A manifestação de hoje, travando a cidade Maceió, tem como motivação mais uma decisão do vice-governador Luciano Barbosa, secretário de Educação.

Pode ser que ele esteja correto ao cortar o transporte escolar para substituí-lo pelo “passe livre”, um pouco mais à frente.
Por ora, o que temos são as consequências da decisão.

(Ainda há a pendência com os vigilantes noturnos.)

Barbosa é um dos mais preparados e qualificados secretários de Renan Filho. Tem experiência, inclusive como ex-ministro de FHC, na sua passagem pelo PDV e como prefeito – por duas vezes – de Arapiraca.

Com uma visão “iluminista” pode ser, sim um ótimo secretário de Educação – e tomar que isso aconteça.

O problema é que Barbosa também é um vice com voz e autoridade, e assim se apresenta entre os colegas. Com estilo centralizador e seu vasto conhecimento da administração pública, aqui e ali vira “um vice em exercício”.

Há de se ressaltar: é um profissional da seara política – no bom sentido, até agora – que gosta dos livros, o que é cada vez mais raro.

Assim, ele conhece Maquiavel e uma das suas máximas: “Faça de uma só vez todo o mau, mas o bem faça aos poucos”.

Como o momento, naturalmente, é de desgaste – de queima de gordura política – para o novo governo, tomara que a segunda parte da estratégia já esteja a caminho (o que vai depender, entre outras coisas, do orçamento de 2015).

Está evidente: Barbosa chegou “encorpado” à condição de vice e de secretário de Educação.

Seu tamanho, entretanto, quem vai estabelecer é o governador.

Empresa de vigilância afastada da Educação é do deputado Chico Tenório
Medo pode ter tirado Nezinho da Mesa Diretora da Assembleia
  • Claudio

    A questão é onde 300 vigilantes desempregados vão encontrar emprego nesse periodo de recessão, e os transporte escolar vão fazer o que pq nao tem mais alunos para transportar, vai vender os seus carros e fazer o que?

  • jose wilson amaral

    o que é colocado pelo Ricardo faz sentido e faz mas sentido que ele afirme em seus comentários que nosso lindo estado é uma dos últimos feudos existente no Brasil o pior dos estados em todos os aspectos politicos por isso este estado é um prato cheio para seus comentarios cotidianos.

  • João O. da Silva

    Pelo que andei vendo, ouvindo e lendo tem muita coisa errada na Educação que o secretário está tentando organizar. Mas tá difícil, a pressão política é grande.

  • Constant Ramos

    Ninguém pode ser mais que seu Senhor. A frase é bíblica. Luciano que se cuide.

  • wal

    Faltou a letra ( a ) da palavra tomara…

  • Há Lagoas

    Acredito que assim como a esfinge de Tebas da mitologia grega , logo chegará a hora em que o super secretário da Educação e vice-governador irá dizer a Renan Filho: “Decifra-me ou te devoro!”

  • Jorge

    Ainda é cedo prá avaliar, mas, educação não cabe centralização. Precisa de muito diálogo com todos envolvidos e comprometidos com a melhora da nossa educação.

  • Antonio Moreira

    No meu trabalho, os vigilantes prestavam um bom trabalho. Lamento por eles.
    Se é para o bem de todos, então Luciano Barbosa faça de uma só vez todo o mal, mas o bem faça aos poucos.

  • Isadora

    Ricardo,
    Ele (Luciano Barbosa) é um grande homem, quando ele era Prefeito de Arapiraca tinha 1,78 m. Eu acredito que ele continue com a mesma altura.
    Quanto ao peso, não sei afirmar se é o mesmo, mas deve ter aumentado.
    O Luciano Barbosa é um homem público admirável. Nota 10 para ele em tudo.

  • Leandro

    O secretário Luciano tem uma ótima equipe ao seu lado, a educação vai tomar o rumo certo. Dinheiro na escola e não nos intermediários sangue-sugas que acabaram com tudo até agora

  • flexaldecima

    Eu sabia que o Secretário Luciano Barbosa iria fazer, mas não assim,tão rápido, PARABÉNS Alagoas, estava mesmo precisando de um Homem assim, determinado a fazer as mudanças de uma forma inteligente,o Governo Renan está se esforçando para fazer o melhor para Alagoas, principalmente na Educação.

  • Paulo

    Pavão disfarçado de galo. Esse não entende nada de educação, tiro no pé desse governo, não conhece a educação estadual e imagina que é mágico. Pau de repúdio a incompetência.

  • Valdir

    Vixe! A Isadora tem uma opinião com um ton de cinza.

  • Valdir

    Onde colocar 300 vigilantes?
    É importante saber que o Estado não é uma casa de caridade.
    Tenho certeza de que aquele protesto não partiu de estudantes, estes foram movidos politicamente.
    As pessoas inteligentes sempre buscam uma saída na crise.
    Em vez de se preocupar com 300 vigilantes, devemos nos preocupar com milhões de alagoanos. O Estado precisa gerar investimentos para empregar esses 300 vigilantes e milhares de pais e mães desempregados.

  • Alex

    O governador com suas palavras na AMA tratou de políticas para redução de desemprego!
    Como ele pretende justificar os números a seguir, com os cortes na Educação;
    * + 300 vigilantes;
    * + 300 monitores de transporte escolar;
    * 1200 motoristas de ônibus;
    * além de mecânicos, eletricistas, lanterneiros, pessoal administrativo de pequenas empresas que rodam a serviço da educação.

    O transporte escolar geral direto e indiretamente aproximadamente 3.000 empregos, como o governador justifica este número de desempregados? Onde, neste estado sucateado ele irá empregar este pessoal?

    Que organize os contratos superfaturados, mas que dê continuidade aos empregos dos transportares e seguranças.

  • ALAGOANO SÉRIO

    Meus caros com todo respeito, o que o estado tem haver com os vigilantes? Para alguns q não tem conhecimento, existem grande empresas de vigilância e monitoramento que tem como proprietários Coronéis, Delegados etc e ganham milhões por mês em cima desse estado pobre, aí qdo aparece um cara corajoso e toma decisões acertadas, mais emblemáticas. os desinformados criticam. Esses maus prestadores de serviço do transporte escolar querem o que??? Ônibus caindo os pedaços, sem a mínima condições, mais infelizmente tava mamando nas tetas do governo. Vãm mamar nas tetas de um jegue, bando preguiçosos. Ainda tem mais pela frente, é roubo de merendas escolar, alguns diretores, professores q não qrem nada com a história do Brasil. Os Diretores e professores sérios, sabem o que tô falando.

  • José Cicero da silva

    esse corte de despesa na educação foi ideia de quem estudou burrologia grega