No dia em que a Polícia Federal cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão no Senado, o presidente da Casa, Renan Calheiros, está em Maceió, segundo publicam todos os jornais e sites da grande imprensa.

É claro que Calheiros está preocupado com os últimos dias da campanha na capital, mas a reação – imagina-se, em nome da Casa – veio de nota, defendendo a atuação dos seguranças do Senado (nota abaixo).

Numa avaliação inicial, a ação de hoje vai dar discurso ao projeto de “abuso de poder”, que tem sido a grande meta estabelecida por Renan pai, Romero Jucá e outros dirigentes do PMDB (e não só).

 

NOTA PÚBLICA

 

A direção do Senado Federal tomou conhecimento na manhã desta sexta-feira (21-10-2016) das diligências no âmbito da Polícia Legislativa. O Senado designou advogados do próprio órgão para acompanhar todos os procedimentos até a conclusão das investigações.

 

Convém reiterar que Polícia Legislativa exerce suas atividades dentro do que preceitua a Constituição, as normas legais e o regulamento administrativo do Senado Federal.

 

Atividades como varredura de escutas ambientais restringem-se a detecção de grampos ilegais (Regulamento administrativo do Senado Federal Parte II Parágrafo 3, inciso IV), sendo impossível, por falta de previsão legal e impossibilidades técnicas, diagnosticar quaisquer outros tipos de monitoramentos que, como se sabe, são feitos nas operadoras telefônicas.

 

Como de hábito, o Senado Federal manterá postura colaborativa e aguardará as investigações para quaisquer providências futuras.

 

As instituições, assim como o Senado Federal, devem guardar os limites de suas atribuições legais. Valores absolutos e sagrados do estado democrático de direito, como a independência dos poderes, as garantias individuais e coletivas, liberdade de expressão e a presunção da inocência precisam ser reiterados.

 

Renan Calheiros
Presidente do Senado

s:

Denúncia contra Collor 'revelada' pelo STF é de agosto de 2015
Palácio já monta novo secretariado com troca de nomes e siglas
  • ARTUR GAIA

    Ricardo, não vejo sentido uma POLÍCIA PARTICULAR PARA O CONGRESSO.
    Quem é responsável pela segurança da PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, chama-se PF e FORÇAS ARMADAS, porque essa mesma não serve como segurança para o CONGRESSO.
    ESSA POLÍCIA Ó TEM UMA FINALIDADE. PARA SE CHAMAR DE SEU, MAS NADA.

  • Joao TT

    Aqui em St’ANA continuamos LHEIOS às supostas CAPITAIS de todos os PECADOS, a do litoral ESTADUAL e a do Planalto CENTRAL.
    Aqui no SERTÃO o desencanto é GERAL: 6.298 (22%) dos 29.534 ELEITORES se ABSTIVERAM das urnas, BROXAMOS no domingo 02out16!
    TALVEZ um tanto irritados c’águas TURVAS navegáveis em Portais de APARÊNCIAS:
    _ http://www.santanadoipanema.al.gov.br [PREFEITURA]
    _ http://www.santanadoipanema.al.leg.br [CÂMARA]
    No Poço PÚTRIDO do JUÁ sem esgotos ao REDOR desde a CASAL em 1965 … “A GENTE não sabemos escolher PRESIDENTE/ tomar CONTA da gente/ nem ESCOVAR os dente: Tem GRINGO pensando que nóis é INDIGENTE! [INÚTIL – álbum NÓIS vai INVADIR sua PRAIA], _ http://www.vagalume.com.br/ultraje-a-rigor/inutil.html

  • Frederico Farias

    Em causa própria, MEIN FÜHRER!!

  • JEu

    O Re(i)nan esqueceu de dizer que os tais policiais do senado só estão habilitados a realizar “varreduras” nos departamentos do âmbito do senado e da câmara e do senado e, portanto, não podem sair pelo Brasil afora fazendo trapalhadas nas residências e propriedades particulares de senadores ou de quaisquer outros membros do legislativo federal, como dito pela PF… Agora, vamos chegar em Maceió: o governo estadual anunciou (logo nessa época) o início das obras de saneamento do bairro do Farol… porém não diz nada quanto ao saneamento da levada e adjacências, que prejudicam tanto a lagoa e, aí, o Ciço diz que a culpa é do Rui… é ser muito descarado…!!!

