Ninguém minimamente informado haverá de imaginar que o Brasil vai parar pra valer nesta sexta-feira.

Mas a mobilização de hoje, acima de qualquer coisa, é um grito contra a covardia, aquela que nos mantém perplexos diante de medidas cujas consequências não nos são muito claras ainda e nos soam unicamente cruéis.

A covardia é nossa, também, porque reclamamos e apontamos para o buraco onde nos meteram e assumimos a culpa pelo que fizeram conosco, sem ao menos levantar o braço para bradar: “Parem!”.

Reforma trabalhista com mais de 13 milhões de desempregados é, sim, de uma covardia inaceitável.

Reforma da Previdência com números suspeitos, nascidos dentro dos gabinetes em que se planeja e se decreta a miséria da nação é, acima de tudo, um ato de covardia, porque de força ante um Congresso Nacional que vive de joelhos, a catar as migalhas espalhadas pelo Palácio do Planalto.

Nem ao menos dividir o ônus da crise com quem nela se refestela, em lucros imorais como só o capital preguiçoso é capaz de oferecer, eis a maior de todas as covardias em um país campeão de injustiças sociais.

Estas são obras de um presidente sem voto, que diz não temer o julgamento popular e que só faz aquilo “que é necessário”.

Para quem?

O Brasil não verá hoje manifestações da mesma dimensão daquelas de junho de 2013, o mais rotundo não que a parte apodrecida da elite política foi obrigada a ouvir.

E se ali nós rompemos a barreira que nos prendia a um silêncio covarde, submisso, hoje temos a chance de mostrar que ainda estamos vivos.

Ou será isso, ou, de novo, nos renderemos à covardia.

 

Alvo da Operação Satélites 2 em Brasília era braço direito de Renan
Reformas de Temer vão mostrar o tamanho de Renan no Senado
  • Edmundo Almeida

    Mimimimimi de esquerdóide

    • Cabral

      Babaca!

      • SEM braço nas 7 Quinas, MENTIRA? – tá ligado?

        BRASIL em obras – SEM licitação! … rsRs
        * Qdo essa JOÇA ficar pronta – quem que dá CONTA?
        – CUMA se conta o dinheirão q vai pu SACO: pirâmide, jardim, …
        * Vam’errar PORTUGUÊS: eleger um BUNDÃO, roubou mas fez!
        – PULIÇA num faz nada: de dia dou MOEDINHA, de noite porrada
        * Vamo’inventar nova DANCINHA: sucatear samba, maltratar carnaval
        – Vamos dar um JEITO de arrumar a vida: duma vez, tá legal?!
        [LICITAÇÃO], Pato FU https://www.vagalume.com.br/pato-fu/licitacao.html
        Antonce para q’EU quero descer!!! … Kkkkk

    • Enéias

      Seu imbecil…Você realmente vive em outro planeta ou simplesmente é um asno mesmo? Com certeza é um coxinha incomodado com a ascensão do povo brasileiro que tem provado que pode sim, vencer na vida se tiver oportunidade justa!

    • Anderson

      Não sabe nem o que diz.

    • everaldo

      ô Edmundo Almeida, deixa de ser imbecil, ou você é um mamador do sistema, ou pior, você é realmente um otário que gosta de levar nas costas. você decide.

      • Ricardo Filho

        um petista dizendo que o cara é um mamador do sistema!!!! só pode ser piada. kkkkkkkkkk. sindicalista com medo de perder a boquinha. kkkkkkkk. é uma piada mesmo ver um petista dizendo isso.

    • joão maria

      acho,que vc deveria estudar e conhecer a verdadeira situação do pais, vc como jornalista, acredito que seja acho vc imbecil, gostaria de saber quantos familiares seus tem cargo de confiança no governo, vc podem falar?, acredito que vc deveria vestir a camisa da cut e do pt, pois nunca vi na minha vida um comentarista politico falar e escrever tantas besteiras sem nenhum conhecimentos dos fatos ocorrente no pais, acredito que seu tempo na tv e patrocinado por alguns partidos que ajudaram acabar com o brasil como, PT,PCDOB,PDT E REDE, sem contar o seu maior patrocinador a cut, essa sim e como vc não quer a melhoria do nosso estado de alagoas nem tão pouco do nosso BRASIL, desejo a vc e seus ouvinte de sindicatos um belo dia…

      • alves

        Boa!! Quem tiver achando ruim,senta na cadeira la em Brasília e tenta resolver o problema..os sindicatos coitados,vão ficar sem a graninha mole do imposto obrigatório..

    • Gomes

      Pura verdade Edmundo.

  • Há Lagoas

    Se tivéssemos o pedigree francês Brasilia não nos trataria como massa de manobra.
    Em nossa República tupiniquim não fomos educados a reivindicar nossos direitos, somos “ovelhas” sempre disposta a serem imoladas.

  • JEu

    É realmente isto que vc disse, Ricardo: é mais uma covardia o que a classe politiqueira do país está fazendo, novamente, com o povo brasileiro… Eles afundam o país para, depois, como sempre, colocar a carga nos ombros dos cidadãos trabalhadores e pagadores de impostos, que estão entre os mais altos do mundo inteiro… São verdadeiros abutres à caça de vítimas para se refestelarem com seus restos mortais… Precisamos mesmo gritar a plenos pulmões que não aceitamos mais tal situação… O governo federal não toma a atitude que esperamos, qual seja a de cortar fundo na própria carne primeiro, para dar o exemplo que a nação espera de seus líderes… continuam a existir os mais de 35 ministérios, e mais de 130.000 cargos comissionados usados unicamente como moeda de troca de favores… Os tais representantes do povo continua a manter seus enormes salários acrescidos de muitas e muitas regalias, cujos montantes mensais ultrapassam os R$ 120.000,00 com cada um… O judiciário também tem sua parcela de culpa, pois além de receberem polpudos salários, também acrescidos de várias regalias, ainda negociaram com o governo para garantir seus reajustes, o que as classes trabalhadoras não têm recebido por anos a fio, inclusive os funcionários do executivo nos vários níveis da administração pública deste país… A previdência não é deficitária, muito ao contrário, é superavitária e querem colocar a culpa do rombo nas finanças públicas nos minguados salários, em sua imensa maioria, dos aposentados e pensionistas… isto é uma vergonha e não podemos aceitar… Se querem fazer reformas, que as façam com números reais e demonstrando a real necessidade… mas primeiro devem dar o exemplo que a sociedade espera, cortando na própria carne… Fora corruptos… Fora Temer e sua corja… Viva a lava jato… Viva o Brasil….

