Haverá uma baixa renovação na Câmara Municipal de Maceió.

Eis um consenso geral entre os “especialistas” na matéria Caminhos e descaminhos do Legislativo Mirim.

Há várias razões para isto aconteça: esta é uma eleição curta, que beneficia aqueles que são mais conhecidos e conseguiram montar um reduto eleitoral na periferia, principalmente os que cumprem o papel que seria do Estado.

Normalmente, o eleitorado mais “elitizado” é também o mais “infiel”, sempre em busca de uma novidade ou de uma nova experiência, que pode até resultar em aventura.

Fato concreto, também, é que o desalento se democratizou, atingindo todas as camadas sociais. A atividade política está em baixa, o que termina sendo ruim para o próprio eleitor descrente.

Este ano, como está claro, não teremos um fenômeno eleitoral como Heloísa Helena foi em duas eleições consecutivas.

Nem mesmo o seu partido, a Rede (ainda que tenha o excelente Átila Vieira como candidato), parece ser o beneficiário para a sua impressionante votação recorde: ela já chegou, em 2008, a 30 mil votos – ninguém chegará tão longe.

Os mais votados, afirmam unanimemente os calculistas eleitorais, serão vereadores no exercício do mandato.

Entre os novatos, onde poderíamos destacar as presenças de Welton Roberto (PT), Fábio Cabral (PSB), todos que ouvi apontam Lobão (PR) como um dos futuros vereadores da capital.

Destaco, por justiça: o personagem, heterodoxo, tem votos nas camadas diversas, com presença maior entre os jovens. Se não se eleger, será uma surpresa para quem acompanha – dentro do possível – a campanha.

Outras apostas – dos “especialistas” – entre os sem-mandato: Izac Jackson, agora no PV, e Ib Breda, também do PR.

Tem mais gente circulando onde o olho nu não alcança, mas os que estão citados aqui são mais visíveis.

Até que ponto somos melhores do que os candidatos postos?
No debate da despedida, os candidatos repetem o mesmo roteiro
  • Joao TT

    VEREADORES de MACEIÓ estão sem PROPOSTAS registradas no TSE
    _ http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/municipios/2016/2/27855/candidatos
    Igualzim aos VERADORERES de St´ANA
    _ http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/municipios/2016/2/28592/candidatos
    AQUI no SERTÃO, cabra ELEITO vai ganhar R$ 12 MIL/ mês [jan 20117 – dez 2020]
    _ http://www.alagoasnanet.com.br/v3/o-globo-denuncia-reajustes-em-salarios-de-prefeitos-e-vereadores-de-ate-242-no-sertao-nordestino/
    Seria PÔ-brema do Portal do TSE, ou CACHIBREMA meRmo?
    _ https://noticias.terra.com.br/brasil/veja-qual-e-salario-dos-prefeitos-e-vereadores-das-capitais/

    A paga em St’ANA do prefeito enrosca na do GOVERNADOR, R$ 20 MIL/ mês
    _ http://oglobo.globo.com/brasil/na-seca-salarios-de-prefeitos-vereadores-crescem-ate-272-7127520
    AQUI se ganha mais que PRFEITANDO na capital à beira MAR da carestia de LUXO
    _ https://noticias.terra.com.br/brasil/veja-qual-e-salario-dos-prefeitos-e-vereadores-das-capitais/

  • JORGE

    NO CASO DO LOBÃO, VOTO DE PROTESTO!
    Welton Roberto (PT), Fábio Cabral (PSB), Izac Jackson, agora no PV, e Ib Breda, também do PR. NÃO ENTRAM.
    POR UM “ABORTO”, SÓ O IB. SE O LOBÃO “PUXAR” ELE.

    RAMALHO DO BOMBEIRO ENTRA.E UNS FIGURINHAS SAIEM DA CÂMARA.
    O RESTO, VAI DEPENDER DA COMPRA DE VOTOS E QUEM TIVER MAIOR VOTAÇÃO NA MESMA COLIGAÇÃO ENTRA. PSDB FARÁ NO MÍNIMO 5 OU QUEM SABE 6.
    FIQUEMOS, TODOS, DE OLHO NOS VOTOS NULOS, EM BRANCOS E ABSTENÇÕES!

    APOSTO! PT ñ faz ninguém. E se fizer, o candidatou “pula” depois!

