A redução do número de assassinatos em Alagoas – particularmente em Maceió – é uma notícia que merece destaque, mas não pode nos fazer esquecer a questão estratégica em jogo: a ação policial tem um limite que deve ser atingido em breve.

O problema continua sendo cultural, social e de ausência de políticas públicas em áreas transformadoras da sociedade.

Não é apenas o governo Renan Filho que deixa de investir de forma significativa na cultura, no esporte e no lazer para as comunidades mais pobres. São elas que “oferecem” os seus jovens para a carnificina do dia a dia.

A falta de uma visão humanística dos gestores públicos – nos três níveis – faz com que o Estado continue a apostar apenas na repressão policial, sem competir com o crime na disputa pela mão de obra barata e abundante – e que se renova por força das mortes violentas.

É bem verdade que a demanda geral e prioritária da sociedade é por mais polícia e mais repressão, sem a exigência de passos fundamentais e transformadores.

Como os governantes e seu entorno perderam a capacidade de cumprir um papel histórico de vanguarda, eles terminam por agir sempre baseados em pesquisas de opinião pública, que não apresentam uma aposta no futuro, apenas a solução mais fácil no presente.

Os números continuam melhorando, é verdade, mas ainda são muito altos: foram 609 assassinatos de janeiro a abril deste ano em Alagoas – 6% a menos do que no mesmo período de 2015.

Mas não podemos nos esquecer: nenhuma sociedade no mundo conseguiu avançar apenas com o trabalho de polícia. Esta atua nas consequências, deixando as causas da violência epidêmica e/ou cultura intactas, para que possam continuar a gerar mais violência.

Almeida deve tirar licença de 120 dias na Câmara Federal
Juiz Celyrio Adamastor será o novo desembargador do TJ/AL
  • Vivo

    Olá Mota,

    Concordo com sua assertiva; realmente necessitamos de uma gestão mais humana, assim como uma sensível melhoria educacional da população em áreas de risco, ocupando os jovens e dando-lhes opções que não o tráfico.

    Mas antes, necessitamos sim um ação efetiva junto aos fornecedores, aos que traficam lá em cima, os chamados peixes grandes e ver de onde vem os recursos para as aquisições, seguir os rastro dele e logicamente combater na mesma linguagem aos que aliciam nossas crianças e jovens.

    As políticas públicas de captação de investimentos que certamente vão gerar novas oportunidades de trabalho e absorção de mão de obra, viriam a calhar nesse momento mas são tantos os ‘pais’ que surgem e tão alto, em determinados oportunidades, o pedágio cobrado que elas se vão para outras plagas.

    A mentalidade tacanha que assola nossas autoridades nas hostes palacianas e uma boa parte dos empresários locais, com raríssimas exceções, fazem com que atos desta natureza (captação de novos investimentos de grande porte) sejam quase obras de ficção quando dizem: isso não é para Alagoas ou Maceió.

    Lamentável, mas real …

  • JEu

    Digo sempre, e repito: a melhor sociedade é aquela que menos necessite de serviços de polícia… mas, para alcançar este estágio de (real) ordem e paz, necessário se faz que a sociedade alcance altos níveis de IDH, principalmente no que concerne à cultura (que não é somente o reconhecimento da existência de danças e folguedos folclóricos) e de educação (verdadeira, que forme o bom caráter, o cidadão de bem, voltado para as lei e a ordem, que respeite a justiça e, consequentemente, o próximo em seus direitos, da mesma forma que deseja que os seus sejam respeitados)… também se faz necessário que o Estado proporcione oportunidades de lazer (sadio) e de geração de emprego e renda para a maioria da população, principalmente os jovens, garantindo aos mesmos uma segurança quanto ao futuro… Dar emprego é garantir que nossos jovens sejam responsáveis e produtivos para a sociedade… Mas, para isso tudo, é imprescindível que a juventude receba bons exemplos dentro e fora da escola… o que está difícil de se fazer, pois a “elite” formadora de opinião do país está corrompida… É preciso dar um basta na hipocrisia e na corrupção que tomou conta de nossa sociedade… É preciso que todos procurem fazer tudo o mais correto possível, em todos os momentos e em todas camadas sociais, para que se recupere um paradigma: a de que ser correto, justo e honesto é bom para todos… para se criar um “escudo” contra os malfeitores da sociedade, sejam eles traficantes, meliantes, políticos e empresários corruptos, etc,etc, etc…

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Ricardo Mota, concordo em gênero, número e grau com você. A ausência do poder público nas comunidades é um incentivo à prática da violência pela certeza da sua impunidade.
    Não se pode combater a violência apenas no corpo a corpo, ou seja, o investimento em armamento e viaturas e o aumento do efetivo policial jamais irá surtir o efeito desejado se não forem tomadas medidas urgentes para combater as causas dessa violência cada vez mais crescente, principalmente em Maceió, mas que vem apresentando números assustadores em todo Estado.
    Uma das maiores causas da violência, certamente a maior, é o narcotráfico, seja no atacado ou no varejo, os traficantes tentam levar suas “mercadorias” aos consumidores em todos os lugares do mundo. E “fregueses” não faltam, com muito dinheiro ou com pouco dinheiro, há opções de consumo para todos os gostos, e para esse fim surgem os representantes dos traficantes, transportando e negociando as drogas e espalhando a violência por onde passa.
    Esse leva e traz de “papelotes” resulta num mercado que movimenta anualmente cerca de mais de 800 bilhões de dólares no planeta.
    Para impedir o avanço do narcotráfico e a violência gerada pelas suas ações, o trabalho começa nas fronteiras impedindo a entrada de droga no país, mas esse trabalho é uma ação conjunta entre a PRF, PF e Policias Civil e Militar, sem isso é jogar conversa fora.

