O nome mais requisitado, hoje, na política nacional é o do senador Renan Calheiros.

Governistas e oposicionistas o procuram para tentar estabelecer o ritmo da votação do pedido de impeachment no Senado Federal.

Calheiros, entretanto – sem se permitir conceder ao menos entrevista sentado -, tem jogado o jogo ao seu modo.

Qual o traje que ele vai vestir para a festa?

Ele tem em seu guarda-roupa, de quase 40 anos de profissão, o que for necessário para que apareça bem na foto: não há o menor risco de ele piorar a própria biografia. Não só porque o estrago já está feito, mas também por saber que o que ele fizer agora pode ajudá-lo, por exemplo, no ritmo dos seus julgamentos no STF.

O presidente do Senado já deve ter sentido que as ruas se acalmaram. Já não há tanta euforia e a tristeza entrou no território do tolerável.

Ele usará o tempo em seu favor – resta saber qual será o outro lado a ser beneficiado.

Escolha de Nezinho em Arapiraca é de Luciano Barbosa
Dilma é alvo de um julgamento político - e Collor?
  • Paulo

    “mas também por saber que o ele fizer”?

  • ariana gomes

    SE O RENAN FICAR DO LADO DA OPOSIÇÃO NUNCA MAIS TERÁ O MEU VOTO E DA MINHA FAMILIA. FORA TEMER, AÉCIO, CUNHA, SERRA E TODOS. DILMA FICA E LULA TAMBÉM COMO MINISTRO.

  • Frederico Farias

    Renan não vai reinventar a roda; até quando lhe for conveniente, seu ritmo será dois pra lá, dois pra cá.

  • Lopes

    Renan desrespeitou as normas e ficou por isso mesmo. A comissão do impeachment é uma comissão, obviamente, especial, não permanente.
    As normas atribuídas a esse tipo de comissão – embasadas no regimento do Senado e na lei que trata dos crimes de responsabilidade – deveriam ter sido respeitadas hoje. Não foi o que ocorreu.
    A rigor, para obedecer às normas, Renan tinha de ter feito o seguinte:
    1. Ler o processo de impeachment de Dilma e instaurar a comissão especial na mesma sessão.
    2. Determinar que os blocos partidários, incluindo o do PT, indicassem os nomes para a comissão ainda hoje.
    3. Se um partido se recusasse a indicar os nomes, Renan deveria indicar ele próprio e tocar o barco?

  • DEPUTADO SEM MANDATO

    Eu, assim como muitos cidadãos brasileiros, não devemos favores a nenhumas das partes do processo. Porém, a verdade tem que ser dita, o governo não tem mais a razão de ser, pois perdeu a credibilidade dos investidores, não consegue aprovar os projetos para reanimar a economia, mergulhou numa corrupção generalizada. Vamos acabar com essa conversa de “golpe”. Por que na época do Collor não foi golpe?
    O Brasil tem vocação por ditaduras, mas também tem mostrado historicamente vencê-las.
    Acho que a ditadura do PT está chegando ao fim.
    Democracia não é um cheque em branco. Democracia é, acima de tudo, respeito ao povo e alternância de poder.

  • OLIVEIRA

    Após o impeachment, o STF absolveu o Collor. Ora, se não foi provado que houve crime, então houve um golpe. O PT que foi o grande mentor do processo de impedimento de 1992, nunca reconheceu o golpismo. Não sou nem nunca fui eleitor do Collor. Porém, entendo que, caso proceda o argumento de que a Dilma não cometeu nenhum crime, então o PT está experimentando o próprio veneno. Será que de fato o tempo é o senhor da razão?

  • A.S.S.

    A jogada da noiva da cidade é forçar esse jogo pra depois de 31/12/2016. Nas eleições indiretas: quem receber a indicação do XV, quer seja Temer ou algum parlamentar ficha limpa do XV, governará e será um possível presidenciável em XVIII. O preço da indicação para o indicado, é engolir de goela abaixo a indicação do vice de XVIII já agora em XVI. Como a noiva da cidade tem hj o poder do rito processual, ela dá as cartas de quem será o vice em XVIII! Em XVIII, o óvulo (ficha limpa) da noiva ja estará maduro e nascerá na chapa de XVIII como vice! Nesse país, vice e merda só é a mesma coisa no futebol!

