A definição do promotor Alfredo Gaspar de Mendonça para a Secretaria de Defesa Social surpreendeu positivamente e, mais do que isso, revelou que Renan Filho não se deixou submeter às pressões de grupos aliados.

À frente do Gecoc, o futuro titular da SDS fez muito inimigos no combate à corrupção e às ações criminosas no poder público. Algumas “fortalezas” que se mostravam inexpugnáveis foram expostas, em suas vísceras, à opinião pública graças ao trabalho do promotor e de sua equipe.

Sei bem da rejeição que muitos personagens da política local – ligados historicamente a Renan Filho -, têm ao seu nome, desde sempre. Ainda que ele parecesse para muitos, inclusive para mim, a escolha mais óbvia para o cargo.

Foi já no final de semana que o futuro governador bateu o martelo em relação à Secretaria de Defesa Social.

O coordenador do Gecoc conhece o trabalho que vem sendo desenvolvido em Alagoas pela pasta e pelas duas polícias, que ficarão subordinadas a ele.

Mais do que isso, tem se demonstrado incansável no embate cotidiano contra o crime organizado. Vai levar para o governo a sua experiência no MP e a sua credibilidade junto à sociedade alagoana.

Repito o que sempre disse: a violência não será resolvida pela repressão policial, mas também com ela. A política de Segurança Pública tem de ser acompanhada de outras políticas, tão importantes quanto, para a construção de uma nova cultura em Alagoas, que rejeite moralmente os atos de violência.

Deixo clara a minha opinião: Alfredo Gaspar de Mendonça não é a “escolha possível”, pelo contrário, é a melhor escolha.

A surpresa do PT no secretariado de Renan Filho
O Zap-Zap
  • Alencar

    E é possível um membro do MP exercer esse tipo de cargo? Ele tomou posse antes da CF/1988?

  • rob

    Um bom nome, ouve e segue os profissionais que atuam na área, além de participar das ações e tomar a frente quando questionado sobre procedimentos. Espero q o sistema o deixe trabalhar.

  • VERA FREIRE

    Acho um bom nome é um ótimo profissional deve fazer um belo trabalho começou bem.

  • Barbosa

    O melhor nome que temos em alagoas. O Alencar está preocupado se o promotor pode assumir o cargo? Se pode ser candidato a um cargo eletivo, porque não o de secretário?

  • jarbas de souza

    Excelênte nome. Homem respeitado e que tem buscado contribuir com a sociedade na sua defesa. Seria uma excelente escolha. Porém, não sei se as forças políticas que insistem em manter Alagoas na era do cangaço vão conseguir ou não barrar essa nomeação. De qualquer forma, seria muito bom ver esse grande lutador a frete da SEDS. Oremos.

  • carlos

    A escolha para SDS,já pode dá um tom,que o fut.gov.que quebrar todo esse estigma de que filho de peixe, peixinho é.JHC,foi diferente nas ações e mostrou que tem personalidade e foi além,do que muitos históricos parlamentar tipo Judson Cabral,que ficou apagado nos seus requerimentos sem futuro.Vai,depender muito no decorrrer do tempo o apoio do governador a nomeação é o primeiro passo porém sem apoio do chefe maior do executivo vira rainha da Inglaterra tem trono e não tem poder!

  • NESTE CASO PODE!

    É possível sim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Estão procurando lacunas da lei para impedir a nomeação. Eita povo complicado! NESTE CASO PODE – NÃO VOU EXPLICAR! PORQUE EXPLICAR A IGNORANTE É MUITO DIFÍCIL. FELIZ NATAL PARA TODOS! E VÁ A MISSA.

    Assina: JOSÉ

  • Valdemir

    Não vejo um nome melhor. Um homem sério, comprometido e competente. Já tive a oportunidade de fazer alguns trabalhos de equipe para ele e com muita honra aprendi bastante.
    Muito boa sorte ao Dr. Alfredo Gaspar e parabéns ao futuro Governador pela feliz, inteligente e excelente escolha.
    Vamos esperar agora como fica a situação do DETRAN.

  • Pedro

    Parabéns Dr. Alfredo! Excelente escolha, dessa feita profissional que trabalha e gosta do que faz, parabéns professor.

  • Alagoano

    Todos sabem quais são as fontes de violência em nosso Estado. Eu acredito que esta foi a escolha certa.

