Temos a imensa dificuldade de nos enxergarmos entre os candidatos que disputam as eleições.

O que não é em nada diferente da sensação generalizada – e em todo o Brasil – de perplexidade e desprezo quando da votação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Usando uma máxima – clássica – entre os da atividade política: “Jabuti não sobe em árvore. Se ele estiver lá, é porque alguém colocou”.

Neste caso, a afirmativa é corretíssima: quem chega ao poder, no Legislativo e no Executivo, foi posto ali por alguém.

Quando não, atingiu tal posição porque os que podiam impedir nada fizeram – lavaram as mãos e fizeram cara de entojo.

Eles, os futuros eleitos, podem não ser o poço de virtudes que desejaríamos que fossem – mas quem o é na nossa sociedade de aprendizes da cidadania?

1.500 motociclistas tiram habilitação a cada mês em Alagoas
A grande aposta de novo "fenômeno eleitoral" é Lobão
  • Joao TT

    TORCEDOR de time futebol e ELEITOR em período antes da votação lembra-me o SERESTEIRO preguiçoso que fomos, EU e a turma do BACURAU da Rua NOVA em St’ANA. Menos mal que um outro DESAFINADO conseguia arranhar o PINHO em loas à AMADA – Clube do BOLINHA adverso à diversidade ALEGRE dos dias que correm.

    Eram os tempos das radiolas ZILOMAG na tomada do BAR ou com PILHAS amarelinhas pelas JANELAS de ruas nem sempre CALÇADAS – coisa da PREFEITURA.
    Cabia à CEAL vagalumear em St’ANA desde 1963, e a CASAL veio sem rede de ESGOTOS aqui fedendo até AGORA, isso desde 1965.

    A usina de P AFONSO começara a ser construída em 1955, uns DEZ anos antes da Passeata dos INTELIGENTINHOS santanenses dos CANDEEIROS. E descobrimos o @-MUNDO da Lua nas redondezas do Poço do JUÁ, promissor ESGOTO a céu aberto nestes idos de 2016.

    Inaugurada a Energia ELÉTRICA em 1963 sob os auspícios do Coronel LUDUGÉRIO, Sr Luiz Jacinto Silva [ DE Caruaru-PE 1929 até – Belém-PA 1970]
    _ https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Jacinto_Silva

    Chega ao SERTÃO de Alagoas o HUMOR brasileiro em St´ANA com TVs sem repetidora, um CHUVISCO só! … rsRs

  • Ednaldo

    Discordo em um ponto, quando se trata de legislativo pela atual legislação eleitoral de hoje, muitos que estão lá estão pelo voto da legenda e não pelo voto do povo, simples assim, o candidato X tem 10.000 votos e não consegue se eleger enquanto o candidato Y que tem apenas 2.000 votos consegue se tornar um deputado ou vereador, isso é o que deve acabar, é por isso que existe a infidelidade partidária porque o candidato entra em uma tal legenda forte apenas para conseguir se eleger e depois de conseguir o que queria migra de partido e vai para onde for melhor para ele. Fim para o voto de legenda e rumo ao voto por candidato, assim seria muito mais justo e também o cenário político poderia mudar.

  • Jordan Costa

    Brilhante colocação, Ricardo. Esses candidatos são frutos da sociedade em que vivemos, do contexto social. Somos todos responsáveis, como eleitores, na medida em que aceitamos soluções baratas para mitigar graves problemas da cidade ou migalhas para estarmos perto dos que almejam o poder a qualquer custo.

  • Glorioso

    A falsa democracia brasileira obriga o eleitor a votar, porém, ela não impede que o eleitor vote nulo. Pelo nível do político canalha brasileiro, o bom seria ficar em casa e não ter a obrigação sair e votar. “Quem vota em corrupto elege ladrão”.

  • RUI PALMEIRA 45

    Por isso que VOTO RUI PALMEIRA 45, político sério, honesto, humilde, trabalhador, respeita os MACEIOENSES, faz obras voltadas aos mais carentes da pobreza absoluta e não se vê seu nome e seu governo envolvidos em escândalos de corrupção na atual gestão como prefeito. Diferentemente dos demais, pelo menos dois então deputados estaduais, já condenados na OPERAÇÃO TATURANA pelo desvio de mais de R$ 300.000.000,00 (TREZENTOS MILHÕES) da ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, tomavam dinheiro via empréstimos pessoais ao banco RURAL, que eram pagos com chegues da própria ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE ALAGOAS, hoje ambos deputados federais, o do PT – PAULÃO de Lula e do PMDB – CIÇO ALMEIDA de Renan Calheiros, já foram condenados em 1 dos 3 votos da 3ª Câmara Cível do TJ-AL, o do Relator desembargador Domingos de Araújo Lima Neto e se confirmados vão ser cassados pela Lei do Ficha Limpa. Já RUI PALMEIRA na pesquisa do Instituto Paraná entre 23 a 27/09 chegou aos 55% e já deve ter ultrapassado para decidir no 1° turno.
    VOTE CERTO VOTE RUI 45!

