Os mandados de busca e apreensão que a PF realiza hoje na Assembleia Legislativa não haverão de nos provocar euforia, como em outros tempos.

Ao que tudo indica, há mais irregularidade por lá do que sonha a nossa vã filosofia. Agora, como já se sabia, no programa do bolsa-família, tema de escândalo alagoano na mídia nacional desde os tempos em que Fernando Toledo era presidente da Casa – hoje é conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas.

Só que dez anos depois da Operação Taturana, que apontou um desvio de R$ 302 milhões dos cofres públicos, sem nenhuma punição penal para os envolvidos, a ação de hoje aparece como café pequeno. Seriam R$ 15 milhões desviados, de acordo com a informação da Controladoria-geral da União, que deu início à investigação.

(O Mandado é assinado pelo desembargador Sebastião Costa Filho.)

O problema é e continuará a ser a efetividade da Justiça, esta abstração que faz tão mal à alma brasileira, principalmente quando tratamos dos detentores do foro privilegiado.

Ainda que surja um filhotinho de taturana, não será desta vez que a legalidade vai morar na Casa de Tavares Bastos.

O melhor fiscal do dinheiro público é o cidadão, desde que ele passe da queixa à ação.

Não há sinais de que será assim em 2018.

(Com as exceções de praxe.)

A volta dos pardais: acidentes caem de 39 para 15 em um mês
Definida a data da audiência de Teófilo com Renan Filho - e Rui Palmeira?
  • Lima

    Só mais um escândalo! Tivemos tantos nos últimos anos, quem lembra do Sanguessuga, Taturana, Máfia do Lixo? O que foi que aconteceu com os envolvidos? Então, vamos esperar o que desse ultimo?

  • Santos

    Caro Ricardo Motta
    O que precisamos é outros Sergio Moro, no Rio de Janeiro tem 5 Conselheiros do Tribunal de Contas presos inclusive o Presidente e o Vice, tem vergonha maior, com ou sem foro privilegiado estão presos.
    Estas pessoas precisam entender que a Justiça é para todos.
    A que ponto chegamos.

  • Paula Ferreira da Silva

    Meu Deus!!!! até quando o povo vai suportar??? Gente tá na hora de dar as respostas na eleições de 2018, pois chega de corrupção e a ALE, é campeã. Povo Alagoano Acorda!!!

    • Mercia

      Verdade, chega…… Vergonhoso esses representantes…. Minha filha me perguntou se roubar não é mais pecado, porq nos jornais e na internet fala que desviaram tanto dinheiro…. ?

  • Angelo Roque

    Eu tenho a certeza de que se tivesse membros do PT em grande quantidade nestas instituições, tipo, Assembléia e Tribunal de Contas, o roubo seria muito menor. Só que uma afirmação dessa, na cabeça de idiotas, manipulados pelas elites , parece impossível. Fazer o quê? Em tempo de patinhos amarelos batendo panelas, só a história para responder. Foram seguir os ladrões e sonegadores, agora sofram as consequências, seus patos.

    • Antonio

      “…se tivesse membros do PT em grande quantidade nestas instituições, tipo, Assembléia e Tribunal de Contas, o roubo seria muito menor…”
      Toc,toc,toc…tem alguém, ou alguma coisa nessa cabeça????

      • Angelo Roque

        Antonio, você que é um dos milhões de Cunhas, peça para ele abrir o bico. Fale com seus amigos coxinhas, com os patinhos também, vá rapaz, faça isso. Precisamos passar o Brasil a limpo. E o governo de Temer? Só ilibado, né?

        • SEM sobrenome

          Se fosse o pt o que? Bixo, assim como o pt não é o pior partido do mundo ele também não é o melhor não viu? Também não gosto de coxinhas, mas dizer que o pêtê roubaria menos…vacilou!

