Hermeto da Lagoa do Mundo
Pálido e mirradinho, Ricardo Pianola de repente ficou ruborizado e virou uma estátua de gelo. O recado estava dado: “Se meu piano, na hora do show, estiver desafinado, eu digo ao público que a culpa é sua”. Dita assim por ninguém menos do que Hermeto Paschoal – o gênio dos vários instrumentos -, a ameaça foi demolidora para aquele fã, grande músico em qualquer lugar do mundo, escalado para afinar o instrumento do “bruxo” antes da apresentação ao ar livre, em Guaxuma. Virou depois um afago, quando Hermeto veio para o palco e viu que o seu piano era pura harmonia. Parabenizou o meu xará e seguiu com um conselho: “Um músico não deve ter medo de nada”.
Era como se contasse, numa breve frase, a própria história. Albino, vesgo, um tipo incomum entre os monstros sagrados da música, Hermeto saiu do agreste alagoano – Lagoa da Canoa, Arapiraca-, filho de agricultores, para espalhar admiração pelo resto do mundo. Quem, além dele, conseguiu tocar sanfona, piano, flauta, saxofone, caco de telha, unha encravada e tudo que pudesse transformar em música o som mais rústico ou sofisticado (seu número com imensos tubos de PVC é um assombro)?
Foi assim que Hermeto Paschoal virou um mito. Apareceu para o Brasil no Quarteto Novo. E aí, já, a primeira decepção, que lhe exigiu coragem para ir em frente. O grupo era formado por outros grandes: Airto Moreira, Heraldo do Monte e Théo de Barros. Acompanhou Vandré, em “Disparada” (1967), no Festival da TV Record, mas nem o sucesso retumbante impediu que fosse “limado” de uma excursão do Quarteto ao seu Nordeste – com Vandré – porque o patrocinador, a Rhodia (o produtor era Livio Rangan), fez restrições à sua aparência física. Ficou por mais um tempo no Brasil, gravou com o próprio Quarteto Novo, continuou tocando com Vandré em seu shows até o Brasil ficar pequeno para o gigante zarolho e albino.
Recebeu-o nos Estados Unidos o consagrado Miles Davis. E de forma tão calorosa, que gravou duas músicas de Hermeto: “Igrejinha” e “Nenhum talvez”. Tudo bem, não fosse por um detalhe – Davis assinou as duas criações do alagoano. Teve de responder na justiça, que Hermeto nunca foi homem de ter medo.O astro americano irritou-se por não esperar reação tão “rabuda” daquele estranho personagem.
Estranho e genial, o mundo veio a reconhecer e não demorou muito. No final da década de 1970, Hermeto chegava consagrado ao Festival de Montreux, na Suíça. Mas não seria ele a grande atração da “Nuit bresiliene”. Elis Regina já era uma estrela internacional, a diva da MPB, a quem todos queriam ver e ouvir. Só que não avisaram ao “bruxo dos sons”. Resultado: Hermeto arrebentou na abertura do show e foi aplaudido de pé durante 15 minutos, com o público gritando e pedindo bis.
Elis subiu ao palco, em seguida, e ela havia se tornado a mesma pedra de gelo que o nosso talentoso Pianola já incorporara na deliciosa Praia de Guaxuma. Fez uma apresentação chocha e não conseguiu esconder seus tremores. Demorou pouco no palco para onde Hermeto foi chamado mais uma vez. Por não gostar de esconder seu talento, o homem de Lagoa da Canoa levantou de novo a platéia.
A “Pimentinha”, sabe-se, era chegada também a um desafio. Retornou, e ante os primeiros acordes de “Corcovado” (Tom Jobim), entrou no clima do multiinstrumentista, numa interpreção inusitada de um dos clássicos da música brasileira. Hermeto entronchava os dedos, Elis fazia o mesmo com a voz. Para dar desfecho ao grande encontro improvisado, recriaram “Garota de Ipanema” de forma que nem mesmo ao autor – Santo Jobim – era dado o direito de reconhecer a sua criatura.
