Duas convicções que eu guardava comigo e que se confirmaram com o resultado da eleição em Maceió:

– Se tivesse concorrido sem a sombra dos Calheiros, Cícero Almeida poderia ter se saído melhor nas urnas.

– Ele, Almeida, nunca foi o candidato dos caciques do PMDB em Alagoas. Seu vice é que era o “cara” (já se projetava um possível futuro mais difícil para o deputado federal neopeemedebista).

Dito isso, há de se indagar: o que será de Almeida daqui pra frente?

Ao que parece, ele há de cumprir a sina dos líderes políticos que gozaram de grande popularidade – uma característica marcante nos chamados comunicadores -, mas que foram se desmanchando ao longo do tempo.

Aliás, foi um Almeida fragilizado pelos processos na Justiça e marcado pela instabilidade uma presa fácil para os caciques do PMDB de Alagoas.

Deixá-lo agora sozinho, na rua da amargura, com dívidas milionárias de campanha e novos processos judiciais para responder seria algo muito cruel.

Mas quem é do meio não há de estranhar se isso vier a acontecer.

Espero, sinceramente, que não.

Rui

É evidente que o prefeito reeleito sai da disputa maior do que entrou.

Conseguiu superar a maior máquina política – inclusive de moer gente – de Alagoas, mas o futuro não lhe reserva um céu de brigadeiro.

O final do seu primeiro do governo e o início do segundo acontecerão dentro do cenário de crise, que teima em não se atenuar.

As dificuldades, até por conta das promessas feitas na atual campanha, serão demasiadas para uma prefeitura que sobrevive com parcos recursos.

O mais prudente, entretanto, é que Palmeira deixe hibernando os planos que possa ter para 2018, focando suas energias na administração municipal.

O que tem de ser feito – e pode ser feito – deve ser feito com o olho no presente imediato.

 

Governador Renan Filho levou a derrota para dentro do Palácio
É hora de desmontar os palanques eleitorais
  • Rodrigo Marcos

    Sério!!? Haja parcialidade

  • Eduardo Cardoso

    Rui não sai maior! Rui cresceu 20% no segundo turno contra 50% de crescimento do Almeida.
    Rui deixou a eleição com 38% de rejeição! Para você ter ideia o Cicero tinha 22% no início do primeiro turno.
    Rui sai da eleição com três AIJEs “nas costas” que podem lhe custar o diploma (difícil julgar até janeiro) ou o mandato.
    São contratações ilegais em período eleitoral, sorteio de casas populares e gasto acima do permitido com publicidade no primeiro semestre do ano eleitoral. A primeira e a última são “batom na cueca”.
    Rui vai ter que rebolar para não ficar inelegível por oito anos!
    Uma delas ja teve liminar deferida.
    Na minha opinião ele saiu vencedor, porém bem menor do que entrou!

    • Paula

      Amigo agora é torcer para o Rui acertar, desarme o palanque e reconheça a derrota.

    • Artur

      Discurso de perdedor

    • VICTOR

      KKKKKKKKKKKKKKKKK…O CHORO É LIVRE…#CHUPACIÇO #CHUPARENAN

    • julio Porto

      Se Rui sai menor da eleição, quem saiu bem? Cícero conseguiu teve aumento de votos no segundo turno? E daí! Uma surra eleitoral de 20 pontos percentuais é devastadora para alguém que se considerava a pessoa mais popular de Maceió. Se Rui pode perder o mandato, Cícero pode perder muito mais com o julgamento de um dos maiores roubos da história de Alagoas, da qual participou, posto que condenado em primeira instância: falo dos Taturanas. Fora os processos das máfias do Lixo e da Merenda. Seus “padrinhos”, os “renan calheiros”, estão quase presos e sucumbirão com a “Lava Jato”. As apostas estão feitas! Contra Rui, besteiras eleitorais, e choro de perdedor.

