Tenho recebido, nos últimos dias, várias denúncias de servidores, a maioria, ocupantes de cargos comissionados, que se dizem pressionados a plotar os seus carros – colocar os tais “furadinhos” – pelos respectivos chefes nas repartições públicas.

A minha primeira reação foi demonstrar a minha indignação com a situação, até porque sentia que havia sinceridade em muitos daqueles que me procuraram.

Mas há algumas considerações possíveis a se fazer.

É claro que o medo de perder o emprego fez com que a maioria cumprisse a ordem, ainda que em pelo menos um dos casos o servidor se negasse – e manteve a palavra – a aceitar, com valentia, a encomenda humilhante.

E é de humilhação que estamos falando.

Há gente que, efetivamente, depende desse salário – quase sempre muito baixo – para fazer a feira, o que torna a situação ainda mais aviltante: é de cortar o coração.

Vale lembrar a frase do palhaço decadente, interpretado e dirigido por Charles Chaplin, em Luzes da Ribalta: “A fome não tem escrúpulos”.

A estes servidores,  minha mais viva solidariedade.

Mas há os que exercem os tais cargos em comissão porque têm amigos no poder. Uma gente, em regra, sórdida e de péssimo caráter, cuja missão no mundo é o de replicar o modelo perverso de injustiça social em que vivemos, sem que isto lhes provoque – ao padrinho e ao afilhado – qualquer constrangimento ou dilema de consciência. E, por isso, continuamos a ser o mais pobre entre os pobres.

Se o beneficiário da prebenda reclama porque se sente envergonhado de se apresentar como cabo eleitoral deste ou daquele candidato, bem que merece passar pelo vexame de saber que os outros o identificam como alguém que se vendeu – uma consciência negociada no balcão da vergonha.

(“Todo homem que se vende recebe bem mais do que merece” – Aparício Torelly, o Barão de Itararé.)

Mas, cá para nós, de uma vez por todas, deixemos de responsabilizar o eleitor “pobre e analfabeto da periferia, que vende o seu voto” pela nossa tragédia política cotidiana, alimentada por canalhas e corruptos. É de gente da classe média de quem estamos falando, uma turma que reclama tanto da corrupção alheia que nem se dá conta de que a pratica sem qualquer pudor.

Muitas vezes, a consciência é só uma questão de preço – e nem precisa ser lá grande coisa.

O “furadinho” passar a ser, então, apenas um detalhe no carro abastecido com o dinheiro da saúde, da educação, fruto da corrupção cotidiana.

(A hipocrisia é a homenagem da virtude ao vício.)

 

 

Valor e preço
Denúncia contra Collor 'revelada' pelo STF é de agosto de 2015
  • Rodrigo

    Ricardo ou o cara é ou não! A pessoa que tem um cargo de comissão tem que aceitar essa situação e sem reclamar.

    • Roberto

      Discordo. Então se o governo for formado por bandidos e corruptos, então esse ato deveria ser praticado por todos? Não concordo.

      Isso é coação, previsto na legislação penal. Neste caso ainda há um agravante. Estão utilizando estacionamento de repartição pública para propaganda eleitoral. Outro crime!!!

      Aliás, esse governo de Renan Filho é um escola de coisas erradas, inclusive para dar calote a fornecedores que suam e acabam sendo quebrados por este governo indescente, imoral e sem escrúpulos.

      • JUNIOR OLIVEIRA

        PEDE PRA SAIR

      • Edson Fausto

        Quem não quiser aceitar certas coisas, que vá estudar e passar no concurso.

      • Sem Cabresto

        QUEM ACEITA O CARGO COMISSIONADO DEVE ACEITAR AS CONDIÇÕES DO SEU CHEFE POLÍTICO. SE NÃO CONCORDAR, PEÇA DEMISSÃO. O MAIS É PAPO FURADO. QUER SER INDEPENDENTE, FAÇA CONCURSO OU MONTE SEU PRÓPRIO NEGÓCIO PRIVADO.

    • Junior Santos

      O povo reclama de tudo, e sempre vai ser assim. Se tem furadinho reclama, se não tem reclama também. No final das contas sua consciência sempre escolhe o lado Ruim para administrar a cidade. Porque são influenciados pelo fanatismo político. Foi assim com a história do ‘O CARA É BOM’.

  • WAL

    Foi os RENANS quem CRIARAM e o CIÇO quem fez.

  • Zu Guimarães

    Ricardo, essa gente tá de papo furadinho!

  • treal

    Não se plota consciência!

