O secretário Christian Teixeira sabe que tem que descascar um abacaxi com uma faca sem gume: “É o maior desafio da minha vida”.

E eu não duvido.

A Saúde, segundo as pesquisas do próprio Palácio República dos Palmares, é o maior problema do governo Renan Filho.

A longa agonia da médica Rozangela Wyszomirska, agora ex-secretária, ainda haverá de se explicar, apesar de ter sido assim porque interessava a ambos – a ela e ao governador Renan Filho.

Teixeira sabe que, apesar do bom trabalho no Planejamento e Gestão, assume a pasta sob a desconfiança da população, pelo fato de não ser da área de Saúde.

Ele?

“O secretário não precisa fazer cirurgia em paciente”.

Mas garante que vai trabalhar para atender a população mais carente. E não falta motivo para isso, ele lembra bem:

– Mais de 90% dos alagoanos dependem do SUS.

E pior: não têm, na maioria, acesso aos serviços públicos de Saúde.

A ele, boa sorte.

Marcelo Victor foi o grande vencedor da eleição na Assembleia
Rui Palmeira enquadra o secretariado: "Esqueçam 2018"
  • Antena Ligada

    Faço votos para que ele consiga melhorar a situação caótica no que diz respeito à saúde pública em Alagoas.
    Segundo comentários de alguns sites o nome cotado para assumir a função de sub-secretário é o de Ubiratan Pedrosa. Não conheço o citado cidadão e nem sei quais as habilitações que o mesmo possui. Entretanto, levando em consideração as opiniões dos servidores municipais de Arapiraca (onde o mesmo exerceu o cargo de Secretário de Saúde na gestão finda de Célia Rocha)quero acreditar que não será uma boa escolha.
    Desagradou a todos e teve uma atuação pífia.

  • Alagoana

    Nós brasileiros pagamos impostos altíssimos pra tudo. Com o dinheiro arrecadado dos nossos impostos, deveríamos ter serviço público de primeiro mundo. Educação impecável, Segurança Pública de verdade e não apenas uma “sensação de segurança” e Saúde Pública de Excelência.

    Se em todo o Brasil não temos Educação, Segurança, nem Saúde pública de qualidade, só pode haver dois motivos: ou corrupção ou incompetência dos gestores públicos.

    O POVO SONHA QUE SURJA UM GESTOR PÚBLICO QUE PARE DE FALAR EM CRISE E FALTA DE RECURSOS E MOSTRE COMPETÊNCIA PARA USAR O NOSSO DINHEIRO E NOS ENTREGAR OS SERVIÇOS PÚBLICOS QUE NOS SÃO DEVIDOS. ISSO É UMA OBRIGAÇÃO E NÃO UM FAVOR!

  • FELIPE ALCANTARA

    Ola Ricardo.
    Seja Bem vindo.
    Na sua ausência, muitas coisas aconteceram e você, como um homem bem informado mesmo em férias deve estar sabendo.
    Primeiro o Governador nomeia os Pereira para SEADES.
    Eu digo os Pereiras, porque não somente ele nomeou o secretário. Mas nomeou também a deputada Jô Pereira que dá expediente todos os dias na secretaria.
    Ela é quem manda e desmanda na secretaria. Ficam até as 21hs articulando e recebendo muitas caminhonetes de luxo do interior do Estado. Eu imagino que todo esse povo tenha muito a contribuir para a gestão da assistência social.
    Mas como o governador que está em plena campanha precisa de secretários que atendam a pleitos políticos, ele acertou em cheio.
    E a escolha do secretário de saúde?
    Em seu texto, você vagamente diz que ele realizou um bom trabalho. Digo vagamente, porque por alguma razão você não especificou o trabalho desse ADVOGADO à frente da seplag. Qual foi a contribuição desse cidadão ao Estado de Alagoas? Superávit das contas em consonância com a fazenda? Sei não. Eu achoque eu sou o mal informado. Mas se eu não for, esse secretário não fez nada de importante para se credenciar a uma secretaria tão vital.
    Por educação você desejou sorte, mas eu prevejo desastre e caus na saude.
    Pra começar ele ja suspendeu todas as diárias (diárias de servidores que efetivamente prestaram serviço em viagens pelo interior e que contavam com essa graninha esse mês).
    Ricardo, essa turminha de pseudos “gestores” nada mais é de que gente despreparada, cuja única coisa que sabem fazer é ser perverso com quem mais trabalha.
    Esse secretário é mais um perverso engomadinho da turminha de news gestores do governador.
    Eles saíram das faculdades para seus mundos fantásticos, onde o que menos importa sou eu e você.
    E a educação nas mãos do Luciano Barbosa?
    Pode ter algo pior para o estado de Alagoas? Será que ele já paga aos fornecedores que prestam serviço lá?
    E a secretária de cultura? é medo de tira-la? É divida?
    E a AMGESP? Você está sabendo que além de não permitir celular em seu gabinete ele recebe constantemente advertências da PROCURADORIA ?
    Sem falar que a AMGESP hoje é o orgão mais eficiente do Estado. Está nas mãos de um amigo intimo e pessoal do governador. De infãncia.
    Ricardo, você viu aqui mesmo no TNH1 que aquela empresa de telefonia que é perseguida é referência de tecnologia no NORDESTE? Viu que os donos foram capas de revista nacional, por reconhecimento?
    Temos que informar isso ao ITEC e ao chefe de lá, o OLAVO. Eles perseguem e estão montando uma licitação as pressas para tirar uma empresa alagoana de sucesso.
    São tantas coisas, Ricardo…
    Um governo inoperante que tem a cara de pau de colocar em sua publicidade a duplicação dE BR. Mesmo sabendo que essa BR é obra do governo federal sem nenhuma contrapartida estadual.
    Um governo cujo secretário de Turismo evoca para o GOVERNO renanzinho as pontes do aeroporto zumbi dos palmares. Mentira. Quem trouxe as pontes de embarque foi o ministro Maurício.
    A gente precisa estar vigilantes em 2017 pra não deixar esmorecer a certeza que em 2018 temos que tirar esse governo arrogante, incompetente e inoperante pra sempre de Alagoas.