  • Ilusionista

    Hoje é dia dos vagabundos PTralhas, mortadelas e black blocs e seus admiradores que só vivem do roubo do dinheiro público e não gostam de trabalhar. Os trabalhadores honestos cobra seus direitos de forma pacífica e no dia reservado para seu descanso semanal obrigatório, ou seja, no domingo. Tenho dito!

    • ANA LUIZA

      Em primeiro Lugar meu amigo, respeite os PETISTAS. Seu odio é inaceitável. Vivemos numa democracia. Nós, tivemos que aguentar os ROUBOS que a direita a qual vc deve pertencer sem ofender ninguem. Apenas lutando democraticamente. FHC quebrou o país 3 vezes, dilapidou o patrimonio publico vendendo as teles por preço de banana (inclusive ainda hoje temer tenta dar de presente prédios públicos as teles. Felizmente e REDE RECORD denunciou o esquema do cassab).
      O caso do BANESTADO roubou do país mais de 500 bilhões de reais na era PSDB. O Gilmar mendes mandou encerrar as investigações porque envolvia um financiador da direita brasileira, o DANIEL DANTAS. E tudo isso patrocinado pela grande mídia, que nesses casos não produziu ódio nas pessoas.
      O que a mídia fez? Abafou e não instigou como faz agora com os possiveis e não comprovados atos do PT.
      Eu até nem deveria te culpar por esse ódio, pois você simplesmente mais um produto fabricado nas interminaveis noites de LAVAGEM CEREBRAL que a GLOBO produz em seus telejornais. Você é apenas mais um dentre os milhares de brasileiros de bem que foram enganados. Que vestiram camisas da CBF e foram para a praia de baton nos Domingos para cometerem juntos um crime contra a democracia. E, ao contrário do que você e tantos outros pensavam, não era contra a corrupção. Era exatamente o oposto. Vocês foram às ruas para proteger os que aí estão, enrrolados até o pescoço com corrupção. Mas esses mesmos (aércio, agripino, jucá, renans, skaff, anastasia, cunha,aloisio nunes, serra e tantos outros…) estvam nos carros de som com vocês. São vocês os culpados pelos desmandos nesse país. Fora vocês democráticos, teriam esperado as investigações correrem seus cursos normais e mantido sim uma presidenta eleita democraticamente. Teriam esperado as instituições funcionarem democraticamente e não teriam participado de uma ruptura instituicional, agora mãe de todos os problemas que temos e ainda teremos por mais uns 20 anos.
      Não acreditei quando ví sua postagem nos chamando de VAGABUNDOS. E nem acreditei que o moderador permitiu essa ofensa.
      As manifestações pacificas não surtem efeito sobre os ouvidos dos governantes cinicos. Só surtiram efeito nas manifestações nas quais vc deve ter estado presente, junto com o MBL porque eles estavm juntos com você: OS CORRUPTOS E POLITICOS MISERÁVEIS estavam junto a vcs. Por isso funcionou.
      Mas infelizmente não existe guerra sem luta. E para os cínicos não basta se manifestar, tem que pressionar.
      E por mais que você odeia a esquerda meu amigo, é por ela que você chama quando seus direitos estão sendo roubados. A direita so serve para inclusive dar nome a você: ILUSIONISTA. Não há adjetivo melhor a você.
      Um dia, quando você crescer, ler mais história, até vai encontrar desmandos e equivocos na ESQUERDA. Mas chegará a conclusão que o BRASIL de esquerda sempre foi e será melhor do que qualquer entreguismo de DIREITA.
      A reforma trabalhista em crise interessa aos grandes grupos economicos.
      A reforma da previdencia interessam aos BANCOS que vão poder vender mais previdencia privada e até mesmo criar uma previdencia popular.
      Por fim, meus parabens Ricardo. As vezes é preciso assumir um lado, mesmo que esse lado não seja o da maioria, mas é recohecidamente o LADO do POVO.

      • Crysthyano F

        Daniel Dantas, realmente foi protegido, mas, foi no governo Lula, o mesmo Daniel Dantas que é sócio do Lulinha em fazendas na região Norte, o mesmo Lula que fez de tudo para anular a operação Satiagraha onde o pricipal alvo era Daniel Dantas.

    • silva

      questão que independe de posição partidária ou ideológica, pois interfere diretamente na vida de cada brasileiro

    • Bruna Milena

      Kkkkkkkk Acho fofinho quando alguém diz isso. Meu deus, que ingenuidade…

    • Anderson

      Vc, no mínimo, deve ser aposentado com alto salário para dizer uma coisas dessas e se não for deve ser apadrinhado por algum político que banca seus custos.
      Gente como vc não sai nem aos domingos ou pq já tem seus direitos garantidos ou pq não sabe o que é pagar uma conta pq tem todas as regalias pagas.
      Para de falar besteira!