  • Glorioso

    Não tem o que se falar de “Comissionados”, pois os puxas sacos “Nomeados” ocupam os cargos que de direito deveria ser dos “CONCURSADOS”.

    • Jv

      Deixa de falar besteira o maior câncer do país são os concursados um bando de preguiçosos, salvam- se poucos, e nem todos os condicionados são indicações políticas, esses q são prejudicados de verdade e que leva o estado nas costas.

  • André

    Sinto pelos comissionados que realmente trabalham e ajudam a alavancar a administração pública, mas aqueles que só fazem tomar café e viver olhando a vida alheia, desses não tenho o mínimo de pena, não podem reclamar do sistema, pois são frutos dele. Coloque a propaganda do seu candidato e torça pra ele não perder, pois a teta pode secar!

  • Luiz Henrique

    Podem até forçar a plotagem do veículo, quero ver é forçar o cidadão que entra sozinho na urna a votar em quem quer que seja !
    O voto é pessoal e intransferível, portanto aos que foram coagidos a plotar os seus veículos, dêem suas respostas nas urnas ! Rui 45. Esse não coage a ninguém !

  • Pra frente governo

    Como assim pressão? Cargo em comissão é cargo de confiança do governo, tem mais é que vestir a camisa mesmo!

  • Confraria do Pastel

    Inclusive, uma das pessoas que tanto apóia um dos candidatos, que mata e morre por ele, num passado próximo já foi uma das pessoas que mais se empenhou na vinda do estaleiro para Alagoas, distribuindo adesivos com frases de cobrança, acusando os senadores alagoanos de atrapalharem o processo. E hoje, pasmem (ou não), come na mão de um desses senadores… Que a carapuça caia!

  • Junior

    Eu acho é tome para essa falsa classe média que vive pulando de galho em galho em cargos comissionados ou se vendendo por contratados temporários! Não tem coragem de ir na trabalhar na iniciativa privada com sua dignidade e sai se vendendo por merda. E uma hora vai tudo pra rua prq Alagoas clama por mudança. Renanzinho o Rui lhe espera em 2018 e vamos topado com ele.

  • Luis Lins

    Não é preciso nem exigir. Trata-se de caráter. Se você é comissionado é porque você tem a confiança de quem lhe nomeou. Você passa a pertencer a um grupo político. O candidato passa a ser do grupo.

  • ARTUR GAIA

    Ricardo, o pior disso tudo é que os que colocam a propagando em seus carros são pessoas politizadas e consciente da imoralidade que se sujeitam. Vejo nisso de uma falsidade sem escala e que também tenho como um tiro no pé. Essa maneira de impor essa propaganda tira é voto dos funcionários públicos comissionados e olhe que também dos indecisos.

  • vladimir dos santos

    Ricardo eu já passei por esse tipo de pressão, quando fui servidor do estado e tinha uma função gratificada, nos obrigavam a votar no candidato do governador, caso contrario perdia a função. Mas tenho certeza que hoje o servidor vai colocar o tal furadinho, mas vai dar o troco no dia 30/10 votando em RUI 45.

  • Matcio

    O cargo e de confiança de livre escolha do secretário. E não de traira. Quem não quer ser de confiança pede pra sair do cargo.

  • CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    Salário baixo uma ova,esses comissionários recebem muito mais que um funcionário concursado.Se estão plotando seus carros com medo de perderem a boquinha é por que o salário compensa a vergonha que dizem está passando.

  • Alagoano

    Este governo é desastroso, repleto de incompetentes apadrinhados,nunca se viu tanto analfabetos, gente despreparada ocupando funções importantes em cargos estratégicos. A aliança política com o clã politicamente mais poderoso fez com que uma Secretaria de governo com funções eminentemente técnicas esteja sendo dirigida por um amador despreparado, arrogante e presunçoso, auxiliado por patricinhas deslumbradas.

  • fernando Antonio

    Prezado Ricardo, perdoe-me a ignorância, mas esse seu post é totalmente tendencioso. E os comissados da Prefeitura que plotam seus carros com propaganga do atual prefeito,? Ora se o cidadão exerce um cargo de comissão, que é de provimento sem a necessidade de concurso público, ou seja, de confiança, o comissionado, ao meu ver , tem o compromisso moral de ajudar quem o ajudou a conseguir tal emprego, é uma questão lógica , de gratidão, pelo menos é assim que eu penso.

