Ontem à noite, eu conversei com uma importante autoridade da Saúde Pública em Alagoas, que me perguntava:

– Como o governo vai construir um moderno Hospital da Mulher quando não consegue fazer funcionar o Santa Mônica?

É uma pena que ele não faça esta pergunta ao próprio governador Renan Filho, já que, a esta altura, apresentar a mesma indagação à atual secretária da pasta parece absolutamente inútil.

O fechamento, parcial, do Hospital Hélvio Auto e da Maternidade Santa Mônica, esta semana, parece ser a confirmação do que tem sido a política do governo Renan Filho para a Saúde: crise? Que crise.

Lembro que no segundo mês do governo de RF, o próprio governador Renan Filho tomou uma iniciativa que me surpreendeu positivamente e que me levou a criar uma expectativa que se mostrou ingênua.

Lembrando: ele foi ao HGE para ver de perto e constatar o desabastecimento do maior hospital público de Alagoas.

E prometeu: não mais acontecerá.

De lá para cá, a situação se espalhou por outras unidades – vide Hélvio Auto e Santa Mônica.

A Secretaria Estadual de Saúde é hoje apenas um prédio de onde se espalham mais gritos do que ações.

Mas está garantido: vem aí o Hospital da Mulher e mais outros tantos, modernos e fotografáveis.

Ao povo, o que ele “pede”: cimento na veia, que cura qualquer mal.

O que diz a Assessoria de Imprensa da Sesau

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Estimado Jornalista Ricardo Mota,

Em resposta a nota publicada no seu Blog, com o título “Crise no Hélvio Auto e Santa Mônica resume visão do governo na Saúde Pública”, esta Secretaria de Estado da Saúde tem a expor acerca das colocações de Vossa Senhoria:

Primeiramente, é importante destacar e reconhecer sobre a redução temporária das atividades de saúde desenvolvidas por estes dois grandes nosocômios de Saúde do Estado de Alagoas. Preponderante a isso, a partir do momento que esta Secretaria tomou conhecimento da suspensão das atividades, prontamente se uniu com a UNCISAL para evitar a solução de continuidade na prestação de serviços para a população de Alagoas, adotando medidas necessárias para continuar os serviços de saúde naquelas unidades.

Caracterizar esse caso pontual de suspensão de atendimento nessas Unidades de Saúde como um descaso na Saúde Pública de Alagoas, sem conhecer com afinco as razões que levaram a essa situação, nos parece um pouco de descomedimento de Vossa Senhoria.

Sabemos do conhecimento e da inteligência que lhe faz esse jornalista peculiar, o que deveria levá-lo a uma reflexão acerca da tarefa árdua e preponderante para manter as Unidades gerenciadas pelo Estado totalmente abastecidas de insumos. Isso porque, o elenco de insumos desta, gira em torno de aproximadamente 5.000 (cinco) mil itens, combinado com a dificuldade administrativa em finalização de processos licitatórios que envolvem itens específicos demandados na Saúde Pública. A dificuldade existe desde as legislações especiais que devemos seguir (a exemplo: Lei 8.666/90) e outras variantes, envolvendo as dificuldades que travam a Administração Pública. No caso específico do Hospital Escola Hélvio Auto, alguns medicamentos são de difícil aquisição, devido suas especificidades.

Ademais, isso não é uma realidade apenas em Alagoas, todos os entes federativos brasileiros sofrem com a questão de abastecimento. Faço lembrar o passado, não tão, passado, onde se observou, por não raras vezes, a mesma situação, quiçá pior. Quando a mim foi concedida a honra de ser entrevistada por Vossa Senhoria, falamos sobre esse tema, aonde eu afirmei ser um tema de alta complexidade para a resolução.

Além do mais, com o avanço das legislações e a necessidade de buscar a eficiência no Serviço Público, esta Secretaria definiu a necessidade de mudanças do modelo de gestão na área de Insumos, divergente completamente do atual, o que sem dúvida, será um grande avanço para o nosso Estado, quando implantado.