  • Decepcionado Demais

    Quanto as reinvidicações nada mais justo seria um manifesto real e verdadeiro pelos direitos da população.Mas,mais uma vez o que está acontecendo é a utilização das pessoas pela quadrilha que destruiu esse País.Não se vê uma bandeira do Brasil nessa que é uma verdadeira baderna e não uma manifestação em benefício de valores conquistados e pretendidos. Tudo isso é uma guerra declarada pelo ex-presidente lula,com o apoio dos sindicatos que estão sendo radicais pelo corte da contribuição sindical obrigatória dos trabalhadores Brasileiros.

    • silva

      questão que independe de posição política ou ideológica, pois interfere diretamente na vida de cada brasileiro.

  • Arnon

    É uma afronta a sociedade , um país atolado de políticos ladroes cheios de regalias e a cada dia roubando mais . Um governo ilegítimo e não autorizado pelo povo pra executar essas reformas . Um presidente que compra apoio dos bandidos políticos iguais ao que eles fazem comprando voto do povo . Chega de sermos vistos como canalhas onde os canalhas são eles . Presos que devolvem 13 milhoes para os bolsos dos políticos e ainda curtem prisões domiciliar com feito dos roubos ao longo das carreiras desses miseraveis e canalhas .

  • Ferro

    Bom dia Ricardo!

    Um dia só para protestar?
    O protesto maior poderá ser nas urnas. Os políticos sabem que fazem essa bagunça. E que nas eleições vão os eleger novamente.
    E continua o ciclo vicioso.

    • Bruna Milena

      Democracia vai além das eleições, o direito de exigir direitos também!

    • alagoano

      o problema é que a maioria dos brasileiros, nao estao preparados para votar. vendem o voto por qualquer coisa.,

  • Othoniel Pinheiro Neto

    Parabéns pelo brilhante posicionamento.

    De fato, estamos sendo dominados por banqueiros e especuladores que se aproveitaram da situação de instabilidade política para enganar muitas pessoas e tomar o poder para fazer essas barbaridades que somente a eles interessa. Tudo isso, lógico, com apoio e manipulação da grande mídia, que também como dinheiro com isso.

    A consequência é lógica: quem está pagando o pato é o lado mais fraco.

    Reformas que são empurradas de goela abaixo, sem uma discussão, sem um debate plural e, o pior, de forma rápida.

    A aposentadoria, por exemplo, não é vista como um direito de alguém que trabalhou a vida toda para poder curtir o final de sua vida, mas, sim, como um descarte de alguém que não mais pode produzir e que não serve mais ao mercado. Enfim, esse governo não enxerga pessoas. Só enxerga números.

    Estamos ferrados se não houver uma forte reação do povo brasileiro.

  • paulo veloso

    Prezado Ricardo Mota, sou um seu admirador.Mas as reformas são necessárias,ou ficaremos à deriva do atraso.Nenhum país na america latina cresceu menos que o Brasil.Francamente esperei posição mais corajosa sua, não indo pelo lado fácil da opinião(deseducada) pública e de esquerdista vanguardistas do atraso.

    • silva

      questão que independe de posição política ou ideológica, pois interfere na vida de cada brasileiro.

    • jose severino marinho

      nos vamos é fazer o estado rico para que esses bandidos políticos façam o estado como uma propriedade deles. e escravizaram os trabalhadores, prestaram serviços com a terceirização, pois eles montaram as empresas prestadoras, formaram os seus currais eleitorais, prestaram serviços péssimos serviços pois o governo não cobra da prestadora porque ela é de um politico. como ocorre aqui em Maceió que empresas de politico fizeram obras de reforma e a empresa não assumiu a mau execução da obra e o poder publico teve que onerar o enter publico.

    • Anderson

      Paulo, vc tem conhecimento real de que a Previdência é deficitária ou está supondo?
      Tem filhos, netos?
      Pq seu posicionamento não é a favor da redução de gastos e cargos comissionados em todas as esferas do executivo e legislativo?

    • Ewerton

      Paulo Veloso se estamos nessa situação a culpa não são dos trabalhadores e sim dessa raça de corruptos que lá estão no senado. Eles sim são os verdadeiros culpados e os que verdadeiramente são os grandes culpados!

  • Luciano Peixoto

    Ricardo, por favor, não responda a essas pessoas que usam “argumentos” como: mimimi, esquerdopata, petralhas, etc.
    Não sabem o que falam e não têm empatia.

  • Vivo

    O presidente teve voto sim. Ele foi eleito na chapa que colocou a Dilma no poder, em duas oportunidades.

    Dizer que ele é ilegal pela queda da titular por impeachment, é também dizer que o Itamar Franco tomou o poder de forma igual, quando houve a mesma situação de impedimento.

    E todos na época vibraram, inclusive a esquerda liderada pelo PT. Que depois complicou mais ainda a vida do país, não aprovando sequer, antes do Collor, a constituição que tanto propagam ser agredida.

    Muita propaganda no estilo fascista, transformando leituras em verdades absolutas.

    Que precisamos estar atentos quanto a direitos trabalhistas, sim precisamos.

    Mas onde na proposta de reforma das leis trabalhistas, tem perda de direitos dos trabalhadores????

    A reforma das previdência e da era Lula. Seria votada ainda em 2008 e foi deixada devido a eleição seguinte.

    Tem coisa ainda errada, sim. Como as aposentadorias do judiciário, do legislativo, dos altos valores, mas note que a maioria se refere a serviço público.

    É errado acabar com a contribuição sindical obrigatória????? Você acha que algum sindicato faz algo por seus associados, exceto manobra de massa como vemos desde a época do líder metalúrgico que chegou ao poder ????

    Uma ou outra oportunidade vimos alguma ação dessas entidades, porque depois que chegaram a esplanada de Brasília, pensam apenas na verbas oficiais que engordam bolsos e colocam no poder seus representantes como Paulinho da força, Vicentinho dentre outros.