  • jailson vitorino

    Parabéns ao Dr. Alfredo Gaspar, como também, parabenizar ao novo governador que realizou uma escolha técnica e ética, melhor nome não poderia ser. Parabéns a nossa sociedade.

  • Sávio

    Parabéns pela escolha. A melhor com toda a certeza. Honrado, digno e competente. Alagoas precisa dele. Votes de sucesso.

  • Rodrigo Lins

    Parabéns governador a melhor escolha de sua equipe.

  • Frederico Farias

    Parabéns ao governador eleito pela escolha.
    Sucesso ao Dr. Alfredo.

  • ana guerra

    Parabéns a melhor escolha! Tenho certeza que vai escolher pessoas capacitadas para sua equipe.

  • Ricardo Melro

    Impossível uma melhor escolha. Alfredo é um símbolo da luta contra o crime. O governador já começa mostrando suas intenções e sua disposição para resgatar a segurança e o sentimento de segurança. Parabens!!!

  • Welber

    Muito boa a escolha. Não teria nome melhor. Isso que é choque de gestão. Tenha plena certeza que os policiais que gostam do serviço aprovam a sua escolha.

  • Araújo

    Se for, espero que não! O governador mostra que não tem palavra, criticou o Téo Vilela por colocar a frente da Defesa Social profissionais sem perfil de gestão policial, não se faz polícia atrás de birô, lendo papel. Governador coloque um líder! Um gestor de verdade! O mais indicado é Flávio Saraiva!
    Esse sim, formou com excelência 400 novos policiais sem o Estado ter o mínimo de condições.

  • alagoano

    Meu voto de confiança ao Renan Filho não foi errado. Acertei na escolha. Se continuar assim, já tem meu voto e de toda a minha familia para a reeleição.. É assim q se faz, com independência e verdade para o bem de Alagoas. Parabens Renan. Quem tá ao lado do povo nunca esta sozinho.

  • CARLOS PEDROSA

    Como policial civil devo dizer que Dr. Alfredo Gaspar é um excelente nome para a segurança pública, pois além de conhecedor do assunto “segurança pública”, é um profissional que não se prende a seu gabinete, vai às ruas com os policiais. Parabéns ao governador. 1 X 0.

  • Amaro Ferreira

    Sem dúvida é dos melhores nomes, assim como deveria também ser lembrado o nome do juiz Dr. Maurício Brêda, excelente profissional, correto, sério e competente. Já tive audiência com ele, tentou de todas as formas ser imparcial e aplicar a lei de maneira justa.

  • Há Lagoas

    Surpreendente esta boa escolha!
    Resta saber quanto tempo ele irá sobreviver em meio ao “Chapão”?
    Espero que Renan – o filho – não o deixe só…
    Estamos torcida por Alagoas!

  • João

    Como é Amaro Ferreira? O juiz tentou ser imparcial? É dever do magistrado ser imparcial… Se for pra tomar partido, que vá advogar…

  • carlos

    Acorda Araújo,se é gente de Alagoas,que vai comandar SEDS,uma prata da polícia civil,nunca deu certo por melhor intenção que este tenha.Se você é polícial civil,sabe muito bem a turma de delegados que uma prata da casa para interferir nos rumos das investigações quando for de cunho político.

  • Marcelo

    Ótimo nome para assumir a pasta. Com apoio, com certeza o trabalho vai fluir.

  • Carlos Sub

    Ricardo, como jornalista você tem também que observar a Constituição. O Art. 138, § 5º, inciso II, letra d da Constituição da República diz o seguinte:
    § 5º – Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros: […] II – as seguintes vedações: […]d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério. “É absolutamente irrazoável e desproporcional, permitir o exercício de função de secretário de Município, de secretário de Estado e/ou do Distrito Federal, de ministro de estado e de chefia de missão diplomática por membros do Ministério Público”. Antonio Fernando Souza, procurador-geral da República (em 2005).

  • Zito menezes

    Agora Alagoas entra no eixo….ótima escolha gov parabéns

  • João Alves

    Renan Filho começa seu governo mostrando que vai cumprir os compromissos de campanha.
    Nome mais técnico pra essa área não existe.
    Que o decorrer dos 4 anos de governo continue nesse sentido, técnico e surpreendendo até os mais experientes.
    Renan Filho tem tudo pra ser o novo Eduardo Campos das Alagoas se projetando para o Brasil todo em breve, apagando a imagem do pai.