Em relação aos novos hospitais, é necessário e de total relevância para o nosso Estado, haja vista que, há mais de 40 anos não se constrói um hospital em Alagoas, levando a um déficit de mais de 2.000 (dois mil) leitos. Então, primeiramente, devemos agradecer e magnificar a iniciativa do nosso Governador, pela sua força de vontade e desejo interminável de avanços para a Saúde, sendo um diferencial entre os governadores na história desta República das Alagoas.

Descaracterizando o termo de “inutilidade” posta, esta Secretária, conjuntamente com a sua equipe, vem resolvendo grandes problemas, anteriormente existentes, na Saúde do nosso Estado, a exemplo: Implantação de uma Unidade de AVC no Hospital Geral do Estado, ampliação com resolutividade da assistência a patologias vasculares e ortopédicas, Implantação do Serviço de atendimento a crianças cardiopatas, com realização de procedimentos inéditos em nosso Estado, além do projeto coração de estudante; Implantação do Serviço de Angioplastia, onde junto com a unidade de AVC contemplam as duas principais “causa morte” da nossa população; Implantação do atendimento a distância, com a telemedicina, para o atendimento do Infarto Agudo do Miocárdio; Implantação do Protocolo para atendimento das crianças portadoras de Microcefalia; Em implantação o Plano Estadual de Oncologia, fato inédito; e que com a implantação de um serviço de regulação ainda em 2016, irá revolucionar o atendimento ao paciente oncológico; Além de inúmeras outras ações desenvolvidas e outras que ainda iremos desenvolver.

É mister destacar também que todas as nossas ações estão baseadas no Plano Estadual de Saúde 2016/2019, Plano anual de Saúde 2016, Plano de Governo, conforme determina a Legislação do SUS e devidamente publicizadas em nosso site.

Deste modo, agradecemos antecipadamente o espaço concedido, corroborando que o prédio da SESAU hoje é composto por pessoas altamente competentes, éticas e compromissadas com o bem social e na primazia do interesse público.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde de AL

Contatos Redação – (82) 3315.1118

A Rogério Teófilo: quem deve temer a auditoria na prefeitura de Arapiraca?
Deputados terão última chance de depor na maior Ação da Taturana quarta-feira
  • Afonso Camargo

    EU QUERO CHAMAR ATENÇÃO DE VOCÊ, ASSALARIADO, QUE VESTIU CAMISA DA CBF E BATEU PANELAS. MENOS OS RICOS.
    O QUE FOI QUE FOSTES FAZER NO MEIO DE SONEGADORES E CORRUPTOS RICOS, TANTO POLÍTICOS COMO EMPRESÁRIOS?

    • Claudio

      Inocente, vc sabe o que é deixar uma divida interna 3,3 Trilhoes, pagando juros de 462 Bilhoes enquanto isso o Ministerio da Saude tem um Orcamento de 43 Bilhoes, essa foi a heranca da Dilma, e agora temos que ter teto de gasto para o Brasil nao virar uma Grecia ou ficar igual Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

    • Joao TT

      Em St’ANA a briga na SAÚDE parece PIT-buLL-alcoólica … “nessa briga de CACHORRO grande só ia SOBRAR para o PEQUENO e hoje está acontecendo, está sobrando para o POBRE” [Vereador RE-eleito Zé VAZ], SEXTA 02dez16, http://www.alagoasnanet.com.br/v3/vereadores-de-santana-repercutem-polemica-sobre-gestao-do-hospital-regional
      POIS … “Entregar a gestão pública [da SAÚDE] à iniciativa PRIVADA [sem ESGOTO pago e NUNCA feito ] é nutrir o chamado CAIXA 2, que vai fomentar verbas para campanhas eleitorais.[OLGA Chagas,Dir Sindprev], QUARTA 30nov16 STF pode barrar OSS em Alagoas], QUARTA 30nov16, _ http://www.maltanet.com.br/noticias/noticia.php?id=15726

  • Sandney Farias da Cunha

    O que podemos esperar desses senhores? A árvore genealógica é um bom indício de qual é a real preocupação deles. O povo é quem ainda se ilude – modo zona de conforto, e opta pelo caminho mais cômodo: votar ou se tornar um revolucionário virtual, como estou fazendo agora.
    Nada mudará enquanto não mudarmos. Deles não podemos esperar nada além da continuidade da velha prática de ludribriar o povo e fazer de tudo para permanecer no poder.

