Foi um momento de sensatez da prefeita Célia Rocha, de Arapiraca. Ela hoje vetou o projeto que ela mesma tinha enviado à Câmara de Vereadores do Município – que aprovou a matéria, mesmo com a recomendação em contrário de uma parecer do advogado Adriano Soares – a pedido de Rogério Teófilo – e do Ministério Público Estadual.

O projeto propôs uma anistia de juros e multas para todos os devedores de impostos à prefeitura de Arapiraca, parcelando o débito, desde que o primeiro pagamento fosse feito ainda este ano. Uma renúncia fiscal, inegável, com uma agravante: ninguém na prefeitura sabia dizer o tamanho do prejuízo.

Um Refis, usando a linguagem própria para este tipo de operação, é sempre possível, mas absolutamente inadequado ou imprudente ao final de uma gestão que, na prática, durou quase vinte anos.

Ao recuar, mesmo contrariando as orientações daqueles que comandam o grupo político de Célia Rocha, a prefeita pode respirar e afirmar que agiu com responsabilidade.

Confirmando, aliás, uma trajetória política que poderia ter atingido patamares ainda mais altos.

Célia Rocha foi a maior liderança política e eleitoral de todo o Agreste durante mais de dez anos. Com uma capacidade rara de trabalho, um carisma pessoal inegável, ela foi prefeita, por mais de uma vez de Arapiraca e uma campeã de votos para a Câmara Federal em 2010.

Pagou caro por isso: provocou ciúmes dentro do próprio grupo que integrava e foi quase que obrigada a disputar – e vencer com dificuldades – a eleição de 2012 para a mesma prefeitura que já havia administrado.

Recebeu uma herança maldita e desde então vem patinando numa gestão muito abaixo do que poderia fazer. Uma pena. Agora, se despede do cargo com dignidade.

Não é tudo – mas importa muito.

Nove anos depois: STF decide hoje sobre escândalo de Renan pai de 2007
Olavo tio chega tarde e 'PEC da discórdia' deve ser aprovada na Assembleia
  • Joao TT

    Desculpe o AUÊ/ Eu não queria MAGOAR você – Foi CIÚME, sim
    Fiz GREVE de fome, guerrilhas, MOTINS/ perdi a cabeça, ESQUEÇA (2xs)
    Da PRÒXIMA vez eu me mando – Que se DANE meu jeito INSEGURO
    Nosso AMOR vale tanto, Por você vou ROUBAR os anéis de SATURNO …
    BILHETINHO desaforado de Rita LEE ao compositor – e MARIDÃO -, Roberto CARVALHO no vinil Bombom em 1983
    https://www.vagalume.com.br/rita-lee/desculpe-o-aue.html

  • Cesar

    O problema Ricardo, é que graças a ela, Chico Tenório (suplente dela e que estava acabado politicamente), ressurgiu para fazer o que hoje faz (Pec do orçamento impositivo, só para destacar o mais famoso). Depois desse ato, Célia para mim virou uma decepção. Renunciar ao cargo de deputada federal (em que estava bem obrigado) para candidatar-se a prefeita de Arapiraca somente para Rogério Teófilo não ocupar o cargo foi a segundo ato político mais ridículo que vi em minha vida (o primeiro foi Kátia Born tomar banho no riacho Salgadinho). Tanto desgaste e no fim Rogério acabou se tornando prefeito, com o apoio da população, cansada de ser tratada como marionete. Vá embora e não volte mais por favor. O que tinha de dar já deu…….

  • Há Lagoas

    Existe uma diferença crucial entre Célia Rocha e o grupo encabeçado por Luciano Barbosa – o dos teclados.
    Ainda existe uma certa dose de empatia e altruísmo em Célia, algo que não se pode enxergar em Luciano, nem mesmo com lupa.
    Que bom que ela ainda preserva princípios.
    Sempre é possível converte nosso caminho.

  • Joao Pereira

    Sua fonte de informação está incorreta. O que foi vetado foi a emenda que foi feita por uma vereadora extendendo o prazo para 31 de janeiro e portanto saindo do escopo desejado. O Refis acontecerá

  • Erica Paula

    Pior que nem sei se vai sair com tanta dignidade assim, visto que já corre da boca dos próprios secretários o provável não pagamento do mês de dezembro dos servidores…lamentável!

  • Antena Ligada

    Na minha opinião a “decadência política” de Célia Rocha(em algum infeliz momento)foi ter se misturado com políticos inadequados. Daí, deixou de imprimir sua vivacidade, competência e alegria de servir aos arapiraquenses. Uma pena. Entretanto, a renovação no comando municipal é salutar.

  • EWERTHON JOSE CORREA DE OLIVEIRA

    RICARDO MOTA ELA SO VETOU UMA EMENDA QUE OS VEREADORES TINHAM ADICIONADO.
    EMENDA ESSA QUE TINHA SIDO FEITA A PEDIDO DA EQUIPE DE TRANSIÇÃO DO PREFEITO ELEITO ROGERIO TEÓFILO.

  • De olho

    Se s Célia Rocha não pagar os servidores em Dezembro e o Décimo terceiro dos servidores efetivo aí ela entra na lei de responsabilidade fiscal, vai praticar improbidade adimistrativa,um problemão pra ela. Mas vinte anos de inrresponsabilidades o que esperar dessa Mulher.

  • Esperanso

    Espero que Rogério faça uma gestão voltada para os servidores do município de Arapiraca

  • JEu

    Em Arapiraca é assim mesmo: é fumo para todo lado…!!!!

  • SALVE ARAPIRACA !

    Corrigir o incorrigível, pois seus sucessivos erros, foram o fim politico e pessoal de quem enganou a todos e a todas que não faziam parte de sua incompetente patotinha ” As Meninas da Célia”. Só temos mesmo que parabenizar os mais de 40 mil eleitores que acreditaram em uma nova Arapiraca. Cabe única e exclusivamente ao Rogério Teófilo, montar sua equipe sem pressões, para que possa recuperar Arapiraca desse desastre de Administração. Comandada por Célia e Luciano dos teclados que queria eleger um poste com mordaça e tudo mais.