    • Sérgio Roberto

      Boa tarde, talvez se seu candidato tivesse se preocupado mais em propostas do que falar mal do outro, tivesse um resultado melhor, o povo não aguenta mais isso, até mesmo vindo de um candidato mais sujo que pau de galinheiro, agora quero ver se Renan e Renanzinho vão socorrer o Ciço, acho muito difícil, vida que segue!

    • Ricardo

      Chupaaaaaaaaaa chorãoooo…

  • Lucas Filipe

    Finalmente chegou-se ao fim esse momento que já não cabia mais paciência pra aturar. Os níveis sociais andam cada vez mais baixos, e tudo isso se viu nessa campanha.
    Bom, o que espero realmente desse novo mandato é que se mantenha um mínimo de organização. Há de se salientar, como já por você colocado, que Rui assumiu a prefeitura no momento de pior crise já vivenciado, onde as perspectivas foram as piores possíveis, e mesmo assim vimos uma certa coesão nos trabalhos apresentados. Essa organização passa por evitar principalmente tantas greves e interrupções do serviços públicos. Não se resolve nada em 4 anos, mas já dá para consolidar uma base com 8 anos de trabalho, e espero realmente que possamos ver isso. E isso é parte não só da figura do prefeito, e sim de toda a sociedade, que vive cada vez mais no mundo da hipocrisia, com um declínio social cada vez mais aparente. Vamos esperar tempos melhores…pra terminar esse breve momento de opinião neste espaço, tenho um receio de como será a relação de prefeitura e estado daqui pra frente. Espero estar errado com meus pensamentos. Grande Abraço.

  • jezualdo

    Parabéns pelo comentário que resume o que muitas pessoas têm desta eleição. Como sempre muito inteligente.

  • Gomes

    A grande verdade, nessas eleições no Brasil, é que a população demonstra ser implacável,com raras exceções, aos políticos com a marca de corrupção na sua vida publica. O grande momento será, sem sombra de duvidas, as eleições de 2018!!! Espero ansioso que comecem a respeitar a voz do povo.

  • Arapiraquense

    Sou de Arapicaca espero que Rui mantenha Essa Postura que 2018 vem Aí rui ou Rodrigo eo povo de Alagoas pra tirar de vez a mancha estado dos “coronéis”, parabéns bela vitoria.

  • Nivaldo

    Infelizmente nós eleitores,não tivemos opção para eleger um prefeito que realmente se preocupe com o povo,são todos carreiristas,serão mais quatro anos de sofrimento.

  • JOTA ALVES

    renan filho perde o governo e renan pai nao ganha para senador em 2018.

  • JEu

    Para mim, o Ciço taturana do lixo só tem uma saída: provar que é inocente nos processos a que responde… ele diz que é, então, por que não deixa, e até mesmo pede, para que os processos sejam julgados e ele possa demonstrar que é inocente?!!! Se provado ficar que não tem culpa (ou dolo?) nos casos denunciados, então pode reverter a imagem de ficha suja… e, também, como dito no texto, é preciso se afastar do ninho da sujeira e da corrupção onde se encontra no momento…
    Quanto ao Rui, espero que sua administração continue sendo um diploma de correção, honestidade e transparência… não importa quais serão os resultados em termos de investimentos puramente materiais (obras de todos os tipos)… o que mais importa, no momento, pelo menos para mim, é provar que se pode administrar a coisa pública sem se corromper e continuar sendo reconhecido pelo povo… que venha 2018… Rui na cabeça…

  • Sem dinheiro

    Agora que Rui ganhou po menos coloque em dia o pagamento da upa trapiche pois tem gente lá que não recebe a 2, 3 meses.

    • Cráibas

      Noticia totalmente fora de nexo, todas as UPAS estão com seus pagamentos realizados corretamente, tem gente que se engana com o que mesmo fala.

  • Marcos Negrão

    Cada povo tem o governante que merece.

  • Gestor de TI

    VAMOS EM FRENTE….