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    MATÉRIA , HÁ UM CERTO GRAU DE PABULAGEM NAS
    AFIRMAÇÕES DAS AUTORIDADES DE SEGURANÇA DESTE ESTADO . HÁ UMA VERDADEIRA MALHA DE CONTRASTES NESSA REALIDADE OFERECIDA PELO GOVERNO . GREVES PIPOCANDO POR QUASE TODAS AS CLASSES ENVOLVIDAS COM ESSA SECRETARIA , A
    DESMORALIZAÇÃO E PERDA DE CREDIBILIDADE DAS PULIÇAS E DO JUDICIÁRIO SÃO CADA DIA MAIS FLAGRANTES EM TODAS AS CAMADAS SOCIAIS , PRINCIPALMENTE O POVÃO QUE ABASTECE AS FILEIRAS DAS PULIÇAS E DA BANDIDAGEM POR SEREM A FONTE SOCIO-ECONÔ –
    MICO – CULTURAL COMUM A ESSAS FÔRÇAS NÃO TANTO ANTAGÔNICAS . EM OUTRAS PALAVRAS , É A MATERIA-PRIMA QUE MODULARÁ O EQUILÍBRIO SOCIAL . JÁ AS ELITES , PELA IMENSA PROMISCUIDA-
    DE EXISTENTE EM TODOS OS NÍVEIS DO PODER E DA PRÓPRIA SOCIEDADE , UM FENÔMENO CULTURAL TÍPICO DE ESTADOS EM TRANSIÇÃO ( DE PROVÍNCIAS PARA METRÓPOLES ) , QUASE SEMPRE ESTÃO MANCOMUNADAS COM AS FÔRÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA . A OPERAÇÃO TATURANA FOI A QUEBRA DESTE ESPÚRIO SIGILO , ENTRE POLÍTICOS DA BANDA PODRE DA CASA DOS HORRORES E DE GRANDE NACO DAS PULIÇAS E SUAS BASES DE OPERAÇÃO (DELEGACIAS) . ADEMAIS,
    20 MIL DETENTOS , LIVRES , LEVES E SOLTOS , EM PRISÃO DOMICILIAR , MONITORADOS POR TORNOZELEIRAS ( KI-KI-KI—KI-KI-KI ) , SE OS MARGINAIS ZOMBAM DAS MEDIDAS PROTETIVAS EXPEDIDAS PELA JUSTIÇA E AS VIOLAM NA HORA QUE QUEREM ( E NINGUEM , NINGUEM AS IMPEDE !)
    1000 DETENTOS EM EXCESSO NOS PRINCIPAIS PRESÍDIOS DA CAPITAL , COM NÚMERO REDUZIDO QUASE AO MÍNIMO DE GUARDAS DE PRESÍDIOS E OUTROS FUNCIONÁRIOS DESSAS INSTITUIÇÕES , AO LADO DE UM PRESÍDIO NOVINHO EM FOLHA (COISA RARA NESTE LUGAR) , INAUGURADO HÁ 1 ANO , COM 700 VAGAS DISPONÍVEIS PARA SEREM PREENCHIDAS , TREPASSADO PELA BUROCRACIA E SEM PERSPECTIVAS DE FUNCIONAMENTO A CURTO PRAZO . COMO SER OTIMISTA NUM QUADRO TÃO CAÓTICO COMO ESTE ? SÓ SENDO POLÍTICO E . . . PABULADOR . . .

  • Nido

    E Ruim de entender porque o governo com toda sua eficiência não enxerga q todo o problema precisa ser tratado na base na criança e tudo que cerca uma infância digna. Alguém por favor sab informar como está a greve dos Servidores Púbicos De Maceió?Se jjá houve algunha definição de aumento ou reposição dos Salários dos Servidores?

  • GOVERNADOR RENAN FILHO ‘SOS’!!!