    • Luiz otavio

      Pelos comentários percebe-se que esse cidadão é da turma de Maceió querendo ascender ao Palácio do centro. Doido para mamar!!!!

    • Carlos A Toncelli

      Felipe vc está corretíssimo , quem viver verá. Acho que O Ricardo Mota ainda está dormindo das férias.

  • Allan Muniz

    Não é de agora que o Secretário já vem demonstrando sua capacidade. Por todas as pastas que passou deixou sua marca positiva, que tenha sido na esfera municipal ou estadual, ele demonstrou sua capacidade, nao vai ser diferente agora. Boa sorte Secretario.

  • JEu

    Bom, é esperar para ver… se vão implantar as tais OSs em todas as unidades de saúde do Estado, então vai ser uma miséria total para quem precisa… se já tem gente que não consegue atendimento, então o desatendimento vai aumentar e muito… e tudo para não aumentar o efetivo da saúde ou conceder o devido reajuste ao funcionário público… agora, o efeito de tudo isso? vai sobrar “grana” para as campanhas (Renans pai e filho) em 2018… pois o importante agora é “contratar obras” para construção de prédios para “novos” hospitais e “novas” escolas… mesmo que os tais prédios fiquem vazios depois ou sejam “ocupados” pelas tais OSs da vida… Alagoas tem jeito não…!!!!

  • Melo

    Saudades de sua coluna meu caro Ricardo!
    Qualquer secretário que entrar é melhor do que a patota da Dra. Rozangela, visto que além de perseguidores não valorizam os da casa! Essa mulher colocou a disposição do Recursos Humanos técnicos competentes e com um bom conhecimento do SUS. Que esse jovem gestor tenha sabedoria para lidar com os sofridos servidores da casa e os 102 municípios.

  • Sofredor

    Ricardo, esse secretário engomadinho vai ser o terror para os servidores da saúde, foi trocado seis por meia duzia. Quero ver ele negociar com secretários de saúde sem nenhum entendimento dos SUS. 2018 vem ai!!!

    • Carlos A Toncelli

      Vc estar certíssimo. Ainda vão dizer”era feliz e não sabia”. Desde o dia que entrou no Planejamento que luto pra o meu processo sair, as respostas sempre foram as mesmas: O Secretário tá viajando, o Secretário não vai pagar, o Secretário não assinou. Será que ele além de tirar fotos pra propaganda fazia outra coisa?

  • Kinha

    Pior do que está não pode ficar, senão é melhor fechar as portas.Eu espero que esse novo secretário tem sensibilidade e gestão, coisas que a ex secretária não tinha.Ela era arrogante,centralizadora e má gestora.Chegou na secretaria trocou várias pessoas que sabiam trabalhar por pessoas de sua confiança que não tinha experiência e não sabia nem como tramitava um processo.Infelizmente o resultado foi esse.

  • Estou de olho

    Será se estou acordado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Estamos livres de Dra. Rozangela; Rosemire (adjunta); Marcelo Santana (manda chuva dono do cofre); Dinarte e sua patota; Cristina Rocha e sua panelinha; Rogério (único médico que ficou rico com o SUS); Manuela e suas cupinchas (caos no planejamento da saúde); Elion e sua turma…
    Será se realmente vamos vivenciar um novo momento meu caro Ricardo? Será se estamos livres de perseguições? Será que teremos uma equipe humanizada? Ou teremos que esperar chegar 2018 para irmos as urnas?

