Foi uma entrevista franca e serena, a melhor que eu já fiz com o secretário Alfredo Gaspar de Mendonça – méritos do entrevistado.

Às vésperas de assumir a Secretaria de Segurança Pública, que vai substituir a Defesa Social – dividida em duas -, o ex-coordenador do Gecoc (MPE) é o convidado do Ricardo Mota Entrevista deste domingo, às 9h30, na TV Pajuçara.

Com tranquilidade, ele fala, entre outros temas, sobre “o aumento no número de mortos em confronto com a polícia” e surpreende, apresentando números importantes.

É conferir.

O promotor Alfredo Gaspar de Mendonça, depois de contar um pouco da sua trajetória profissional, faz uma declaração enfática:

– Eu não cheguei à secretaria para defender o extermínio de bandidos.

O que acontecerá com a reserva técnica da PM?

O que espera das demais áreas estratégicas do Estado?

São questões postas e respondidas pelo secretário.

Repito: é conferir.

Ricardo Mota Entrevista

Domingo, 9h30 da manhã

TV Pajuçara

Convidado: secretário Alfredo Gaspar de Mendonça

Amargura e serenidade
Falso baiano pode encrencar o senador Renan pai na Lava-Jato
  • Sérgio Oliveira

    Não esperava outra coisa do secretário. Homem de formação jurídica e de caráter irretocável. Só tem um problema: não compactua com erros. A polícia pode ser dura, sem ser bandida. Não deve ser leniente e tão pouco se intimidar com poderosos. Sejam esses poderosos da favela ou da chamada classe média real da Ponta Verde, por exemplo. Faço parte de uma equipe de fiscalização de trânsito, que se tornou um selo importante contra leniência e não tolerância contra infratores, seja ele quem for.
    Sempre que temos dificuldades ou precisamos de injeção de ânimo, está lá, o secretário Gaspar. Não é o primeiro a chegar, mas normalmente só sai, quando tudo está finalizado e com a missão conclusa. Linha de frente. Apoio total e incondicional, na forma rígida da lei. Peço apenas que não o compare com os “durões de araque”, que passaram pelo comando da segurança e que só agiam contra os 3 Ps. Lei dura, quando empregada, tem que ser justa, para ser Justiça. Alagoas ganha com o resultado sério deste trabalho.

  • wal

    Só há dois nomes se ambas fossem candidatos, e as eleições fosse hoje.
    1) ALFREDO GASPAR.
    2) HELOÍSA HELENA
    Os únicos que trabalham, por Alagoas.

  • anderson costa

    GOSTARIA DE SABER DO SECRETÁRIO SOBRE A RESERVA TÉCNICA DA PM2006 QUE NA QUAL O PROCESSO JA FOI TRANSITADO E JULGADO NO TJ-AL, NO STJ E AGORA SO FALTA NO STF, PORQUE O GOVERNADOR NÃO INTERVÉM JA QUE FOI PROMESSA DA CAMPANHA DELE?

  • JEu

    Não poderia esperar posicionamento diferente do Dr Alfredo Gaspar. Por sua formação jurídica e, principalmente, sua vida profissional e seu caráter, é que a sociedade alagoana lhe deposita total confiança. Sabemos que não é de compactuar com o erro, no caso, a ação letal planejada ou intencionalmente desejada por parte de policiais contra delinquentes. No entanto, com coragem e demonstrando estar no controle da Segurança Pública no Estado, também declarou que, numa situação de confronto entre um policial e um malfeitor, que caia o malfeitor. Parabéns, mais uma vez, Dr Alfredo Gaspar.

  • ALAGOANO ESPERANDO JUSTIÇA

    CARO RICARDO MOTA GOSTARIA DE SABER SE VC VAI COBRIR O JULGAMENTO DO CABO LUIZ PEDRO QUE VAI SER REALIZADO NO DIA 23/09/2015 AONDE O MESMO É ACUSADO DE MANDAR MATA O SERVENTE DE PEDREIRO CARLOS ROBERTO.

  • MARCÍLIO TAVARES DA GUIA

    Todos nós sabemos das dificuldades em lidar com a criminalidade neste Estado, sobretudo com alguns crimes praticados por pessoas com uma certa influência dentro de nossa sociedade. O sequestro e morte de Bárbara Regina, e a morte do estudante Fábio Acioli, falam por si, visto que até hoje tais crimes não foram elucidados a contento. Esse crimes são suspeitos de ter sido praticados a mando de alguém, de algum desafeto, um pobre de dinheiro e espírito, jamais teria dinheiro para mandar matar uma pessoa que el não gostasse, pois isso demanda muitos gastos e exige planejamento prévio para que rapidamente o criminoso executante não caia nas mãos do polícia e entregue o criminoso idealizador.

    Devido a cultura antiga, Alagoas carrega éssa nódoa de ser um Estado violento, tudo isso faz parte de uma cultura embutida na impunidade, na influência dentro dos poderes que certos assassinos idealizadores possui, então é provável que alguns desses bandidos assassinados pela polícia em confronto urbano, tenham feito algum serviço para algum figurão de nossa sociedade, quando a polícia mata um bandido desse, ela sem querer, protege outro assassino idealizador que pode ter usado os favores do bandido morto pela polícia, dessa maneira mata-se um célula mas não elimina a doença, pois o principal criminoso que é o intelectual, continua solto e pode voltar a usar outros bandidos para realizar os seus objetivos cruéis.

