A crise de representatividade atingiu não apenas os partidos políticos.

Também os sindicatos e demais entidades de classe sofrem o desgaste da falta de credibilidade junto aos próprios associados.

É um problema geral, é verdade, mas poucas entidades têm perdido tanta força – e representatividade – quanto o Sinteal, sindicato que já revelou lideranças políticas de peso na sociedade, como Alba Correia, Jarede Viana (que já morreu), Lenilda Lima, só para citar algumas que tiveram maior projeção.

Seja por causa da crise, seja por causa do alinhamento político-partidário, o Sinteal virou atualmente uma entidade de “faixas”.

Elas estão lá, espalhadas pela cidade, renovadas periodicamente, mas sem nenhum efeito prático junto à população.

É uma pena, porque, mais do que nunca, os sindicatos teriam um papel político fundamental em um momento tão crítico.

Que retomem o caminho das ruas.

Previsão do julgamento dos taturanas no TJ nesta quinta: 2 x 1
O dia de finados e as pequenas mortes
  • Antonio

    Artigo desnecessário e revelador do preconceito e ódio da direita conservadora. O Sinteal nunca foi de balançar bandeira de ou de outro partido politico…agora é claro sempre esteve em defesa dos trabalhadores. Se a esquerda sempre esteve com os trabalhadores e logico e conveniente o Sinteal esta mais ligados a ele. Isso é bem claro…nao é necessário querer desmerecer o sindicato ou jogar a opinião publica contra quem mais defende os trabalhadores da educação…se não fosse ele quem brigari “legalmente” pelos professores?

    • Joao TT

      CARI Ricardo, … tiro na MOSCA!
      no CENTRO da táuba de TIRO ao Álvaro dos Demônios da GAROA, vejamos e convenhamos centros e diretórios ACADÊMICOS aparelhados em Campina Grande-PB e em Sampa-SP.
      Aqui em St’ANA temos também maus exemplos: SINDICATOS DE$-alinhado$ com as BASES meRmo recebendo em DIA a contribuição descontada em FOLHA.
      Adonde surra nas URNAS de CriveLLa na Gambiarra com governo “GB” a prazo na BaHÊa da Guanabara poluída e ressacada à VISTA, e margarina DORIANA – prefeito DÓRIA – passando pra TRÁS a maior cidade NORDESTINA do Brasil: SãPÁLio, onde na USP, a moçadinha mais NOVA arrepara bem – a turma de JORNALISMO da ECA-usp fazendo jornal do CAMPOS impresso … “Ano passado [Ensino MÉDIO] todos estavam se formando politicamente JUNTOS [OCUPANDO escolas de]. Aqui [na UNIVERSIDADE, todo mundo já tem o seu GRUPO e só vota nas assembleias se for ajudá-lo” [uma MÃO lava a UVA fermentada da VOVÓ ]
      _ http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2016/06/ocupacao-na-faculdade-nao-e-a-mesma-coisa
      É impressionante a NECESSIDADE da juventude liberar o TONHO … “Libera o TÔNHO q eu te dou 10 conto” … C’Forró Arriba SAIA vol 4 2003 [R Brasil], _ http://www.vagalume.com.br/arriba-saia/libera-o-toim.html

      Caríssimo ANTONIO, … aonde foi que ERRAMOS?
      com TIRADENTES … “LIBERTAS qua sera TAMEN” [Minas Séc XVIII]
      no Séc XXI … “LIBERTAS que darás TAMBÉM” [LGBT @-mundos a fora]
      * De tto levar, fRechada do teu OLHAR/ Meu peito até parece sabe o Q
      – Tauba de TIRO ao álvaro/ Não tem mais onde FURAR
      _ https://www.vagalume.com.br/demonios-da-garoa/tiro-ao-alvaro.html
      Não tem

    • Anderson silva

      Conversa fiada essa sua aí. O sinteal só fazia barulho quando era o PT que estava no poder agora que não o PT, kd o sinteal indo às ruas ou fazendo paralisações pela data base de 2016. A data base era abril. Ao porque o governo “denevolentemente” concedeu a mudança de letra para os professores e administrativos da Educação o sinteal ficou caladinho. Verdade verdadeira o que o Ricardo Motta colocou no artigo.

    • Licurgo

      Kkkkkk. ..piada!
      O Sinteal, assim como os demais sindicatos, não balançar bandeira de partido…PT e sua tendência DS quw o diga. Sabe de nada inocente.

    • Professor Feliz

      O siteal está sem credibilidade, junto aos professores e monitores. criou-se o sindicato dos monitores.