  • servidor HGE

    Gostei da fala do novo secretário quando ele disse da existência de servidores competentes e abnegados! Nossa, será que realmente vamos viver em harmonia com a nova gestão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Indignado

    É seis por meia dúzia.É só perguntar ao povo de arapiraca o que esse cara fez na secretaria de saúde de lá.Ele assina e quem vai executar os interesses políticos é o ex-tesoureiro do ex-prefeito Renan Filho em murici. O adorado pelo povo de murici, edberto omena,que é do pilar.

    • Luiz Otavio

      Arapiraca? Está se falando do Sec de Saúde e até onde sei nunca foi de Arapiraca.

      • indignado

        Desculpe.Quanto a arapiraca, me dirigi ao cotado para secretário adjunto,que é o que foi secretário de saúde em arapiraca.E o nomeado aqui que está sendo remanejado de outra,está claro que é mais um engomadinho para ficar aparecendo na televisão e falando do que não entende como quase todo secretariado desse governo. Os únicos competentes, visivelmente, são o de segurança e o da fazenda.

    • Socorro

      Tu deve ser da turma da uncisal ne pra falar do adjunto da sesau? Ele, a rainha da inglaterra e o primeiro ministro nunca se bicaram.

  • Aldo

    Prezado Ricardo,
    Pesquisando o Portal da Transparência Alagoas, uma dúvida surgiu: Após consultar pagamento a servidores, verifiquei e não entendi porque referente ao servidor GEORGE ANDRE PALERMO SANTORO, secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, consta pagamento em duplicidade: SEFAZ (Secretaria da Fazenda e ALPREV (Alagoas Previdência). Solicito por gentileza que você consulte a página do Portal e me informe porque isso ocorre.

  • Ederaldo

    De saúde ele não entende o governo não quer alguém que entenda da tal pasta se para controla seus interesse partidário, e os médicos vão bater ponto no HGE os demais servidores batem e agora como fica.

  • adilson

    SERVIDOR SAMU. A secretaria mas bagunçada e desorganizada do estado de alagoas. O órgão mas esquecido e humilhado por todos os secretários de saúde é o SAMU. Assim que o novo gestor entra, a primeira coisa que faz é, se dirigir ao Samu, e começar a cortar: insularidade, gratificação e o extra. Isso dos funcionários efetivos. Para os comissionados vantagens. Agora mesmo esse novo secretário já cortou direito adquiridos dos servidores. A PIOR SECRETARIA PARA SE TRABALHAR HOJE CHAMA-SE SECRETARIA DE SAÚDE. VIDE SAMU. Todos os servidores já estão apreensivos com esse novo almofadinha. Como todos dizem é mas um estagiário de coleguinha de faculdade de Reinãozinho.

  • carlos ferro

    Caro Ricardo!

    Esse governador é um parlapatão.saúde se faz com investimento.Os servidores estão há 2 anos sem reajuste,salários defasados,gratificações cortadas.Irá conseguir ser pior que téo(pelo menos existia o IPCA que corrigia os salários)Mas 2018 está chegando,a resposta será dada nas urnas(se não forem fraudadas).

  • Cidadão alagoano

    Felipe você se enganou, hoje a AMGESP é o órgão mais INEFICIENTE do Estado,está nas mãos de pessoas sem competência nenhuma (não é PGE?), enquanto isso as Secretarias estão desabastecidas, sem condições para trabalhar e atender a população. A EX- Superintendente de licitações(coitado do Secretario Helder) e o atual presidente acabaram com a agencia. É uma pena…..

  • REVOLTADO

    Boa noite Ricardo! Pela primeira vez na história do SUS estão com dificuldade para nomear um secretário adjunto! Temos conhecimento de alguns nomes que por ventura não será nenhum deles: Ubiratan Pedrosa (foi secretário de saúde no governo Collor e Arapiraca) um verdadeiro caos; Sandra Canuto (foi secretária de saúde em Murici) querida por todos; Katia Betina (da patota de Wanderley e Julio Bandeira) é boa gente, conversa bonita faz de conta que trabalha; Dr. Paulo Texeira (ex-diretor do HU) é um homem integro, trabalhador e bem quisto; Pedro Madeiro (esperto) detestado em Quebrangulo; Enfim, como você meu caro Ricardo à nossa saúde estará em boas mãos!

  • MÁRCIO HENRIQUE

    É ACREDITAR QUE O NOVO SECRETÁRIO FARÁ ALGO INTERESSANTE. PORQUE UM GOVERNO QUE DEIXA UM DESCASO DESSE NA SAÚDE POR DOIS ANOS, SEI NÃO, DIFICIL ACREDITAR MAIS EM ALGUMA COISA.

  • Dias melhores virão

    A ex Secretaria cortou gratificações e excluiu inúmeros servidores competentes que conheciam dos processos, tramitações e de como fazer a coisa funcionar, ou seja, qual caminho seguir.
    Se esse que está chegando seguir o mesmo caminho, acho muito difícil ele conseguir fazer um bom trabalho, pois só se faz saúde com quem conhece de saúde.