O senador Renan Calheiros costuma dizer que o futuro governador de Alagoas tem todas as suas qualidades e nenhum dos seus defeitos.

Entendo que seja um elogio a Renan Filho, cuja identidade política ainda não é de todo conhecida e talvez ainda esteja em formação.

De qualquer forma, o presidente do Senado tem confirmado aos seus mais próximos – e nem sempre recomendáveis – aliados que o filho tem se esquivado até mesmo dele na formação da futura equipe de governo.

Talvez seja mais uma maneira de proteger Renan Filho do assédio de vários personagens que em nada ajudariam – ou ajudarão – o futuro governo, seja por incapacidade, seja por (de)formação ética e política.

Acredito que o senador, se sobreviver ao dilúvio na Petrobras, poderá ter um papel fundamental no futuro governo, tentando arrancar em Brasília o dinheiro que faltará aqui.

Numa situação mais próxima da ideal, Calheiros poderia encabeçar um movimento em defesa dos estados e regiões mais pobres do país, um novo projeto de desenvolvimento, que privilegiasse quem menos tem.

Mas seria pedir muito ao presidente do Senado, que parece ter outras preocupações mais urgentes, seguindo a sua biografia política.

Ainda assim, mesmo que mantenha uma visão apequenada sobre o futuro de Alagoas, ele pode ser peça essencial no governo de Renan Filho. A começar: não empurrando na equipe personagens carimbados da política local, como, aliás, tem feito até agora.

Mantendo-se dessa maneira ele preserva o futuro governador, ao tempo que da a ele a oportunidade de mostrar as tais qualidades herdadas, além daquelas que o próprio já desenvolveu.

Quanto aos defeitos, acho que estão já são conhecidos e – espero – reconhecidos pelo senador.

Luiz Eustáquio Toledo desiste de disputar presidência do TC
E se eu me chamasse Raimundo?
  • NELMA BARROS

    Bom dia
    Oxente…que pergunta descabida! Reinan pai será o governador de fato e Reinan Filho de direito!

  • NADO

    SIMPLESMENTE GOVERNAR. SÓ ISSO.

  • Há Lagoas

    Se o futuro governo possuir um projeto de Estado, e não apenas de governo, Alagoas terá uma grande oportunidade de avançar em algumas áreas consideradas criticas.
    Os personagens políticos – na figura dos dois senadores Renan e Collor – podem e devem fazer a diferença, e tentar reverter a imagem que tem no congresso.
    Carregamos o ônus de sermos um Estado que não sabe escolher seus representantes – isso pode ser facilmente comprovado pelo atraso em que vivemos – agora é a chance desta dupla provar o contrário.
    Gostaria de acreditar nisso…

  • carlos

    Teoricamente o futuro governador está perfeito.Porém,o que vale é as atitudes o tempo é sr.da verdade.Se as figuras carimbadas ficarem em estado de insatisfação o gov.está no caminho certo e se ficarem elogioso é aí onde mora o perigo..

  • José Oliveira dos Santos

    Já são mais 30 anos que Renan, manda em Alagoas e no Brasil, Alagoas continua com os piores índices de desenvolvimento, último lugar em educação e segurança, vou esperar para ver, não acredito, espero estar errado,

  • Barbosa

    O Senador Renan sempre teve livre acesso em Brasília, desde o governo Fernando Henrique quando foi Ministro da Justiça, acontece que o PMDB é um partido oportunista, está sempre do lado que está no poder, vejam que não lança um candidato a presidência da Republica, e nas campanha presidenciais o partido se divide, depois do resultado se juntam novamente.

    Tudo que o Renan pode fazer agora para ajudar o filho, sempre pôde em outros governos, se não o fez é por que nunca teve interesse, alias, como os demais políticos que sempre estiveram em Brasilia.

  • Sandra Felix

    Esse fenômeno de se afastar do pai aconteceu com o prefeito de Maceió, o Rui, que até hoje não disse pra que veio e está fazendo um governo amarelo.

  • Ricardo

    Bem, kkkk!!! No país da “CORDA BAMBA”, NÃO SEJAMOS HIPÓCRITAS “GENTE”, QUEM SERIA O GOVERNADOR DE VERDADE!!!!!!!!!!?????!!!!????? OH POXA VIDA!!!! SEM MAIS. UMA ÚLTIMA OBSERVAÇÃO, ATÉ ENTÃO POSITIVA, DIGA-SE DE PASSAGEM : AQUI TÁ VIRANDO UM VERDADEIRO LARANJAL. kkkkkkkkkkkkkk!!