  • Williams Roger- ex- filiado e militante.

    Kkkkk
    Há quem diga que se venderam. Ñ tem princípios e nem credibilidade. Ñ mais representam os trabalhadores. Nesse governo. Todos se calaram. Por que $erá que se calaram!

    São uns desmoralizados.

  • Ederaldo

    Veja bem os sindicatos da saúde também sumiram os dos médicos, da Uncisal, dos técnicos da saúde comado pelo B, Alexandre que nunca fez uma eleição, o movimento unificado é uma falsa nunca existiu e tantos outros, por que não tem registro no MTE, basta consultar o cnpj deles.

  • Sergio

    Os sindicatos neste pais geralmente(e põe geralmente nisso) estão a serviço de indivíduos e não da coletividade.

  • PROFESSOR

    Concordo plenamente com esta matéria……….cadê a LUTA PELA RT EDUCAÇÃO 2013. Acabou ????????????????

  • breno

    Sou professor e o SINTEAL NÃO me representa. Um sindicato que não se mobiliza pela classe , além das faixas ,como bem colocado. É só ver o salário do professor hoje e as condições precárias das escolas.

  • Edmilson

    Parabéns Ricardo!!!!

  • Edmilson

    Este sindicato não representa a classe, e sim aos seus interesses!

  • maksu

    Não têm mais nada. Os sindicatos e muitos deles passaram 13 anos no suvaco do pt e afundaram junto. Movimento sindical carece hoje de lideranças. Só temos pelegos.

  • JEu

    Pois é, só falta o Sinteal colocar faixas elogiando o governo do estado por não ter dado o reajuste salarial do IPCA de dez/15… que teria de ser cumprido, por lei, em maio/16… além de todas as outras perdas que os professores vem amargando… agora, não quer que se diga a verdade?!!!

  • Marcelo Nascimento

    Sinteal é uma entidade de luta. Combativo e incansável da defesa dos direitos da classe trabalhadora, nesse caso, os trabalhadores da educação. A quem interessa desqualificar uma entidade combativa como o SINTEAL ?

  • Platão

    Ora quem é direita ou esquerda neste País? Quanto ao SINTEAL, já não é o mesmo de outrora. É distribuidor de faixas pela cidade. Antes contra o golpe, depois fora Temer e agora PEC 241.

  • Marcos

    Sinteal representa si todos da educação profissionais que faz estar entidade são pessoas de muito caraté não são de pessoas que só saber falar abrobinhas

    • breno

      Esse Marcos deve ser um daqueles que vivem mamando nas tetas do SINTEAL, aproveite a oportunidade e informe aqui aos leitores o que o SINTEAL fez pelos professores nos ultimos 10 anos.

  • Lucius Marcus

    Leio professores que se poem contra o sindicato e o criticam de maneira veemente, sou professor da rede estadual e não morro de amores pelo SINTEAL, porém reconheço a sua importância e seu valor histórico, e sei que o pouco que conquistamos não teria sido possível sem a participação do mesmo (vide a luta pela ISONOMIA, em 2007). Agora todas essas pequenas conquistas só aconteceram graças a presença de professores e demais funcionários da educação nas ruas e nas assembleias, já que o SINTEAL e feito por todos nós e não apenas pela direção, que diga-se de passagem nunca se renova. Agora faço algumas perguntas:
    1) Será que todos que estão aqui criticando, participam das assembleias? Ou preferem ficar em casa, passeado no shopping ou trabalhando nas escolas, com a desculpa de que não querem levar falta?
    2) Quando há uma paralisação, os que estão criticando aderem? Ou preferem ficar em casa, passeado no shopping ou trabalhando nas escolas, com a desculpa de que não querem levar falta?
    3) Quando há uma greve, os que estão criticando aderem e vão para a luta? Ou preferem ficar em casa, passeado no shopping ou trabalhando nas escolas, com a desculpa de que não querem levar falta?
    Se responderam sim a todas essas perguntas parabéns você faz parte de um sindicato que tenta ser atuante, ainda que haja falhas. Agora se você respondeu não a todas essas perguntas, me desculpe mas você não tem razão e nem direito de criticar nada.
    Repito NÃO MORRO DE AMORES PELO SINTEAL.

    • breno

      E você Lucius respondeu SIM a todas as perguntas? Isso não é desculpa para o SINTEAL se eximir da responsabilidade com a classe, pois mesmo aqueles que não comparecem a esses atos citados e vale ressaltar que a greve não resolve essas questões e ainda prejudica a escola, um sindicato recebe a contribuição de seus associados.