  • Gestor de TI

    AO ALMEIDA …MEUS PARABÉNS PELA VOTAÇÃO…AO RUI BOA SORTE, POIS NÃO SERÃO DIAS FÁCEIS….

    VEREMOS AS REFORMAS DO EXECUTIVO…

  • Luís lins

    Ricardo,a soma Do Cico,nulos,abstenção e branco foi maior Q o Rui isso mostra a insatisfação do povo.
    Olha não acredito Q o Rui tenha saído maior pois tem uma grande missão pela frente Q é acomodar todos os vereadores e seus aliados na prefeitura .
    Espero Q ele faça um governo de verdade e não de
    Propagandas.
    O lado é q a eleição de 2018 já começou então quem quiser ganhar vai ter Q trabalhar muito.
    Enquanto o Rui falava em crise gastou C propaganda e fechou postos de saúde ex: posto de saúde do Feitosa.
    Então espero Q de fato ele agora trabalhe de verdade.

  • WAL

    1º) O destino do CIÇO,deve ser a que ele nunca pensou que existisse, A JUSTIÇA DIVINA.
    2º) Ricardo, esse é o teste do Homem,ao conhecer dinheiro,e chegar ao poder,abandona os bons,e passa para o lado do mal. Afinal´é assim que se conhece o Homem, é só dar poder a ele. CIÇO se tornou um cidadão SOBERBO,vai sentir na pele, isto chama-se JUSTIÇA DIVINA,está escrito… Não é brincadeira não.
    A ) Quanto ao destino do RUI,fica para os otários, definir agora, eu acho que eu não sou, tão otário assim. Vai se saber o destino dele, ao longo da jornada. Se ele vai se juntar aos mal do outro lado, se não vai cumprir boa parte da promessa, se seus auxiliares, se meter a roubos, e outras manobras que todos para o mal, na qual a família CALHEIROS,conhecem de cor…
    MAS DESEJO BOA SORTE MAIS PARA O PREFEITO DO QUE PARA O RUI.

  • Malta

    O governador era a solução para o jacarés de mata grande… Agora perderam na capital e no sertão só tem um caminho fazer alianças com os prefeitos eleitos e tentar uma reeleição… o coronel de canapi não tem mais futuro…

  • um ALAGOANO

    Acho que as eleições municipais demonstraram que o povo não ta afinado com os políticos, mesmo os que venceram não podem se vangloriar pois a revolta do povo com a classe é maior do que a vitória deles e os nrs de votos nulos, brancos e abstenções dizem isso, urgente se faz a classe política entender o recado e mudar seus métodos sujos, velhos e ultrapassados e o pior é que eles acham que funciona, a cada eleição o povo vai dando o recado, hoje com toda mídia eletrônica via redes sociais que independe do jornalismo muitas das vezes tendenciosos a situação do político vai se deteriorando ou seja ou ele muda ou mudam ele.

  • carlos

    Sr.Luís Lins,eu que acho que você se equivocou, quem faz um governo de propaganda é o governador Renan Filho,que precisa rever estes seus valores que ser bom de bico vai longe!No seu comentário “A soma de Cico,nulo e branco foi maior do que Rui isso mostra a insatisfação do povo”!Olha a soma do Rui,nulo e branco mostra uma insatisfação ainda maior do candidato dos coronéis e do governador Renan Filho!

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    Na minha opinião,a derrota de Renan Calheiros(pai/filho)nas principais cidades do estado foi uma grande vitória do povo.E,se Deus permitir,em 2018 vamos destronar ele(s)do poder.Tenho dito.

  • Thiago

    Parabéns ao Prefeito reeleito! Todavia, deve lembrar que, na prática, nao teve a “maioria” a seu favor, é que a soma de branco/nulos/abstenções e a votaçao do 2 colocado foi superior aos seus votos. Fato similar ocorreu no Rio de Janeiro. Lembrar que deve trabalhar muito mais, pois, sua vitória pode ser uma maquiagem que se apagará adiante.