        • Antonio

          Vc está dodói.
          O assunto é sobre o desvio de recursos feito pela ALE.
          Vc mistura tudo, parece que não leu o texto e envereda pela repetida cantilena dos burros amestrados pelo PT.
          A realidade é outra.
          Tome seus remédios e siga a orientação médica que vc melhora.

    • Chora petista

      Mortadela com raivinha porque não recebeu sua parte.

    • Evenildo Silvério

      Angelo, quem são as tais “elites” que você pontuou? Por favor seja mais claro.

      • ÂNGELO ROQUE

        Respondo agora::::: Os que deram calote no PRODUBAN, os corruptos do taturana, sanguessugas, rodoleiros, navalheiros, sonegadores de INSS, sonegadores da FIESP…é uma relação muito grande, todos ricos e cheios de privilégios. Agora, se você não faz parte dessa turma, se liberte, eu sei que os anos de vida na cozinha dessa gente lhe deixa preso, mas liberte-se, é possível.

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Reeditando-o, para ver se não será prciso desenhar, a saber:
      CHORAR, SONHAR E TORCER NÃO CUSTA NADA
      Joilson Gouveia*
      Algumas duas dezenas ou mesmo dúzias-e-meia de renitentes, recalcitrantes, teimosos, por ignorância, má-fé ou má-índole, de atoleimadas carpideiras escarlates têm “questionado”, mormente nas redes sociais, sobre os “idiotas que saíram às ruas de verde e amarelo” ou “com camisas da CBF” e “batedores de panelas” ou, ainda, insinuando que “estaríamos* satisfeitos” com o atual governo – que assumiu após defenestração da “onesta” decaída por uma “queda, sem coice” (tal e qual querido, tecido, tramado e urdido pela “coalizão vitoriosa”, mormente pelos dois ex-presidentes de então, que rasgaram a CF/88), cujo presidente-em-exercício fora o preferido, proficiente e profícuo VICE deLLa, e por duas vezes consecutivas, escolhido, indicado e exigido pelo “criador” da “criatura”.
      – *incluo-me por ter saído às ruas vestido com as cores da nossa sagrada bandeira verde, amarela, azul e branco, que jamais será vermelha, pavilhão símbolo-maior da nossa Pátria Amada Brasil, principalmente enquanto houver reservistas e os da reserva do verde-oliva “da Pátria filhos, fiéis soldados por ela amados” irmanados, ombreados, juntos e misturados aos ativos soldados e os milhões de cívicos patriotas, que saíram, ocuparam e lotaram as ruas desse imenso país
      Digo-lhes mais: atoleimadas carpideiras escarlates o choro é livre!
      Parem e pensem: por que os supostos 54 milhões de eleitores deLLa não saem às ruas, vestidos de vermelho, bonezinhos e, também, batem em latas (já que não há panelas, nem mortadelas ou pães e sucos de sachês) juntos àqueles tais dos ditos movimentos sociais e demais centrais sindicais, que nunca defenderam nem defendem aos mais de 13 milhões de desempregados atuais?
      Vão desobedecer ao encantador de jumentos, que até exigiu que vestissem a camisinha vermelhinha do paladino partido da “Ética na política”?
      Parece que não veem além de seus narizes ou umbigos, nas últimas eleições o recado foi mais que claro e a toda prova, apenas uma única capital fez o prefeito, mesmo assim já está processado tanto quanto o HEPTA-RÉU, “asceta de prístinas virtudes”, que os patrícios babam por recebê-lo de “grades abertas” ou a “república de Curitiba”!
      – Aliás, nem mesmo seu “filhote” foi eleito no seu berço nativo: São Bernardo do Campo; e ainda veem com pesquisas de CNT pondo-o em preferência nacional: chorar, torcer e sonhar ainda não paga impostos! – desde que torcidas não-organizadas; claro!
      Enfim, a “queda sem coice” não foi nenhuma derrota para nós, “os de camisa da cbf”, mas, sobretudo, também não foi a vitória querida, anelada, pugnada e buscada: endireitar nossa Pátria; porém, ainda assim, o “tchau, querida” foi mais que uma redobrada alegria.
      Ah! Confesso-lhes: vê-los choramingando, então, que prazer inenarrável: vê-los e ouvi-los xingar, esbravejar esbaforidas e espumantes catilinárias na pífia tentativa de açular suas legiões de subliteratos ou de nosso povo meridiano sempre tão explorado pelo “pobre pai-dos-pobres”, o “virtuoso” e o “alma mais ‘onesta’ dessepaiz”, cujos filhinhos estão passando fome, necessidades e sufocos iguais aos dos demais filhinhos deLLa, de Mercadante e os da “alta-cúpula escarlate”!
      – De lembrar que, também, vesti-me todo de preto (quando era democracia e não-golpe o impeachment postulado, “pela Ética na política”, nos idos de 1992; lembram?
      Abr
      *JG