    Resposta:

    Acho que você não leu o texto. Não há qualquer referência ao governo do Estado ou à prefeitura.
    Talvez você tenha sido traído por algo que não está aqui escrito – talvez na sua consciência.
    Sugiro uma simples releitura.
    Você vai me dar razão.

    Boa sorte nesta empreitada,

    Ricardo Mota

    • Isento, sento, levanto…

      Quem digita o que quer, lê o que não quer “fernando antonio”… Boa resposta Ricardo.

    • italo

      Se eu recebo dinheiro no dia da eleição para votar em algum candidato, eu tenho o compromisso moral de votar em quem me deu o dinheiro? Segundo o seu ponto de vista, SIM.

      Porém eu faço questão de nem pegar no dinheiro, pois penso que é o correto.

    • Rafael

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk… Ricardo quando se indigna a responder é só matando!!

  • geovane

    É uma cara de pau vir a reclamar de um furadinho, onde a pessoa saber que no nosso país para ter salário com emprego publico tem que ser concursado.

  • Roberto

    É verdade Ricardo não só a plotagem nos carros como também a obrigatoriedade de ir para caminhada desses descarados que as mil maravilhas na administração publica quando por trás nos obriga ao ridículo.

  • Mônica

    Caramba!! Perfeita reflexão. Essa hipocrisia da classe média que mama mas aponta o dedo aos que, como você bem citou, se valem do palhaço de Chaplin “a fome não tem escrúpulos”, é angustiante. São esses pseudo-canalhas, covardes em sua essência, que ferram (para não dizer uma palavra mais contundente) nossa dignidade e futuro como nação justa e igualitária. Vendem não a fome, mas a consciência.

  • PLOTARAM O MELHOR!

    Ontem de maneira informal fizemos pesquisa de rua sobre carros plotados e a diferença entre ESTADO DE ALAGOAS grande e MUNICÍPIO DE MACEIÓ pequeno na comparação, a realidade encontrada está na vontade do povo de MACEIÓ. Verificamos os 50 primeiros automóveis plotados com o adesivo grande no vidro traseiro e o resultado não foi surpreendente, 9 automóveis com adesivo do CÍCERO ALMEIDA e 41 automóveis com adesivos do RUI PALMEIRA. O que demonstra não surtir resultado para quem faz campanha política lastreada em MENTIRAS e AGRESSIVIDADES.
    Estão atirando no que pensam ver, mas acertando o que não vê, justamente o político senador Renan Calheiros, é a demonstração de muita ignorância política, nunca em Alagoas numa candidatura para prefeito de Maceió, tantas BAIXARIAS e tantas MENTIRAS. Nos faz admirar a falta de comando em pleno século XXI em uma campanha como do PMDB aos níveis negativos existentes, até parece que o senador Renan Calheiros não pensa na reeleição em 2018 ao senado, até parece que o senador Renan Calheiros não pensa na eleição para governador em 2018, até parece que o senador Renan Calheiros não sabe o que é simpatia popular, até parece que o senador Renan Calheiros com certeza acha os MACEIOENSES ignorantes e que se contentam com PROMESSAS e propaganda recheadas de MENTIRAS.
    Se comparar os dois candidatos, o POVO DE MACEIÓ independente de ser eleitor ou não, simpatiza mais com o candidato RUI PALMEIRA 45 ao invés do CÍCERO ALMEIDA 15!!!
    Diante só resta votar em 30/10 no melhor para MACEIÓ em RUI 45.
    VOTE CERTO VOTE RUI 45, RUI 45, RUI 45, RUI 45, RUI 45, RUI 45.

    • Sérgio Roberto

      Um colega de Fortaleza passou dois dias esta semana em Maceió e saiu convencido que o melhor é Rui, ele comentou que o outro só faz criticar, ninguém aguenta mais isso!

  • Silva Luiz

    EXCELENTE Reportagem. Os tais cargos comissionados, além de gerarem pessoas submissas,coniventes, subservientes, ainda a desgraça do q.i do quem indica, desestimula o VERDADEIRO Q.I, o intelectual. O que se vê é desestimulo dos que “dão a vida” pelo serviços público, se preparam e passam em concursos, e a desesperança de nossos jovens com a política, o que é péssimo.
    -Nunca tive um emprego público ou privado,ao longo desses meus 66 anos, e não tenho nenhum parente “mamando” sem concursos, mas repudio essa prática extremamente danosa a Democracia.Penso no futuro de meus filhos e netos, com essa ultra ultrapassada prática.
    -Subindo a “ladeira da Catedral”, na parede do muro do CREA, em uma pracinha, tem um texto escrito na parede, que diz tudo a esse respeito. Vale a pena uma reflexão a respeito.
    Realmente, quando vemos algumas pessoas que entraram “pela janela” do serviço público condenando os desmandos políticos, fica de difícil compreensão entender.