  • Simone Costa

    Ele precisa lembrar de pagar os funcionários. Afinal, aí contrário dos políticos, quem paga nossas contas somos nós!!!

  • saulo mendes

    A vitoria de Rui é a terceira maior do Brasil. Ricardo você falou mais de 50%? Errou. MAIS DE 60% dos votos validos, contra a maquina estadual.
    Resta a Cicero dançar e beijar na boca de bebado.
    A população estava anciosa para derrotar esse falante farsante.
    E não foi pior por causa da Operação Furadinho e a colocação de placas nas favelas.
    Que bom morar em uma cidade em evolução. Optamos pelo melhor e pelo mais familia.
    Parabens a Rui e ao povo.

    Resposta

    Mais de 50% do eleitorado que compareceu às urnas.

  • matheus

    O que mais me impressiona é que os maceioenses reclamam tanto de tudo que quando chega no tempo de eleição elege quem pouco fez pela cidade. Na verdade, colocaram no segundo turno dois candidatos que não satisfazia a vontade popular. Como diz minha mãe: “Dou um no outro e não quero torna.”
    Ah, A unidade de Saúde do bairro do São Jorge continua fechada!
    Dizem que é para “manutenção” enquanto eles fingem que faz manutenção nós fingimos que acreditamos.

  • treal

    O futuro não é muito brilhante para quem contrata equipe de campanha para fazer pacotes de maldades.
    Esse pessoal parece que é maluco. Isso só aumenta o número de processos, que não são poucos, para quem compra esses embrulhos.
    Esse é o futuro para todos!

  • CIDADÃO

    Vamos em frente, acabar com esse domínio dos CALHEIROS nesse estado pobre ,imposto por eles PAI E FILHO juntos na derrocada um do estado e o outro do país.FORA RENAN’S.

  • irene mesquita

    o que nós alagoanos tiramos dessas eleições é que muitos dos eternos coronéis foram dizimados, esquecidos pelos eleitores em seus próprios currais eleitorais. e isso é maravilhoso para democracia.

  • Consigliere Alagoano

    Q Rui…

    N-Ã-O seja SEDUZINDO em 2018, ate porque Cada ELEIÇÃO é uma NOVA eleição.

    Q as cobranças de CIÇO, seja respondidas com Atitudes { A oposição faz o Gestor OLHAR o mundo real, ao invés de ver pelo OLHOS dos ASSESSORES], todas foram pertinentes, IGNORAR, é Petulância e imaturidade.

    Q Rui agora BAIXE a GUARDA e reveja seu secretariado…

  • ARTUR GAIA

    Graças a DEUS terminou como eu esperava, agora é pedir a DEUS que RUI faça melhor, que trabalhe e cumpra o que prometeu, estamos felizes com a vitória, mas não vai evitar o acompanhamento de perto desse 2º mandato.
    Ricardo, hoje assisti uma entrevista com LOBÃO o vereador mais votado de Maceió, confesso que não gostei, não sei se é falta de traquejo ou despreparo mesmo.

  • Ivone Maria

    Deus salve Maceió! Só ele mesmo pra administrar uma cidade dividida pela busca do poder nojento e desumano. não importa as promessas de campanha , elas são passado, agora são as possibilidades que vão fazer histórias, alegre ou triste espero que a memoria do povo seja forte para não esquecer.

  • Obronio

    Optei em votar nulo, em Cicero jamais pois, estaria fortalecendo os Calheiros,Rui faz uma administração que não me convence, basta ver as praças que outrora eram destinadas a população e hoje estão infestadas de Trailer tipo: Fast Food, Tapioca da Sandra, Borracharia Deus é Fiel e o diabo a quatro, hoje no que restou da carcaça do antigo Alagoinha o aspecto é de favela com esses trailer, onde fica o lazer da população ? tudo isso sem contar com ruas esburacadas e a omissão total da SMTT no controle do transito de Maceió, quase esquecia calçadas hoje em Maceió são ocupadas por mesas de bares além do mais as pessoas pegam ônibus no leito da Rua em disputa com carros.