  • Marcos

    Naquele ano, tudo foi encenação, algumas caixas com medicamentos e muitas caixas vazias, que diga meu pai, que se eu não tirasse, hoje estaria mais de um ano morto. Dia 8, ele vai fazer 91 anos.
    E os funcionários tiveram que silenciar, porque se não, seriam demitidos.

  • Valdiron

    Ricardo Motta,
    dia 29 de novembro de 2016 terça feira passada tive desprazer de acompanhar um parente (que sofreu um AVC)ao HGE o que encontramos foi profissionais médicos de alto nível, atendendo da melhor maneira dentro do possível, simplesmente não existe medicamentos, de cinco que a médica passou só existiam dois, o que muito pouco adiantava pra o problema dele, o publico doente lotando os corredores e recepções, em macas, cadeiras, bancos eu particularmente nunca vi tanta tristeza, o que mais revolta é a propaganda deste governo imbecil, que o que diz ninguém pode escrever, desejo ainda ver e presenciar um homem de bem governar esse estado das Alagoas até agora não tivemos sorte principalmente nos últimos 20 anos.

  • tania

    Ótimo texto……como construir um hospital da mulher quando a MESM está sem vida, sofrendo horrores com a falta de insumos! Só na cabeça do governador e sua equipe que não precisam do SUS para nada!!!!!

    • Alex

      Cabe ao MP observar e impedir essa iniciativa de construção de prédios públicos para nada!
      Coloquem primeiro o que existe para funcionar e depois pensem em novas unidades de saúde!

  • Antônio Maria dos Santos

    Que fique mais uma vez claro que de novo esse governo nunca teve nada, aliás essa turma trouxe práticas antigas. O que falar de uma secretária onde quem manda realmente é um chefe de gabinete sem cargo? Essa desculpa de que a lei é burocrática e por isso tem que terceirizar com oss não cola. Essa desculpa está sendo armada com sangue dos alagoanos que precisam do SUS e não conseguem o tratamento. Mas que bom 2018 não tardará.

  • Ederaldo

    A final o que este governo quer, já conseguir aprovar a lei das O’S, vai deixar o tempo passar 2018 tá chegando, os alagoanos tão de olho bem aberto, promessas elegeu Rui outro ruim, não queremos mais PT, PSDB e PMDB quem será a bola da vez, a saúde esta um caos, os mosquitos acabando com as pessoas pergunto o que fazer meu Deus.

  • Maria de Lourdes da Silva

    Prezado Ricardo,

    o que mais poderíamos esperar da gestão dessa turma da Uncisal? A universidade em si é uma sucata! E não é por si só falta de investimento, mas mal aproveitamento dos recursos que já conseguiram por lá.
    E como eles tratam fornecedores e servidores da Sesau? A pau e pedras! São grossos e não sabem ouvir ninguém!
    Como tratam problemas? “Tem processo aberto!” É a gestão que se resume em processos e se atolam em nenhuma investimento!
    Parabéns, governador Renan e Luciano “dos teclados”!
    2018 os aguarda!

  • JEu

    É, Ricardo, parece que esqueceram o que eu disse há mais de um ano atrás… para quê construir novas escolas e novos hospitais sem médicos, sem enfermeiros, sem professores, sem merenda, sem livros e outros materiais pedagógicos e sem remédios, além da falta total de materiais básicos de higienização e manutenção desses prédios?!!! A resposta nos parece óbvia demais: vem aí 2018 e precisa-se fazer “caixa”, pois acabou-se a boquinha das doações das empreiteiras e de outras empresas… o negócio agora é “contratar obras e serviços” (incluindo as tais OS)… que os MPF e MPE fiquem de olhos bem abertos… A coisa é ruim mesmo, é pura maldade, pois se compararmos na época em que Jesus foi ao deserto para jejuar e meditar, preparando-se, por quarenta dias, para sua missão, diz-se que o Maldito o tentou e pediu que Ele transformasse pedras em pães… o governador tá fazendo pior ainda: tá transformando pães em pedras… Agora, que o povo tá descobrindo que o que lhe sobra são somente os “brioches”… tá chegando a hora… 2018 (ou quem sabe antes) vem aí…!!!

