A situação de caos no HGE, denunciada hoje pelo Conselho Regional de Medicina e pelo Sindicato dos Médicos, poderia e deveria ser evitada pelo governo do Estado.

Acho profundamente injusto atribuí-la exclusivamente à secretária de Saúde Rozangela Wyszomirska. Ainda que ela enfrente problemas de gestão, a falta de recursos levou ao estado de calamidade atual. Piorando o que já não era bom.

A entrevista dos dirigentes das entidades médicas, anunciado a apresentação de um documento-denúncia do Ministério Público Estadual, põe o governador Renan Filho no centro do palco.

Ou ele assume a responsabilidade pelo que acontece no maior – e quase único – hospital de Alagoas, que está se tornando inviável, ou será o seu governo a entrar na UTI.

Para quem já enfrenta dificuldades com os servidores, com os fornecedores em várias áreas, com prestadores de serviço, inclusive na Educação, ignorar que “alguma acontece no HGE” é desconhecer o estado em que vivemos – “o mais pobre entre os pobres”.

Renan Filho, por competência política, tem se destacado nos necessários embates nacionais, inclusive na defesa de um novo pacto federativo.

Ele não pode desconher, porém, que aqui “na terrinha”, pacientes deixam de ser atendidos e até correm o risco de morrer por falta de medicamentos, de equipamentos, de materiais de uso contínuo, enfim, de quase tudo de que necessita uma unidade de emergência.

Isso é algo tão grave que requer a intervenção direta do chefe do Executivo Estadual: ele.

Está na hora do administrador-gestor se apresentar com a competência que dele esperamos.

Não dá para pôr esparadrapo na crise do HGE.

Escalado para receber ministro do STF, Luiz Eustáquio não vai ao TC
MP de Contas se reúne na segunda-feira para escolha do novo conselheiro do TC
  • silva

    Ele pensa que alagoas é murici, nem começou o governo, não era ele que tinha solução para todos os problemas de nosso estado. Gostei de suas palavras se apresentar com a copetência, sera que ele tem?

  • NADO

    ESSE GOVERNO ESTÁ UMA BELEZA.

  • Cicero

    Primeiramente, antes desses médicos e essas “entidades” médicas reclamarem alguma coisa, determinem que os outros médicos cumpram suas escalas de serviço e trabalhem. Eles recebem para trabalharem em regime de plantão. E nos minis prontos socorros, finais de semana e feriado, é corriqueiro fatar médicos.
    No HGE também, médicos recebem para dar plantões, mas ficam sob “aviso”, isso não existe em lei nenhuma! E também, exemplo, quando é para ter 3 clínicos de plantão, só que, num plantão de 12 horas, eles “dividem” os horários, tendo só um médico a cada 4 horas, e as filas aumentam. E na madrugada, eles não atende, vão dormir, ou nem chegam no hge. E as denúncias sobre isso já foram feitas no próprio hgw e no ministério público.

    E nada na saúde irá mudar enquanto o governador deixar os resqúicios dos assessores do ex-governador.
    A saúde, toda ela, está com gente que fez parte do governo passado. desse geito não há o que se falar em mudanças!

    No hge, desde o governo passado, falta tudo. Nem copo descartável tinha e tem.

  • Anônimo

    E o dinheiro que era pra esta sendo investido na saúde do estado estão colocando gente pra trabalhar na secretaria de saúde pela folha extra.