    Porque não fazer a manifestação no Dia do Trabalho, data em que se justifica algo dessa natureza, mas complicar as pessoas num dia produtivo????

    Já viram como os bandidos dá cut estão agindo, até mesmo com violência extrema nos bloqueios???

    Sinto, mas isso não é manifestação por direitos adquiridos, é baderna orquestrada por um esquerda vagabunda quer tem como ícones ladrões que, apoiados por uma base que inclui outros que não são socialistas (Renan, Collor, Biu só pra.mwnxionar os da terra), acabaram com o país.

    Lamento, mas a covardia vem dos treze anos de governo que mentiu ao povo, que enganou a todos com a história fantasiosa que estávamos na primeira divisão, enquanto nos empurravam para a várzea.

    • silva

      Devido às pressões da sociedade organizada, muitos pontos das reformas foram mudados, minimizando um pouco o prejuízo ao cidadão brasileiro. Mesmo assim, continua sendo uma reforma desigual. Questão que independe de posição política ou ideológica, pois interfere na vida de cada brasileiro e tem o apoio não só de sindicatos, duramente criticados, mas do Ministério público do Trabalho, dos Movimentos Sociais e da Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB).

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Muito bem esposado, parabéns!
      Abr
      *JG

  • Everton alves

    caro,na campanha para presidente a chapa era Dilma-temer
    na urna também mostrava as fotos de ambos, por isso não me venha com essa história

    • Flávio

      Seria ele um cúmplice dá Dilma sendo assim…?

  • Jorge

    Meu Deus ainda me deparo com acéfalos seguidores do MBL e suas palavras agressivas contra um movimento de trabalhadores. Vagabundos e ptralhas são vocês que se escondem por trás de páginas falsas para falarem essas barbaridades. Cagões.

  • Luiz Henrique

    Bom dia Nobre Jornalista, haverá um dia melhor para protestos. O dia da eleição é perfeito, não atrapalha ninguém, não causa danos financeiros a ninguém, e o melhor é que este protesto tem um custo baixíssimo.
    Todos os brasileiros se de fato querem acabar com essa nojeira, é bastante não sair para votar no dia de eleição.
    Não é crime, é um dia feriado e você é livre para ir a praia, ao shopping, ao cinema, aonde você quiser. A multa paga é tão insignificante quanto a classe política e um novo pleito com novos candidatos teria que ser feito.
    Outra coisa boa, é que não precisa confrontos com policiais ou quem quer que seja.
    Um ato inteligente, sutil e muito válido.
    Fica a dica, quem quer protestar, proteste não indo as urnas.

  • Sérgio

    Porque não fazer as manifestações no dia do trabalhador, uma greve na base dá força é facil, impedindo as pessoas de ir e vir não é o correto.

    • silva

      o ir e vir é fichinha perto do que há por vir.

    • josé peixoto dos santos

      Deve-se protestar no congresso nacional os sindicatos estão berrando pelo corte do imposto sindical obrigatório.

  • Ricardo Melro

    Excelente texto, Mota. É impressionante como a esmagadora maioria dos políticos, de todos os partidos, não se “sitonizam” com os anseios dos cidadãos. Lamentável.

  • silva

    Considero este o melhor texto de todos os tempos e o melhor texto sobre o tema.
    parabéns. Que sirva de lição para àqueles que o ler.

    • silva

      parece que não serviu, visto pelas opiniões desfavoráveis aos protestos e favoráveis às reformas.

  • Miral

    Pois é Ricardo. Fizeram o povo (patos) de massa de manobra, deram o golpe e agora apresentam a fatura. Reformas para aumentar os já exorbitantes lucros de banqueiros, multinacionais e empresários ricos com benefícios fiscais. Quanto aos trabalhadores…perdeu Playboy!!!

  • Pedro

    Os comentários contra a greve são dos filhinhos de papai, as patricinhas e os bombadinhos que acordaram dez horas da manhã e vão se atrasar no transito para ir pra academia malhar. Vão trabalhar bando de inúteis coxinhas.

  • Marcelo

    Agente nasce, vira criança, depois adolescente, torna-se adulto e envelhece e automaticamente nosso corpo muda. Porque não mudar as leis trabalhistas e previdenciárias que roram feitas na década de 40? / Outra coisa, necessitamos com urgência de diminuir força dos sindicatos p/ bem do Brasil.

  • Alexandre

    O que se vê é muita baderna.

    Ricardo, vi agora na Veja que os desempregados já são 14,2 segundo o IBGE.

    A maioria da população não se vê representada nem por esse governo, nem muito menos pelo que saiu.

    O Brasil precisa de uma terceira via já! #

  • Tuanne

    Ricardo você ganhou uma fã nesse exato momento. Palavras lúcidas e pensamento claro a favor do nosso povo.

  • wellington lopes

    Parabéns Ricardo pelo artigo, vejo nos comentários contrários sobre o mesmo, o sectarismo de uma categoria que sempre “mamou” nas tetas do governo, sonega impostos, trabalha como indicados nos gabinetes e explora os trabalhadores….