  • Técnicos unidos

    Esse governador é que nem peixe, morrer pela boca!

    Ele tem conhecimento do caos e é conivente.
    Sabe de tudo e nada faz.
    É como disse a matéria, como vai construir um hospital novo, se os que tem estão falidos!

    O Samu, todos já tem conhecimento do caos e sucateamento.

    Dinheiro do governo do federal tem e vem. E por quê as ambulâncias estão sucateadas?

    Aqui no Estado de Alagoas não tem promotor de justiça? Não tem deputados, vereadores, desembargadores, polícia federal, polícia civil e tribunal de contas, que ninguém enxerga e nem faz nada contra o caos na saúde?

    Onde está a verba da sesau e uncisal? Quais as notas fiscais? Quais serviços real ente está sendo feito?
    Será que estão “prestando contas” forjadas?
    Quem está enricando?

  • Antena Ligada

    Vamos falar sobre a Unidade de Emergência do Agreste. Uma vergonha. Unidade que atende à metade das cidades alagoanas. Funciona? Sim, funciona. Mas… como uma unidade hospitalar onde trafegam diariamente uns 200 funcionários que não encontram detergentes nos W.C., papel-toalhas, copos descartáveis para matar a sede, sacos p/ lixos, etc. E não esqueçamos os acompanhantes de pacientes que vivenciam a mesma situação. Medicações: o mesmo lenga-lenga de
    tectados em outros hospitais. Imaginem uma atendente de enfermagem ou enfermeira que vai ao W.C. e ao sair vai manusear seringas, fazer curativos e demais procedimentos apenas molhando as mãos na torneira. Lamentável. Alegam contenção de despesas.
    Entretanto, a mesma Unidade de Emergência está locupletada de apadrinhados políticos. São parentes próximos, amigos, vizinhos, por que não dizer…eleitores do deputado que COMANDA a Unidade do Agreste. São os famosos COMISSIONADOS e EXTRAS, não todos, mas a MAIORIA perfeitamente descartáveis. Senhor governador, no diminutivo mesmo, assim é massacrar o cidadão de bem. Tenha paciência, reveja sua política de contenção de gastos. Gestores por meritocracia e não por apoio político.

  • Genival

    É interessante que a maioria das opiniões convergem sempre para a gestão da secretária Rozangela. E nada é mais justo. Centralizadora, arrogante, com uma equipe terrível, não há qualquer servidor da SESAU contente com o que vem sendo feito por lá. Fornecedores aguardando respostas que não vem, pacientes que não viajam para continuidade do tratamento. Uma situação muito além da visão do colunista.
    A secretária decide o que vai ser pago como se fosse discricionário pagar por um serviço prestado ou bem adquirido, e não é.
    Hoje as empresas lutam para não deixar de receber tudo e há muitas histórias de pessoas prejudicadas por terem se levantado contra os protagonistas do Financeiro.(com F maiúsculo pelo tamanho da importância que se dão)

    • Antena Ligada

      Genival. Não discordo do seu comentário. É muito provável (acredito) que a secretária de Saúde seja ineficiente. Mas, aqui prá nós, o caos no que se refere à saúde pública dos alagoanos (falta de insumos básicos) vem de cima, da cabeça imatura desse menino arrogante que teima em brincar de governador.

  • treal

    Para cumprir o convênio das UPAS, foi preciso a prefeitura entrar com um processo na justiça imaginem o resto.

  • indigesto2016

    Estão matando a população.

    A SESAU tem um Procurador de Estado exclusivo para assessorar os processos licitatórios, que são aprovados se estiverem dentro da Lei.
    Os ‘técnicos altamente competentes’ que a Secretária fala, não sabem fazer um processo para comprar uma Anador.

    E o triste. Quem vier vai vir com tanta ‘sede’ que até a agua vai acabar.