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Para não ter que desenhar, a saber:
      ANELADA DELAÇÃO-PREMIADA DO “GOLPISTA DECAÍDO”
      Joilson Gouveia*
      O nepote de um blogueiro pioneiro caetés – aquele que se diz “jornalista” das tevês Educativa e Gazeta de Alagoas, mas é-o assessor parlamentar júnior da presidência do senado -, que vive a vociferar esbaforido e iracundo que o “Brasil não é um democracia” porque, segundo seus estudos e conhecimentos, gerada de uma “dor-de-cotovelo”, bem por isso vive (ou sobrevive) de “golpes”, o que é sugerido por seu valido consanguíneo, para que “Cunha fale e derrube a República”: um diz que não há res publica; o outro propõe que se derrube-a, a saber: http://blogdobob.blogsdagazetaweb.com/2017/01/14/que-cunha-fale-e-derrube-a-republica/ Vá entender a “lógica” escarlate! É típico!
      O preferido, que sempre ocupa o espaço do pioneiro aos fins-de-semana (o qual já é protótipo de “agente de transformação social”), hoje paparica a todo e quaisquer sujeito que possa defenestrar do Poder, derrubar o governo ou “tocar fogo no circo”, para seu deleite, prazer e privados gozos inenarráveis! Antes da “queda sem coice”, sofrida pela santa imaculada e apologética da mandioca “muié sapiens”, destilava iracundas, virulentas e odiosas catilinárias ao ex-presidente da Câmara, outrora integrante da “coalização vitoriosa”, que seria o mentor do “golpe”.
      Agora, anela que o “golpista decaído”, cassado e preso, abra a boca, ponha a boca-no-trombone, delate tudo e vomite a todas as negociatas, falcatruas e mamatas havidas nos governos passados, como se estes não tivessem sido dos escarlates, que nada mais é que uma continuação daqueles, pois que o atual fora o VICE perfeito, profícuo, proficiente, inteligente e competente deLLa, por duas vezes consecutivas; ou não? De lembrar, que o sucedido fora sucessor de escarlates do mesmo naipe, matiz e tom: esquerdistas! São seis lustros encarnados arraigados no Poder!
      Ora, ora quem o pôs lá senão os mesmos ignaros, iracundos, insanos, incautos, mentecaptos, idiotas e inocentes-úteis de nada ingênuos que hoje bradam “Fora, Temer”!
      Ademais, conforme já dissemos, repetimos e reiteramos, tivesse havido mesmo uma eleição transparente, lícita, legítima e com lisura, franqueza e honradez, ou seja, tivesse eLLa obtido os alegados aduzidos, anunciados e “computados os mais de 54 milhões de votos” invés de um desbragado, inescrupuloso, oprobrioso e criminoso ESTELIONATO ELEITORAL nunca havido no mundo, “esses eleitores” se juntariam e “pediriam aos universitários” – duas, três ou dez dezenas ou centenas, no máximo, de usuários de drogas, entorpecentes e alucinógenos afins, os tipos socialistas de botequins filhinhos-de-papai da classe-média-burguesa que tanto odeiam-na tal e qual a Chauí, os quais já sabem até defecar, urinar, cuspir, vomitar ou desnudarem-se em vias públicas, praças e logradouros!
      Em verdade, seria maravilhosamente ótimo, exponencial e excelente mesmo se Cunha delatasse tudo que sabe, para passar o Brasil a limpo – inclusive, o Brasil e os brasileiros e as brasileiras honestos, honrados, decentes e de bem reconhecem e até agradecem por ter arrostado, pugnado, derrotado, derrubado e defenestrado do Poder aquela que se dizia santa-imaculada! – mas, para mim e ao meu parco entender, a melhor, maior e mais contundente delação-premiada seria (e será!) a do “criador” e da “criatura” (ainda intocáveis, imunes e impunes, até agora), para ultimar a faxina geral iniciada pela Operação Lava-Jato, que tem lavado a alma dos brasileiros e das brasileiras voluntários, espontâneos, gratuitos, patriotas, pacíficos, pacatos, civilizados, que foram às ruas vestidos de verde-amarelo-azul-e-branco em unidos cordões de milhões em defesa da Pátria Amada, Brasil!
      Abr
      *JG
      P.S.: temos dito: urge endireitar nosso país, e já!