      • Lucius Marcus

        Breno eu posso garantir que a minha resposta para todas essas perguntas, são SIM, já que não sou hipócrita de ter um discurso e as atitudes serem outras. E ai vai outra pergunta se a greve não resolve nada que outra resolução há? E para que fique claro, não é a greve que prejudica as escolas. O que prejudica as escolas é a falta de estrutura, a falta de pessoal para trabalhar, a falta de recursos, a falta de segurança, etc. Coisas que são obrigação do Governo fornecerem, pois assim diz a Constituição Federal.

  • Gustavo Pinto

    Meu Deus!!!!
    Marcos, você é professor?

  • FELIPE ALCANTARA

    Só tinham bocão quando era o ADRIANO SOARES, mas afinaram para LUCIANO BARBOSA. Por que será?

  • jc

    Sinteal representa quem? olha os processos das mudanças de níveis do pessoal de apoio administrativos tem servidor que deu entrada ta com mais de ano, tudo parado na P G E por ordem do governador, e o sinteal faz o que? nada, além de nao reajustar os salários, segura os processos. Governador o dinheiro do FUNDEB é pra reajustar também os salários dos servidores da EDECAÇAO. é certo todos os sindicatos fraquejaram diante desse governo. Governo que usa a crise como desculpas para nao dar reajuste aos servidores.

  • Marcos Batista

    Marcos.
    O Sinteal como muitos outros Sindicatos, só tem aproveitadores, vejam o que os Secretários da Educação, tanto o titular quanto os adjuntos estão estão fazendo pela educação, e onde está o Sindicato? Bons tempos aqueles que tínhamos Sindicato, hoje só temos pelegos.

  • José Nivaldo Mota

    Fazer críticas a direção do Sinteal é uma coisa,aliás é legítimo e democrático! Agora sou radicalmente contrário a critica açodada a entidade em si, tem que saber fazer a diferença!

  • Fernando

    Os sindicatos abandonaram os servidores, as lideranças sindicais só pensam em si e em vantagens pessoais.

  • Anderson silva

    O sinteal é ridículo. Não consegue nada, não faz nada. Quem defende, defende porque de alguma forma é beneficiado diretamente por essa instituição apática e longe de ser o que foi no passado. Mas como quem vive de passado é museu, o sinteal precisa olhar para o passado e lembrar que existe um futuro. Porque do jeito que está, kkkkkkkk, o futuro dele vai ser o ostracismo e consequentemente a inoperância. Tenho dito.

  • lenilda lima

    Neste momento de ataque aos direitos dos trabalhadores e criminalização dos movimentos sociais,a maneira mais fácil de demonstrar nossa indignação é desqualificar os sindicatos e suas direções.A forma mais vigorosa e corajosa é segurar faixas, bandeiras e enfrentar os sucessivos golpes à classe trabalhadora. É reencontrar os caminhos das ruas. Estas conquistas tão minimizadas e pouco reconhecidas significam plano de carreira dos professores e administrativos,piso salarial,gestão democrática nas escolas ( legitimidade que não se faz apenas com lei mas, com o exercício cotidiano na escola). Sucessivas manifestações capital e interior para cumprimento da Legislação.Todas frutos da organização,mobilização e luta dos profissionais da educação. Todas ameaçadas. Criticar sim, reconhecer as conquistas e ganhar às ruas! Não à PEC 241!