  • A.S.S.

    Se ignorarem a noiva, ela apressa o rito, e joga as eleições diretas pra sair nos proximos 90 dias após a cassação… Nesse novo cenario, a noiva jà costura agora uma aliança branca com um possivel presidenciavel – Ciro ou Marina – impondo seu óvulo como Ministro de um grande Ministério em 19!

  • ROBERTO PEREIRA

    Prezado Ricardo Mota
    Por maiores que sejam nossas divergências sobre o político e hoje senador da REPÚBLICA RENAN CALHEIROS, teremos de concordar que o mesmo possui uma formação e militância política muito consistente desde sua participação no movimento estudantil de sua época.Conviveu e fez política em ALAGOAS com parlamentares democratas EDUARDO BONFIM, SELMA BANDEIRA, RONALDO LESSA, MENDONÇA NETO, ALDO REBELO , TEOTÔNIO VILLELA PAI, JAREDE VIANA. Neste quadro não podemos compara-lo aos demais , por sua formação ser realmente diferenciada.Não tenho amizade nem tão pouco intimidade com o mesmo pois nesta época fazia AGRONOMIA em AREIAS no Estado da Paraíba e representava o jornal EM TEMPO .
    BRASÍLIA é outra história, concordo que muita coisa deve ter mudado na cabeça do senador RENAN. Mas não podemos compara-lo a um EDUARDO CUNHA da vida.O SENADOR sabe que o atual momento político é muito delicado,necessário se faz ter cautela, serenidade,habilidade e lucidez para superar esta enorme crise política em que o BRASIL mergulhou.
    Seria fácil entregar a PRESIDÊNCIA ao seu corregionário TEMER. Mas, infelizmente crise é muito mais aguda é necessário entender que realmente os três pilares da DEMOCRACIA estão abalados , fragilizados, enfraquecidos por tantos escândalos inclusive de corrupção generalizas nos três poderes.
    RENAN sabe que é necessário criar as minimas condições para costurar um pacto entre os citados três poderes para SALVAR O PAIS E A ELE MESMO.
    Inclusive, criando uma saída HONROSA PARA DILMA que apesar ser mau entendida não é uma criminosa como querem imputar.
    NÃO creio que nosso senador tenha motivos para comemorar o impedimento da PRESIDENTA DILMA, por sua formação e seu espírito democratico.
    ROBERTO PEREIRA

  • JEu

    Vc tem razão ao dizer, Ricardo, que as ruas se acalmaram, porém, digo que isto é natural… é como se um jogador de futebol tivesse terminado um jogo. Há o cansaço natural e a necessidade de repor energias. Assim, acredito que, logo, logo, o povo retomará as manifestações, agora em frente ao Senado… Basta que se perceba que alguma coisa não está indo bem no Senado… e Renan ficará sem dormir direito por bastante tempo em Maceió… É preciso que o processo de impeachment siga adiante no ritmo desejado pelo povo… assim como também se espera que a comissão de ética da câmara continue seus trabalhos no caso do Eduardo Cunha… depois o povo fará seus movimentos para apertar o cerco pelo impeachment do Temer e pelas investigações contra o Renan e o Collor no STF… é tudo questão de tempo e de não se despender energia desnecessária agora, com muitos casos na mesma hora… Vamos ver o que vai acontecer… Vejo, no momento, problema maior na questão da “limitação” do uso da internet que o governo federal quer “impor” às redes sociais, onde tudo acontece, no que toca à convocação do povo para as manifestações… e isto é realmente uma arma contra a democracia e a livre manifestação da opinião pública, não é mesmo? Esse PT é mesmo “escabroso”…

  • carlos

    Ariana Gomes,deixe de onda nem você e nem a sua família que nunca votou em Renan. Ameaçar de que é dona dos votos da família isso mostra que é autoritária e acima de tudo uma petista que está a serviço do partido para defender os seus privilégios.Renan sabe onde e como conseguir os votos…Sai dessa.