  • amorim

    A maior covardia cometida nesse país, data da decádas de 70 e 80. Ouvia-se,muitos discursos inflamados, homens e mulheres empunhando a bandeira da moralidade, igualdade social e muitas idéas que me levavam a sonhar com dias melhores, a ditadura era o atraso do país, dizia-se nos discursos. E nós ávidos por mudanças, embaixo dos palanques, parecendo bonequinhos fantoches, a gritar e dizer sim, queremos mudanças e, elas vieram, mesmo que gradativamente, mais vieram e junto também as mazelas, os mal intencionados, joio no meio do trigo, e hoje, perplexo com tamanha disfaçatez daqueles que me fizeram sonhar com o futuro melhor para o meu país, também cairam nas suas proprias armadilhas e padecem em celas e corredores da polícia federal,outros metidos em ivnvestigações interminavéis, já não dormem mais, uma geração de políticos perdida no mundo da corrupção, da canhalice e da falta de vergonha, triste legado estão deixando para as futuras gerações.Uma página manchada com sangue do povo brasileiro, pelos assaltos a mãos desarmadas, hoje o Brasil, é uma vaca “quase”morta cercada pelos urubus. Espero que a nossa memória não seja tão curta ao ponto de nas próximas eleiçoes reelegermos esses vampiros disfarçados de polítcos.A maior covardia seria dar continuidade e esses desmandos. A mudaça esta em nassas mãos mais uma vez.

  • Consigliere Alagoano

    .
    SINDICALISTAS + MILITANTES = Destreinados [ Após 13 anos nos Gabinetes]
    .
    Os discursos hoje, não refletem mais a ISENÇÃO de CULPA dos PTista nas CENTRAIS, ele falam, falam como se tiver-sem receio de ouvir na Multidão a PALAVRA de ORDEM:
    “ MENSALÃO!, MENSALÃO!, MENSALÃO!”.
    .
    13 anos em gabinetes com todos em ENCANTOS do CAPITALISMO, eles estão tentando uma VOLTA ao PASSADO, aqle SINDICATO “ COMBATIVO”, NÃO EXISTE MAIS!, estão cansados, e os militantes e as pessoas na RUA olham paro PAPO batido ao som de GERALDO VANDRÉ, com desconfiança.
    .
    13 MILHÕES de desempregados, é o legado do “13” do PT, será difícil o PT se encontrar com as RUAS como ANTES
    .
    PENA, PENA E SÓ LAMENTO
    .
    .

  • Flávio

    A verdade é uma só… Político não se importa com nada a não ser com eles mesmo. Pessoas de bem são as que se importam umas com as outras

  • Paulo Sérgio Magalhães

    Dia dos BADERNEIROS da CUT, mostrarem a cara sujo…de funcionários PREGUIÇOSOS, ESQUERDISTAS JURÁSSICOS CHORANDO e SINDICALISTAS DESESPERADOS, por conta do FIM DO IMPOSTO SINDICAL OBRIGATÓRIA….e outra: NÃO TRABALHOU…NÃO RECEBE! Chega de tanta baderna!!!

  • Rômulo

    Presidente sem voto, Ricardo? É sério que você acredita nisso?

  • Milton Gouveia

    Reforma trabalhista para gerar mais emprego. Acelerar o Brasil. Ajudar as empresas a contratarem. Nunca vi você falar tanta besteira.

  • Lucas Farias

    Prezado Ricardo, texto necessário e corajoso. É preciso romper o bloqueio da grande mídia e revelar os verdadeiros interesses que motivam os ataques predatórios contra os direitos sociais do povo brasileiro. Parabéns!

  • Lauro Pedroza

    Parabéns RICARDO. Verdades indiscutíveis! A grande imprensa ontem tratou de esconder o movimento dos trabalhadores do dia de hoje. Se fosse algo organizado pela FIESP e seu pato amarelo teríamos, há pelo menos 3 dias, toda a mídia trabalhando pelo seu sucesso. Mas, com todo o boicote, o dia de hoje está mostrando que o povo existe e ainda resiste.

  • Maresia

    Se subtrair dessa manifestação a violência de fechar rodovias queimando pneus e a adesão de transporte de massa, diria que foi um fracasso retumbante.
    E caso os sindicalistas confessassem que estão revoltados com a extinção do imposto sindical, aí a coisa seria mais vergonhosa ainda.
    Quanto ao texto: chinfrim e desprovido de conteúdo.

  • Anderson

    Sábias palavras, Ricardo.
    É preciso sim lutar pelos direitos conquistados!
    O povo que não luta fica fadado a aceitar calado o que os “representantes da população” nos empurram goela abaixo.
    Esse bando de ladrões ficam tirando os direitos da população enquanto a cada dia mais enriquecem de forma ilícita e escandalosa.
    Chega do povo bancar a culpa pelos “números apresentados” pela mídia governista. Chega do povo bancar altos salários, luxo e outras regalias desses políticos nojentos.
    Precisamos de uma revolução grandiosa em vários setores da política brasileira.
    Chega do povo ser o culpado.

  • Egidio

    Os mesmos individuos que organização essa baderna são o PT, MST, CUT… que colocaram o pais nesse cão político e econômico. Porque não vão lá em Brasília onde estão aprovando essas leis que estão acabando com trabalhadores brasileiros. Uma vergonha e jornalista apoiando vagabundos.

