Ainda há dúvidas e brechas a serem preenchidas na última Lei Delegada, obra muito elogiada pelo seu organizador: o governador Renan Filho.

Para mim, inovação mesmo, pra valer, seria “criar” algumas secretarias que, de fato, cumprissem um papel estratégico, trabalhando o futuro, ainda que isso não dê voto no presente.

Particularmente, gostaria de ver funcionando, cotidianamente e com presença nos bairros mais pobres – da capital e do interior –, as secretarias de Esportes, Cultura e alguma outra que tratasse da questão da cidadania, com todas as implicações que ela pode ter em um estado como o de Alagoas: “O mais pobre entre os pobres”, já o disse Renan Filho.

Espalhar ações, miúdas, quase invisíveis e de baixo custo, nessas áreas seria tão importante quanto investir pesadamente em Educação, Saúde e Segurança Pública.

Incomoda-me ver, aqui revelo, que pastas como as mencionadas sejam distribuídas no jogo da governabilidade, aquele em que leva mais quem pode dar mais – não trabalho, ações estratégicas, mas sim apoio político-eleitoral (ou de outra cepa).

Eis uma “revolução” possível à Lei Delegada.

Com a palavra, o xerife.

Veja a íntegra do documento enviado por Otávio Lessa a Renan Filho
O embate entre o vetusto procurador e o juvenil senador
  • João

    Penso exatamente assim. Infelizmente Renan Filho já começou errado!

  • JEu

    Pois é Ricardo, vamos continuar sonhando que os nossos governantes sejam pessoas voltadas realmente para o bem público e que se interessem de verdade pelo destino de nossos jovens e crianças.

  • Consigliere Alagoano

    LEI Delegada * e o efeito esposa.
    .
    Nas primeiras 24 horas da sua publicação este Consigliere ouviu vários desabafos:
    – Eu Coordenador, virar Gerente e ainda perder 40% da gratificação, NÃO!! Sou palhaço NÃO!
    Vou falar com o Secretário e sair, quero não. Adeus!
    .
    Em casa chega este Cidadão em casa, cuspindo BALA:
    – Olha vamos apertar o cinto, tive um corte na gratificação vai ficar + ou – com R$ 2.800,00 dos 5.000,00, não sou escravo, amanha vou jogar meu cargo na cara do Secretário.
    – Filho, pense, eu ajudo… mas veja melhor R$ 2.800,00 do que nada… e veja como vamos pagar a escola dos meninos e nosso fim de ano?
    – Humm, é mesmo… mas e meus amigos, sabem quem estou puto, poxa de Coordenador pra gerente.
    – Amor, o que importa é o salário, vergonha não paga as contas.
    – Tá!
    .
    No outro dia na secretaria.
    – Bom dia!!
    Precisamos ajudar a nova gestão, cortar na carne…
    .
    Inúmeras esposas fizeram isso, nesta *lei DEGOLADA, ops delegada que me parece ter outro nome, “ Procurando Téo” ou seria “ Procurando NEMO” o filme ?
    .

  • ARTUR

    A FALTA DE RESPEITO PELA VIDA E PELA DOR DO PRÓXIMO.
    Tomei conhecimento que hoje de madrugada uma jovem mãe acompanhada pelos seus três filhos menores e seu marido (funcionário da GAZETA) chegou em um hospital desesperada com tanta dor, ao se dirigir ao balcão de atendimento apresentou sua carteira do plano de saúde para os procedimentos e como não tinha respostas do plano continuava desesperada e sofrendo sem atendimento, questionado pelo marido será que só seria atendida depois de morta ? A atendente falou que não estava conseguindo autorização e o marido perguntou: É dinheiro? se eu pagar ela será atendida? e jogou 500,00 no balcão como pagamento,e logo foi atendida.
    Ela continua internada para procedimentos para operação de emergência. NEM A DOR SENSIBILIZA O SER HUMANO.
    Que DEUS o acompanhe e que volte para a sua normalidade familiar.

