa quadrilha Politicos LADRÔES daria para construir milhares de casas popular

  • Alexandre Pereira Teodosio

    a chuva traz esperança para o povo alagoano, apesar dos problemas ocorridos. Essa imprensa precisa fazer reportagem sobre a grandeza da chuva para todos nós, e não falar sobre estragos.

  • carlos

    Concordo se existe o problema decorrente das cheia e os recurso necessário para as obras emergências vamos aceitar de coração é dinheiro dos nossos impostos!Concordo com você Amorim,não importa se o governo é A ou B,meu comentário não é de apoio ao governo Temer ,que uma réplica mau acabada do governo Dilma!Já manifestação do prefeito Gilberto Gonçalves e a adesão do ministro do turismo não vejo nada de mais é questão de se identificarem com modelo arcaico de fazer politica! A questão no momento é de solidariedade as famílias de sempre que sofre com ausências de politicas públicas e este momento é um prato cheio de quem vive se elegendo da miséria do povo!Abaixo o coronelismo da politica Alagoana

    • Robson

      Carlos,
      Também em concordância com o exposto por Amorim, faço minhas as suas palavras: “este momento é um prato cheio de quem vive se elegendo da miséria do povo!Abaixo o coronelismo da politica Alagoana”(sic).
      Quem errou deve pagar pelos erros, seja quem for (Temer, Cunha, Aécio, Lula, Dilma, Renan e todos seus agregados). Não podemos continuar sendo subservientes ao assistencialismo, aos favores, aos cargos, às maracutaias, às ideologias cegas e, desta forma, elegendo os mesmos salteadores.
      Precisamos realizar a mudança nos nossos valores, conceitos e práticas, para que depois possamos requerer a mudança nos outros.

  • flexaldecima

    Quem é esse Gonçalves?até a cara dele faz medo!!mala!!e o Temer??ele quer tapar o SOL com peneira, mas é bem vindo se for pra ajudar com din din, o estado precisa, mais não disse nada, só que ia ajudar,mas com quanto?tá com raiva do senador, não devia já o ajudou muito.

  • JEu

    Será que somos tão “ingênuos” que não conseguimos enxergar as coisas como elas realmente são?!!! Pois bem, o tal do Michel Temer jurou cumprir a CF e defender o país e o povo… logo, se o seu governo direcionar recursos para ajudar o povo alagoano, não vai estar fazendo mais que cumprir o seu dever… isso ainda levando em consideração que os tais recursos são públicos, ou seja, resultante dos impostos (e que impostos…!!!) cobrados de cada um dos brasileiros… eu poderia até elogiar se ele fizesse uma boa doação com os recursos de seu próprio bolso… e se o fizesse, ainda assim, e apesar dos merecidos elogios, não poderia fugir à responsabilidade pelos seus malfeitos friboisianos… afinal, como todo brasileiro, está sujeito às leis do país, não é mesmo?… e mais ainda, se esses recursos públicos vierem, com certeza chegarão quando as necessidades imediatas já foram praticamente atendidas pelas doações de cada um dos alagoanos e de outros brasileiros de outros Estados… e mais ainda, a burocracia é tanta que até as habitações da última cheia, em 2010, agora é que estão (algumas, não todas) sendo entregues e, na maioria dos casos, ainda sem terminar e sem infraestrutura de saneamento e urbanização… e, finalmente, será que esquecemos que o governo do temeroso está providenciando retirar direitos trabalhistas e previdenciários do cidadão brasileiros?!!! então, não existem motivos sérios para querer que ele permaneça por mais tempo na presidência do país não… Afinal, somos realmente ingênuos ou simplesmente queremos “agradar” esse governo por alguma motivo pessoal?!!!!

  • Miral

    Temer e Gilberto Gonçalves juntos numa foto é imperdível! Quem será o mais honesto?