  • Alagoas

    ISSO É CONVERSA PRA BOI DORMIR E MAIS UMA MENTIRA CRIADA PELO CIÇO DO LIXO TARTURANA E ESSE GOVERNO RENANS. RUI 45 CADA VEZ MAIS.

  • Lenilda

    Vamos deixar de hipocrisia,cargo de comissão é cargo de confiança. O cara tem mesmo que plotar o carro e se necessário vender até as rodas isso é investimento é mais quatro anos de salários então tem que vestir a camisa mesmo se não tá gostando deixar pra outro! tem o monte querendo .

  • ROBERTO PAIVA

    PREZADO RICARDO MOTA
    Cargo comissionado possui duas unicas caracteristicas: é bom profissional na politica, possui votos e capital politico.
    ou é um excelente tecnico.
    Ambos os dois concomitantemente,devem e solicitam favores a quem os nomeia.
    Portanto não vejo motivos para não contribuir nas campanhas de seus lideres.
    Se não concordar peça demissão do cargo.
    ROBERTO PAIVA

  • Claudio

    Se eu fosse um comissionado e o governo obrigar-se a plotar, eu faria agora pedia a minha familia e amigos que nao votasse nesse candidato, pois isso é a pratica da politica do antigo Coronelismo que tanto conhecemos em Alagoas, em pleno seculo XXI ainda temos essas praticas tao antiga. Absurdo.

  • saulo mendes

    ISSO ESTÁ ACONTECENDO TAMBEM COM EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO: EMPRESAS DE VIGILÂNCIA E LIMPEZA; CONSTRUTORAS; EMPRESAS DE ENERGIA; EMPRESAS DE INFORMATICAS; LOCADORAS; EMPRESAS DE VENDAS DE CARRO, BASTA PASSAR NA PORTA DELAS, NA VIA EXPRESSA. E O CONTRANGIDO TEM QUE BOTAR O CARRO COM A TRASEIRA PARA RUA.
    BOTEM POCANDO MEU POVO. VAI DAR RUI!

  • Anonimo

    Minha esposa é comicionada no estado sem padrinhamento político, e por causa disso quase q botaram ela para fora, mas seis ajudou e ela ficou, agora eles queriam forçar a ela colocar o furadinho no carro da famililia,negamos na hora e estamos esperando o resultado, mas aqueles q dizem q só era para ser funcionários concursados n sabem o q dizem, ai vcs iam ver nada funcionar no estado.

    • jezualdo

      Tá de brincadeira. Comissionados é quem realmente trabalha, Vai procurar trabalho e deixa de criticar os funcionários públicos. Faça concurso de deixa de falar bobagem. Um monte de Extras e Comissionados e quem não trabalha e concursado.

    • Mauro Santos

      Não existe cargos comissionados sem ligação a algum político. Todos os cargos de comissão na prefeitura, estado e união são de exclusividade dos políticos.

  • Maria

    Creio não ser diferente nem 45 nem 15 minha filha tem 6 anos estuda em uma escola nível médio lá a maioria é 45 pra os pais não perder os cargos que mama no peito do município e os próprios pais da lavagem cerebral e as crianças dizem isso é alto e bom pro meu pai não perde o cargo político os votos hoje da nossa política brasileira é de interesse particular não votamos no interesse público que o correto então pra mim só muda de nunero 15,45,40 temos que mudar é a política do país.

  • Lima

    Estamos perdidos com a qualidade de políticos que temos. Essa gestão, descaradamente, distribui adicional de insalubridade a quem, por lei, não teria direito. É só ver o diário oficial. Existem profissionais de saúde que até hoje não receberam seus adicionais (um direito, por exposição ao risco de adoecimento,tuberculose,hanseníase, aids) porque a gestão diz não poder arcar com essa despesa. Então o que justifica um coordenador administrativo e cargo comissionado receber adicional de insalubridade? Alguém explica?

  • Alex

    É simples, quem se sentir incomodado com a obrigação de plotar seu veículo, vote no outro candidato ou anule seu voto!
    Aquele que quiser seguir a imposição, vote no da plotagem!
    Até porquê, boa parte daqueles comissionados que plotaram seus carros obrigados, sequer votam em Maceió.
    Pedimos é eleições limpas e que vença aquele escolhido pela vontade da maioria!

