A eleição que se encerra agora – no domingo – é atípica, e por vários motivos, além da falta de dinheiro do financiamento empresarial.

O baixo nível da campanha, é verdade, desceu mais alguns degraus, afastando o eleitor, que já anda ressabiado desde outras eleições no passado recente.

Mas veja como somos criativos.

No segundo turno, ao invés de dois candidatos na disputa pela prefeitura de Maceió – Rui Palmeira e Cícero Almeida -, tivemos três postulantes ao cargo, incluindo o governador Renan Filho, que assumiu um protagonismo que o levou à condição de candidato adjunto.

A lei pode não prever tal situação, mas ela sempre esteve presente no vídeo ou nos bastidores da campanha pela prefeitura da capital alagoana.

Já os nossos mais destacados e conhecidos líderes políticos – Collor, Renan pai e Biu de Lira – passaram longe de Maceió nesse segundo turno.

Nada de declarações, de gravações no guia eleitoral, de aparições públicas que pudessem – digamos – comprometer a imagem dos candidatos envolvidos diretamente na disputa.

Eles são afamados lá em Brasília, é verdade, mas pouco desejados por aqui, ao que parece.

Poderiam ser, numa analogia possível, a versão local – e silenciosa – do trio cantante que encantou o mundo, durante anos: Plácido Domingo, José Carreras, Luciano Pavarotti.

Eles seriam os nossos três temores.

Voto e coragem

O voto não tem preço, tem consequência.

Isto, já foi dito e repetido milhares de vezes – e é verdade.

Não votar também tem consequências. Porque no domingo, queira ou não o eleitor que optar por anular o voto, um dos candidatos à prefeitura será o escolhido para dirigir os destinos da administração pública de Maceió por quatro anos.

É melhor errar tentando acertar do que fazer de conta que não tem nada a ver com isso.

Coragem e bom voto pra vocês.

 

O ritmo das coisas
Antropóloga da UnB manda um recado para Renan Filho
  • Joao TT

    E a LavaJATO descobrirá o QUINTO dedo da mãe esquerda de LULA? … rsRs
    E haja TEMORES Saúde e EDUCAÇÃO, segurança e INFLAÇÃO, comida na MESA e lazer banal ou CULTRAL p’além dos simplistas Fora TEMER,Fora FH e FFHH infantís, nÉ?
    Aqui em St’ANA – no Sertão do Rio IPANEMA secado por 5 ENORMES barragens em Pernambuco [_ http://apac.pe.gov.br ] a VIDA está cara, mas um pouco MELHOR que nos anos 1930-40 COM pais e avós SEM HOSPITAL na Cajarana-CAMOXINGA nascíamos em CASA mêRmU: aos cuidados de PARTEIRAS e médico só havia UM – Dr ARSÊNIO que … “desembaraçou-me de todos os CUEIROS/ cresci num AMBIENTE que honrava sua MEMÓRIA [Valdemar de Seu MARINHEIRO e Dona MARIiNHA]
    _ http://www.maltanet.com.br/galeriadefotos/foto.php?id=1461
    E do CEARÁ, Belchior fugiu pro SUDESTE da Gambiarra-RJ se transformou no ENIGMA que ninguém consegue DECIFRAR … “POBRE, perambulava como ANDARILHO e poeta apaixonado, dormindo embaixo das ESTRELAS, transando com os CANTADORES, violeiros e LOUCOS que vagam pela VIDA.
    _ http://brasileiros.com.br/2016/10/nos-70-anos-de-belchior-dez-depoimentos-que-atestam-o-coracao-selvagem-compositor

  • ARTUR GAIA

    Ricardo, pela primeira vez assisti o ultimo debate ontem. Vou votar no RUI – 45, mas não nego a decepção quando vi o RUI uma pessoa que não tem uma formação de dialogar em baixo nível, diferente do outro, acostumado a fazer programa policial que fazia com tanta desenvoltura no linguajar dos malandros do crime. Rui, entrou no clima, mas notamos que era um personagem que não se sentia bem no papel que lhe deram, o papel de baixo nível intelectual e de muito mal gosto.
    Notamos também com tristeza o que os políticos fazem no vale tudo para se manterem no poder, desprezando o dialogo produtivo e recheado de bons modos.

    • O Analista

      Chega uma hora que é preciso revidar, mostrar ao oponente que conhece todos os podres dele, numa linguagem que o povão entende.
      Apesar de tudo, uma coisa ficou claro: o desespero do Renan Filho ao ver que o seu projeto de poder termina em 2017.
      Em 2018, Alagoas não vai se transformar em um “estadeco”.

  • WAL

    Sendo o CIÇO, um cidadão que não acumula nem um tipo de inteligência,entra na disputa como um laranja. Foi assim, no passado. CIÇO,era subordinado ao JOÃO LYRA, e a LURDINHA LYRA. Hoje se não fosse a derrota precoce, ele seria o LARANJA do RENAN PAI,assim o o RENAN-FILHO,que é subordinado do seu pai, e tio OLAVO CALHEIROS.
    UMA LÁSTIMA…

  • JEu

    Creio que melhor adjetivo que temores, seria temerários… pois só fazem desabonar a imagem do povo alagoano… portanto, coragem e vamos todos votar nesse domingo… que a derrota do Ciço taturana do lixo se torne uma lição exemplar e uma mensagem do povo dessas terras caetés: não aguentamos mais fichas sujas…

  • VOTO CONSCIENTE!