  • Acácio

    Caro Ricardo:

    Esse futuro aludido em seu texto, eu analiso de outro modo.

    O futuro do Cícero Almeida politicamente é uma incógnita já beirando ao resultado “zero”, já que parece que irá ficar sem grupo, sobretudo porque não tem mais liderança e quando a tinha se apequenava diante dos caciques da política alagoana.

    Quanto ao Rui, seu futuro, antes de sonhar com qualquer outra coisa, dependerá do que honrar, ou sejar, terá que se submeter ao cumprimento das promessas de campanha, onde tanto ele como seu adversário buscaram, em gestos de desespero, transformar Maceió numa quase Dubai.

    Então aguardei o resultado da eleição para aconselhar ao ganhador, em vez de colocar os pés no chão, para “botar mola” e cumprir com as mirambolantes e ilusionárias promessas de campanha, pois o povo não é mais tão besta!

    De falácias o povo anda topado!
    Infelizmente, eu tenho que bradar!
    Na ausência de bons candidatos:
    Dá-lhe abstenções!
    Dá-lhe votos brancos!
    Dá-lhe votos nulos!

  • OLIVEIRA

    Pelo que eu entendi, o Ciço perdeu e ficou endividado. Se tivesse vencido, não estaria endividado também? O Rui também não teve gastos semelhantes com a campanha e teoricamente estaria do mesmo jeito endividado? Então, quem vence não tem problemas com dívidas de campanha? Por que será, hein?… A única coisa que possa afirmar é que se o Rui, em 2018, resolver concorrer ao governo estadual e consequentemente não cumprir as promessas feitas no calor da disputa, tem grande chance de levar uma topada do povo.

  • Lima

    Próximos 2 anos teremos um Governo, fraquinho, mas será atuante pensando na reeleição. Do outro lado, um prefeito da capital querendo visibilidade para disputar o Governo.
    Assim é a política do nosso estado, nada vem de graça e nem é pensando nos interesses do povo, tudo é feito e realizado para os interesses próprios, para credencia-los para continuar no poder.

  • Mota

    Durante toda a campanha eleitoral, os candidatos Rui e Cícero deixaram de apresentar propostas para se atacarem mutuamente. Na verdade, o povo maceioense foi o grande derrotado, e nos próximos anos descobrirá o erro de ter reeleito Rui Palmeira.

  • karl jorge charles

    A queda do Ciço não tem nada a ver com os Calheiros, ele quase não ganha para Deputado Federal, passou raspando.O problema é outro, Maceió é uma cidade pequena, todos ficam sabendo quando um politico pobre fica rico do dia pra noite,fazendas, postos de gasolina, apartamentos, casas e etc,a população mais informada começa rejeitar o politico,nada é por acaso Rui ganhou em todas seções,prova que o povo de Maceió, sebe como votar,os oportunista Têm Vida Curta….

  • karl jorge charles

    “CAVALO SELADO,SÓ PASSA UMA VEZ”, pode chamar Deus, Jesus,até Pai de Santo, já era….rsrssr

  • João Lyra Gaiato

    Se os RENAN’S não coloca o Ciço como candidato, a lapada ia ser pior.

  • De passagem

    Aquela cena do Sr. Rui Palmeira, dentro do carro, passeando pela orla lagunar me deixou com os olhos cheios de lágrimas (de tanto rir). O Sr. Cícero Almeida passou oito anos e nada fez pelos moradores daquela região. Quanta hipocrisia desses dois. Eles não merecem tanta defesa, senhores. O mais triste é que após as eleições esses ilustres senhores se esquecem de toda a baixaria que proporcionaram na TV e nos debates e se reúnem para apreciar um excelente whisky doze anos regados a muitas gargalhadas. A conta? Manda pro povo (incluindo os 10%).