  • José Antônio

    Os principais nada né? SEFAZ e DETRAN.

  • Dr. X

    Parabéns ao Governador pela escolha!!!
    Gostaria de ver a Lei 8.429/92, sendo aplicada de forma imperiosa aos salteadores do Erário, destarte, é preciso parar essa sangria impiedosa dos cofres públicos.

  • João Carlos Uchoa

    Caro Ricardo Mota, deverá ser um ótima escolha, a do nome do promotor de justiça Dr. Alfredo Gaspar, sem nenhum favor. Mas ele assumirá sabendo das mazelas que irá enfrentar. Diríamos, em outras oportunidades, é uma fria!. Mas para quem tem competência e isso demonstrou de sobra como promotor e como Chefe do GECCOC é mais um desafio. Iremos torcer para que sua eficiência e seu dinamismo irradiem para todos que fazem a SEDS. Boa sorte Dr. Alfredo.

  • Richard

    CAPÍTULO IV

    DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA

    Seção 1

    DO MINISTÉRIO PÚBLICO

    Art. 127. 0 Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    § 1º São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

    Art. 128. 0 Ministério Público abrange:

    § 5º Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros:

    II – as seguintes vedações:

    a) receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, honorários, percentagens ou custas processuais;

    b) exercer a advocacia;

    c) participar de sociedade comercial, na forma da lei;

    d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;

    e) exercer atividade político-partidária, salvo exceções previstas na lei.

    Mas em Alagoas tudo pode, a constituição federal nunca vale de nada.

  • Lucas C.

    Ótima escolha. Um profissional sério e correto! Sempre busca a justiça e a paz social! Parabenizar ao governador pela escolha da melhor opção para tentar sanar à precariedade da segurança publica do nosso estado.

  • JOBSON, DO SINDIMETAL

    Ricardo, não votei em Renan Filho, mas não poderia deixar de parabenizá-lo pela escolha do Dr. Alfredo Gaspar para a SDS.

  • Antônio Carlos Gouveia

    Alfredo Gaspar é um ser humano determinado e fará um brilhante trabalho na Secretaria de Defesa Social. Conhecedor profundo da segurança pública em Alagoas, colocará em prática tudo que for possível para trazer paz e tranqüilidade aos alagoanos.
    Parabéns Governador!!! Melhor impossível

  • Guilherme

    Um ótimo nome a ser escolhido, infelizmente ele não poderá tomar posse, pois a CF-88 veda qualquer membro do MP assumir cargo de comissão que não seja da esfera do MP, entretanto, o mesmo poderá assumir caso seja exonerado a pedido para assumir o cargo no executivo.

  • ROGER LIMA

    Eu gostei da escolha do novo Secretário de Defesa Social, porém a pasta de Esporte e Lazer ficou a desejar. O que me causa espécie,é que Renan Filho assumiu um compromisso durante a campanha eleitoral com o segmento esportivo de ALAGOAS,que o novo Secretário de Esporte e Lazer seria Eduardo Canuto. Pois bem, mais uma vez o Segmento Esportivo foi enganado.

  • REGINALDO

    NÃO DOU UM ANO. FOI UMA ÓTIMA ESCOLHA. MAS OS DEPUTADOS COMPROMETIDOS COM OS CRIMES EM ALAGOAS E OS PREFEITOS ENVOLVIDOS COM AS MARACUTAIAS LOGO LOGO DERRUBARÃO O NOVO SECRETÁRIO, COMO FIZERAM COM UM COLEGA DO DR. ALFREDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Nome interessante. Que tenha boa sorte no desempenho do cargo.

  • Sergio Reys

    Ótima escolha do governador, um homem experiente e de muita competência.

  • AUGUSTO FERNANDO

    Eu quero viver em uma Alagoas mais segura, quero ter orgulho de Alagoas. já e o inicio com a escolha do novo Secretário de Segurança Publica. Parabéns para ALAGOAS.