    Se você eleitor deixa de votar, tem sentimentos pouco NACIONALISTA, é o ELEITOR que tem pouco amor à PÁTRIA, a sua querida MACEIÓ, e ELEITOR que tem pouco amor a sua FAMÍLIA. Entre a omissão de ser mais NACIONALISTA a ser omisso na defesa da CIDADANIA, “É MELHOR ERRAR TENTANDO ACERTAR DO QUE FAZER DE CONTA QUE NÃO TEM NADA A VER COM ISSO”. Você meu colega eleitor, queira ou não queira é o juiz da sua consciência no próximo domingo 30/10 (AMANHÃ), é o juiz que vai determinar os destinos de MACEIÓ por mais 4 anos, se ainda está em dúvida, veja o que é melhor para MACEIÓ, veja entre os candidatos o que tem conduta ilibada, o que não está CONDENADO pela justiça, o INDICIADO na Justiça e quem está envolvido e condenado na ‘OPERAÇÃO TATURANA’ e indiciado na ‘OPERAÇÃO MÁFIA DO LIXO’, sem deixar de ver o lado ‘BOM’ da HUMILDADE, TRANSPARÊNCIA e SERIEDADE NO TRATO DA COISA PÚBLICA, entre os dois candidatos. Fiz minha avaliação e vou votar com certeza no que acho melhor para MACEIÓ, no que fez mais ações para as camadas mais pobres da periferia de MACEIÓ e meu voto convicto é para RUI PALMEIRA 45.
    Vamos votar certo vote RUI 45.
    P/Domingos Correia.

  • flexaldecima

    TAMBÉM ACHO, MEU CARO.

  • AMANHÃ VOTE CERTO VOTE RUI 45.

    SE VOCÊ É UM ELEITOR CONFORMADO, VEJA O PREÇO QUE ESTÁ PAGANDO:
    -OS IMPOSTOS MAIS CARO DO MUNDO!!!
    -OS JUROS MAIS CAROS DO MUNDO!!!
    -OS PEDÁGIOS MAIS CAROS DO MUNDO!!!
    -OS CARROS MAIS CAROS DO MUNDO!!!
    -O COMBUSTÍVEL MAIS CARO DO MUNDO!!!
    -A ENERGIA MAIS CARA DO MUNDO!!!
    -OS POLÍTICOS MAIS CAROS E CORRUPTOS DO MUNDO!!!
    -BRASIL VOCÊ PRECISA ACORDAR!!!
    EM MACEIÓ OS ELEITORES DO 2° TURNO ACORDARAM E VÃO VOTAR NO QUE É DE MELHOR PARA MACEIÓ, VOTANDO NO ‘BEM’, EM RUI PALMEIRA 45. VOCÊ VOTE CERTO, VOTE RUI 45.
    RUI 45. RUI 45. RUI 45.RUI 45!!!

  • Luiz Henrique

    Ricardo conversei com um dos donos da empresa que fez os VTs do guia eleitoral de Cícero Almeida. Perguntei por que tanta baixaria, e como resposta obtive a seguinte indagação: Nós fazemos o que o Marketing diz que façamos, foi contratado uma pessoa de SP e esse é o estilo dele. Na verdade, o Cícero Almeida foi só um fantoche na mão dos Renans pai e filho, pois o principal objetivo da campanha mesmo foi o de desconstruir a imagem de Rui Palmeira já a partir de agora, para que em 2018, caso ele se candidate ao governo, não venha a atrapalhar o caminho dos Calheiros.
    Talvez o Ciço não ganhasse mesmo a eleição se não tivesse se juntado aos Calheiros, mas acredito que sua rejeição não seria tão expressiva como vimos no primeiro turno e teremos a certeza disso mesmo amanhã, para provar o que digo.
    Agora vamos todos tirar do Renan Calheiros Pai, o cargo de senador em 2018, votando em outros candidatos, pois desta forma ele perde a imunidade é passa a ser julgado como qualquer réu. Façamos a nossa campanha agora para que isso aconteça e possamos mostrar ao Brasil que nós Alagoanos não temos orgulho nenhum de ter um político como ele nos representando em Brasília.

  • Mãe Dinah

    E parece que o Renan Filho não foi um bom cabo eleitoral não, perdeu em: Maceió,Arapiraca,Palmeira dos Índios,Sao Miguel dos Campos,Delmiro Gouveia,Marechal Deodoro ,Pilar,Maragogi,Limoeiro de Anadia,Rio Largo e outras menores, ou seja, como dizia Romário”chegou agora e ja quer sentar na janela”,fraco como líder político, grande rejeição dele e do Renan pai e se for condenado na Lava jato,podem comprar os caixões, politicamente tão lascados.

  • RUI 45 RUI 45 RUI 45 RUI 45!

    HOJE É O GRANDE DIA DE SE GRITAR: LIBERDADE CONTINUA MACEIÓ!!! É SÓ VOTAR NO ‘BEM’ CONTRA O ‘MAL’, VOTANDO EM RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45. RUI 45.!!!