  • Glorioso

    O mais votado será o palhaço pirulito, esse é do bem.

  • LimaJR

    Estamos sem opção para esse ano, sei que muitos definiram seus candidatos a vereadores por interesse, outros porque fazem parte do cadastro da compra de voto. Na nossa capital, acredito que o voto consciente não ultrapasse 105 do eleitorado. Resumindo, não podemos esperar muito dos eleitos, será a continuação dessa porcaria atual!

  • joão godofredo

    Enquanto continuar essa esculhambação, continuaremos com os votos de protesto. Enquanto tivermos eleitores e eleitos que, sequer, sabem o que faz um vereador, continuaremos a reclamar dos problemas de infraestrutura da cidade. O tal fenomeno que vocês tanto falam, tem como plataforma eleitoral a promessa de fazer um banheiro público no comércio.Infelizmente, estamos perdidos! Enquanto os mandatos políticos continuarem sendo balcão de negócios, onde todos entram para se arrumar, é disso para pior.

  • Lucius Marcus

    Voto de protesto não existe. O que existe é o voto palhaçada.

    • Edson

      Não é voto de “protesto”, nem muito menos de “palhaçada”, foi voto consciente! procure saber o que o lobão já fez pelas pessoas sem nunca ter tido um mandato!

  • vieira

    Situação horrenda é termos dois taturanas tentando botar as mãos no cofre da prefeitura de Maceió: Paulão e Ciço. Rui é um dormioco. JHC seria uma opção menos ruim, mas seu João Caldas é um lástima!

  • vladimir dos santos

    Não é voto de protesto, e de merecimento LOBÃO é da periferia, e conhece o que é melhor para comunidade porque ele convive com isso, conhece os problemas que nós passamos. É voto consciente LOBÃO.

  • JOTA ALVES

    ricardo mota, os bancos estao em greve, onde um candidato a prefeito e o outro para vice arrumou tanto dinheiro para comprar votos aqui proximo a bomba do gonzaga no tabuleiro.

  • ANAL LUIZA CAMERINO

    Votem mal e depois vão às ruas desfilar suas insatisfações.
    A hora é agora. Ninguem é mais importante nesse pais do que o eleitor.
    É agora ou nunca.
    Nada de votar por protesto. Tem que ser consciente.
    Nada de candidatos que estejam respondendo na justiça.
    Se eles tivessem carater não estariam nem disputando. estão disputando pra manter foro privilegiado e bla,bla….
    Agora é a hora.
    Vamos eliminar as pretenções dos RENANS ainda no primeiro turno.

  • Márcio Melo

    Lobão e outros novatos que entrarem não são por votos de protestos, são Pq o povo quer confiar seus votos no novo. O povo estão cansados desses velhos cacique que não tem nenhum projetos,nenhum beneficiamento nas redondezas onde moram, que querem passar o mandato de pai pra filho como se aquele lugar fosse dele e ninguém toma. Chega das mesmisse, temos que apostar no novo, se não dá resultados, a eleição serve pra isso, fazer a renovação. É melhor ter alguém que pensa num banheiro no centro, do que esses que estão aí e tratam os eleitores como privadas deles.

  • Darlan Fernando Alves de Lima

    E vale ressaltar que o voto no Lobão não é um voto de protesto e sim de merecimento do candidato, que faz por onde merecer a nossa confiança até então. Analise o trabalho que o Lobão vem fazendo na periferia, mesmo sem ter um mandato e antes mesmo de ser candidato pela primeira vez, ele sempre lutou por melhorias na periferia de Maceió. Quem o conhece pessoalmente sabe de sua índole, rapaz de caráter, batalhador e honesto. Esses são os verdadeiros motivos para dar o seu voto ao nosso querido Anivaldo Lobo Silva, Meu voto é do Lobão!!!

  • mario

    A surpresa e se os evangélicos votarem em massa nos canidatos da igreja mundial que sao jhc e samyr malta.