  • revoltado

    enquanto nosso país for governador por políticos bandidos e corruptos vai ser sempre assim no palacio do governo ate o jardineiro tem de colocar no carrinho do jardim a foto do çiço na educação além dos comissionados tem os puxa saco quero ver quando o renam cair kkkkkkk

  • Francisco J T Magalhães

    Como se diz no interior, isso é “pintinho” em relação ao que se observou em uma cidade do agreste. Lá, todos os “contratados” eram obrigados a participar de eventos do prefeito reeleito. Em uma caminhada foram humilhados ao extremo de ter que assinar uma lista de presença organizada por um secretário municipal. Servidores efetivos? Esses não podiam sequer conversar nas ruas com políticos ou simpatizantes declarados da oposição pois em pouco tempo eram procurados, caso isso ocorresse, e lembrados de uma famosa lista de transferidos para a zona rural. Quanto aos comissionados, esses eram obrigados até mesmo a contribuir com parte dos salários para ajudar na campanha. Imagine o restante dos crimes eleitorais que esse reeleito praticou.

  • Artur Morais

    Em Marechal a situação é pior, pq a prefeita eleita não quer saber quem
    Tem família tá humilhado a todos os comissionados estaram exonerados na segunda-feira, você trabalha o mês todo e a recompensa é essa… agora eu pergunto cadê prefeito eleito que também estar por dentro de tudo… vermos os próximos capítulos.

  • Jordan Costa

    Em primeiro lugar não deveriam existir cargos comissionados, estas vagas deveriam ser preenchidas por concursos e com prazos determinados ou não, dependendo da sua necessidade. Entretanto, já que inventaram esta forma de contratação, a meu ver, ilegal, não deveria ser assim, mas quem se submete a um cargo comissionado, sabe que se tornou um “escravo” das vontades de seus padrinhos.Já tive a oportunidade de vivenciar, não só aqui, na capital alagoana, mas também na capital sergipana, quando tinha contratos com essas prefeituras, verdadeiras cenas de humilhação e de trabalhos forçados que estes comissionados se submetiam para não perder o “emprego”.

    • José

      Muitos às vezes são escravos que não sabem chegar e até querem massacrar e humilhar os efetivos. Chegam como se fossem donos de algo que nunca será deles.

  • José

    A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que não se compram nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o erro pelo seu nome; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever, como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que aconteça tudo errado.