  • JEu

    Concordo em parte com o que vc disse, Ricardo. No entanto, depois da ação da Justiça Federal no TCE/RJ e com a condução do presidente da ALERJ, para depoimento na PF, creio que o povo começa a ver uma pequena luz no fim do túnel da malversação do erário público… vamos esperar para ver… Além do mais, creio que há mais “coisas” por trás dessa ação do que pode “imaginar nossa vã filosofia”…

  • ARTUR GAIA

    Ricardo, aqui não é diferente do Rio de Janeiro e nem de todos os estados pelo Brasil afora. Nossa história é vergonhosa em se tratando de honestidade de A a Z. Começa por nós eleitores que colocamos quem não deve para nos representar através de promessas, vantagens e até mesmo vendendo voto, depois, vem a JUSTIÇA que não afasta o político quando se comporta comprovadamente de maneira desonesta.
    Não tenho esperança de punição para esses diferentes FORO PRIVILEGIADO.

  • ALAGOANO

    Triste Realidade. Mas ver a polícia “mexendo” no que estava escondido e trazendo à tona, e naturalmente incomodando os ladrões do erário, já é alguma coisa.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Insto reedição do texto infra, a saber:
    ABUSO DE AUTORIDADE DAS AUTORIDADES ABUSIVAS
    Joilson Gouveia*
    Mais uma vez ou outra vez o preclaro literata Caetés e Tupiniquim Ricardo Mota, aborda o “inusitado” ou “urgente tema”, que muitos apólogos tem-no como a panaceia aos males, agruras e prejuízos danosos à Res Publica e à nossa espoliada, aviltada e achacada ou desviada e doada “democracia”, que alguns senhores pensam ser donos dela! Seria risível senão mordaz, inclusive até discorremos sobre o odioso e abominável ABUSO DE PODER, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/11/persuasao-retaliacao-repressao-reproche.html.
    Há abusos de poder até mesmo do “guarda da esquina”, é óbvio, claro e ululante, sim! Mas a atual lei suso citada se lhes prestam às medidas abusivas, para contenção ou reparação e aos seus devidos corretivos, tanto é que, fundada nessa mesma “lei retrógrada”, muitos querem processar aos MERITÍSSIMOS MAGISTRADOS, considerados “juizecos” e/ou “meninos” e “chefetes” dos guardas de esquina. Estranho, não?
    De outro lado, os abusos de autoridades que mais nos prejudicam são os abusos cometidos pelas ditas autoridades escudadas, tuteladas e protegidas pelos foros privilegiados por prerrogativa de função dos que se acham invulneráveis, incólumes, imunes e impunes, mormente por lenientes ou condescendentes, coniventes e convenientes ministros da “mais alta corte totalmente acovardada”; ou não? Odiosa é a tal imunidade parlamentar desvirtuada para fins de impunidade delitual, delituosa e criminosa.
    Enfim, desde quando o referido “urgente” e imprescindível anteprojeto-de-lei está em tramitação nessa casa preocupadíssima com a Democracia e com a República tupiniquins?
    O povo, que é o “fator real de Poder” e efetivo detentor da soberania nacional, como se sabe das pesquisas, é totalmente CONTRA ao açodado e urgentíssimo anteprojeto-de-lei que tem deixado insone ao imaculado, recatado, diligente, apreensivo, zeloso e probo senador; ou não?
    Há, pois, coisas muito mais urgentes que o tema trazido à baila. A pressa é inimiga da perfeição. Portanto, evitem aprovação de “anistias” tentadas e urdidas tal e qual aquela “queda, sem coice” sofrida pela RÉ, sim? Estamos de olhos bem abertos! Não abusem da paciência, urbanidade, bondade e tolerância do poderoso povo brasileiro!
    Abr
    *JG
    P.S.: O agente político (seja executivo, judiciário ou legislativo) é mero servidor público do povo (para servir-lhe e jamais dele se servir) e numa democracia ou res publica pode e deve ser transparente, oficial e publicamente investigado e prestar contas ao POVO. Anistia só é cabível para crimes-políticos (ou opinius delictis) jamais para anistiar aos crimes dos agentes políticos.

