Na sexta-feira antes do carnaval, o defensor público Ricardo Melro foi procurado pela irmã de um paciente que estava internado no HGE com uma fratura na perna.

O problema apresentado: o doente precisava se submeter a uma cirurgia, mas tinha de aguardar numa longa lista de outros pacientes do mesmo hospital que esperavam procedimentos semelhantes.

Como não conseguiu resolver a questão por telefone, de forma mais prática e rápida, Melro decidiu fazer uma inspeção no HGE, na última segunda-feira. Foi checar no local a informação que recebera de que havia dezenas de pessoas vivendo o mesmo drama.

A realidade com a qual se deparou é chocante: recebeu, lá mesmo no HGE, uma relação de 56 pacientes que precisam ser submetidas a cirurgias ortopédicas, sem datas definidas para que isso ocorra.

“O quadro é surreal”, define. E não é para menos.

Há pacientes que esperam pela cirurgia desde o mês de dezembro.

A secretária de Saúde, Rosângela Wiszomiska , confirma o quadro e ainda completa:

– O número já é maior do que o encontrado pelo defensor.

Ela afirma que quando assumiu, em janeiro, mais de 90 pacientes com fraturas diversas estavam na mesma situação: “Nós conseguimos reduzir esse número, que já voltou a crescer”.

Boa parte dos pacientes, depois da “imobilização primária”, retorna para suas casas, ficando no aguardo dos procedimentos cirúrgicos. A ala de ortopedia do HGE, segundo revelou, “permanece lotada, não cabe mais ninguém”.

O fato é que continuam chegando novos casos para o único lugar em que a população mais carente tem acesso: o HGE.

Ela afirma que ainda hoje vai tentar refazer o “termo de compromisso” firmado com a rede privada, na tentativa de reduzir o sofrimento dos que precisam desse tipo de tratamento.

O defensor Ricardo Melro, no entanto, cobra pressa e ação imediata. Ele já oficiou ao Estado e ao Município para que o problema tenha uma solução em três dias, no máximo:

– Só a realização de um mutirão, já, sem mais delonga, pode representar algum respeito às pessoas e as família que estão sofrendo sem explicação.

Ele anuncia que vai dar entrada na Justiça em uma Ação Civil Pública caso a resposta não seja positiva em relação aos pacientes do Hospital Geral do Estado.

Eis um retrato da Saúde Pública no Brasil.

A secretária de Saúde mostra que tem uma visão estratégica do problema:

– Precisamos investir e priorizar a Atenção Básica, o alicerce do SUS. Não podemos deixar que tudo se resolva na média e alta complexidade.

Não é o caso, claro, das vítimas de acidentes, à espera de cirurgias ortopédicas.

Mas tudo não pode desabar no velho e sofrido HGE.

Um ano da morte de Guilherme Brandão: família transforma dor em solidariedade
Renan Calheiros, o gigantismo fisiológico e o nanismo político do PMDB
  • Consigliere Alagoano

    Governador R. F. e sua Equipe,
    .
    Parem de perder tempo olhando o passado, com PALAVRAS de EFEITO, estabeleçam um SENTIDO de URGÊNCIA, em toda raiz de gestão dentro do Estado.
    .
    É na Saúde, Educação, Segurança Pública, Direitos Humanos, Cultura etc., ao invés da ANUNCIADA “GESTÃO CRIATIVA”, que se faça o “DEVER de CASA” A-G-O-R-A !
    .
    Outra vertente deste Governo é a caça as Bruxas dentro das Secretarias, não é bom ou produtivo e terá desdobramentos.
    .
    A cada dia esta gestão envelhece, me parece ser o FIM do 2ª mandato de Renan Filho.
    .
    “É URGENTE RECUPERAR O SENTIDO DE URGÊNCIA EM ALAGOAS”

  • Antônio Carlos.

    Prezado Mota, bela colocação da absurda situação no HGE. O povo não sabe escolher os seus representantes, preferem vender o voto por uma migalha e depois não tem condição moral de cobrar ao político imoral, a solução do problema. Já se conformam com a Bolsa Miséria, quem recebe esmola, não acredita que pode cobrar mais nada, com medo de cortarem a esmola dada. Receber sem trabalhar, deixa as pessoas viciadas. O famoso baião de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, ainda ecoa ” uma esmola dada ao homem são, ou vicia ou mata de vergonha o cidadão… dê trabalho ao cidadão e comida barata” (com menos impostos ou até sem imposto). Pasmem, que até numa situação absurda desta o povo não se manifesta. Alagoas do atraso e da miséria. Até quando?