    GOVERNADOR RENAN FILHO, SALVO ENGANO AS ESTATÍSTICAS MOSTRAM QUE A MAIORIA QUASE ABSOLUTA DOS ASSALTOS SÃO UTILIZADOS POR BANDIDOS COM MOTOCICLETAS, E O COMBATE EFICAZ ESTÁ NO SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA E DE FISCALIZAÇÃO AOS MOTOQUEIROS DE MANEIRA CONSTANTE!!! NÃO PODE DEIXAR DE TER NO MÍNIMO TRÊS VOLANTES MÓVEIS DA POLÍCIA MILITAR PARA FISCALIZAR OS CONDUTORES DE MOTOCICLETAS. ALFREDO GASTAR DE MENDONÇA USOU ESSA TÁTICA E DIMINUIU DE IMEDIATO BANDIDOS DAS RUAS DE MACEIÓ, ARAPIRACA E DE TODA ALAGOAS, É O QUE CHAMAMOS DE EFICÁCIA NA GESTÃO PÚBLICA EM COMBATE A BANDIDAGEM!
    CADA VOLANTE MÓVEL DEVE TER 5 POLICIAIS MILITARES DE MOTOCICLETA, 1 CARRO POLICIAL + 1 GUINCHO DO DETRAN DE APOIO, NO QUE SUGIRO UMA INTEGRAÇÃO ENTRE POLÍCIA MILITAR + DETRAN-AL!!! OS BANDIDOS FICAM DOIDINHOS PORQUE NÃO SABEM ONDE ESTÁ CADA VOLANTE MÓVEL E A FISCALIZAÇÃO DEVE SER DIÁRIA NAS 24 HORAS!!!
    GOVERNADOR OS BANDIDOS CONTINUAM ASSALTAR COM MOTOCICLETAS!!! SUGESTÃO DITA. ABRAÇOS!
    P/Arabutan.

  • GASTANÇAS DESENFREADAS DE DILMA RUIMSELFF!!!

    EITA QUE ZÉVAQUEIRO, DIZ ZÉ: -ÔMISEUMININU LIGEIREZA EM JEGUE E BURRO PASSARINHEIRO, SÓ ESPORAS NAS SARNEAS!!! ÔMI, FOI VOCÊ COBRAR UM ORÇAMENTO TRANSPARENTE E O PRESIDENTE RENAN CALHEIROS MANDOU PUBLICAR DE IMEDIATO E CORRETA OS VALORES PAGOS NO ORÇAMENTO DA UNIÃO! É ZÉ, E AGORA VAMOS MOSTRAR AS MARACUTAIAS DAS GASTANÇAS DESENFREADAS DESSA MALUCA DA TERRORISTA DILMA RUIMSELF INFELIZMENTE PRESIDENTA DO BRASIL! SÓ EM 2016 ATÉ 29/04 FOI GASTO NO ORÇAMENTO R$ 842 BILHÕES (100%) E TORRADO O ABSURDO DE R$ 486,5 BILHÕES (57,8%) COM A FAMIGERADA DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL PELO VIÉS DO misterioso MINISTÉRIO DA FAZENDA DE CÓDIGO ORÇAMENTÁRIO 25.000 ++++ 71.000 ++++ 74.000 ++++ 75.000!!!
    AGORA, COM CIDADANIA CHAMADA DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (CÓDIGO 26.000) ++++ MINISTÉRIO DA SAÚDE (CÓDIGO 36.000) ++++ MINISTÉRIO DA JUSTIÇA (CÓDIGO 30.000) GASTOU APENAS E SÓ R$ 58 bilhões (6,9%)!!!
    E O PIOR, GASTOU COM 27 ESTADOS ++++ 1 DISTRITO FEDERAL ++++ 5.570 MUNICÍPIOS ONDE RESIDEM 204.000.000 DE BRASILEIROS SÓ GASTOU APENAS E NADA ++++ DO QUE R$ 59,7 bilhões (7%).
    EM TESE O ‘PT’ NOS desGOVERNOS LULA & DILMA RUIMSEFF É O GOVERNAR SEM DIVISÃO EQUÂNIME DAS RIQUEZAS PRODUZIDAS E COM FALTA DE SERIEDADE NA TRATO DA COISA PÚBLICA!!! NO QUE REFLETE O CAOS E FALÊNCIA DO BRASIL!!!
    DIANTE SÓ IMPEACHMENT COM FORA DILMA XÔ DILMA DANE-SE DILMA PARA CUBA E/OU COREIA DO NORTE, PARA O BEM DOS BRASILEIROS!!!
    P/Arabutan.

  • JEu

    Não concordo com o Paulo Rostner. Para mim o problema não está no tráfico de drogas, e sim no consumo das drogas. O tráfico é apenas um comércio… só há o produto porque há o consumidor… deixe de consumir e não haverá tráfico… ensine-se às pessoas o mal que as drogas trazem para cada um, individualmente, e para a sociedade, através de conhecimentos e ações (de todos) de forma ética e moral (que todos passem a fazer sempre as coisas certas e de forma ética e moral) e, com certeza, em pouco tempo as drogas deixarão de ser um problema… afinal, ninguém “obriga” ninguém a consumir… tudo se faz de maneira voluntária… não é isso? Quanto ao controle da entrada das drogas no Brasil, assim como em qualquer país do mundo, isso está provado ser materialmente impossível….

  • Paulo Rostner de Olivença

    Caro Jeu, talvez o Senhor não tenha entendido que um dos problema da violência urbana não é apenas porque há consumidores de drogas, até porque sempre haverá um consumidor cativo incentivando o tráfico de drogas, mas na disputa desse mercado que cresce a cada dia nesse país que não tem uma política eficaz de combate ao narcotráfico.