  • roberto quantico

    Lamentável ocorrer tudo isto em Alagoas. Hoje com o cruzamento de informações nos super computadores qualquer desvio é detectado. Se ir a fundo vão encontrar muita coisa feia.Prato cheio para Imprensa divulgar e depois ficam com raiva porque só publicam notícias ruins de Alagoas.

  • carlos

    Rouro,roubo e culpado são os servidores públicos do executivos,que não podem ter os seus salários reajustado!

  • Estela

    Ricardo,a PF faz o seu papel mas quando chega na Justiça,ou poderíamos chamar de Injustiça,fica melhor, a coisa não anda.Em outros Estados estamos vendo resultados com as ações da polícia e aqui em Alagoas, a justiça é sempre a mesma: Manda quem pode,obedece quem tem juízo.O pior é que lá tudo é diferente de todas as Assembléias que tem no país. São 2 associações e um sindicato, que desde muitos anos atrás, o funcionalismo sofre com essas entidades.Porque os responsáveis negociam gratificações com a mesa diretora e a corda, como sempre, só arrebenta do lado menor.Já que a PF está lá na ALE, aproveita e investiga os que fazem parte dessas associações e do sindicato.Faz a limpeza geral.Nós,funcionários, estamos sofrendo há anos com as perseguições da mesa. Não temos direito a nada.E ai de quem reclamar.

  • amorim

    A “nossa” Assembléia é um baú de surpresas, desagradaveis por sinal, não lembro o dia em que dali saiu algo em benefício do povo. Não precisa ser um expert para entender o que ocorre ali entre quatro paredes e com oconhecimento da maioria que manda e desmanda naquela casa.Basta dá uma olhadinha para o patrimônio dos seus pares. Qual a novidade em mais uma falcatrua?A impunidade impera naquele lugar e não é novidade pra ninguém. O foro previlegiado tem causado um grande mal a sociedade, é um cancer a ser combatido insistentemente, será que a lei foi eleborada apenas para os fracos? Os fracos que digo, são os que vivem de forma ordeira e honesta.

  • Bel

    DE NOOOOOOOOOOOOOVO!!!

  • NADO

    LEMBREI DA TATURANA.SERÁ QUE TEM TATURANA ENVOLVIDO NOVAMENTE?

    • RCarvalho

      TaturanasII…vale apena ver de novo…a continuação.
      Com a palavra e ação, o povo em 2018.