No final ninguém perdeu: todos que ali estavam presenciaram um momento único, que jamais seria reproduzido, nem registrado em gravação. Uma pena! Naquele instante o mundo havia ficado mais bonito.
Coisas como essa demonstram que o imponderável é algo real… Hermeto é o exemplo dos grandes alagoanos que devemos guardar na memória… Elis é uma estrela de maior grandeza da MPB… há se o Brasil tivesse muito mais de Hermetos e de Elises… com certeza, como dito no texto, esse mundo seria sempre mais bonito…
O MAIOR E MELHOR DE TODOS REPRESENTANTES NO CENÁRIO MUNDIAL!!!
TENHO A FELICIDADE DE CONHECER E COMPARTILHAR NO EXEMPLO EM VIDA, DA SERIEDADE NO TRATO DE TUDO QUE FEZ E FAZ COMO ARTISTA, COMO HOMEM E COMO ALAGOANO DO BEM!!! PARABÉNS HERMETO PASCHOAL, SÓ TEMOS AGRADECIMENTOS!!!
SEU ADMIRADOR C/RAÍZES NA MANGABEIRA/ARAPIRACA.
SDS. Domingos Correia.
MEU GURU HERMETO PASCHOAL, DO BOM QUE VOCÊ FAZ AO POVO BRASILEIRO, D~E LICENÇA, NÃO POSSO FICAR CALADO DIANTE DA MAIOR TEMERIDADE QUE O GOVERNO FEDERAL FAZ CONTRA OS MESMOS BRASILEIROS, DO MAL QUE A PSEUDO DEMOCRACIA FAZ AOS QUE FORMAM OS ++++ DE 206.000.000 DE HABITANTES! SÓ EM 2017 ATÉ 28/02 SÃO 36 DIAS ÚTEIS NO ANO DE PSEUDO MUDANÇA E APENAS NOS MESMOS 36 DIAS ÚTEIS NO ANO, DAS RIQUEZAS PRODUZIDAS POR NÓS BRASILEIROS QDO. VAMOS AS COMPRAS E PAGAMOS TRIBUTOS, IMPOSTOS E PLÁ PLÁ PLÁ, GERAMOS UMA RECEITA DE TRIBUTOS GASTAS NO ORÇAMENTO DA UNIÃO DE R$ 587,87 BILHÕES, O QUE REPRESENTA 100%. E E E O GOVERNO DO PRESIDENTE DE FATO TRATOR KOMATSU 575A MEIRELES, TORROU SÓ SÓ SÓ E SOMENTE SÓ C/A FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL O ABSURDO DE R$ 402 BILHÕES (68,2%) OU SEJA TORROU POR CADA DIA ÚTIL DE 2017 ATÉ 28/02 OS TEMER E MEIRELLES DA VIDA, O ABSURDO DE ++++ DE R$ 11,1 BILHÕES POR DIA/DIA/DIA/DIA/DIA!!! AGORA EM QUE NÃO SABEMOS? TOLOS!!!
TAL PROCEDIMENTO É ÉTICO? TAL PROCEDIMENTO É MORAL? PRINCIPALMENTE QDO. O GOVERNO FEDERAL É OMISSO EM FAZER AUDITORIA NA FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA, CUJO GOVERNO FEDERAL CORRE DE AUDITORIA NA DÍVIDA PÚBLICA COMO O DIABO CORRE DA CRUZ!!! É INADMISSÍVEL TAMANHA OMISSÃO DESDE LULA ATIBAIA, PASSANDO POR DILMA RUIMSELF FINADA CASTRO CUBA A MICHEL TEMER E DOS DE++++ PRESIDENTES DE FATO, OU NÃO?