    Ellen G. White

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    NÃO HÁ BÔNUS SEM ÔNUS E VICE-VERSA, NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Joilson Gouveia*
    Os chamados cargos comissionados ou cargos de confiança, existentes desde os áureos idos tempos de outrora, foram alçados, elevados e guindados aos patamares da nossa Carta Política Cidadã, de 05 de Outubro de 1988, legalizando-os, legitimando-os ou assegurando e garantindo muitos mais direitos aos seus ocupantes temporários, no mais da vez, muito mais efetivos que os próprios efetivos de carreira ou concursados, os quais se “efetivam” ou permanecem, ainda que mudem seus chefes sazonais, senão vejamos, a saber:
    • (*)Redação dada pela EC nº 19, de 04/06/98:”Art.37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:”
    • “I – os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;”
    • “II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;”
    Portanto, há leis e mais leis criando e/ou declarando os comissionados de “livre nomeação e exoneração”, nas mais diversas Administrações, seja Federal, Estadual e Municipal, mormente nas chamadas “reformas administrativas” oriundas de criativas mentes iluminadas de luminosos “reformadores”, no mais da vez, à base do CTRL + C mais CTRL + C, mormente nas plagas caetés, mediante Leis Delegadas com generosas benesses, sinecuras, mordomias, privilégios e prerrogativas aos “imprescindíveis” cargos comissionados, sobre os quais já discorremos reiteradas vezes, a saber:
    a. http://gouveiacel.blogspot.com.br/2014/07/conselhos-e-conselheiros-com-dores-de.html;
    b. http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/05/um-no-de-gordio-de-facil-desenlace.html;
    c. http://gouveiacel.blogspot.com.br/2014/07/alagoas-e-seus-sessenta-conselhos.html;
    d. http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/11/gratuitidade-ou-gratuidade-de-exercicio.html, e;
    e. http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/10/ele-preferiu-os-comissionados-aos.html.
    É, pois, até razoável, tolerável, aceitável e considerável porquanto constitucional, legal, ético ou moral que cada governante ou governo tenha seus respectivos cargos de confiança e, bem por isso, que estes vistam à camisa enquanto aliados ou parceiros porquanto ser a confiança semelhante ao respeito, que deverá ser mútuo, bilateral, recíproco e sinalagmático entre os mesmos, ou seja, daqui para lá e de lá para cá – como jogar num time sem desfraldar suas bandeiras?
    Os comissionados – esses que reclamam da “humilhação” de serem compelidos em portar suas bandeiras ainda que plotadas – apenas querem o bônus sem o devido ônus? – devem lembrar que não são obrigados haja vista que demissionários ad nutum, i.e., ao seu livre talante, nuto e alvedrio; ou não? Para evitar tais vexames ou oprobriosas humilhações nada os impede de instarem suas demissões; ou não?
    Entrementes, somente os servidores efetivos concursados que podem arrostar e até se negarem a plotar tais bandeiras, desde que avessos à elas ou que sejam intrépidos, colhudos e valentes o bastante para enfrentar aos senhores feudais ou suseranos temporários ou déspotas “eleitos”, que olvidam ser nosso emprega ou servidor número um!
    Enfim, nos últimos cinco lustros, muitos governantes escolheram como premissa de mantença do seu status quo, mormente quando e enquanto no Poder, aparelhar-se ou cercar-se de verdadeiras legiões de comissionados, conselhos e conselheiros ou apaniguados arraigados e incrustrados nos Três Poderes, nos três primeiros escalões desses poderes, com todas as benesses, sinecuras, privilégios e prerrogativas de tais cargos, mormente para driblar à Lei do Nepotismo, tornando incomensurável, gigantesca e monstruosa a Máquina Administrativa, sem o imprescindível retorno aos mesmos e, sobretudo, ao Soberano Povo, que os mantém lá!
    É, pois, que, como já dissemos, repetimos e reiteramos, ainda não somos uma Democracia verdadeira, real e concreta consoante o Estado Democrático, Humanitário e de Direito institucionalizado pela Carta Cidadã, com fulcro na meritocracia, ainda somos uma mera ARISTODEMOCRACIA ou aristodemocratura, nas mãos dos mesmos suseranos de outrora ou de sempre! – http://gouveiacel.blogspot.com.br/2011/06/aristodemocracia.html.
    Abr
    *JG

  • Edson Filho

    A regra para destruir maus políticos é jamais votar nelles e em candidatos apoiados por elles Alagoas não pode ser “pau de galinheiro” de corruptos! Façamos, pois, a nossa parte!

  • E.m.m.

    Ó Ricardo Mota, será que em 2012, o governador Vilela, não usar desta pratica para eleger Rui Palmeira de para prefeito. Me responde meu bravo jornalista.

  • HOMEM DE BEM

    PLOTEI E NINGUÉM ME FORÇOU….LEMBRANDO QUE CARRO PLOTADO NÃO É VOTO….DIA 30 É O DIA “D” …ABRAÇOS

  • POLCIA DE OLHO

    O PIOR É VER COMENTÁRIOS DE VER ALGUNS DÉBEIS AQUI DIZENDO QUE CARGO DE CONFIANÇA É ASSIM MESMO. MASSA DE ‘BOS’ O CARGO NÃO É DO GOVERNANTE É DO GOVERNO É PRA TRABALHAR PRO ESTADO E NÃO PARA O POLÍTICO, ISTO É CRIME TIPIFICADO, E SE VCS ACHAM QUE PODE FAZER A VONTADE A POLÍCIA ESTÁ DE OLHO E SE CONTINUAREM VÃO COLOCAR FURADINHO NO BALDOMERO.

  • carlos

    Eu,como cidadão de Coruripe,já assisti este filme há várias eleições !E tai mais eles fazem a relação dos familiares de quem tem cargo comissionado e o número de telefone e fazem pesquisa telefonando perguntado que é o seu candidato a prefeito! Se disser que o nome de outro concorrente dança!

  • noemia

    gente não se preocupe a lavajato está chegando em Alagoas e vai pegar pesado.

  • Elder

    Impressionante a deturpação dos comentários que só revelam a visão doentia de que o ocupante de cargo de comissão deve a alma ao governante.
    Por isso que estamos nesse mar de lama de corrupção e com um serviço público de péssima qualidade, por ter um monte de incompententes no serviço público nomeados unicamente por se tratarem de cabos eleitorais ou massa de manobra, sem qualquer compromisso com a população, mas somente com seus patrões.
    Essa imposição demonstra nitidamente que esse governo não convence nem a quem foi nomeado por ele.
    Preparem-se para 2018.