    Tods as polícia do planeta devem ter um programa para conseguir, sem torturas, a confissão de um pistoleiro assalariado, é com tecnologia, oferecendo penas mais brandas, proteção ao delator, segurança pra família, mudança de indentidade, até de Estado, é que se poderá conseguir prender os verdadeiros criminosos do nosso tempo.

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    CERTAMENTE , ESTAREI LIGADO NESSA TEMÁTICA DE
    AMANHÃ E VOU LANÇAR A “DOSE DO SANTO” COMO
    APERITIVO . ESTOU CADA DIA MAIS INQUIETO , AO VER E REVER , NOS PRINCIPAIS NOTICIÁRIOS POLICIAIS “DESTEPAIZ” , UM FENÔMENO QUE ESTÁ SE TORNANDO
    ROTINEIRO E , PIOR AINDA , EM PLENA EBULIÇÃO DA
    PANELADA DA VIOLÊNCIA QUE NÃO OFERECE QUAIS –
    QUER INDICAÇÕES DE ARREFECIMENTO . É UM PRENDE
    E SOLTA , PRENDE E SOLTA , PRENDE E SOLTA , TÃO
    REPETITIVO , QUE CHEGAMOS A DESCONFIAR QUE TO-
    DAS AS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS COM SEGURANÇA
    PÚBLICA ESTÃO EM REGIME FALIMENTAR E , APENAS
    ENCENANDO QUE O SISTEMA AINDA FUNCIONA , PARA
    NÃO DESEMBOCAR EM UMA GUERRA CIVIL DECLARADA. E NINGUEM FAZ NADA . . . A JUSTIÇA , A TODO MOMENTO , LÁ E ACOLÁ , CLAUDICANDO ESCANDALOSAMENTE , A PONTO DE , MESMO O POVO
    BRUTO PERCEBER , COMETENDO FALHAS CLAMOROSAS , INADMISSÍVEIS PARA UMA NAÇÃO SÉRIA!
    E AS MAIORES VÍTIMAS SÃO AS MULHERES , QUE ESTÃO SENDO EXTERMINADAS POR CÔNJUGES BESTIAIS CUJAS PUNIÇÕES SÓ SE VISLUMBRAM QUANDO OS MESMOS FAZEM JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS NUM ATO DE EXTREMO DESESPERO !
    MUITAS DESSAS VÍTIMAS , PECAM POR ACREDITAREM QUE B.O.s E MEDIDAS PROTETIVAS EXPEDIDAS PELAS “AUTORIDADES” , SERVEM PARA ALGUMA OUTRA COISA
    QUE NÃO SEJA PARA AQUELA ANTIGA UTILIDADE , DESDE QUE INVENTARAM O PAPEL . JÁ QUE EXISTE , CREIO EU , UM IMPASSE ( INSTITUCIONAL OU POLÍTICO , OU IDEOLÓGICO ) SEM HORIZONTES DEFINIDOS , O MÍNIMO QUE O PODER PÚBLICO PODERIA REALIZAR , ERA CONSTRUIR MAIS PRESÍDIOS PARA TENTAR ESTANCAR A BARBÁRIE DAS RUAS . ÔMI !

  • José dos Santos

    wal, alfredo gaspar, apesar de ouvir muito, naõ creio que o intuito dele seja esse: se tornar um politicozinho. eu espero que não.
    qto a cidadã citada, você precisaria passar pelo que o passei pra você mudar sua opinião, ou continuar se enganando como tem feito até agora.

  • Kleuton Santos

    Excelente trabalho feito pelo o secretário e toda a sua equipe , o mérito é compartilhado com todos que fazem segurança do estado de Alagoas.

  • Eleitor

    Alfredo Gaspar pode ser candidato P o que quiser q terá meu voto e ainda ajudo na campanha.
    Esse tipo de candidato He diferente da maioria pq se for He P fazer algo de bem pois N PRECISA do cargo: He Promotor de Justiça, ou seja, está no topo do funcionalismo público seja em termos de remuneração, seja de prestígio e tem carreira promissora dentro da instituição, caso queira.
    Portanto, se quiser entrar na política, vai ser P fazer a diferença

  • Williams Roger

    Pergunta a ele sobre o que mais ele pode fazer, uma vez que não é só com polícia e repressão que se resolve a problemática da violêcia!

    Pergunta a ele sobre os projetos de políticas públicas nas áreas de esporte, cultura, educação e saúde. Que, óbivio, deveriam ser implementadas nas comunidades carentes e violentas através das bases comunitárias. SENDO ESTA ÚLTIMA EM SUBSTITUIÇÃO A FIGURA ELEITOREIRA DO “LÍDER/CABO ELEITORAL COMUNITÁRIO”!

  • vera gomes dos santos

    Até agora, pelo que vimos, o secretário estar de parabéns, já sabíamos que seria assim, pois trabalhava combatendo o crime no grupo do GECOC. Ele é preparado para a pasta que ocupa, não resta dúvida.Apesar das inúmeras dificuldades, é o secretário que tem mostrado para que veio!!!Diferentes de muitos.!!!

  • Fernando

    Seria interessante tb falar um pouco das milicias,todos sabem que existe a banda podre da policia.

  • maria jose da silva

    ALFREDO GASPAR e homem inteligente e fiel esta trabalhando muito bem por nossa alagoas que precisa tanto ele sim e melhor meus parabéns para você ALFREDO povo de alagoas sol tem a ganhar muitos parabénsssssssssssssssssssss

  • Pedro

    Foi, sem dúvida, o único acerto de Renan Filho até hoje. Alagoas agradece o patriotismo e o respeito que o senhor tem, secretário!