  • Angelo Oliveira

    A Cultura sempre foi uma secretaria menor dentro da estrutura do Estado. Collor inaugurou a fase do rateio político , nomeando na época em que foi eleito governador o ex-prefeito de Arapiraca João Nascimento. Depois virou feudo do PCdoB. Enio Lins primeiro e após alguns secretários-tampões vieram Bomfim, Ticianeli, Bomfim (bis) Paulo Poeta… Depois dos oito anos anos de recursos minguantes da gestão Osvaldo Viégas, temos Melina Freitas. E assim caminha a cultura. Na lógica do palácio cultura não é fundamental, seja qual for o rei.

  • Santos

    No Governo Federal exitem 22 mil cargos comissionados, só que 74% são preenchidos com funcionário efetivos, desta forma há uma cominuição na folha de pagamento. Se o Governo Estadual usar esta mesma situação ou seja um percentual do cargo em comissão ser preenchido com funcionário efetivo desde que tenha conhecimento, com certeza ia baixar a folha de pagamento do Estado

  • Lucas Lima

    Ridículo!!! Vincular a vaga do MPC à cadeira ocupada pelo Cons. Otávio Lessa é mais do que uma pedalada jurídica…. é o mesmo que dar uma banana para o povo. Se o Governador escutar essa conversa de bebo vai ficar desmoralizado. Corrigir uma distorção hoje configurada pela ausência do MPC (27 anos ausente), optando por colocar outro de livre escolha, prorrogando a omissão para mais 15 anos (provavelmente, já que o Lessa deve ficar até os 75), não é algo que me espanta, pois vem da já desgastada assembléia. O que espanta é terem encontrado um pseudo jurista que bancou essa tese, porque tenho certeza que, se jurista for, é dos mais ignorantes. Acredito que se vieram com essa é porque estão de fato desesperados…. Olho neles!!!

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    VOU PARODIAR ! POSSO , MATÉRIA !? ” POBRE MENINA . . . NÃO TEM NINGUÉM ! . . . POBRE MENINA . . . NÃO TEM NINGUÉM ! TÃO POBREZINHA ELA MORA , EM UM BARRACAÃAAAAAO . . . E TODO MUNDO QUER . . . MACHUCAR SEU CORAÇÃO . . . ÔMI !

  • Há Lagoas

    Você está pedindo a implementação de uma Política de Estado, Renan – o filho – está conduzindo uma política de governo…
    Desejamos uma utopia, e nossos políticos nos lega uma realidade na qual não se tem esperança…
    Conchavos políticos em detrimento de soluções técnicas. Pobre Alagoas!

  • Manoel Firmino Andrde

    Ricardo Mota, favor informe a população sobre a greve dos Professores de Marechal Deodoro, sabemos que o prefeito é meio jornalistico, mas a população acima de tudo, só queremos o justo

  • Lobo do mar

    RICARDO O PROBLEMA TA NA SECRETARIA DE ESPORTES ONDE A GESTORA DA PASTA É BOA DE CONVERSA SE ACHANDO DONA DAS TEORIAS E DISTANTE ATÉ DOS FUNCIONÁRIOS. CLAUDIA PETUBA É DE DIFÍCIL CONVIVÊNCIA PQ NÃO SABE O QUE SIGNIFICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. NO MESMO CAMINHO SEGUE A SUB SCERETARIA ANDREA QUE TORNOU-SE A EMPÁFIA DA SECRETARIA ONDE HUMILHA COM PALAVRAS DURAS PQ SE ACHA A VERDADEIRA TÉCNICA QUE VEIO DO PLANALTO CENTRAL SEM EDUCAÇÃO.

  • cesar

    Esse trabalho está sendo realizado pela prefeitura de Maceió. Apoiando a cultura e o esporte. Parabéns a prefeitura.

  • flexaldecima

    Boa Noite Alagoanos, temos é que apoiar essa LEI delegada, mas, se fosse para fazer isso que o Governador citou,cidadania, esporte,lazer,cultura, nos bairros pobres, ai sim,diminuiria a criminalidade,ou construir mais presídios, A ESCOLHA É SUA GOVERNADOR RENAN!! SECRETÁRIO LUCIANO BARBOSA.