  • Jorge Moura

    Tá na hora de passar a os Poderes da República a limpo. A guilhotina da Revolução Francesa foi para todos, do mesmo modo deve ser a apuração da Lava Jato, porque até agora quem pagou o pato foi o PT. Faltam os que se beneficiaram de tudo isso em nome da governabilidade. Vamos caminhar e acompanhar o passo a passo disso tudo.

  • barakinalama

    Esse renan calado já fala muito e falando então…!

  • Roose

    Vejo aquela polícia como jagunços travestidos de policiais, que obedecem a determinações ilegais e criminosas , além de representar um gasto de recursos públicos que não tem nada a ver com o interesse público. A sua extinção deveria ser objeto de uma imparcial avaliação.

  • TCHAU QUERIDO !

    Essa policia do senado é uma vergonha para o Brasil. AFINAL quem deveria cuidar do congresso seria as forças armados e a PF.Ou caso contraio será a mesma policia que antigamente servia aos coronéis de Alagoas. E que voltou a ser usada nas eleições deste ano por “políticos” como Tonho Albuquerque em Limoeiro , Celso Luiz no triangulo das bermudas João Beltrão e família no Litoral Sul. Tudo sob a consentimento de Renan Pai e Renan Filho. Felizmente o povo deu e bem dado a resposta nas urnas. Há ia esquecendo o Luciano do teclados já foi comunicado pelos Renans que não será mais candidato a vice na próxima eleição.

  • Antônio Carlos

    Assisti seu comentário no Ponto Crítico de ontem (19/10), nele você comenta sobre o projeto que o Senador Renan, está empolgado para emparedar as autoridades, que É “o abuso de autoridade”.
    Não sei como o Senador vai trabalhar contra ele, vejamos se for aprovada tal lei:
    1. O ministro do Supremo que engavetou o processo de denúncia contra o Senador Renan, no caso da pensão da filha do Renan, paga através de uma construtora. O Ministro segurou o processo, para a prescrição da ação, quanto aos documentos falsos (NOTAS FISCAIS FRIAS DOS BOIS DE OURO DO SENADOR) juntados pelo Senador Renan em total desespero na sua defesa , Senador, seu padrinho Ministro do STF praticou abuso de autoridade, pois deixou prescrever a parte da ação quanto as notas fiscais frias.
    2. O senhor senador Renan, responde por salvo engano, mais de nove inquéritos no STF, os mesmos não tem andamento, assim, o Senador Renan pratica abuso de autoridade.
    3. O caso agora da Polícia Legislativa, seu homem de confiança, que é o diretor da mesma polícia e nomeado pelo Senhor, praticou abuso de autoridade. Acredito que sob vossa autorização, para atrapalhar as investigações da Operação Lava jato,
    4. Em 2006, o Senhor Renan era o presidente do Senado, e o diretor da polícia legislativa, o mesmo deste caso recente, foi acusado de sabotara operação “MÃO DE OBRA” para desbaratar uma quadrilha que fradava no Senado, contratos milionários de serviços terceirizados, e os documentos foram retirados do Senado, de madrugada, antes da chegada dos Federais, e as câmaras de segurança de vigilância do Senado foram desligadas, repito o Senhor Era o presidente do Senado e nada foi apurado. Outra pratica de abuso de autoridade, praticado pelo Senhor.
    Sei que o senhor quer mais uma vez enganar o povo crédulo de Alagoas, apresentado tal projeto, como também tentando se auto enganar-se.
    Acredito que terá um artigo na Lei, excluindo o Senhor e seus amigos da pratica de ABUSO DE AUTORIDADE.
    Bom trabalho em prol dos seus amigos e autoridades féis a Vossa Excelência, muito digno Presidente do Senado.

    • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Muito bem lembrado, alguns episódios e processos, inquéritos e denúncais atribuídos ao “rei do gado dourado”, pelo leitor Antonio Carlos, aplaudo-o e felicito-o por inolvidáveis reminiscênscias, para jamais olvidá-las! Parabéns!
      Abr
      *JG

  • Antonio Carlos

    Lembrando-se de outro abuso de autoridade do Senador Renan, aconteceu na votação do afastamento da ex presidente Dilma, quando o Senhor, juntamente com o Presidente do STF, de forma descarada, cinicamente fatiaram a condenação, ferindo de morte a CF.
    Senador Renan, o Senhor é quem mais pratica abuso de autoridade neste país.
    Respeite o povo, para o Senhor, cinismo não tem limite.
    Quando mais as águas estão fétidas, podres, ó Senhor nada de braçada e sai ileso das acusações.

