Ao contrário do que parece ter acontecido no caso do HGE, o governador Renan Filho e equipe não foram surpreendidos com a movimentação dos sindicatos e dos servidores, que esperavam algum reajuste este mês.

Não terão.

A Secretaria da Fazenda trabalha com a possibilidade de discutir a questão com mais clareza, e alguma chance de sucesso, no segundo semestre, principalmente – talvez até em junho.

Mas há situações objetivas, embora não aceitas pelos servidores, como a Lei de Responsabilidade Fiscal e a queda do FPE – que corresponde à metade da arrecadação do estado -, por causa da desaceleração da economia.

Algumas greves já começam a pipocar, como a da PC e dos agentes penitenciários.

A preocupação maior, no entanto, é com a Educação, que já sofre os efeitos da gestão voluntarista de LB.

O cenário de curto prazo não é bom, mas está longe de levar ao desespero o principal inquilino do Palácio República dos Palmares.

Desafogo, mesmo, só em 2016.

(Será que RF acredita em Joaquim Levy, o ungido do mercado financeiro?)

Com 100% de faltas, 80 servidores do TC receberam R$ 0,00 de salário
Escalado para receber ministro do STF, Luiz Eustáquio não vai ao TC
  • tania

    É o verdadeiro caos…..saudade do TEO, ele bem que falou que íamos sentir!!!!!! O filhote do rei do gado está perdido, nem o pai o salva!!!!

  • professor

    O FUNDEB tem que ser usado na educação, e ele teve 13,01% de aumento.
    Já que a lei diz que, pelo menos, 60% do FUNDEB deve ser usado para pagar os salários dos servidores da educação, podendo usar até 100% para pagar os salários.
    Por que será que o governo não reajusta o salário dos servidores da educação????

  • JEu

    Talvez a verdade seja que o RF não se importe mesmo com a educação, com a saúde e etc… Talvez ele contrate alguns daqueles barcos lá da África para os funcionários públicos e os cidadãos que queiram “emigrar” para outros países… Será que os europeus ou os americanos aceitam os alagoanos?

  • MARCÍLIO TAVARES DA GUIA

    Caro amigo Ricardo Mota.

    Seria ótimo se todos os servidores Alagoanos pudéssemos explicar ás operadoras de Cartão de crédito, Açougues, padarias, farmácia, supermercados e muitos outros, que não pagaremos as contas do mês por causa da LRF, ou do FPE.

    Sabemos muito das dificuldades do Estado. até por que elas vem do outro governo (o cara de jaca), mas na terra do menino maluquinho tudo pode acontecer, basta ele diminuir o valor dos repasses aos outros poderes que vai sobrar margem par o reajuste. Porque somos sempre nós as vítimas do vandalismo administrativo paraticado por essa elite burguesa??

    Contamos com o apoio da mídia e consequentemente com o seu apoio já que você é um jornalista bastante experiente, que viveu a ditadura e vive o regime atual.

    A constituição é a Lei suprema, e a greve está prevista nela, bem como o pagamento dos reajustes aos funcionários, em lingugem grosseira mas de fácil absorção, não é possível se pagar reajustes nas contas de luz, água, gasolina, passagem de ônibus, Txa de iluminação pública, sem se ter também uma compensaçõ salarial.

  • rogaraujo

    Lamentável está fase desse governo,os servidores sem o reajuste do ipca, e que m vai pagar os males e a sociedade,mais uma vez….ja não trabalham com vontade e agora….deu mesmo…vao so cumprir a escala de serviço….

  • Cícero Piti

    O que fazer? Quando não se pode aumentar o salário dos professores da Rede Estadual. Isentar de impostos Estaduais. Gratuidade no transporte. Incentivo educacional. O problema é que professor paga tudo.

  • Claudio Franca

    Lagarde elogiou o governo Dilma, por está cumprindo um severo ajuste na economia, segundo ela um exemplo a ser seguido pelos outros países, até pq o nosso Min. é Joaquim Levy que disse que vai cortar mais 80 Bilhões para ajustar as contas públicas, uma delas canal Sertão, 1400 trabalhadores demitidos.
    Quem é Lagarde ?