  • Claudio

    Discordo em parte Ricardo com o seu comentario, para comecar quem esta comandando essa greve são os funcionarios públicos que tem uma Previdencia cheia de Privilegios que paga uma média salarial 16 vezes maior do que os mais de 90% do povo que recebem do INSS salarios aviltantes principalmente com o fator previdenciario.
    A grande pergunta é quem vai pagar o rombo da previdencia? Pois se não se nao resolvermos esse problema vai acontecer de haver cortes nos orcamentos da saúde, educacão,seguranca que já estao um caos, ou aumentar impostos para toda a populacao paga essa conta, que tera o efeito de mais inflacao e mais recessão.
    Agora quanto ao Temer eu acho ele um politico fraco que so conseguia se eleger deputado no maximo, mas infelizmente o PT colocou ele como vice da Dilma por duas vezes, e ai nesse sistema podre nosso que é o Presidencialismo temos que aceitar como aceitamos os vices Sarney e Itamar.
    Agora esses politicos de todos os partidos PT,PSDB, PMDB, PDT, REDE e todos os outros não vi um politico desses dizer que devemos todos ter somente uma previdencia, pelo contrario eles ficam todos calados recebendo da Previdencia especial do governo que paga alem deles o Judiciario, Legislativo e Funcionarios Publicos Federais e o engracado que são justamente esse povo que recebem 16 vezes que o do INSS, que estao em greve hoje, junto com sindicalistas que agora vão ter que convencer ao trabalhador a doar dinheiro para o sindicato, so para se ter ideia o Sindicato da Educacao tem uma caminhonete Amarok de mais 150 mil reais, enquanto o professor ganha em media 2 mil reais.
    Eu tambem acho que devemos cobrar impostos de segmentos que estao ganhando muito como o financeiro, desde que seja no mesmo patamar que se cobra nos outros países desenvolvidos como EUA, Japão e a Europa.
    Na verdade quem esta trabalhando hoje são a grande maioria dos trabalhadores explorados do INSS que estao trabalhando no Jacintinho, Benedito Bentes, Tabuleiro, se as pessoas forem lá nesses lugares estão todos trabalhando, enquanto os da Previdencia especial do governo que são 3% uma boa parte mora na Ponta verde e estão de greve hoje reclamando.
    Resumindo esta tudo errado no Brasil.
    E se a sociedade não for responsavel e ignorar o buraco das contas publicas ai vamos virar um Rio de Janeiro, Rio Grande do SUL, ou uma Venezuela, Grecia que depois que quebrou foi obrigada a corta 40% dos salarios dos aposentados.

  • Alexandre

    Normalmente concordo com as opiniões do Ricardo, mas neste caso sou totalmente divergente. Esta greve nada mais é do que uma greve dos sindicatos e do PT. Os sindicatos estão morrendo de medo, pois vão perder a contribuição obrigatória que cada trabalhador paga um vez no ano, ou seja, dinheiro de graça para estes sindicatos que nada fazem. Pois,porque não fizeram greve geral quando a Dilma e Lula roubaram milhões? Li o projeto da reforma trabalhista e tirando 1 ponto ou 2 que merecem discussão os demais são coisas que já acontecem informalmente entre empregados e empregadores e outras situações que não eram abarcadas pela CLT, como o trabalho remoto e outros visam modernizar as relações de trabalho que estão há muito desatualizadas e já deveriam ter sido modernizadas a tempos. Acho que justamente neste momento de desemprego é que temos que fazer as reformas para tentar recuperar um pouco do que foi perdido. Quanto a Reforma da Previdência, acho, de fato, que precisam ser mais estudadas, visto que temos bancos, empresas etc devendo milhões à Previdência e não são cobrados.

  • Roberto

    Não precisa ser de esquerda ou de direita pra ser contra a Reforma da Previdência, basta ser TRABALHADOR. Simples assim!

  • Mário Ponce

    Tipos de grevistas

    Homofóbico : só vai pra chamar os outros de viado.
    Crente : vai passando pela greve dando glória a Deus.
    Católico : pra ele Lula é um santo.
    Ateu: não acredita que a greve é do PT.
    Gay: fica no meio da muvuca pra levar fungada no pescoço.
    Pitbitoca : grita, esperneia, xinga, no dia da greve fica dormindo em casa.
    PM: pão com mortadela.
    Coxinha: vai de Nike, Rayban, e camisa oficial da seleção.
    Corno: é o último a saber da greve.
    Xuxa: só adere por causa dos baixinhos em casa.
    Macumbeiro : em cada encruzilhada é um bode que fica.
    Pelego: mata e morre pelo sindicato e nem pum do diretor ele cheira.
    Carniça : é só abrir o suvaco pra dispersar a multidão.
    Carona: carona pra ir, pra quebrar tudo, pra comer a mortadela dos outros, e volta de carona imprensado numa caminhonete velha em tempo de pegar um tétano.

  • Paulo

    Independente de ideologia partidaria , gostaria de saber qual a legitimidade da CUT e Força Sindical ou de qualquer sindicato de convocar uma greve geral p governo anterior deixou um legado de 13 milhões de desempregado a sempre apoiado pelos sindicatos o governo atual seguindo o exemplo ja chegou a 14 milhões não esta sendo apoiado pelos sindicatos ate a presente, agora se o governo atual não retirar o imposto sindical obrigatorio a CUT e Força sindical ja aceitam negociar as reformas trabalhistas e previdenciarias ou seja não mexendo no meu caixa que não tenho obrigação legal de prestar conta e não o faço aceito tudo … Na realidade politico e sindicalista é tudo igual e nos os bestas pagando a conta faze greve com 14 milhoes de desempregados me poupem

  • alagona brasileiro

    Nao podemos aceitar que politicos que desviem dinheiro publico, façam leis para cobrirem o rombo que eles mesmo fizeram, se tornam inlegitimos.
    Nao podemos aceitar que uma pessoa que se aposentou com 51 anos, assine a lei para que os brasileiros se aposentem com 64 anos . É inlegitimo.

  • Marcos,o Crítico

    Antes de mais nada essa manifestação é contra a corrupção que se alastrou de uma forma jamais vista na história. Lula,Aécio,Renan,Temer e toda a corja do PT,PSDB e PMDB são iguais. Todos vermes e canalhas a serviço da corrupção e da roubalheira no Brasil. Eu ainda sonho em ver esse Lula,o Aécio e o bandido do Renan na cadeia cumprindo pena por seus crimes. Pessoal tem de entender que não se trata de partido ou de ideologia e sim ser contra a corrupção,independente de onde ela venha.

    • Claudio

      Certissimo, ladrão é uma coisa só, não existe ladrão diferente o ato ~é o mesmo, o que é triste é ver pessoas querendo encobrir algum deles.

  • Bruno

    Só vai vagabundo e quem não gosta de trabalhar. Os sindicatos tão fazendo esse movimento todo pq vai perder a mamata. VÃO TRABALHAR CABOIO DE PESTE.