  • Alagoas

    Tá chegando a hora do Senador,agora é questão de tempo.

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    PATERE LEGEM QUAE FESCISTI – SUPORTA LEI QUE FIZESTE II

    Numa Democracia maiúscula, adulta, madura, cidadã, civilizada, serena, séria e legítima, mormente num Estado Democrático, Humanitário e de Direito institucionalizado pela nossa Carta Cidadã, aquele Estado Democrático de Direito jungido, subsumido e submetido ao império da legalidade, irrestrito, indistinto, impessoal, amplo, geral e para todos, onde não há nem pode nem deverá haver espaços, lacunas, brechas, subterfúgios ou prerrogativas e qualquer proteção à ilicitude, ao indecoroso, ao indigno, ao ilegítimo e à ilegalidade, ao indiligente, ao irresponsável, ao espúrio, ao inescrupuloso e etc.
    Ou seja, a interdependência autônoma e harmoniosa dos Poderes, não pode nem deverá servir de valhacouto aos personagens espúrios, anômalos, inescrupulosos e/ou criminosos, ainda que alguns personagens deles façam parte e os integrem, não! Não mesmo!
    A Legalidade, Impessoalidade, Moralidade(Probidade), Publicidade (Transparência) e Eficiência são seus Princípios norteadores, desde 1988. A Lei, a Ordem e a Justiça estão acima desses respectivos Poderes, inclusive do próprio Poder Judiciário que há ser balizado, limitado, enquadrado e se conduzir nas esquadrias legais, legítimas e processuais insculpidas na própria LEI – patere legem quaem fecistis: suporta a lei que fizestes.
    O Dever-Poder (o poder de ofício “ex oficio”) e ou seu múnus público é inerente ao cargo enquanto agentes políticos, agentes administrativos e servidores públicos que são, meros funcionários públicos a serviço do Soberano Povo, que é seu Fator-Real de Poder e que o detém ou o contém, de fato, na prática, na realidade e a bem da verdade, numa República Democrática, que está acima de seus próprios Poderes, Instituições e Órgão republicanos! – Vide aqui, a saber:
    http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/03/impeachment-em-tramitacao-e-o-desejo-da.html
    “Brevíssimas Lições de democracia e república, segundo semanário-revista Veja:
    • O presidente não pode processar ninguém, mas pode ser processado por qualquer cidadão.
    • O presidente é um servo do povo e, portanto, deve aos cidadãos obediência litúrgica e hierárquica.
    • O mandato presidencial é uma missão constitucional a que um dos cidadãos do país se submete muitas vezes a contragosto e em prejuízo de suas atividades privadas.
    • Quando deixa o comando do governo e volta a ser um cidadão comum, o presidente é promovido a povo.
    Numa Democracia, portanto, “o presidente não pode processar ninguém, mas pode ser processado por qualquer cidadão. Ele é um servo do povo e, portanto, deve aos cidadãos (de bem e, sobretudo, aos contribuintes) obediência litúrgica e hierárquica.
    O mandato é missão constitucional (portanto, seu dever legal, moral, social) a que um dos cidadãos do país se submete”, de modo igual, semelhante e idêntico aplica-se ao Governador de quaisquer Estados-membros – por simetria constitucional, como diria um mestre e amigo meu …” (Sic.)
    Enfim, o Brasil não é Venezuela, Bolívia nem Cuba, onde prevalecem apenas e somente a soberana vontade de seus príncipes escarlates, só para citar algumas “democracias”!
    A Pátria, o Brasil e sua República estão acima dos seus próprios Poderes, Instituições, Órgãos e, sobretudo, dos seus inúmeros partidos de todos os matizes e de seus mais de cinquenta tons escarlates.
    Tenho dito, repetido e reiterado!
    Abr
    *JG

  • Edson Filho

    Se demorar, Alagoas, em 2018 vamos cassar pelo menos dois corruptos do senadinho! Rui por, enquanto, é a solução para governar nossa terra que não pode continuar sendo “pau de galinheiro” de corruptos endêmicos!