  • Jorge

    CARO RICARDO MOTA, ESTAMOS MAIS UMA VEZ COM PROBLEMAS DE ENCHENTES, OCASIONANDO PERDAS NA POPULAÇÃO. MAS, O MPE E MPF DEVE FICAR DE OLHO! EM 2010 MUITOS RECURSOS VIERAM E, OS DESVIOS TAMBÉM FORAM MUITOS. CASOS DE CASAS CONSTRUIDAS E NÃO FORAM ENTREGUES AOS DESABRIGADOS. ESTRADAS QUE NÃO FORAM CONSERTADAS. TERRENOS SUPERFATURADOS COMPRADOS COM DINHEIRO DAS ENCHENTES. MUITA GENTE FICOU RICO. AGORA SE VIER RECURSOS PODE ACONTECER O QUE ACONTECEU EM 2010.

  • Lima

    Lamentável, era bom que os eleitores lembrasse desta qualidade de políticos na hora de votar, principalmente estes que gritam quero meu dinheiro! Sera que ele não recebia seu salario na época de deputado ????

  • wal

    E as casa que o LULA/ DIMA,deixaram para entregar aos desabrigado, das enchentes em BRANQUINHA, UNIÃO e MURICI,feitas em MURICI, que os CALHEIROS estão negociando com o povo miserável das cidades, está tomando até o CARTÃO DO BOLSA FAMÍLIA, PARA GARANTIR O DINHEIRO DELES, SERÁ QUE VAI ACONTECER COM A GRANA QUE O TEMER, DIZ QUE VAI MANDAR PARA ALAGOAS ??????
    Com a palavra os CALHEIROS, PAI, FILHO,TIO PRIMOS,CUNHADOS etc… E O TC-AL.

  • Lima

    Foi o Sarney, teve o Collor, Itamar e o FHC. Depois veio o Lula, a Dilma e o Temer, mudou governo, partidos, planos e os problemas são os mesmos. Temos Corrupção, Desemprego, Violência e Criminalidade, Poluição, problemas na Saúde, baixo nível na Educação, Desigualdade social, falta de Habitação e continuam os Impostos elevado.

  • ALADROAS

    Quem comete corrupção devia responder criminalmente por homicídio ou até mesmo infanticídio e ir a juri popular, pois quando se desvia o erário está tirando o dinheiro para se comprar remédios dos hospitais e tantas outras cisas que, com isso, acarreta com a morte dos menos favorecidos incluindo nisso os mais fracos como crianças, mulheres e idosos… Corrupto é um homicida em potencial.

  • Edson Filho

    Claro que o temer, como o que é, vem sobrevivendo com apoio de corruptos que o aplaudem, ao contrário do Povo alagoano e brasileiro que já o considera “morto”, politicamente falando! Liberar recursos para Alagoas, em condições de catástrofe, é obrigação e não um favor! Se ele imagina que assim se redime dos crimes cometidos junto com sua turminha do alheio, é um ledo engano! Para o Povo sua presença só causa profundo mal estar e seu próprio constrangimento! Em 2018 ele e sua trupe de assaltantes, se antes não forem presos, serão defenestrados do cenário político nacional! Fora corruptos!

  • Carlos

    Robson e Amorim, entre outros que desta coluna.Faz sua trincheira de luta para libertar o nosso estado do atraso do coronelismo, tão presente no século 21, como tivessem ainda no 18,19 e início do 20!Fico feliz,dos comentários onde o sentimento de mudança começa a tomar o espaço nas nossas mentes como o caminho​ mais curto para se livrar dessas famílias,que acerca de 40 anos promovem a miséria do povo! Abaixo coronelismo, travestido de mudança!

  • marcelo

    Gilberto Gonçalves,Gilberto Gonçalves,Gilberto Gonçalves…….Meu Deus do Céu,Uma vergonha como Homem,como político,Como Cidadão,Como Gente e Foi ELEITO Prefeito,olhe Rio Largo deveria se envergonhar e agora essa figura nefasta Ainda faz uma dessa envergonha toda Alagoas!!!

    • Cesare Lombroso

      Esses coxinhas do PSDB eleitores do AÉCIO só sabem julgar. Olhe que o seu líder AÉCIO, já começou ser julgado, assim amanhã poderá ser você.

      Não sei o que esse blogueiro empregado do PSDB (BLOG) tem contra GILBERTO. Antes de julgar o GG, julga os teus.