  • Há Lagoas

    Pior do que a constatação dos fatos e tentativa de iludir os leitores deste blog com uma nota de esclarecimento que evidencia a personificação da incompetência.
    Renan – o filho – está nos fazendo sentir saudades de Téo Vilela, que com toda a sua letargia, conseguia ser menos danoso do que o inapto Calheiros Junior.
    Pobre Alagoas, lamento que o atual governador nunca teve um Plano de Estado para nos retirar do atraso que nossa classe política nos colocou.

  • Vitor Virgilio de Araujo

    Na verdade essa construção do HOSPITAL DA MULHER, vai servir para tentar reeleger o RENAN PAI em 2018, através dessas famigeradas “OS”.

    • tania

      Não é possivel que o povo ainda eleja Renan Calheiros e seu filhote!!!!

  • LUANABSILVA@YAHOO.COM.BR

    Essa secretária é cara-de-pau,no HGE falta tudo, o que se abastece não corresponde a demanda real. Colocaram pessoas incompetentes e sem experiência na SESAU para fazer as compras, principalmente de medicamentos e matrial médico hospitalar. Vivemos uma verdadeira farça na administração da SESAU. GOVERNADOR ABRA OS OLHOS.

  • Indignado

    A culpa disso é do governador e de sua turma. Encheram de apadrinhados políticos as secretarias com gente que não sabe de nada e se acha.

  • CLAUDIO S. SOUZA

    NO HGE FALTA TUDO, ESPARADRAPO, GAZES, PAPEL TOALHA, SABÃO LIQUIDO, MEDICAMENTOS, E TEM UMA FUNCIONARIA CARGO EM COMISSÃO QUE ESTA COM AUTONOMIA DE COMPRAR TUDO, E DIZ QUE TEM O AVAL DO GOVERNADOR, O NOME DELA E M.M. TRATA TODO MUNDO COMO EMPREGADO, NÃO SABE QUE AS NOTAS FISCAIS DAS COMPRAS QUE ELE ANDA FAZENDO ESTÃO SENDO RASTEADAS, TOME CUIDADO DR. CARLOS GOSMES DIRETOR GERAL PARA NÃO RESPONDER PELO OS ADIANTAMENTOS LIBERADOS COM OUTROS FINS, SABEMOS QUE O SR. E UMA PESSOA DIGNA QUE MERECE NOSSO RESPEITO.

  • José da silva

    Quanta lenga lenga dessa gestão de incompetentes. Alegar que a lei dificulta as compras é acreditar que a população é imbecil e não está vendo que tudo isso tem uma única finalidade criar um problema para dar-lhe uma solução mágica as OSS. Incrível que depois de dois anos esse povo não consiga segue abastecer a Farmex corretamente pois essa tem uma demanda estável e conta com fartos recursos do Ministério da Saúde. E por falar em Samu os repasses do MS para manutenção estão em dia é por que temos tantas viaturas paradas? Porque querem repassar o dinheiro para uma OSS que será a salvação do mundo. Me indago onde estara a Dra. Micheline Tenório tão combativa e de repente tão calada ? Isso é caso de polícia e MP se aqui tivesse instituicoes descentes.