  • Jorge

    Brilhante comentário! Inclusive, hoje, vinha de Maceió, ouvindo comentários no rádio. O famoso radialista criticava LULA e DILMA, mas, ao mesmo tempo elogiava os nossos GRANDES REPRESENTANTES DO SENADO FEDERAL. Desliguei o Rádio! Achei de uma HIPOCRISIA VISCERAL… bom criticar os que tão longe! Uma grande parte de nossos jornalistas fazem matérias para agradar alguém!

  • Antonio Moreira

    Resumo de uma frase pronta:
    O ladrão escolhe você,
    e você escolhe o político!

  • Nelson

    Concordo Glorioso ! Vivemos uma democracia hipocrita e ridicula. Estou confuso entre o que é democracia,e o que é ditadura. Me vem a memoria os tempos em que os generais governavam nosso pais ! Viajavamos tranquilos nas estradas, sem assaltos ou rodovias bloqueadas por desocupados irresponsaveis, todas as sextas feiras na saida do trabalho iamos tomar uns chopes, jogar conversa fora e depois podiamos dirigir nossos carros de volta pra casa. Iamos aos estadios assistir o futebol levando crianças e as mulheres, despreocupados com torcidas organizadas, tiros, nem privadas sendo jogadas sobre nossas cabeças. Nos documentos exigidos para tirar passaporte, ninguem pedia tickt de comprovante que votou. O muro de nossas casas eram baixos, sem cerca eletronica, nem dispositivos de alarme. Era outro tempo, outra fabula, por isso estou confuso, se a democracia não foi naquele tempo, e se a ditadura não é hoje ???

    • Rocha

      Era FELIZ e não sabia!

    • Henrique

      A questão não era a ditadura militar, que foi terrível. Foi a globalização de mercados, de cultura e de violência que veio depois, a partir de 1991. Copiamos tudo de ruim dos EUA e nada de bom. Só isso. Se fosse ditadura militar ainda seria pior, porque não se investigava a corrupção. Ou melhor só a dos adversários. Humm… Pensando bem, nessa parte talvez continue igual :((

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    O SAUDOSO JOELMIR BETING ALERTOU, AVISOU E VATICINOU, MAS…
    Joilson Gouveia*
    Há, pois, nas chamadas redes sociais, verdadeiros avisos, anúncios, alertas, conselhos ou aforismos, que refletem ou reproduzem aos antigos ensinamentos populares tal qual aquela máxima “Vox Populi; Vox Dei”!
    Hoje reproduzidos em forma de memes; num deles explicita que “Votar no PT é o mesmo que agradecer ao ladrão ou ao assaltante após o roubo ou assalto”, dentre outros do gênero! – “Pior que um governo corruPTo é ver um cidadão que se diz digno, correto, honesto, honrado e decente defendê-lo”! Isso é, convenhamos, deveras gravoso, danoso e lastimável!
    Aliás, num deles, até comentei o seguinte, a saber:
    “É muito mais que isso – e não somente isso – votar neLLes é fazer apologia ao crime, sobretudo aos criminosos ou, no mínimo, ser cúmplices e coautores dos crimes de Lesa-Pátria, Evasão de Divisas e Desvios de riquezas, tesouro e de Erário! Ou não?
    Digo mais ainda: E não tão-só, apenas e somente votar neLLes, mas, também, em todos os seus sequazes, séquitos e asseclas ou aparelhados, apaniguados, arraigados e incrustrados nas tetas da “viúva”, enquanto comissionados ou integrantes das chamadas centrais sindicais ou sindicados de todos os gêneros, matizes e cores escarlates, são mais 15.000, em todo o país, mormente daqueles “aliados” que integraram à “coalização vitoriosa” e vencedora daquilo que fora (e ainda é-o) o maior, mais vil, escabrosos, oprobrioso, inescrupuloso e criminoso ESTELIONATO ELEITORAL, nunca antes visto, registrado e perpetrado numa Democracia!
    Entrementes, o mais deplorável, degradante, deprimente e humilhante é ver o cidadão de bem, decente, honesto, digno e honrado CRER nessas eleições em “seguras, invioláveis e invulneráveis urnas eletrônicas digitais” e VOTAR na esperança de eleger seus dignos representantes, seja para eleger seja para reeleger aos que nada fizeram, nada fazem nem nada farão senão manter seu status quo ante!
    Ainda assim, há, pois, alguns breves momentos risíveis ou ridículos mesmos, por nada haver de alegre, hilário e jocoso nas impertinentes, improcedentes e renitentes lamúrias, lamentos e perorações atoleimadas das carpideiras escarlates desconexas, débeis, debiloides, dementes, inóxias, inanes e inocentes úteis de sempre e da linha-de-frente vociferando “diretas, já” ou “Fora, Temer” como se não fora eLLes quem votaram e os elegeram: tanto à RÉ – a condenada pela metade, numa “queda; sem coices”, graças ao urdido conluio ardiloso de dois “presidentes” – ora CASSADA, e de seu imediato substituto eventual legal e constitucional VICE, ora efetivado e efetivo Presidente do Brasil!
    É, pois, quase um inenarrável, indescritível e imensurável prazer ver, ler e ouvir as latomias, cantilenas, ladainhas e ledanias enfadonhas, esfarrapadas e chorosas lamentações de quem perdeu o osso ou as tetas fartas que os alimentavam, por pura incompetência e na espúria convicção de que o crime compensa!
    Enfim, acabou! Joelmir Beting foi fabuloso em seu vaticínio: “o PT, de fato, é mesmo um partido interessante, começou com presos políticos e vai terminar com políticos presos”! – Quase toda a CÚpula escarlate investigada, processada, denunciada, julgada, condenada e presa, e, ainda assim, há cidadãos e cidadãs de “bem” que os defendem! – Pasme! Expulso mesmo só o Delcídio Amaral!
    Temos dito: o “tchau, querida” será um definitivo “adeus, queridos”!
    Abr
    *JG
    P.S.: Mais de três “ex” tesoureiros e três ex-ministros PRESOS; já se pode pedir música, no Fantástico! Uma ex-presidentA RÉ e CASSADA, eLLe RÉU em dois processos (por enquanto) e mais um casal RÉU, por assaltar aos coitados dos consignados!
    Louve-se à “república de Curitiba”!

  • Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    SUA EXCELÊNCIA, O CANDIDATO!
    Joilson Gouveia*
    Indaga-nos a todos, em seu Blog, o perspicaz, satírico, astuto, arguto e sagaz literata caetés e tupiniquins: “Até que ponto somos melhores que os candidatos postos?”
    A priori, ao invés de indagar deveria responder-nos, acaso haja respostas ao questionamento por ele posto, mas, ainda que não sejamos melhores, certamente não somos piores que os tais “candidatos”, haja vista que somos todos seres humanos iguais em direitos e obrigações, consoante premissa legal constitucional: ISONOMIA: “todos são iguais perante a Lei” – mas, infelizmente, a lei ainda não é igualmente aplicada, posta e imposta a todos igualmente, indistintamente, numa equidade equânime e equitativa senão para todos ao menos para os fatos semelhantes, similares, símiles e simétricos, mormente quando insertos na Jurisprudência acordada, pacífica e mansa! Ou não?
    Segundo, uma vez eleitos tais “candidatos”, já se acham, pensam ou se tornam diferentes daqueles que “o outorgaram a procuração de seus representantes” pelo voto sufragado – esquecendo que nada mais são e serão (pelo menos deveriam sê-los) que meros servidores públicos e empregados do povo que o “escolheu” e, também, dos que não o escolheram – haja vista que, enquanto POVO somos seus patrões, ainda que se sintam excelências em nada e de nada excelentes, excepcionais ou extraordinários.
    Terceiro, uma vez eleitos, diplomados e nomeados para seus cargos, no mais da vez, ocupam outros distintos daqueles a que foram “selecionados” pelo povo, daí os “empregados” ou servidores públicos “contratados” pelo povo já não mais presta-lhes contas de seus serviços, se arvoram de uma empáfia arrogante soberba deixando de ser excelências para exercerem suas insolências, estribados numa odiosa prerrogativa de foro por exercício de função pública, eis, pois, o grande nó górdio ou busílis da nossa jovem democracia tupiniquins: pomos; mas não depomos!
    Quarto, se é o povo que outorga deveria ser o mesmo a destituir, defenestrar, expurgar e CASSAR a outorga, nunca os seus pares – seus pares são parelhas e parceiros demais da conta; ou não?
    Enfim, ainda que “jabutis não subam em árvores” ou postes, posto que postos lá por alguém, por óbvio, claro e certamente, é imprescindível que possamos dispor de meios, modos, maneiras, mecanismos e remédios para tirá-los de lá; ou não?
    Urge, pois, o quanto antes e definitivamente dar cabo, termo e fim de tais benesses, privilégios, prerrogativas ou mordomias desses ditos “jabutis” – http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/09/precisamos-acabar-e-com-o-foro.html
    Abr
    *JG