AÍ CHEGA-SE A TEMERÁRIA CONCLUSÃO DE CASSAR MEUS COMENTÁRIOS NO ‘DIÁRIO DO PODER’ DO GRANDE JORNALISTA ALAGOANO CLÁUDIO HUMBERTO EM BRASÍLIA, QUE NOS ÚLTIMOS 10 ANOS TIVEMOS 100% DOS COMENTÁRIOS SEM CONTESTAÇÃO!!! TUDO ME LEVA A CRER QUE INCÔMODO A MINORIA RICA DE CERCA D/20.000 FAMÍLIAS DETENTORAS DA GRANDE ‘BOLHA BRASIL’ FORMADA PELA FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL ++++ EXPORTAÇÕES DE++++ DE 1.000.000/t. DE NIÓBIO A PREÇOS SUBFATURADOS ++++ VENDAS DO SUBSOLO BRASILEIRO COM ‘NIÓBIO’ POR EMPRESAS PRIVADAS A COMUNISTA CHINA ++++ JAPÃO E COREIA DO SUL CAPITALISTA, QUE NO MÍNIMO CRIME DE LESA PÁTRIA, EM DETRIMENTO DE ++++ DE 206.000.000 DE BRASILEIROS, CUJOS ERROS DEVEM ULTRAPASSAR UM ROMBO DE ++++ DE R$ 10/13 TRILHÕES!!!
ENQUANTO HOUVER ESPAÇOS PARA COMENTAR AS VERDADES DOS ERROS COMETIDOS P/GOVERNO FEDERAL NA PSEUDO DEMOCRACIA DE 1985/2017, EM DEFENDER A MINORIA RICA DETENTORA DA FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL CHAMADA DE “CAPITAL” E EM DETRIMENTO DOS GERADORES DE EMPREGOS E RENDA CHAMADOS DE “TRABALHO”, IREMOS CONTINUAR NA LUTA PELO NACIONALISMO, NA LUTA POR CIDADANIA COM ++++ AMOR À PÁTRIA E NOSSAS FAMÍLIAS!
QUEM GANHA COM A RECESSÃO? A MINORIA RICA DETENTORA DA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL CHAMADA DE SISTEMA FINANCEIRO, O ‘CAPITAL’, EM DETRIMENTO DO SUCATEAMENTO DAS INDÚSTRIAS E DO DESEMPREGOS, CHAMADO DE CAUSAS DA RECESSÃO!!! OS TAIS DRAGÕES QUE LEVAM 52% DAS RIQUEZAS Q/PRODUZIMOS SEM DAR 1 DIA DE TRABALHO!!!
ACORDA TEMER DEIXA DE SER MESMICE DOS COMUNISTAS/TERRORISTAS ATIBAIA E RUIMSELFF!!! PENSE NOS 206.000.000 DE BRASILEIROS, AINDA É TEMPO!!!
SDS DEMOCRATAS.
P/Domingos Correia.
Caro Ricardo, Pena que muitos políticos não reconhecem o valor de ilustres personalidades. É o caso de lagoa da Canoa, o então prefeito de lagoa da canoa Jairzinho Lira construiu um portal em homenagem ao grande poliistrumentista Hermeto pascoal e a um dos melhores goleiros do mundo o nosso Dida. Mas a atual prefeita daquela cidade Tainá do dr Lauro, não teve sensibilidade e no primeiro ato da administração pública fora a derrubada dos portais de acesso à cidade onde nestes eram homenageados Dida e Hermeto pascoal.
Quem teve a oportunidade de conhece-lo pessoalmente já mais imaginária que aquele ser tão simples e comum fosse dotado de tamanha competência musical,um artista extraordinário, sem estrelismo e sem mascara, simples como um ser humano mortal.É merecedor de todas homenagens possíveis.
Opa…Finalmente em 10 anos de Alagoas vejo alguém local falar do mestre….salve Hermeto!!!
Simplesmente um gênio
Parabéns pelo texto e, principalmente, pelo título: “Hermeto da Lagoa do Mundo”, uma epígrafe que sintetiza toda a grandeza do extraordinário músico alagoano.
Ricardo Mota, você comentários a favor dos Pardais em Maceió, o que tambem sou. No entanto é de se verificar que que a nossa Sinalização tanto áerea quanto terrestre são péssimas. Daí proponho 1º se refaça toda sinalização para então colocar em prática os pardais; inclusive as apagadas seja ela qual for.