  • Frederico Farias

    Parabéns, mas sugiro que você desenhe. Talvez entendam.

  • ALADROAS

    Qual covardia? A que é feita para comigo ou com você? As vezes nosso patrão rouba e oprime ea agente pra manter o bom emprego não levanta a voz para ele nem o denuncia. Se eu colocar nomes aqui você me censura ou bloqueia.

  • brasilero

    Já passou da hora de assumir um governo militar por sete meses e se convocar novas eleicões, afastar todos os politicos que o nome envolvido com a lava jato e colocar seus suplentes, se nao vai ser essa baderna, um governo sem legitimidade nao governa, o povo nao respeita esses corruptos

  • Anthony

    A VERDADE TEM Q SER DITA! ESSA MANIFESTAÇÃO DE HOJE SÓ FOI ORGANIZADA DA FORMA Q FOI, POR QUE A REFORMA VAI ACABAR OM OBRIGATORIEDADE DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL. OU SEJA, VAI ACABAR COM A BOQUINHA E FARRA DA MAIORIA DOS SINDICATOS.

    • Antonio Navalha

      Larga de ser ignorante e desinformado. Esse é o único ponto que os sindicalistas autênticos concordam.Mas você vai continuar sem saber o porquê. Continue pastando.

  • Tulio Amorim

    Conversa molé de Petralha!!!
    QUE destruiu o Pais foram vocês mesmo comunistas de Iphone!!

  • Ederaldo

    O problema é de todos, mas a cultura dos brasileiros é tão cega que não vê o caos da sua própria vida, por falta de conhecimentos.

  • Estarecida

    Ricardo, alguém pediu aqui pra você desenhar, penso que talvez seja o modo mais fácil de algumas pessoas entender o que escreve. Que povo maluco é esse, que perdeu a capacidade de compreender a escrita de um texto?Tá tudo muito doido, as pessoas estão numa agressividade gratuita, sem a menor razão.Respeito minha gente,não aprenderam isso em casa?

  • Antonio Navalha

    Ricardo,
    Suas palavras desagradaram muitos midiotas, pobres de direita é semelhantes. Tenha a consciência tranquila que a sua análise é cirúrgica é verdadeira. Parabéns.

  • Rogério Café Peixoto

    Seria o momento para se fazer uma auditoria pública da dívida da União e dos Estados e o povo cobrar de verdade ações pela transparência que ainda não existe?

    Os políticos profissionais estão vibrando com a manifestação dos que se inserem em grupos fictícios criados para defender tanto um lado quanto o outro!

    Gente basta entender o que significa “líder da maioria” e “líder das minoria”: um verdadeiro faz de conta que desinsere de verdade o povo!

    Os profissionais conseguiram tapiar tanto os que atendem por coxinhas ou por mortadelas! Perdemos o senso crítico ao atender ao jogo deles !

    Estamos exatamente fazendo o que eles querem para se manterem nos cargos!…parem de brigar entre si e olhar para os umbigos e criticar! Já passou da hora do povo acordar e dar as mãos de fato pela mudança….

  • NATANIEL

    “Jornalista” chorão! Lembre-se que em 2006 seu ídolo Lula quis fazer as mesmas reformas que hoje estão sendo aprovadas. Não tenho político de estimação, porém essa sua “imparcialidade” me causa náuseas. Pobre Brasil, está lascado com essa mídia!

  • Érlon Barros

    Parabéns pelo belo texto Ricardo,

    Concordo com tudo e acrescento que temos de conseguir dar a resposta nas urnas, revovar os quadros e acabar com as regalias.

    Não é questão de esquerda ou direita (as duas não representam o povo brasileiro), é uma questão de respeito ao povo!!!

    Acorda Brasil!!!

  • GRITAR FORA seuRELLES/teuRELLES/MEuRELLES!!!