  • sebastião iguatemyr cadena cordeiro

    TÁS VENDO AÍ , MATÉRIA!? MUITOS DESSES COMENTÁRIOS SÃO CONCRETOS ,INDEPENDENTE DAS SUAS SUPOSTAS E HIPO-
    TÉTICAS CAUSAS QUE OS INCITARAM.SABES COMO É DELICADA A SITUAÇÃO DE UM SOLDADO QUE É COAGIDO A CUMPRIR ORDENS,AFINAL A “CAMPANHA DO DESMONTE” É IMPOSTA DE CIMA PARA BAIXO,E A MOTIVAÇÃO PARA TAL NEGÓCIO É DESCONHE-
    CIDA PELA GRANDE MAIORIA DOS ENVOLVIDOS(FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS), POIS SE TRATA DE UM ESTRATAGEMA MAQUINADO E FOMENTADO PELO CÂNCER “DESTEPAIZ”, A SUA CLASSE POLÍTICA,QUE NÃO ENVOLVE FATORES HUMANOS,ÉTICOS,FILOSÓFICOS,RELIGIOSOS,ETC, IMPLICA APENAS(!?)NO PODER, EM SUA TOTAL MAGNIFICÊNCIA ! A SAÚDE É APENAS UMA DAS ARMAS UTILIZADAS PELOS USURPADORES PARA COROAR SUAS INTENTONAS . QUEM SE ENCONTRA ENTRINCHEIRADO NOS MÚLTIPLOS FRONTS DESSA BATALHA,SENTE QUE ALGO NÃO SE ENCAIXA,QUE EXISTE ALGUMA COISA NO AR QUE NÃO SÃO EXATAMENTE,AVIÕES DE CARREIRA. MAS COMO EXISTE A HIERARQUIA E A DEFORMIDADE DE CARÁTER,PREDOMINANTES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS,AS MONSTRUOSIDADES VÃO SENDO SILENCIOSAMENTE ENGOLIDAS. . .

  • WELLINGTON

    O problema maior dessa gestão da SESAU é não querer reconhecer a incompetência implantada por sua equipe desde o primeiro dia deste “DESGOVERNO”. Realmente a complexidade administrativa da saúde no Estado de Alagoas é muito grande… imagina esse povo num Estado como Pernambuco, Rio ou São Paulo? Sempre comparam a nossa situação por baixo e com os piores para justificar seus erros e nunca acontece nada para mudar, só promessas… Senhora secretária quando se tem competência de verdade, uma equipe sintonizada e valoriza o quadro de funcionários efetivos que sempre carregaram o “piano” nas vacas magras e que conhecem como ninguém a realidade da saúde do Estado, com certeza os grandes problemas viram ocorrências solucionáveis. Mas não, pelo contrário. Funcionário efetivo neste gestão é sinônimo de incompetência e outras coisas mais. Está aí o resultado e vossa senhoria está pagando o preço. O fato é que não se faz licitações para aquisições de materiais de insumos básicos e quase tudo que se compra sempre em caráter de “emergência”. Que emergência é essa que dura dois anos e vamos entrar no terceiro ano de DESGOVERNO da mesma maneira ou pior? É um desgaste que não tem justificativa e não há necessidade. A equipe de assessores, nem se fala, levam a vida em desfilar nos corredores da SESAU, UNCISAL, HGE e nos postos de saúde, dando “pitis estéricos” mais preocupados(as) em chamar a atenção e mostrar “autoridade” do que resolver os problemas básicos do cotidiano com discursos inflamados que chegaram para “salvar a saúde do Estado”. Torna-se até cômico, mas é a verdade. Não se trata senhora secretária de complexidade administrativa, se trata de planejamento, escolhas, vivências, valorização, transparência, desburocratização, valorização, diálogo,fiscalização, legislação, competência mesmo. Se trata de respeito a quem paga os impostos… “Achismo e arrogância” é o maior pecado de um gestor, porque a emoção estará sempre à frente da razão e aí é o fracasso e o filme de terror que nós estamos acompanhando na SAÚDE de Alagoas.
    Fazem dois anos deste DESGOVERNO e o tal do “planejamento” se é que existe não funciona. Isso é fruto do despreparo daqueles que ocupam funções estratégicas que mal conduzidas não perdoam os “gestores” maiores porque eles estão na linha de frente. Isso resume o “conjunto da obra”. Não adianta falar, sugerir… Sempre estão com a razão, sempre alguém é o culpado e na prática o serviço continua uma m… e o povo que paga a conta.
    Desce do salto, veste a camisa da incompetência e pede para sair junto com essa equipe que conseguiu ser pior que a do governo anterior. Já está provado.
    Coisa de amador… Ou “sabidos” demais… Isso não vem ao caso nesse momento
    Já deu… peguem a reta.

  • GERENCIAMENTO DE DESCULPAS.

