Com o esperado voto do desembargador Fernando Tourinho, a 3ª Câmara Cível do TJ retoma na próxima quinta-feira o julgamento do recurso dos condenados em primeira instância na Ação por Improbidade dos chamados taturanas.

O julgamento começou em setembro, com o voto do relator, desembargador Domingos Lima Neto, mas foi suspenso exatamente a pedido do desembargador Fernando Tourinho.

Estão na relação dos condenados pela 18ª Vara Cível da Capital que apelaram ao TJ os seguintes deputados e ex-deputados, foram alvos da Operação Taturana, em dezembro de 2007:

– João Beltrão

– Maria José Vianna

– Cícero Amélio

– Paulão

– Nelito Gomes de Barros

– Adalberto Cavalcante

– Arthur Lira

– Celso Luiz

Cícero Almeida

– E o Banco Rural.

Se for mantida a condenação, os réus se tornarão inelegíveis por oito anos.

Lembrando que este processo diz respeito aos empréstimos feitos pelos parlamentares (e ex) no Banco Rural, pagos, segundo a PF e o MP Estadual, com a chamada verba de gabinete (o dinheiro do contribuinte).

Rui e Renan Filho farão a mesma coisa: reforma no secretariado
Nota-desabafo de Renan pai é uma ação em defesa do Filho
  • Malta

    Chegou a vez da justiça não ser manobrada por políticos corruptos e cheios de dinheiros roubados dos cofres públicos…façam eles devolverem todos os valores corrigidos,e casem os direitos políticos de todos…

    • Joao TT

      VaÁáárêÊêêêÊiiiiiiiii …. MALTA! – pel’AMOR e krÊin-Deu$ pai, home$$A!!!
      * Eta dor de TATURANA/ Não desenrama, nem DESINNFLAMA
      – E ATOLA que nem lama/ Não se derrama, nem desengana
      * Sou MENINO e quero MAMA/ Meu peito clama por ti RECLAMA
      – Essa DOR que me detesta/ É DESONESTA, é indigesta
      * E é MACHADO na floresta/ Não desentesta nem DESEMBESTA
      – Sou MENINO e quero FESTA/ Amor não FRESCA, beije minha TESTA
      [ TATURANA ], COM trio JUAZEIRO de Cecílio e Genival Lacerda
      _ https://www.vagalume.com.br/trio-juazeiro/taturana.html

  • sebastião iguatemyr cadena cordeiro

    TATURANAS . . . O RETORNO ( DO RETORNO…DO RETORNO…DO RETORNO…DO RETORNO…DO RETORNO…) RE-TOR-NAR É VIVER … EU ONTEM SONHEI COM VOCÊ…

  • Julio Porto

    Fernando Tourinho aproveitou o período eleitoral para tirar férias ?. Essa novela já era para ter acabado, se não fosse o “respeito” de alguns desembargadores com alguns senadores. Já em outros países, às vésperas da eleição, o FBI (a polícia federal daqui) abriu investigação em face da candidata à presidente apoiada pelo Presidente. Se o Ciço ganhasse a eleição e fosse condenado agora? Olha a confusão que as férias forçadas do desembargador ia causar!

  • JEu

    Será que agora vai?!!!! Ainda tenho minhas dúvidas… afinal, sentimento de “gratidão” é coisa para ser “cobrada” no meio político…

  • Indigesto2016

    Alguém não vai estar de férias de 60 dias não ? Duvido que haja julgamento.

    • Indigesto

      Eita, ô Ricardo!! trabalhar no ‘imprensado’ ??? é difícil.

  • WAL

    Vão ser punidos,até o NICOLAS MADURO,alagoano,quiser…( RENAN-PAI ).

  • De ‘ôio’

    Atenção CNJ, de ‘ôio’, tem o dedo afastado?

  • carlos

    É um momento de muita preocupação dos envolvidos podem pegar prisão perpétuo.Eles sabem que a justiça no Brasil,não brinca com quem rouba o erário e principalmente se forem poderosos.Já com ladrões pobres a justiça é mais branda!Eles estão tão preocupados…

  • Maria do Carmo

    E AA não está nessa ação????? ele também não foi acusado de ser taturana?? ou estou errado???

  • Lima

    Não dar para confiar na justiça do nosso país e nas leis que são criadas por políticos com brechas para políticos. A impunidade é presente e só serve para provocar revolta aos cidadãos de bem. Se esse país fosse sério e a nossa justiça fosse para todos, teríamos que renovar todo o nosso quadro político.

  • Wal Delano

    Acho muuuuuuito difícil o Arthur Lira ser condenado nesse julgamento. É peixe graúdo e tem as costas quentes. É esperar e conferir.

  • Vivo

    Mota,

    Na verdade, lamentavelmente não acredito que vá dar em alguma coisa.

    Pode até ser que vá adiante, mas … Tenho dúvidas.

    Boa noite.

