A definição é interna, faz parte, já, da cultura da Casa: é tão ou mais importante ter espaço e comando na Mesa Diretora da Assembleia do que cargos no governo, empregos a distribuir com afilhados e cabos eleitorais.

Basta lembrar o que foi publicado aqui neste blog, no final da semana passada: Fernando Toledo e Marcelo Victor, presidente e primeiro secretário da Casa de Tavares Bastos, destinaram quase R$ 1 milhão a assessores dos respectivos gabinetes em um único mês – setembro de 2012.

Era o pagamento de uma folha suplementar para os funcionários do Legislativo Estadual: os comissionados ficaram com 94% do total; a dupla de dirigentes da Assembleia distribuiu entre os seus 39% da conta.

Ou seja: quem pode mais por lá pode muito.

Então, embora ninguém despreze a possibilidade de dar emprego aos mais próximos, familiares e afilhados políticos, ficar com vagas na Mesa Diretora ou emplacar algum colega generoso na direção da Casa há de ser mais lucrativo – politicamente, é claro.

Daí, a negociação para compor a futura direção da Assembleia faz parte do pacote da “governabilidade”, por mais que o futuro governador, replicando Vilela, afirmar que nada tem a ver com isso.

Por lá, pelo prédio da Praça Dom Pedro Segundo, quem conversa, negocia, faz a relação custo-benefício e bate o martelo é o deputado Olavo Calheiros, um parlamentar experiente e conhecedor da alma humana.

As semelhanças do secretariado de Renan Filho com o ministério de Dilma
Detran: um órgão que vale milhões e é alvo da cobiça política
  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    ATÉ DAS ALMAS SEBOSAS , MATÉRIA !? SENSACIONAL !
    ÔMI ! ÔMI ! ÔMI ! . . . ÔMI ! ÔMI ! . . . . . . ÔMI !

  • Felipe

    Lobão já está pronto para começar as entrevistas. Oportunidade de ouro para os que almejam algum cargo

  • jobson

    Estamos elegendo deputados para legislar ou para roubar?finalmente, quando vamos eleger pessoas bem intencionadas? todo mundo comenta, quando as eleições for levadas a sério, quando a compra de votos tiver consequências pesadas, ai sim, tudo começa a mudar.

  • Mauricio

    Até hoje 26/12 os comissionados da ALE não receberam o décimo terceiro e nem o salário de dezembro