  • Amanda

    É louvável a atitude da Defensoria Pública que tenta compelir o Poder Público a cumprir o que é dever.
    Parabéns a defensoria pública, a casa dos excluídos. Instituição tão pouco valorizada porque só atente aos pobres, aos marginalizados e não tem o que oferecer aos poderosos.
    É lamentável a diferença de recursos destinados a Defensoria em relação ao Ministério Público.

  • Eduardo Lopes

    Mais uma excelente iniciativa do Defensor Público Ricardo Melro. Parabéns.

  • BEL

    DEVERIAM PAGAR CIRURGIA PARA ELES NO SÍRIO LIBANES OU ALBERT EINSTAIN, OS HOSPITAIS DOS POLÍTICOS.

  • Sandro

    Mais uma boa atuação da defensoria, na defesa dos mais humildes.

  • Antonio

    Aparelharam e quebraram o BRASIL!!! Não se fala do foro? E GRAMSCI o mentor de tudo. Estamos comandados pelos Castro. A instituição nº1 é a CORRUPÇÃO, a segunda é a RECEITA. FEDERAL. Vamos ao BUSÍLIS!!!! 50 anos do CONTRA GOLPE COMUNISTA. Agora estamos enfiados até o gogó…MIRE E VEJA: A DESGRAÇA É GRANDE! DEUS ESTEJA!!!

  • Francisco da silva

    A UTI fica lotada de politraumatizados porque os medicos prantanistas não comparecem para liberar os pacientes e como não tem vagas nas utis, não tem cirurgias, Mais suas faltas são abonadas na secretaria de saude.

  • Marcos Valério Melo Castro

    Fica-se uma pergunta e a Santa Casa de Misericórdia, o maior hospital privado do Estado, que atende pelo SUS o que faz?
    E mais o hospital regional de Palmeira dos Índios não mais contribui em nada?

  • PAULO ROSTNER

    Caro Mota,

    A Prefeitura de Maceió tem boa parcela de culpa, pois muitos desses pacientes são mototaxistas e passageiros de um transporte irregular que a SMTT “regulamentou” na cidade de Maceió. Graças a essa corja de políticos eleitos pelos parasitas e sanguessugas do Estado e do Município, Alagoas não tem perspectiva de um futuro melhor, infelizmente.

  • CASACADURA

    Se preocupem não. Quando ortopedista estiver recebendo por procedimentos (cirurgias) vai faltar salas para operar pacientes como acontece com os pacientes dos vasculares que recebem além do salários, recebem também por procedimentos. Pode? Mas é assim que acontece dentro do H.G.E. Fazer o quê? É assim que se faz saúde com eficiência, rsrsrsrsrssssss…

  • jonne paulo

    isto seria bem menor se não fosse os cirurgiões ficarem so de sobre aviso e indo trabalhar como e quando querem, ja vi pacientes esperarem por um dia inteiro com poli ttrauma, que o cirurgião q estava de sobre aviso (vai um e trabalha no lugar de dois enquanto o outro fica na farra), coisa que é inadimicivel, sem contar que o mesmo chegou somente as 14h e com cara de bebado, pois etsva passeando em sua lancha.
    se os medicos cumprissem suas cargas horarias, n teria fila e o atendimento seria bem maior.
    a defensoria deveria ver era o ponto dos medicos, poque não tem relogio de ponto para eles? so para as outras classes? de cada 10 medicos trabalhando no HGE eram para ser 20 médicos, os outros 10 ficam em casa ou em suas clinicas ganhando como se estivessem no HGE. todos do hospital sabem disto, a direção é q libera, e isto vem de muito tempo.
    falta de vergonha na cara e descaso com a população.

  • Servidor HGE

    Caro Ricardo, A ortopedia do HGE é uma piada, além dos médicos dividirem o plantão colocam os residentes para atenderem sem acompanhamento dos mesmos. O mais grave ainda é que alguns ortopedistas encaminham pacientes para seus consultórios pra fazer pacote, e no desespero os usuários vão! Absurdo e vergonhoso. Concordo com a fala de Jonne Paulo, funciona exatamente como falou. A Direção sabe de tudo que se passa e muito mais.