  • João Carlos Uchoa

    Caro Ricardo Mota, gostaria muito de ver o Dr. Alfredo Gaspar como Chefe da SEDS, porém,lamentavelmente, ele não poderia assumir tal cargo. Com razão o Richard, quando cita inclusive o disposto no art. 128, parágrafo 5, inciso Ii, alíena d. Ademais existe Decisão do STF no sentido de manter incólume a obediência de tal dispositivo. Pedir demissão de um cargo em que é vitalício, para ficar a mercê de político – e político de Alagoas -é temerário demais! Não acredito que ele fará isso. Temos que lamentar muito, pois seria um grande nome, sem nenhum favor.

  • Flávio Gomes da Costa

    Ricardo, o Dr. Alfredo Gaspar, é contemplado pela resolução 5 do CNMP, a qual permite que membros do MP, possam ocuparem cargos públicos, inclusive serem até candidatos a cargos eletivos. A questão, já é pacificada no CNMP e este ano, tivemos o Procurador da República Mario Avelar, autorizado pelo Conselho Superior do MPF a ser candidato a governador no Estado de Tocantins. o Que existe hoje, são três situações decididas no CNMP, 1) ingresso antes de 1988, PODE; 2) ingresso depois de 1988 e antes de 2004, PODE; 3) ingresso depois de 2004, NÃO PODE. O ano de 2004, deve-se por ter sido quando nasceu a emenda constitucional 45, que por conta de analogia com a Magistratura, impediu a ocupação de membros do MP em cargos públicos e eletivos. Ora, aos curiosos, o Dr. Alfredo, encontra-se na regra 2, ingresso no ano de 1996, então PODE, a única necessidade é de conseguir a autorização/permissão do Conselho Superior do MPE, presidido pelo Dr. Sérgio Jucá. Então, hoje, o tema já está pacificado, inclusive, no Estado da região centro oeste, um promotor ocupou a função de secretário adjunto. A posição do antigo Procurador da República, Antônio Fernando, dita nos comentários, no ano de 2005, está ultrapassada e foi revista e mudada pelo CNMP. e só para curiosidade, o atual Procurador Geral, Dr. Rodrigo, valendo-se desta resolução 5 e 72 do CNMP, autorizaram ao Mario Avelar ser candidato a Governador em 2014. Obrigado e espero ter esclarecido e a sua posse não é afronta a constituição pelos motivos acima narrados.

  • Felipe

    Mas que coisa. Atropelaram o Lobão com força!! Essa era uma das dele!! A confusão vai ser grande

  • Olavo

    Flávio Gomes, me esclareça uma coisa: uma resolução do CNMP é superior a Constituição Federal?
    CF lei maior.

  • CARLOS AMARAL

    Finalmente iremos ter um pouco de paz no futuro!
    Não tenho dúvidas que Dr. Alfredo vai se dedicar bastante para limpar esse Estado das mazelas da violência.
    Renan Filho já começa com o pé direito.
    Parabéns a todos nós Alagoanos!

  • Daniel

    A criminalidade só vai diminuir com o crescimento da educação. Isso é longo prazo. Temos que priorizar a educação e o pleno emprego.

  • Pedro Neto

    QUANTOS DESSES SÃO FICHA LIMPA?
    POBRE ALAGOAS, CONTINUA NUM PÉSSIMO CAMINHO.

  • João

    Esse Felipe é um piadista… Tá queimando o causídico… Rsrsrsrs

  • Alexandre dos Anjos

    Começou bem! Não esperava essa nomeação nesse governo. Um ponto para o Renan Filho!

  • Carlos Leopoldo Brandão U. de Castro

    Pelo visto, meu caro Dr. Alfredo Gaspar, já tem gente bastante incomodada com sua escolha para a SEDS. Uns explicitamente, outros de forma velada! Parabéns e sucesso na nova missão. Aproveito o ensejo para lhe desejar um Feliz Natal e um venturoso ano novo.