    • Cesare Lombroso

      A inveja mata!.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Pela não edição fui censurado ou seria impressão, meu prclaro “Peninha”?
    Abr
    *JG

  • Carlos

    Cesare Lombroso ou lambuzando nas tetas da viúva! Já viu muita coisa na vida! Agora inveja de corruptos é primeira vez!

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Reenviando para edição, espero não ser CENSURADO, por favor, sim?
    Abr
    *JG
    UM BASTA DE TESOURA-ESCARLATE: URGE CONTRAGOLPE, JÁ!
    Joilson Gouveia*
    Diz-se que “o povo não tem memória”! O adágio atesta e comprova a sabedoria popular: povo que não tem-na, também não tem história; talvez estórias várias e conforme a retórica encenada pelos atuais “agentes-de-transformação-social” ou exímios disseminadores, cultores e formadores da “opinião pública” porquanto editada, publicada e exposta a todos quantos queiram ver, ler, ouvir e crer ou assistir, nos mais diversos veículos difusores e transmissores de suas abalizadas e especializadas críticas, crônicas e narrativas sobre sinistros, desastres, catástrofes e tragédias anunciadas e previsíveis ou adrede esperadas em face dos descaso desses desgovernos atuais.
    De lembrar que, os competentes governantes (assim apresentados, mostrados e “vendidos”, não somente pelos exímios e espertíssimos marqueteiros, nas propagandas enganosas criminosas* e, também, por uma imensa gama da mídia escarlate) os tais e quais que “sabem de tudo, sobre tudo e sobre todas as soluções, antes, durante e enquanto candidatos em campanhas” …
    Chegando lá, e estando lá, a nada sabem, a nada viram, a nada ouviram nem fizeram tampouco farão por se lhes faltarem competência (aquela “anunciada na propaganda enganosa”) de gestores, mormente porque desprovidos de programas, projetos, planos e diretrizes operacionais e estratégicas, para administrar os sinistros, sempre presentes porquanto sazonais ou temporários e conformes às quatro estações.
    Relembro aqui o que já havia dito e escrito num webjornal renomado caetés, a saber:
    • “Caro Célio, até parece aquele antigo quadro de um insuportável programa de TV – tirando da reta – onde a CULPA nunca é atribuída e, o que é pior, assumida por quem a cometeu. São mais de trinta e seis meses de INDOLÊNCIA ou descaso com as vítimas de tamanha tragédia.
    • Já em Fukushima, no Japão, que sofreu aquela terrível tsunami, que causou o mais trágico acidente nuclear, tudo foi reparado e está em ordem, restando só apenas descontaminação de áreas mais centrais e críticas de radiação.
    • Na China, construíram um ponte sobre um braço de mar, com 42Km de extensão, que custou menos que uma ponte de 4,5Km “construída” aqui no Brasil. É isso!
    • Restam algumas indagações: qual a serventia de assembleias, TCE, TCU, Controladorias, procuradorias, promotorias, fiscais disso e daquilo e outros Órgãos e Instituições, que parecem sofrer de miopia funcional ou profissional? O que mais se vê e se ouve falar é sobre a IRRESPONSABLIDADE DE EXECUTIVOS nas três esferas, e nada.
    • Nada acontece! Sincera e definitivamente, de Gaulle sempre esteve certo: isso não é um país sério!
    • Abr
    • JG” – à época editado num webjornal famoso, no Blog do Célio.
    O que fora feito até agora quanto a tragédia de Mariana, em MG, a do Morro do Bumba, no RJ, e em tantos outros sinistros e outras tragédias? Todos os anos tem-se desabamentos, desmoronamentos, soterramentos, enchentes, inundações e centenas ou milhares de mortos e etc. Ou não?
    Em Alagoas, inundações mais graves já tivemos em 1949, 1969, 2010, mas, todos os anos de uma chuvinha acima da média há inundações, enchentes, alagamentos, desabamentos e desmoronamentos, desabrigados e mortes …
    *http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/05/e-proibida-toda-publicidade-enganosa-ou.html.
    Leiam mais aqui sobre a “tragédia de Mariana”, a saber:
    a) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/11/mariana-desnuda-farsa-e-desfacatez-de.html;