  • carlos

    Governador saia do palanque político e passe para ação.Os hospitais estão na iminência de parar por falta de comida para os pacientes e servidores que trabalham no regime de plantão.Sr,que é jovem e disposto faça uma visita aos os hospitais da Uncisal e constate…Quando parar vai querer resolver…O governo passado deixava a bomba estourar para depois resolver e o sr.está na mesma linha…Ricardo Mota,entre em contato com estes hospitais…HDT,Portugal Ramalho…

  • Claudio

    Ricardo isso se chama falta de vontade politica ou imcompetência mesmo, podia ser 200, se quer resolver basta agir, senão vejamos: convocava se um grupo de ortopedista de Maceio que tem profissionais, ate pq se nao tivesse ia buscar fora, faria um contrato emergencia com esses medicos, uns 10 resolveria acertava os valores com os profissionais, e em 3 dias esses 10 medicos operava todos esses pacientes, cada medico fazia de 3 a 4 cirurgia por dia, tava resolvido o problema, depois disso verifica quantos profissionais falta, contrata e resolve esses problema.
    Quando não se quer resolver ai nao gasta mais dinheiro, diz que o problema é do outro, e passa um ano ou mais para resolver e culpando os outros. Essas cirurgias todas não gastaria 300 mil reais, esse governo ja ta a 2 meses e deixa pessoas com fraturas na fila para fazer cirurgia, isso e desumano, por isso as pessoas de revolta com os politicos.

  • Hélio P

    Parece que a saúde em Alagoas só funciona a reboque a defensoria. Só correm para fazer as coisas quando os defensores denunciam. Quando isso vai acabar?

  • lucas

    Sofri um acidente de moto no dia 15 de novembro e tenho uma cirurgia no braço esquerdo pra fazer( ele está quebrado)sinto dores e todas as quintas vou no hge e nunca tem material .até hoje estou nessa situação e não sei mais a quem recorrer.se alguém poder me dá alguma idéia eu agradeço.

  • O POVO PRECISA EDUCAR-SE

    Os analfabetos políticos induzido pela GLOBO estão deturpando a realidade do país. O BR está evoluindo e a corrupção nunca foi tão combatida. Os médicos mercenários também são culpados por estes descasos, precisa a grande presidenta enviar mais médicos cubanos para AL, porque aqui muitos estão descontando o ódio nos pacientes. Recentemente vi médico tratar mal o paciente culpando o governo federal. Respeitem o BOLSA FAMÍLIA, PRONATEC ETC. MUITAS PESSOAS QUE RECEBIAM O BOLSA FAMÍLIA, deixaram de receber porque concluiram o curso no pronatec e estão trabalhando. Oa pobres e negros estão tendo acesso a faculdade, futuramente teremos um povo mais CULTO, COM CERTEZA. NÃO FOSSEM OS GOVERNOS DO PT este país estava arrebentado. FORA PSDB, FORA GLOBO! O povo precisa EDUCAR-SE E deixar de ser induzido por mídia hipócrita.

  • Antonio

    Essa desgraça ainda PIORA MUITO! Vamos apostar? Gramsci tá “FELIZ” lá no INFERNO…. E o FORO DE SÃO PAULO, é PROIBIDO falar?

  • FALE QUE VOTOU NA DILMA, AÍ VOCE VER!

    Veja o que diza “CASACADURA!” : precisamos urgente de interferencia do CRM, POLÍCIA e MP, para fiscalizar os atendimentos médicos neste estado, muitos estão odiando o PT e a Presidenta Dilma e por isto tem muitos paciente sofrendo. Muitos médicos estão carregando ódio do PT e humilhando os pacientes. principalmente na SANTA CASA. O ódio de muitos médicos combinado com a politicagem do BR está tornando o país em um país ditador. Vá consultar-se com um e diga que votou no PT! Aí você verá o motivo da revolta. Muitos chatreado com os PROGRAMAS MAIS MÉDICOS, MAIS ESPECIALIDADES ETC

  • Antonio

    Falar que votou na Dilma , é ficar na Berlim Oriental!!!! mas quem “resolveu” foi o advogado do PT , O Tóffoli, ou Toffóli. Mire e veja: MERECEMOS TUDO ISSO e AINDA PIORA MUITO!!! DEUS ESTEJA!!!! ” A religião não é o ÓPIO do POVO?