  • Flávio Gomes da Costa

    Caro Olavo, a questão é interpretação e não superioridade da resolução para com a CF, a emenda 45, conhecida como reforma do judiciário, deu margem, para a interpretação proibitiva aos membros do MP que ingressaram depois de 2004, e sobre este tema, o STF já se posicionou favorável aos que ingressaram depois de 1988 e antes de 2004, mais precisamente em um julgamento de membro no Estado do Pará, quando este, ocupava cargo eletivo, todavia, aqui não é o melhor lugar para discutir com profundidade matéria constitucional, o que posso lhe garantir é que não existe afronta a CF e sim interpretação da CF, no todo, e com julgamento no STF. Entretanto estou a sua disposição no MPE, para melhor lhe esclarecer, com as cópias das resoluções, da sua história, do julgado no STF sobre o tema e até inúmeras teses acadêmicas. Este é o Pensamento dos Órgãos ( CNMP; Conselho Federal do MPF e Conselhos Estaduais em outros Estados), que admitem a possibilidade de afastamento de membro do MP para ocupação de cargos públicos, sem a necessidade de exoneração, de toda sorte, me procure que lhe repassarei o farto material sobre o tema, que evoluiu dentro do próprio MP, inclusive com a cópia da decisão do STF, e no mais, Feliz Natal.

  • Edson

    Se derem condições ao homem pode dar certo. Vai ter um grande abacaxi pra descascar. Que Deus o ilumine nessa jornada.Se o governador der o suporte e a retaguarda necessária temos chance. Caso contrario…

  • Agente

    Ótimo nome para a pasta. Espero que o sistema penitenciário seja visto como deve ser (parte da área de segurança pública) e que dessa forma, seja lhe ofertado melhores condições para desenvolver o seu amplo papel. CARECE DE UM O CONCURSO PÚBLICO URGENTE.

  • Hélio Jorge

    Será apenas mais uma grande escolha?

  • chss

    Nós temos uma diferencial na polícia alagoana, com a criação da OPLIT, as demais policias começaram a aborda mais e fazer mais roda, o OPLIT mudou a cara da polícia alagoana. Espero que o novo secretário permaneça com a Oplit, qp serve de exemplo de dedicação operacional.

  • Alex Brandão

    Me surpreendeu positivamente!
    Parabéns pela escolha Renan Filho, só espero que ele não esteja sendo usado…

  • Evandro Leal

    É sem dúvida uma ótima escolha para a defesa social. Espero que o sistema penitenciário seja visto e tratado como parte da segurança pública e que lhe seja dado melhores condições de funcionamento. Sem a realização de um concurso público para essa área, o sistema continuará a ser apenas um depósito de presos, sem a devida disciplina e controle.

  • Felipe

    João, não é piada não. O Lobão está inconsolável! Foram muito duros ao passarem por cima dele sem a menor cerimônia! Fez planos, conversou com muitos, descartou logo outros e estudou todas entrevistas que fez. Magoou demais. É crise certa

  • Gedir Medeiros Campos Júnior

    STF ADI 3574:

    EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI COMPLEMENTAR DO ESTADO DE SERGIPE. MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL. EXERCÍCIO DE OUTRA FUNÇÃO. ART. 128, § 5º, II, d, DA CONSTITUIÇÃO.
    I. O afastamento de membro do Parquet para exercer outra função pública viabiliza-se apenas nas hipóteses de ocupação de cargos na administração superior do próprio Ministério Público.
    II. Os cargos de Ministro, Secretário de Estado ou do Distrito Federal, Secretário de Município da Capital ou Chefe de Missão Diplomática não dizem respeito à administração do Ministério Público, ensejando, inclusive, se efetivamente exercidos, indesejável vínculo de subordinação de seus ocupantes com o Executivo.
    III. Ação direta julgada procedente para declarar a inconstitucionalidade dos itens 2 e 3 do § 2º do art. 45 da Lei Complementar sergipana 2/90.

  • janete correia de morais

    cicero cavalcantew vai ganhar o quer°

  • Silva

    Tive a oportunidade de assistir (no canal Globosat, 44 da net) a minissérie produzida pela TV Caracol da Colombia sobre a história de Pablo Emílio Escobar Gavíria. Uma série muito interessante que mostrou o quanto o crime organizado e não organizado corrompe ou até mesmo tem como particípe atuante as forças políticas do Estado. Não difere muito de nossa realidade brasileira. Mas como sempre a corda somente arrebenta para o lado mais fraco, ficando os poderosos e beneficiários fora das punições que são necessárias para uma sociedade justa e solidária, permanecendo os falsos “deuses” como homens de bem, mas que na realidade representa a face mais fria da política da higienização social dos pobres como mote de “combate à violência”. Enquanto existir pobres e bandidos menos poderosos, a violência urbana nunca será reduzida ou aniquilada, pois a principal violência (e fomentadora desta) deriva do poder constituído,