  • Mais do Mesmo

    Administrador ? Gestor ? Se em Murici não se fez, vai se fazer em Alagoas ? Eleito pelo papai, com verbas “legalmente” doadas por empreiteiras sob investigação. Só duas pessoas hoje sorriem em Alagoas: Teotônio Vilela Filho e Biu de Lira. Já estamos no São João e os problemas não são sequer os mesmos. Aumentaram, e não há quadros para solucioná-los. Isso é que dá ter ao redor a Turma do Bem e da Probidade da ALE, e côngeres das prefeituras interioranas. Pobre Alagoas…

  • carlos

    Renan Filho, nos programas políticos,dizia me preparei a vida inteira para ser governador!Será,é ou era um truque de propaganda enganosa.Pior do que o estado se encontrava na saúde,educação e segurança,teoricamente não podia ficar pior.Está sim ficando pior,que governar no discurso e o palanque politico tem uma cola muito eficaz,que o governador eleito está preso nela.Não quer pagar os fornecedores,de remédios e de alimentos.Se comentam que é um produto político feito em laboratório se é colocaram o chips com defeito.Por favor,vamos logo trocar esse chips…

  • carlos

    Exige intervenção direta com ação e não discurso!Acorda governador.A tartaruga é alentidão de sua natureza.Qualquer semelhança é pura coincidência.

  • Anônimo

    Esse povo só sabe dizer que é culpa do governo anterior, mais esse governo ate agora não apresentou soluções, só estão piorando ainda mais a situação do estado e as pessoas morrendo por ai… O governador só sabe colocar pessoas sem escolaridade nas secretarias em troca de favores politicos!!

  • Martinho Pinheiro

    Em apenas 5 meses de governo não existe um cristão que solucione os problemas de Alagoas. A herança do governo Vilela ainda vai dar muita dor de cabeça ao governador Renan Filho e o Téo disse que deixou o estado pronto para colher os frutos. Na realidade paciência é um exercício difícil diante de tantos desmandos, mas a culpa pelo estrago que está posto Renan Filho ainda não carrega.

  • Martinho Pinheiro

    Ao contrário, o governador já merece ser elogiado pelo trabalho na segurança pública, que nos 8 anos do Téo foi um desastre completo, em pouco tempo as coisas já acontecem. Claro que um governo não se resume a segurança, esperamos ação na educação e saúde também e nas outras áreas.

  • socorro,SOS, pelo amor de Deus

    Desculpe! Mas vou falar do sistema prisional, fico cercado por mais de 800 presos no corredor do Baldomero, carinhosamente chamado de “selva” e não vejo a hora de fazer concurso pois me sinto preparado. E pergunto, se a LRF não impede o governo de pagar três mil reais por preso a uma empresa privada por que impede a realização de concurso público, será que não existe ai um “presolao”. Socorro MP, socorro Janot!

  • Sérgio Magalhães

    Sabemos que o problema do HGE é crônico, mas pelo menos nos últimos meses do Governo do Teotônio Vilela a mídia mostrou que não havia mais pacientes nos corredores. Por que piorou em tão pouco tempo? O que mais me impressiona nisso tudo, meu caro Mota, é a omissão do Ministério Público Estadual. Ficam brigando com a Assembleia e esquecem dos pacientes que, segundo a denúncia feita pelo CRM, estao morrendo no HGE porque não foram entubados! Meu Deus, isso é muito grave! E o MPE de braços cruzados. Senhor Procurador Sérgio Jucá, francamente, que decepção.

  • Marcia Pereira

    O que era ruim ficou pior ainda, esse governo está brincando de ser governo.

  • bebeto

    Eita administração, conseguiram piorar o HGE .

  • tania

    O HGE sempre foi um caos e será…..os médicos não cumprem a carga horária além dos insumos para trabalhar que não tem……cargos e cargos foram distribuidos lá para os amigos dos politicos e da diretora, gente que só ganha sem trabalhar quase nada!!! Enfim é o caos do caos……servidores desestimulados sem apoio , sem reconhecimento, fazem o que querem e fica por isso mesmo! Poucos são os abnegados que veem no outro seu semelhante e ajudam como podem!!!

  • Pedro Dutra

    A Secretária não é uma boa gestora. Veja a situação da UNICISAL. O Governador deve ser firme em relação a Saúde,senão a situação vai piorar. Com a palavra o Vice Luciano Barbosa, que indicou sua comadre Rozangêla para a pasta da Saúde.