    b) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/11/qual-dor-mais-doida-ao-se-perderem.html.
    Doutro giro, o mais hilário senão fora trágico, estupidez e deveras incompreensível é em saber que sempre recorrem ou acorrem às Forças Armadas- FFAA -, para tudo que se imaginar – até reuniões de emergências – e, também, para quaisquer situações ou obras necessárias, urgentes e/ou emergenciais, a saber:
    a) Enfrentar e combater surtos, epidemias e endemias de dengue, zika e chikungunya: instam ações das FFAA;
    b) Inundações, desabamentos e desmoronamentos etc.: cadê as FFAA? E lá estão prontas e apostas!
    c) Reconstrução, reformas, construção e pavimentações de estradas, rodovias e vias, pontes e pontilhões: apelam às FFAA; que concluem suas obras antes do prazo e abaixo do custo orçado, ainda devolvem toda a grana não utilizada;
    d) Olímpiadas, Pan-Americano e “copa-das-copas”, lá estavam as FFAA, para assegurar toda segurança e realização exitosa dos eventos;
    e) Ocupar morros, favelas e “comunidades” dominadas pelos traficantes, no RJ, FFA neles;
    f) Restabelecer a ordem e a lei, no DF, aí já demais! É ditadura! É “gópis”! – Esbravejam, vociferam e bradam espumando, babando e cuspindo os iracundos escarlates cínicos, escroques, patifes e finórios!
    Dizem mais: é TOMAR o Poder! Como assim: “tomar”?
    Não se toma o que se tem ou quando se é o dono legítimo!
    O correto é RETOMAR o Poder, das mãos de quem não se houve por ele bem zelar! Reintegração de domínio e posse! Retomar o Poder, que é do soberano povo, que tem instado, clamado, apelado e exigido uma imediata, urgente, urgentíssima e imprescindível Intervenção Marcial Castrense federalizada, por 180 dias no máximo, como previsto constitucionalmente!
    Exercer o comando, a direção, preservar a lei e a ordem, numa intervenção marcial castrense federalizada, cerrando o congresso e instaurando uma Corte Marcial, para apuração, julgamento e condenação dos culpados e envolvidos até o pescoço na Operação Lava-Jato, e se lhes confiscar a todos os bens amealhados ilícita, imoral e ilegalmente, dentro de 180 dias, no máximo, aí é GRAVIDADE. É ameaça à democracia! É “gópis”! É ditadura e tudo o mais!
    O texto abaixo foi postado no vídeo da senadora Simone Tebet, numa rede social, que “considera uma GRAVIDADE que mais de 30% dos brasileiros instem a intervenção das FFAA”! (Sic.)
    • GRAVIDADE? Desde quando uma solução legal, ordeira e prevista no Art. 142 da CF/88, instada para o BEM de todos os cidadãos e cidadãs honestos, honrados, decentes, contribuintes e trabalhadores dignos e de bem deste país, exceto aos corruPTos, corruPTores e terroristas, subversivos e guerrilheiros escarlates de sempre, seria GRAVIDADE?
    • A classe política não quer expurgar seus pares – notem que nenhum dos processados, julgados, condenados e presos, foi sequer expulso de seus “partidos” – o soberano povo e suas forças armadas exigem-na, e defenestrarão e submeterão a todos à Corte Marcial, com cassação, prisão e confisco de todos os bens amealhados ilícita e ilegalmente, claro!
    As ações terroristas dos violentos vândalos incendiários, depredadores e esbulhadores dos direitos, da lei e da ordem, equívoca e cinicamente tratados por “manifestantes” – aqueles mesmos que elegeram a chapa vitoriosa, num oprobrioso, inescrupuloso e criminoso “estelionato eleitoral” – é pura normalidade democrática tanto quanto na Venezuela. Patifes Terroristas!
    Enfim, é chegada a hora (senão já tardia) de mais um contragolpe, tal e qual nos idos de 1964, quando tivemos mais de 2 anos de paz, tranquilidade, incolumidade, segurança e desenvolvimento social, educacional, financeiro e econômico, quando tentaram impor pela guerrilha urbana e rural, a ditadura escarlate do proletariado, imposta mediante ardilosos engodos eleitorais/democráticos! Chega de ditadura dessa criminosa tesoura-escarlate!
    Brasil acima de tudo e de todos os partidos!
    Abr
    *JG