  • Alexandre

    O meu sonho era viver para ver o Ricardo noticiar que os ladrões dos cofres públicos foram condenados, mas a nossa justiça é acovardada, faz vista grossa!

  • Fabio Poeta

    Essa assembleia é hilária, além de ser completamente desnecessária para nossa sociedade, cria a bolsa-defunto. Se pelo menos mudassem as atrações desse circo trágicocômico.

  • sertanejo cagota

    Tão tudinho torando aço.

  • Lima

    A Operação Sururugate, deflagrada pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), apontou diversas irregularidades cometidas na Assembleia Legislativa de Alagoas. Entre elas, chama a atenção que 20 pessoas mortas recebiam salários pela Casa. O esquema desviou entre 2010 a 2013 R$ 150 milhões.

    Leia mais: Operação da PF apura desvio de dinheiro na folha de pagamento da Assembleia Legislativa

    Durante coletiva realizada na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal, os delegados Daniel Silvestre de Lima, do combate ao crime organizado, o superintendente da PF Bernardo Gonçalves de Torres e o superintendente da CGU em Alagoas, José William Gomes da Silva, deram detalhes do cumprimento de mandados de busca e apreensão realizados na ALE e do que as investigações feitas até o momento apontaram.

    O superintendente da PF disse que a polícia apurou que a quantidade de servidores cadastrados no Ministério do Trabalho era inferior aos cadastrados na Caixa que recebiam salários da ALE e que de 2010 a 2013, foram pagos aproximadamente R$150 milhões a servidores não cadastrados no Ministério do Trabalho.

    Nove deputados e um ex-deputado estadual são investigados de terem participação no esquema de desvio de recursos. A PF não revelou nomes.

    “Em 2010, a caixa tinha cadastrado 2.433, já o ministério do trabalho 829 e essas pessoas não tinham vínculo ao ministério do trabalho”, explicou.

    Desses servidores fantasmas, 80 pessoas foram investigadas e recebiam Bolsa Família e 41 deles não sabiam que eram servidores. O esquema pagou a estas pessoas sem que elas soubessem R$5 mil mensais, que eram desviados para os beneficiários do esquema. Foram identificadas ainda outras 20 pessoas que estão mortas, mas que constavam na folha de pagamento da Assembleia.

    Segundo a CGU, os beneficiários do Bolsa Família eram contratados pela ALE e remunerados, mas não recebiam os valores e sequer sabiam que possuíam conta na Caixa Econômica.

    A PF identificou também servidores fantasmas que vendiam seu nome por até R$ 200 mensais. Um funcionário, de acordo com as investigações, chegou a receber em setembro de 2012 R$50 mil de salário.

    Os envolvidos com o esquema podem responder pelos crimes de participação em organização criminosa qualificada (art. 2º, § 4º, II da lei nº 12.850/2013), peculato (art. 312 do Código Penal) e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei nº 9.613/98), cujas penas podem atingir até 32 anos de reclusão.

    • pega o rato gato

      vai aparecer muito mais coisa, de pessoas que agente nem desconfiava, que achava que era um politico serio, deixa federal entrar na cÂmara dos vereadores de maceio, a cobra vai fumar, quem estiver o rabo preso esta tendo pesadelo, sem conseguir dormir. agora deu.

  • Ricardo Prado

    A corrupção ta em todas as esferas e não seria diferente em um poder legislativo que tem como representantes, corruptos e filhos de corruptos. Ou seja, uma verdadeira Capitania Hereditária.!

  • coragens

    admiro esta profissão pela ousadia e intrepidez de colocar politicos majoritários na cadeia, quero ver todos corrupto alagoanos que vinha fraudando a muito tempo na cadeia com uma posseira de prata de presente da policia federal, agora chegou, quero ver se vai te como se esconder. parabens policia federal pela ousadia e intrepidez. Deus abençoe vcs admiro esta profissão como outra