  • ZIEL NOBERTO

    MEU VOTO E DO LOBAO NAO POR PROTESTO MAS POR MERECIMENTO SEM MANDATO E O UNICO QUER FAZ POR MACEIO ENQUANTO EESES VEREADORES QUER PASSARAM QUATRO ANOS SEM PROJETOS NEM UM PRA MACEIO E NAO FEZERAM NADA PARA MELHORAR NOSSA CIDADE E LOBAO VEZ MAIS DO QUER ELES COM ELEICAO SEM ELEIÇAO E VAI NA CASA DOS SEM SER EPOCA DE ELEIÇAO E LOBAO TEM PROJETOS PARA MACEIO VAMOS ACABAR COM COMPRA DE VOTOS POLITICOS QUER COMPRA VOTO E BANDIDO E ACABAR DESES POLITICOS QUER FICAR PASSANDO O CARGO PARA FILHOS E NETOS SEUS PAIS RENOVA A CAMERA DE VEREADORES EM GERAL ATE ASSEMBLEIA LEGESLATIVA E FEDERAL E SENADO LOBAO MERESE GANHA E UM RAPAZ JOVEM HUMILDE E TRABALHADOR E UM GUERREIRO E PARA DEPUTADO TAMBEM VOTO EM LOBAO MACEIO E ALAGOAS E NOSSO PAIS PRECISA DE CANDIDATOS COMO LOBAO GUEREIRO BATALHADOR LOBAO ESTA EM PRIMEIRO LUGAR O QUER VAI SER O CANDIDATO MAIS VOTADO AS PESQUISAS AFIRMAM OUVIDO O POVO DE MACEIO SO DA LOBAO NA PEREFERIA E NOS BAIRROS NOBRES TAMBEM SO DA LOBAO ATE PESSOAS DE OUTRO ESTADO QUER MORAVA EM MACEIO ALAGOAS QUANDO SOUBE QUER LOBAO ERA CANDIDATO RESOLVERAM VOTAR NO LOBAO ATE PEESOAS DE ALAGOAS QUER MORAVA EM MACEIO E ESTA NO EXTERIOR EM OUTRO ATE LONGE MUITO LONGE QUNDO SOBERAM QUER LOBAO E CANDIDATO A VEREADOR RESOVERAM VOTAR LOBAO E POPULAR EM TODA MACEIO EM TODO ESTADO DE ALAGOAS E BRASIL E AYE NO EXTERIOR OUTROS PAISES BRASILEIROS QUER MORA LA E ALAGOANOS TAMBEM A FAMA DE LOBAO CORRE A SOUTA LOBAO GANHA ESAS ELEIÇOES DE GOLEADA E MUITO DEFICIL ELE PERDER O POVO QUER LOBAO NA CAMERA DE VEREADORES E DEPOIS DE DEPUTADOS ESTADUAIS OU PORQUER NAO DEPUTADO FEDERAL SUA FAMA CORRE O BRASIL INTEIRO ATE NO EXTERIOR AGORA O LOBAO E SUA EQUIPE TEM QUER FICAR LIGADO E SEU PARTIDO NAS APURASAO DOS VOTOS PARA NAO VER ROUBO E NEM ROUBAR AS URNAS LOBAO JA ESTA GANHO TODA MACEIO E LOBAO PARA VEREADOR NO MEU BAIRRO SO DA LOBAO DIA VAMOS COLOCAR LOBAO NA CAMERA NADA DE SUPLENTE DIRETO PARA CAMERA DE VEREADOR TIRAR AVAGA DESES CANALHAS LADROES PADRIADOS POLITICOS SO PASSAM QUATRO ANOS PARA ROUBAR E GANHA DINHEIRO SEM FASER NADA A VITORIA DE LOBAO AMANHA E CERTA E 100PORCENTO E DEFICIL ELE PERDER O MELHOR E IMPOSSIVEL PORQUER MACEIO JA DECIDIU LOBAO PARA VEREADOR OU OU O LOBAO JA GANHOU

  • Joao Roberto Lessa Peixoto

    É lamentável ver a possibilidade de ter que conviver com essa mesma turminha der compradores de votos, e aí acaba o compromisso com o povo e com dias melhores, com mais justiça social com melhores politicas publicas. Vai ser tudo como era antes no castelo de Abrantes. Nomes como o de Izac Jacson, homem de luta comprovada na defesa dos direitos dos trabalhadores, ficar fora da Câmara este ano, é uma prova incontestável de que os eleitores em sua maioria, são irresponsáveis, despreparados, desinformados e não estão preocupados como o seu futuro e dos seus dependentes! Mais uma vez, só nos resta lamentar e nos preparar para mais quatro anos de mentiras, roubalheiras e maracutaias que so irão enriquecer ainda mais as contas dos mesmos profissionais já tão conhecidos!