    INCOMPETÊNCIA DE GESTÃO, GERENCIAMENTO DE DESCULPAS, É UMA PENA MAS REALIDADE!!! CULPA SUA DO VOTO ERRADO, AGORA, REPITA EM 2018 E DEIXE A MESMICE EM ALAGOAS COM A FALTA DE SERIEDADE NO TRATO DA COISA PÚBLICA!!! NÃO VOTE PELA PAIXÃO, EMOÇÃO, VOTE PELA ‘RAZÃO’!!!
    FORA GERENCIAMENTO DE DESCULPAS!!!
    P/Domingos Correia

  • sebastião iguatemyr cadena cordeiro

    ÓTIMO O COMENTÁRIO DO INTERNAUTA WELLINGTON …DISSE TUDO,E UM POUCO MAIS, PARECE DOMINAR A TEMÁTICA…ASSINO EM BAIXO !

  • Pedro Tenório Neto

    Vejo agora e espero que a “Justiça”, acompanhe de perto essas ações ou omissões do governo, tendo em vista que no ultimo pleito eleitoral o governador associou a construção de 2 hospitais no Benedito Bentes, será que era mais um estelionato politico?

  • Renato Amorim

    Parabéns a sesau por dar continuidade, unicamente, ao trabalho desenvolvido nesses 40anos… Papel e notas de “esclarecimentos”, deixando claro que,elas são emitidas, apenas, quando a situação chega ao fundo do poço. Quantos fundos de poços precisamos cavar?

  • Francisco Helio Dantas Jr.

    Estimado, aparentemente todos os hospitais da UNCISAL estão sucateados, prestes a fechar ou fechados.
    Sou médico psiquiatra, ex aluno dessa querida escola, e lembro com pesar do fechamento do nosso único hospital de clinicas da UNCISAL, o Hospital Escola Dr. Jose Carneiro.
    Outro, o Hospital Psiquiátrico Portugal Ramalho está no mesmo caminho, de desabastecimento e fechamento. Imagine que na unica emergência psiquiátrica do SUS em AL, chegam a faltar medicamentos injetáveis básicos para pacientes em franco surto psicótico, deprimidos e pós tentativa de suicídio!
    Minha dúvida: a quem interessa esse processo de precarização, sucateamanto e fechamento dos hospitais escolas?
    Não sei quem ganha, mas todos nós perdemos.
    (Minha solidariedade aos colegas médicos e servidores que ainda militam bravamente nessas unidades de saúde).

  • Williams Roger

    SOBRE A DEMOLIÇÃO DO HOSPITAL ESCOLA PORTUGAL RAMALHO E O SEU FIM.

    Enquanto o excelentíssimo governador Renan Filho lança edital para criar um Hospital da Mulher e ordem de serviço para a construção do Hospital de Clínicas e o Metropolitano, prepara-se para demolir o Hospital Escola Portugal Ramalho, que trata e mantém, com carinho, mais de uma centena de pacientes com transtornos mentais, lhes fornecendo café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e lanche, além de afeto, carinho e tratamento humano.

    Além disso, lá trabalham mais de 400 servidores competentes e abnegados no desempenho de suas funções, desde o nível fundamental, passando pelo nível médio até o superior.

    O HEPR tem 60 anos e milhares de pacientes já foram atendidos por essa unidade hospitalar, levando conforto, afeto e procurando dar o melhor tratamento possível, mesmo passando por dificuldades.

    Concluindo ficam as seguintes indagações:
    Para onde irão os mais de quatrocentos servidores que trabalham no HEPR?
    A quem recorrerá a família dos pacientes que sofrem de transtorno mental ou que são dependentes químicos, já que o HEPR deixará de existir?
    Para onde irão os cerca de 50 pacientes que residem no HEPR, onde usufruem de café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e lanche, além de poderem descansar e ter lazer?
    O que ganha o governo de Alagoas com a demolição do prédio onde funciona o HEPR, uma vez que já existe todo uma estrutura e infraestrutura montada?

    Enfim, como membro do Conselho Gestor do Hospital Escola Portugal Ramalho apelo encarecidamente a Vossa Excelência para que mantenha o prédio funcionando plenamente, em face de ser o único Hospital Público que atende pelo Sistema Único de Saúde e que socorre, na precisão, todos os portadores de transtorno mental que necessitam de seu atendimento.

