O secretário do Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, disse ao blog que está fazendo um levantamento para saber onde ocorreu o problema que resultou na cobrança dos servidores que fizeram empréstimos consignados com a Caixa Econômica Federal.

Entretanto, ele já adiantou que está tomando algumas providências preventivas:

– Estamos preparando um decreto que proíbe que os bancos façam a cobrança aos servidores. O contrato é entre o Estado e as instituições financeiras, e não admitimos que os servidores sejam punidos pelo que não têm responsabilidade.

Numa frase, Teixeira resume a sua posição: “Os bancos têm de cobrar ao Estado”.

No caso dos sete mil servidores que estão recebendo a cobrança, por inadimplência, da Caixa Econômica Federal, o secretário de Planejamento e Gestão disse que vai se reunir com a direção local da CEF, ainda esta semana – está indo para Brasília – para identificar onde ocorreu o problema, ressaltando que “os servidores não podem ser punidos”.

Ele explicou que mantém um rigor na exigência do limite dos empréstimos consignados, de 30% dos salários dos servidores, que os bancos devem cumprir, de acordo com a legislação vigente.

Quanto à reclamação de que só a Caixa Econômica Federal está realizando este tipo de operação com os funcionários estaduais, Christian Teixeira adiantou que está fazendo contato com outros bancos:

– É importante para nós que este leque se amplie, havendo uma concorrência maior e possibilitando a redução das taxas cobradas pelas instituições financeiras.

Ele prometeu informar o resultado das apurações que a Secretaria de Planejamento e Gestão está realizando para saber a origem do problema de agora. “até porque o secretário George Santoro me garantiu que os pagamentos à caixa estão sendo feitos em dia”.

Estamos no aguardo.

'Sobra' sangue mas faltam kits de análise no Hemoal
Quem será o próximo conselheiro de Calheiros a aparecer na fita?
  • Eudes Simplicio

    Sem falar da margem 2 disponível no contra cheque para liberação de cartão consignado para o servidor, só de fachada, pois nenhum banco esta fazendo empréstimo consignado para o servidor além da CEF e nem a própria CEF faz esse cartão consignado, ou seja, margem 2 inútil.

  • De olho

    Tomara que eu receba uma cobrança desse entro imediato na justiça por danos morais contra a caixa e o estado.

  • JEu

    Para onde, então, foram os milhões de reais descontados da folha salarial dos funcionários?!!!! Será que foi só um “probleminha” administrativo, ou será que tem “bicho grande” por trás de tudo isso?!!!! Em um ano eleitoral parece que costumam surgir um monte de “fantasmas” e outras “assombrações”….

  • Ana

    Sim , e como fica quem recebeu a notificação ? A espera de comunicado da Caixa desconsiderando, uma vez que corre o risco de cadastro no Serasa/SPC, e todo o desgaste para retirada ? Além dos danos morais cabíveis …

  • FELIPE

    Na verdade o que estamos vivendo é uma total falta de gestão , o sr secretario quer proibir os bancos de cobrar , mas os repasse não estão sendo feitos ele acredita mesmo que algum banco vai querer entrar apenas a cef está operando e a mesma será suspensa , o mesmo prometeu tal decreto a 6 meses e até o momento nada , quem quiser constatar pode visita algum correspondente da rua barão de penedo no centro , lojas estão sendo fechadas cliente nos procuram todos os dias e não existe uma posição no mínimo aceitável .

  • ricardo

    seria bom que em posse desse contrato os funcionários públicos entrasse com uma ação na justiça contra a caixa e contra o Estado, um por danos morais e o outro por apropriação indébita.

  • kbção

    SÃO OS CALHEIROS GENTE , TAL PAI TAL FILHO E AGORA O CIÇO DO LIXO.

  • ariana gomes

    os servidores não tem nada haver se foi empréstimo consignado ja vem descontado em folha cabe a caixa cobrar do estado.

  • tania

    Vou ficar no aguardo se receberei o 2° aviso…….e aí temos que entregar o caso a um advogado! Apropriação indébita por parte do Estado! Até onde chegamos Ricardo Mota? Agradeço o seu empenho nesse caso!

  • Carlos M Melo

    RICARDO desde que o Estado tá trabalhando com essa empresa que atende consignado enfrente as lojas americanas que só é problema . Vou direto na Secretaria de Administração e lá só fazem dizer foi a empresa. Se essa empresa não presta por fica lá?. Pq deve ser de algum político vc não acha?

    americanas

  • Luciana Rocha

    O povo tá recebendo cobrança e eu tô no SPC, pelo Banco BMG/Itau. Com as parcelas todas descontadas do meu salário. E agora? Como é que fica?