    PORQUE A GRANDE MÍDIA NÃO VAI A FUNDO E VERIFICA Q/FORAM DESVIADOS DA ‘PREVIDÊNCIA SOCIAL’ NA PSEUDO DEMOCRACIA ENTRE 1985 A 2017 ++++ DE UM R$ 1 TRILHÃO, SÓ RECENTEMENTE ENTRE 2006/2015 FORAM DESVIADOS DA ‘PREVIDÊNCIA SOCIAL’ A MERRECA DE R$ 598,7 BILHÕES DE SUPERAVIT, QDO. UNIFICARAM O ‘ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL’ SEMPRE SUPERAVITÁRIO C/O ‘ORÇAMENTO FISCAL’ SEMPRE DEFICITÁRIO, PARA CRIAR ALTO SUPERÁVIT PRIMÁRIO E DESVIAR P/PAGAMENTO DE JUROS DA FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL!!! O PIOR É AGORA, ABSURDO É ‘CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS’ QUE SÃO PAGAMENTOS ANTECIPADOS/CONSIGNADOS PARA RECEBER COMO APOSENTADORIA E SÃO PROIBIDOS P/CF-88 PARA OUTRO USO, JAMAIS PODE PAGAR JUROS COMPOSTOS IMORAIS DA FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL, NADA HAVER COM PREVIDÊNCIA SOCIAL Q/SEMPRE FOI SUPERAVITÁRIA!!! ESTÃO METENDO A MÃO MESMO NO DINHEIRO DAS APOSENTADORIAS, AGORA NOS GOVERNOS DO LULA PALESTRAS ODEBRECHT + DILMA RUIMSELFF FINADA FIDEL CASTRO CUBA + NO GOVERNO TEMER PRESIDENTE DE DIREITO COM SEU PRESIDENTE DE FATO COMUNISTA RICO seuRELLES teuRELLES MEuRELLES USAM O DINHEIRO DOS APOSENTADOS PARA PAGAR JUROS DA FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL, AQUELA Q/JÁ FOI PAGA, MAS EXISTE(!!!!), É ANTIÉTICA E IMORAL, E QUE O GOVERNO FEDERAL CORRE DE AUDITORIA COMO SATANÁS, DIABO, CABRUNCO CORRE DA CRUZ!!!, SÓ ENTRE 2003/2017 FOI JOGADO FORA PELO CÓDIGO ORÇAMENTÁRIO 71.000 (ENCARGOS FINANCEIROS D/UNIÃO) O ABSURDO DE PAGAMENTOS DE ++++ DE R$ 4,341.49 TRILHÕES, R$ 4,341.49 TRILHÕES, R$ 4,341.49 TRILHÕES: [SENDO LULA C/PAGAMENTOS DE R$ 1,788.97 TRILHÃO (2003/2010) + DILMA C/PAGAMENTOS DE R$ 1,994.64 TRILHÃO (2011 ATÉ 12/05/2016) + TEMER C/PAGAMENTOS DE R$ 557,66 BILHÕES (DE 13/05/2016 ATÉ 24/04/2017)]. A GRANDE MÍDIA FEZ E FAZ UM ESCARCÉU C/O ‘Mensalão’ DE SÓ R$ 153 milhões, OUTRO C/O ‘PTrolão’ DA PETROBRÁS DE APENAS MÍSEROS R$ 20 BILHÕES E SE FOR CRIAR UMA NOVA ‘OPERAÇÃO LAVA JATO DÍVIDA’ AÍ A PORCA TORCE O RABO PORQUE VAI PASSAR DE ++++ DE R$ 1 TRILHÃO E O DELATOR ÔTOIO PALOCCI SE FALAR A VERDADE, VAI TER MUITOS COMPANHEIRINHOS ALÁ ODEBRECHT NA LINDA CURITIBA!!!
    TEMER O RECADO DO POVO ESTÁ NAS RUAS, POR ++++ SERIEDADE NO TRATO DA COISA PÚBLICA E VC. COLOCA NA EQUIPE UM PUNHADO DOCTORS EQUUS ASINUS DA MÃO BOBA? TE CUIDA PRESIDENTE DE DIREITO MICHEL TEMER PORQUE O PRESIDENTE DE FATO SÓ QUER DERRUBÁ-LO!!! SE CONSELHO FOSSE BOM, NINGUÉM DAVA, VENDIA!!! AUDITORIA NA ‘DÍVIDA PÚBLICA’ + NO NIÓBIO + NA VENDA DO NOSSO SUBSOLO A CHINA COMUNISTA E JAPÃO/COREIA DO SUL CAPITALISTAS,(SÓ AÍ O ROMBO PASSA DOS R$ 10 TRILHÕES!!!).
    EITA BRASIL PERDIDO NO CAMINHO DE VOrrrrTA!!!
    FORA seuRELLES teuRELLES MEuRELLES Q/TORROU R$ 2,879 TRILHÕES NA FAMIGERADA ‘CIRANDA FINANCEIRA’ ENTRE 2003/2010!!! O QUEEEEEEE!!!
    SDS/DEMOCRATAS.
    P/Domingos Correia.

  • Robson Costa

    O clima aqui tá pesado.
    Mas, Ana Luiza e mais alguns…
    Dizer que FHC, por melhor ou pior que seja, quebrou o Brasil?
    Dizer que toda lama e podridão descoberto na Lava Jato, e demais, é uma briga da Elite contra a Burguesia,??, e que o Cidadão Lula e demais políticos investigados são inocentes?
    Em que País estamos?
    Demogagia ou querer tapar o Sol com peneira?

  • Marcos

    Todo esse movimento em relação à reforma trabalhista, assim como o da previdência, é burro. Desprovido de números claros, caiu no campo das discussões ideológicas, pior, virou questão eleitoral de vida ou morte, ressureição para outros. Números senhores, isso é o que importa. A previdência é ou não deficitária? É possível conviver com o possível déficit a médio e longo prazos? Quais as consequências? Qual a proposta dos que se opõem à reforma? O governo faz por onde piorar as coisas, na medida que não apresenta números transparentes e apressa o debate. Pelo jeito, os lados deixaram a matemática de lado e apostam na ignorância. O cenário está posto, com direito à queima de pneus e o fechamento das vias.

  • João Paulo

    Interessante como os justiceiro sociais acham que eles são aquilo que eles dizem. O “capitalismo preguiçoso” fechou empresas, e deixou 13 milhões desempregados, enquanto a classe média alta cria parasitas do setor público, ganhando salários exorbitantes, sem nada produzir. Pasmem, chegam ao ponto de dizer que a culpa da crise é do “capital”. Tadinho do PT, coitadinhos, os pobrezinhos partidos de esquerda e seus sindicatos, que certamente nada tem a ver com isso. Enquanto essa elite de imbecis e hipócritas alimenta o ódio pelo empreendedorismo, pela riqueza, por quem carrega o piano nas costas, buscando no setor público muito dinheiro e pouco trabalho, o resto da população sofre, trabalhando muito e ganhando pouco. Esta, sim, de verdadeiros fantoches do sistema, de coronéis e funcionários públicos metidos a justiceiros sociais e salvadores da pátria.

  • sertanejo cagota

    Enquanto isso for orquestrado por pessoas com segundas intenções, como esse sindicatos, associações, vagabundo e quem não tem o que fazer vai ser assim. A revolta tem que surgir do povão simples, sofredor, trabalhador que enxergar ao longe e vê que se não mudar tudo, os seus filhos e netos vão virar moradores de rua e pedintes de semáforo… Repito:Tem que partir do povo, tal qual foi no Egito, na Itália, etc.