  • Sergio

    Se a alegação de não ultrapassarealmente o llimite nos garantisse uma melhora futura no geral , mas se trata apenas de um jargão político; só não tem para a plebe como sempre é falácia demagogia pura a Maquiavel por que escreveu O PRÍNCIPE.

  • paulo ricardo

    gostaria de saber sempre que e pra dar aumento aos servidores da educação sempre tem a lei da responsabilidade fiscal como eu não sei se o dinheiro que vem pra pagar os servidores da educação vem do FUDEB e tanto dinheiro que todo ano volta e no proximo ano vem menos e volta de novo ai o governador vem dizer que não tem dinheiro e as secretaria enchendo de cargo comissionado fala sério todo governo e isso vamos lembra a ele que alagoas não e murici não que ele fez o que quiz

  • ARTUR

    O governador saberá contornar a revolta dos aliados políticos e os servidores que os apoiaram saberão entender o jovem governador. TA TUDO EM CASA.
    Ricardo, gostei do 12:10 noticia hoje com sua travada motivado pelo rss, e eu também entrei na onda.
    Quanto ao PT.

  • André Gustavo

    Proponho uma solução ao governador: que ele envie um projeto de lei para o legislativo em que todo funcionário já aposentado ou a aposentar de todos os poderes não voltem a assumir cargos em comissão, pois entram no cálculo da lei de responsabilidade fiscal. Os tribunais, assembleia e demais órgãos estão cheios de aposentados com cargos em comissão. Se houver um acordo para este projeto pode abrir um grande espaço para a reposiçao salarial sem ferir a LRF. Eis minha sugestão governador!

  • Pc

    Renan Filho você está sendo a maior decepção para os funcionários públicos do estado de Alagoas !! Vamos ver se seu governo aguenta greve mesmo .

  • MARCÍLIO TAVARES DA GUIA

    QUERIDOS INTERNAUTAS

    Estou pasmo com a postura do PT, diante dessa situação que atinge em cheio o peito dos Servidores Públicos. O SINTEAL está mais calado do que uma estátua o que será que vai acontecer com a nossa classe? T´na hora de se desfiliar desse sindicato elitista, eles preferem o conforto das salas climatizadas, que as lutas em favor da valorização do profissional da educação.

  • jersilane farias

    O pior é a falta de transporte escola que tem quase um mês os estudantes estão sem transporte por conta da birra do secretário de educação, e ainda mais pagou 9 dias do mês de janeiro e estar exigindo que o pessoal volte a trabalhar sem receber o mês de março quê ele é o governador prometeram que seria pago a semana passada.

  • Nivaldo Macedo

    As promessas de campanha do senhor Rei não Filho estão todas gravadas, e os alagoanos não esquecerá jamais.
    Sou de acordo que houvesse uma lei que todo candidato que não cumprisse suas promessas de campanha, fossem cassados pelo TRE, só assim esses políticos deixariam de mentir e de fazer propaganda enganosa.

  • J.Monteiro

    Meu caro Ricardo Mota, será que essa frase : “o governo está preparado” quer dizer? Às polícias, tendo à frente o Bobe irão reprimir às manifestações? Professores serão espancados? Faixas de protestos serão rasgadas? É isso é? Que Deus tenha piedade de nós. No tempo do governo do Teo, isso aconteceu? Não me lembro. Alguém lembra?

  • carlos ferro

    Caro Ricardo mais uma vez o servidor do executivo paga o pato.O que o governador deveria fazer era dá reajuste a servidores que ganham miséria,ou seja quem ganha até 10 salários mínimos teriam reajustes anuais acima da inflação.Em 5-6 anos as distorções iriam diminuindo.Agora ter saudade de téo vilela é bricadeira,mas acho que Renan será pior que ele. É triste mas é verdade.