  • bitonho

    essa cidada nao recebe fornecedor algum. agora .depois de 5 meses , demorou muito para chegar a este ponto . agora veja santa monica administrada por ela ,veja a universidade dela a uncisal caiu todas as notas do mec . ate o vestibular de medicina este ano nao teve . ainda vai ficar pior .

  • Barbosa

    E por anda a turma que cercavam Renan nas campanhas, por onde anda Collor, Lessa, Carimbão, Olavo Calheiro, Ronaldo Medeiros, Cicero Almeida e os demais que colocava a culpa de tudo de ruim no Teo Vilela? enquanto o povo não criar vergonha e valorizar seu voto nada será mudado nesse pais.

  • Claudio

    Numa coisa eu tou gostando do nosso Governador, de LERO LERO, ele é bom.

  • PERISCÓPIO

    O “PROBLEMA NÃO ESTÁ NO H.G.E. O PROBLEMA ESTÁ NA SESAU, ESTÁ NO GOVERNO QUE AINDA NÃO DESCEU DO PALANQUE, ESTÁ NOS CONTRATOS COM OS TERCEIRIZADOS. MP, SOLICITA UMA AUDITORIA GERAL NAS CONTAS DA SESAU. O POVO DE ALAGOAS AGRADECE.

  • Lucas

    Tem lugar que NAO falta dinheiro nesse Estado: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA e TRIBUNAL FAZ DE CONTAS. Só faz crescer todo ano.

  • carlos

    bitonho,é o governador que está trancando os pagamentos e ninguém faz nada sem o aval,do menino de Murici.Santoro,dá às coordenadas e o governador,ainda acha pouco e manda apertar mais ainda para fazer caixa pra que eu não sei.Os fornecedores venderam para pessoa juridica o estado e não para o Teotônio Vilela,o gestor mal pagador enventa todo tipo de desculpa.Agora ele,”querer culpar” o antecessor é uma prática velha desde que o mundo é mundo.Promete o que não pode e culpa o mundo todo.Teotônio Vilela,culpou Ronaldo Lessa e Lessa culpou Mano e Suruagy e assim vai mentindo e governando só para se manter no poder…Pronto o produto de laboratório político está posto à mesa!

  • Vanderson

    Desceram a lenha no Téo. E agora ? Já se vão 5 meses, e nada. Num Japão da vida, o governante que toma posse se cerca de gente qualificada, PHDs, e promove uma revolução. Aqui, não. Anotem aí: vai se passar um ano, depois se passarão 2, 3 4, e a desgraça seguirá a mesma. carinha de bom moço e terninho bem cortado não garantem um egstor experiente e competente. E com esse vice simpaticão e huimilde , aí é que a coisa vai desandar.

  • carlos

    Sr.governador vai trabalhar.O povo acreditou no seu discurso só conversa chega um momento,mesmo o sr. dizendo a verdade opovo pensa que é mentira!

  • Frederico Farias

    É isso aí, durante a campanha RF vendeu sonhos; agora, com menos de seis meses, colhe tempestades.

  • carlos

    Governar não governa não.Agora um coisa ele saber fazer bem e pode ganhar do Collor,fale muito bem e a noite o Narcisismo ele fica admirando sua imagem..Eu sou o cara!

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    Ricardo, sem politicagem, é necessário dizer que as péssimas condições no HGE colocam em risco a saúde e a vida dos pacientes que ali procuram socorro. Em decorrência dessa desastrosa situação, muitas vidas já deixaram de ser salvas.

    Com a falta de prioridade de investimento na área da saúde, sobretudo nos hospitais de pronto socorro, que atendem do rico ao pobre, até parece que o governo brasileiro e maioria dos políticos têm a vida humana como uma porcaria que não vale nada.

  • gil lian

    AI DA TERRA CUJO GOVERNADOR É MENINO. BÍBLIA.