    Se Vossa Excelência vier a demoli-lo cometerá o ato mais bárbaro e selvagem de seu governo.

    Para que isso não aconteça recomendo que faça uma visita ao HEPR no dia e hora que quiser, até mesmo de surpresa. Creio que Vossa Excelência mudaria de ideia na hora.

    Roberto Jorge Ramalho Cavalcanti é servidor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e advogado e jornalista.

  • José Carlos

    O que é que você esperava desse governo?Vota nêle novamente?

  • Indignado

    Como diz nosso governador, ESTAMOS NO CAMINHO CERTO, que é em 2018 acabar de vez com os RC e RF pode esperar

  • Marcio

    Senhor Ricardo,
    Me deixa estupefato o teor da tal nota, que mais parece um acinte que resposta a uma acusação.Ora, dizer que são 5 mil itens e daí, podem ser um milhão. Tem que ter competência.

  • EDY Ribeiro

    todos os dias eu faça a mesma pergunta o que esta secretaria de saúde faz ainda ocupando esse cargo se ela não faz nada não resolve nada não serve pra nada ejá passou da hora dela entregar a pasta ou governo cego da peste.

  • Dr. Mário Leite

    SER OU NÃO SER EIS A QUESTÃO !!!
    QUEM É MAIS INCOMPETENTE UMA SECRETÁRIA QUE NÃO SABE CONTROLAR O ESTOQUE DE FEIJÃO E FARINHA DA SUA COZINHA ???
    OU UM GOVERNADOR DE DESDE O PRIMEIRO DIA DE GOVERNO, TEM UMA SAÚDE QUE NÃO CONSEGUE NEM O BÁSICO DE ENTREGAR MEDICAMENTOS A DOENTES CRÔNICOS QUE HÁ 20 ANOS RECEBIAM COM CERTA REGULARIDADE, E NÃO RECONHECE A INCOMPETENTE SECRETÁRIA QUE TEM E NÃO A CONSEGUE DEMITIR ??? O QUE ESTÁ POR TRÁS DISSO ??? É A NOSSA REPUBLICA DAS ALAGOAS CARO JORNALISTA ?

  • Lima

    Caro Ricardo, a saúde do município não é diferente, também está em COMA há 4 anos. Tem unidades de saúde tipo referência que nem sequer retira um ponto devido a falta de uma pinça…. lamentável! Também falta medicamentos e correlatos, há muito tempo não chega lancetas para glicemia que na gestão passada não faltava esse tipo de insumos e nem medicamento, olhe que não preciso defender ninguém! Mas serão mais 4 anos de sofrimento que as pessoas que mais necessitados irão sofrer e morrer a míngua!!!

  • Maria Alves a Crítica

    O Oscar da incompetência na Saúde vai para AAAALAAAGOAS !!! Que tem a pior secretária da história, ainda sem SIMANCOL que acha que é a melhor do século e quer ficar se todo jeito enquanto seu chefe de Gabinete opera. PAAAARABÉNS GOVERNADOR ! Vai ganhar uma reeleição pra prefeito de Murici !!!!

  • carlos

    È assim, o governo Renan,muita nota técnica e ação zero há de 40 anos que não se constrói e aí o que é quem tem suprir os leitos que são necessários parece lógico mas não é se os que tem serve só para os pacientes morrerem por falta de medicação!Bote para funcionr os existente com dignidade .Discurso são apenas palavras…

    • Márcia

      ESSA SECRETÁRIA DESATIVOU MAIS DE 500 LEITOS DO HOSPITAL DO AÇUCAR, NÃO TEVE UMA ATITUDE PARA QUE ELES VOLTASSEM A FUNCIONAR, E FALA E MAIS LEITOS DE HOSPITAIS ??? QUE PIADA É ESSA ? É UMA BRINCADEIRA DE MAL GOSTO ??? AAAAHH QUER FAZER O POVO ALAGOANO DE BESTA NE ???? VAI COMPRAR DIPIRONA PRO HGE PORQUE NEM PRA ISSO ESSA SECRETÁRIA TEM COMPETência