    • Eduardo mendes

      Deste tribunal se espera tudo, talvez algum desembargador vá dizer que esqueceu os óculos e transfira para o dia 31 de fevereiro de 2028

  • Sergio

    Pelos comentários postados aqui nesta coluna ninguém acredita nos juizes de Alagoas, porque será?

    Será que são realmente tão descompromissados com o povo alagoano?

    Será que nem esperança podemos ter nestes togados que vão julgar os Taturanas?

  • Pedro filho

    Esse João t deve ser alienado. É cada comentário sem sentido…

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    O texto adiante transcrito é de dezembro de 2014 e fois postado noutro renomado Blog concorrente do TNH, mas bem adequado ao tem aqui trado, a saber:
    CRIME COMPENSA E RECOMPENSA HÁ MAIS DE DOIS LUSTROS; OU NÃO?
    Joilson Gouveia*
    Pareceria hilário se fosse séria essa “preocupação” ou o “questionamento” ou mesmo a “dúvida” do nosso arauto de que o “crime compensa”; nem sei se rio ou se choro ou desdenhe ao que perquire, duvida e insinua nas suas subliminares gramscistas, como sói e é práxis!
    Por acaso, olvidaria ou desconheceria ou ignoraria o dito cujo arauto esquerdista que há mais de doze longos anos que ela, a violência in genere, recrudesce em todos os aspectos, campos, estados e cidades, urbes e municípios? Sabe de nada o inocente!
    Pesquise-se, analise-se e informe-nos, porquanto dever primordial do jornalismo sério, honesto e honrado, sobre as causas primeiras dessa majoração desenfreada, mormente depois dos foros de Porto Alegre, Manaus e São Paulo, quando os “governos” firmaram “parcerias” ou alianças com as “instituições” nada legais como FARC’s e outros narcotraficantes e de todos os gêneros ou descaminhos e países aliados produtores da matéria prima das drogas, num livre comércio ou descongestionado acesso ou trânsito e facilitando ao tráfego, por nossas imensas fronteiras terrestres, um tanto desguarnecidas ou pouco ou nada policiadas, protegidas ou fiscalizadas como deveriam, sem contar aos infinitos espaços aéreo e marítimo, e do imensurável litoral costeiro desprovido de controle e policiamento ou guarda costeira imprescindíveis – já dissemos isso em nosso modesto Blog, vide, pois, in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/08/eu-vi-li-e-nao-cri-sera-que-isso-e.html encerro-o asseverando: onde não há castigo como sanção não há solução!
    Todavia, destaque-se que o imaginário popular é reflexo do que se passa na conjuntura, no aspecto político, pois o mero, o vulgo, o comum e medíocre cidadão já percebeu que o crime compensa, sobretudo, nesse meio ou dentre os político e detentores de colarinho branco – onde estão os fraudadores da Previdência? Quantos estão presos no caso mensalão (ainda que processados, julgados, condenados e presos) “condenados” (?), onde os “Zés” posaram, para as fotos e câmeras de vídeos, de punhos cerrados e tratados e enaltecidos como seus “zéróis”, e até vaquinha fizeram, para os livrarem da Papuda e etc., olhe-se o caso PTrolão, que dizem ser coisa da PIG – “Partido da Imprensa Golpista! – Quem está por trás ou no comando de tudo isso?
    O que se dizer do caso das malas diplomáticas levadas a Portugal por certa assessora para assuntos privados, pessoais e particulares, para não dizer outros que tais?
    Como entender, tolerar, aceitar e engolir os gastos e desperdícios dos tais cartões corporativos?
    Onde está o “Lalau” do caso TRT de São Paulo?
    Cá, entre nós, na “república caetés” e mais recentemente, o que deu o caso “taturanas”? Quantos foram reeleitos?
    E nos tantos outros casos semelhantes nas operações “guabirus”, “navalha” e as tantas outras “operações”, o que deu aos seus autores, implicados e envolvidos?
    Quanto e quais foram os custos/benefícios do tal pífio, inane, inóxio e natimorto “plano” Brasil Mais Seguro?
    Ora, meu caro arauto, quem é que tem o dever de respeitar, cumprir, exigir ou fazer cumprir as Leis e Constituições? No entanto, é o primeiro a desdenhar, espezinhar fazer menoscabo delas, mesmo tendo jurado solenemente obedecê-la, o que dirá, pensará e fará o povo sobre o Império da Lei? Enfim, como bem dissera um grande pensador: “quando o que manda perde a vergonha os que deveriam obedecer perdem o respeito”! Ou não?
    Saída? Simples: retorno de um governo que se respeite a si mesmo, às leis e Constituição e que endireite nosso Brasil!
    Abr
    *JG
    P.S: há mais sobre o tema taturanas, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/12/usar-venda-nao-cega-ou-nao.html e http://gouveiacel.blogspot.com.br/2014/04/taturanas-versus-maos-limpas-so.html