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    A propósito, o texto abaixo é de setembro, mas apropriado ao do Blog, a saber:
    AS CENTRAIS SINDICAIS E SINDICATOS DEFENDEM AOS TRABALHADORES?
    Joilson Gouveia*
    A secretária das relações de trabalho da CUT – Central Única dos “trabalhadores” – assim entre aspas e em minúsculo por não serem trabalhadores nem defenderem aos verdadeiros trabalhadores – Graça Costa, disse que é contra as reformas trabalhistas propostas pelo atual governo, por entender que “a medida enfraquece a organização dos trabalhadores e tira poder de barganha das classes trabalhistas” (Sic.) In http://reporteralagoas.com.br/novo/reforma-trabalhista-de-temer-quer-alterar-clt-e-ampliar-terceirizacao/
    Há mesmo essa tal “organização dos trabalhadores”?
    Onde estiveram, nesses últimos catorze anos, o que fizeram ou o que faziam diante dessa imensa legião miserável de mais de 11,8 milhões de desempregados, que foram demitidos somente nesses últimos dois anos?
    Em verdade, essa tal “organização dos trabalhadores” que mais defende ao partido (que se dizia dos trabalhadores) que aos seus próprios trabalhadores sindicalizados ou “organizados”; ou não? Os fatos não deixam dúvidas!
    Outra coisa: perder o “poder de barganha” das supraditas classes, como aduzido pela citada secretária Graça Costa, é, no mínimo, elementar, básica e por baixo, desconhecer ao teor e ao signo e ao significado do vocábulo BARGANHA e/ou do verbo “barganhar”, senão o vejamos, a saber:
    • bar•ga•nha (derivação regressiva de barganhar) substantivo feminino
    • Troca de uma coisa por outra.
    • Negócio conseguido com meios ilícitos ouenganosos.- TRAPAÇAS
    • Coisa comprada a preço baixo. = PECHINCHA
    • Sinônimo Geral: BERGANHA
    • “barganha”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/barganha [consultado em 09-09-2016].
    Não há, pois, nem jamais poderá haver “barganha” alguma daquilo que a própria lei já estabelece para e numa relação trabalhista ou contratual, porquanto pura, justa e simplesmente já prevista na própria LEI, as quais devem ser fiscalizadas pelo Ministério Público Trabalhista e nunca por “barganhas” desses tais “sindicatos”, que são mantidos por coarctas, compulsórias e obrigatórias ou inadequadas, impróprias e injustas “contribuições sindicais”, sem prestações de contas transparentes, no mais da vez, que mais servem ao enriquecimento ilícito de certas diretorias, diretores e presidentes; ou não?
    Quem controla as contas desses mais de 15.500 sindicatos existentes no Brasil e das ditas incomensuráveis ONG’s?
    A barganha, por sua vez e como bem definido, conceituado e explicitado acima, somente poderá existir em negócios escusos, anômalos, espúrios, ardilosos ou suspeitos e transações por espertos mercadejados cambistas ou traficantes ilícitos e de suas negociatas ou das ardilosas e velhacas raposas ou atravessadores em suas empreitadas ilícitas; ou não?
    O que se pode dizer dos mais de 11,8 milhões de trabalhadores desempregados? Ou seja, só os que perderam seus empregos e seus trabalhos de carteira assinada, e apenas nesses últimos dois anos?
    E ainda temos mais de 5 milhões de jovens em busca de seu primeiro emprego ou trabalho ou renda!
    Quem os defendeu? Quais sindicatos ou centrais saíram em suas defesas?
    Ah! Sem falar que mais de 11, 5 mil trabalhadores da Petrobrás aderiram ao PIDV – Programa de Incentivo à Demissão Voluntária e outros mais de 5,9 mil já forma demitidos!
    Os “trabalhadores” defendidos pelas esquerdas são os aparelhados, apaniguados, comissionados, parentes e parentelas deLLe, deLLa e da alta cúpula; ou não?
    Olhem como estão pobres os filhos deLLe, deLLa, de Mercadante, de Palloci, Genoíno, Dirceu, Vaccari e etc.
    O Brasil necessita de uma breve urgente e urgentíssima MOROlização e não somente nos Poderes Públicos!
    No mais, fico com a sabedoria popular retratada num dos mais adequados memes recentes: “Pior que um governo corruPTo é o cidadão que o defende” e “Não é honesto, nem decente um cidadão honrado e de bem defender ou votar no ‘PT’, por ser apologia ao crime”! Ou não?
    Ah! A propósito quando e quantos, dos condenados do tal “partido”, foram expulsos, como vociferado pelo seu presidente Rui Falcão?
    Enfim, as centrais sindicais e sindicatos dos trabalhadores existem mais para DEFESA deLLe e do próprio “partido” que a dos trabalhadores. É fato!
    Abr
    *JG

    P.S.: R.Mota ou a quem se habilite e possa explicar: onde estavam e estiveram os tais “sindis” e centrais e ditas “uniões” ligadas à Educação e aos “estudantes” quando do corte de mais de 10,2 bilhões da “pátria edcucadora” e do tal REAJUSTE FISCAL, de Joaquim Levy, mantido pelo Nelson Barbosa? Essa famigerada PEC 241 é a mesminha anunciada por eLLa; ou não?

  • Vivo

    Desde quando sindicato algum no Brasil funcionou a favor de seus associados?

    Me engana que eu gosto.

  • Jefrey

    Verdade!!! O Sinteal deixou de mobilizar a categoria a muito tempo, sempre participei das assembleias e via como os sindicalistas incentivavam junto com os núcleos a não adesam da Greve. Tudo combinado com os núcleos regionais!!

  • Escola Marcos Antônio

    Quero parabenizar o governador em Exercício Luciano Barbosa.