  • José Ferreira

    O que o senador Renan fez nos últimos 20 anos?
    Desde que assumiu no Senado ele tem mandado dinheiro. De lá para ca foram 5 governadores (Suruagy,Mano,Ronaldo,Abílio e Teo) e Alagoas se tornou o estado que Per. Capita mais recebeu recursos e ao mesmo tempo quem mais devolveu por inexecucão de obra.
    Agora Renan terá no governo do filho uma extensão de sua atuação.
    Não haverá desculpas.

    Sobre o futuro… Pois bem, muito me toca esses profetas do apocalipse que dizem “Ah Alagoas será o novo Maranhão”. O tempo confirmará se isto é certo ou errado.

    Por fim creio que agora Renan Filho, o governador eleito que tomara posse, deverá montar uma equipe de governo com o espírito dele. Sejam jovens ou não. Políticos ou técnicos. Indicados por quem for. A equipe tem que incorporar o anseio do comandante, e quem manda é ele – Filho.

  • Fernando ataide

    Ricardo não se engane, Luciano Barbosa e Fábio farias quando despacham com RF logo depois conversam com Renan Pai, todos da transição é indicação do Pai, RF só tem que se preocupar com o discurso bonito e qual carro oficial vai usar. Infelizmente nosso Estado vai ser governado por tel e nos finais de semana da varanda do tartana.

  • Consigliere Alagoano

    ..
    .
    Será de “CONSIGLIERE”, a abridor de Portas para Empresas em Alagoas, até porque o PROJETO PESSOAL, estar FOCADA no Planalto, Alagoas é o TRAMPOLIM para isso.
    .
    Aprendeu-se a lição nesta Eleição, para ir mais longe o “SEU ESTADO” deve ser um EXEMPLO de GESTÃO.
    .

  • carlos

    Uma,coisa é certa o discurso é outro que o estado está falido e não “sabia”.Cortes em cima dos pequenos vilões o servidor público.O discurso de fartura que ia realizar no estado não vai ser possível Teotônio Vilela é o culpado faliu estado…Teo,falou Ronaldo Lessa e Lessa falou que o culpado foi Divaldo e o Mano….

  • Abranches

    Ricardo Mota ataca de conselheiro político, mostrando o caminho do bem! Sua experiência como guia espiritual dos povos recomenda acatamento.
    Se Renan Calheiros tiver juízo, seguirá fielmente o mestre.

  • Mak Roberto

    É quem vai mandar.

  • Daniel

    Acho que Renan pai nem vai olhar pra Alagoas como aconteceu todos esses anos, talvez seja até pior pois qualquer coisa que ele faça pelo filho os holofotes estarão acesos e isso tornará qualquer operação de risco.

  • Luciana

    Sem dúvidas será o governador, o Estado governado por 4 mãos, um manda e o outro assina como se ele tivesse mandado … e o futuro qual será?!

  • Sara

    Renan pai, há anos que manda em Alagoas,e o estado continua sendo campeão em tudo que não presta,esperamos que com o filho dele governador, ele permita que o estado se desenvolva!Será?

  • Jose Wilton

    Sou contra os Renans por obvios motivos estampados em sua atuação no episódio das vacas milagrosas, pelo que li do pranteado jornalista Mendonça Neto, pelo que vi/ouvi da jornalista Maria Aparecida (Os Fatos, a Mulher e a Crítica) e etc., mas, quanto a atuação do pai no governo de Alagoas é mais do que cristalino e natural que será o Grande Conselheiro do governo, o Cardeal de Richelieu do Reino Alagoano.

  • Pedro Neto

    RICARDO, SE O FILHO SE BASEAR NOS ESFORÇOS DO PAI, PRA GOVERNAR ALAGOAS…
    ESTAMOS LASCADOS, HÉIN…
    QUAL BENEFÍCIO O REI DO SENADO TROUXE PRA ALAGOAS DURANTE SEU REINADO ATÉ HOJE?
    SE ELE FOSSE TÃO PODEROSO QUANTO SE ACHA, O ESTALEIRO JÁ ESTARIA EM PLENO FUNCIONAMENTO, GERANDO EMPREGO E RENDA PRO ESTADO.
    E AINDA TEM GENTE QUE ACREDITA?

  • Felipe

    Secundário!!! O “cara” do governo será Lobão!!

  • alberto

    O mesmo que em Brasília é só esperar pra vê! De Brasília manda numa banda do Brasil, de Brasília ou de qualquer lugar vai mandar em Alagoas toda, até mesmo depois do resultado do Petrolão! kkkkkkkkk

  • carlos

    Felipe quem é o Lobão?