Há exatos dezoito anos, o tributarista Silvio Viana foi assassinado covardemente. Um crime típico da pistolagem alagoana, com mandante e executores.

Embora dois personagens envolvidos no homicídio tenham sido condenados, persiste a sensação de injustiça e impunidade.

Lembrando: os dois são o ex-tenente Silva Filho e o ex-coronel Manoel Cavalcante. Ambos já estão soltos, após cumprir uma parte da pena.

Mas a questão principal persiste: quem pagou o dedo que apertou o gatilho?

Silvio foi executado sem qualquer chance de defesa.

No seu carro, que ele mesmo dirigia de volta a Maceió (estava em uma propriedade no litoral Norte), não havia nem mesmo uma arma – ele não era do tipo que acredita na morte do outro como forma de vida.

Se os mandantes do assassinato de Silvio Vianna são ricos e poderosos, eles também tiveram o apoio, por omissão ou nefasta ação, daqueles que teriam por obrigação desvendar o “mistério”.

Por mais que esbravejem, estes últimos são co-autores do homicídio e terão de carregar na consciência este crime, a persegui-los como cobrança do que lhes restou de consciência.

Se Cavalcante e seus “funcionários” têm sangue nas mãos, os que atuaram para ajudar os assassinos – materiais e intelectuais – também carregarão, para sempre, as manchas da morte de Vianna. Mesmo que não as vejam.

A família de Silvio Viana ainda espera que um dia se faça justiça, verdadeiramente.

Será difícil. Mas é uma tentativa permanente de se atenuar a tristeza e a saudade.

Lembrando Montaigne (mais uma vez): “A covardia é a mãe da crueldade”.

Só os fatos podem tirar Renan da presidência do Senado
Os parlamentares alagoanos que estão na rota do Petrolão
  • Alexandre Vianna

    Alagoas é terra de quem (?)… nem de ninguém!

    Há muito tempo fui avisado: aqui em Alagoas a violência é uma forma de linguagem. Diante de tantos crimes, quem pode duvidar de tal afirmação?

  • ARTUR

    Fiquei triste ao lembrar de Silvio Viana, tirado brutalmente sem justificativa do nosso convívio Sei que a maior justiça é a DIVINA, essa ninguém escapa. Quanto o sentimento de quem matou e de quem mandou, acredito que de tanto praticarem o mal, não estão nem ai, mas estão pagando acredito eu, por não ter paz espiritual. ACREDITO QUE SILVIO ESTÁ EM UM MUNDO MUITO MELHOR QUE ESSES QUE TIRARAM SUA VIDA.

  • Wladimir

    Sem a omissão do Poder constituído não há crime insolucionável!!!!!!!!!!
    Para os amigos tudo, para os inimigos, a lei, assim dizia ACM.

  • Nivaldo

    Agora mesmo, os jagunços que trabalham por dinheiro para fazer servicinhos, estão andando armados livremente. Ninguem para, ninguem revista e eles continuam a fazer serviços. Nem os mandantes, nem os contratados que mataram silvio viana foram ou estão na cadeia.
    quem será o próximo a morrer. Alguém pode responder isso.

  • Borba

    Coisas da nossa querida e maltratada Alagoas.

  • janson

    vão pagar no inferno.

  • acosta

    Infelizmente este e muito outros casos de impunidade que acontecerão em nosso Estado ficarão sem solução!
    Serão apenas lembrados pelos familiares que perderam seus entes queridos e por pessoas corajosas como você Ricardo!

  • wal

    Vários mandantes de crimes desta natureza, foram reeleitos nesta ultima eleição.

  • Reinaldo Luna de Omena

    Infelizmente, pela omissão das autoridades que reinavam à época, bem como, do desinteresse das que sucederam, não se chegou a elucidação deste brutal assassinato. Além de tirar Silvio Vianna de forma tão brutal do nosso convívio, pessoa de ilibada conduta e ética, não houve houve o menor interesse de se indicar o covarde-mor que pagou para que fosse perpetuada a bárbara execução. Quiçá, o comprometimento entre autoridades e algozes era bastante profícuo.
    Pobre de nós alagoanos, que lutamos honestamente, e almejamos ver um torrão mais justo e desinteresseiro.

  • josé manoel de albuquerque luna

    é uma pena ele não está aqui no nosso convivo, nos eram muito amigo,eram um irmão

  • Jorge

    O mandante que foi indiciando no processo não tivesse Foro Privilegiado como ainda tem..as coias seriam diferente mas para isso teríamos que mudar nossa CF…mas pelo que vejo seu Foro Privilegiado está acabendo cabe agora a justiça reabrir o processo antes que ela possa preescreve.

  • Provincia das alagoas

    Quantos Silvio Vianas houveram nesse Estado? Há um caso para se recordar que não é menos importante que qualquer outro fato, que foi o assassinato covarde e brutal do taxista Milton Ramos, em Arapiraca, ocorrido em 2008,esse cidadao de bem, teve as maos e pes amarradas por fitas e seguidamente executado, sem direito a se defender de seus algozes! Onde está(ao) o(s) mandantes? Ninguem sabe, ninguem viu, ou simplesmente ignoram por se tratar de um cidadao comum, mas de bem! E viva a provincia das Alagoas!!

  • Luiz Carlos Godoy

    “Lembrando Montaigne” (mais uma vez): ‘A covardia é a mãe da crueldade’.
    E por mencionar covardia, filme pra doer o céu da boca de tanto chorar:
    http://www.youtube.com/watch?v=I50ZKFCqr8g

  • Sylvio De Bonis Almeida Simoes

    E vergonhoso!! Alagoas nao merece isto.

  • jose eduardo barros correia

    O mandante é conhecido e comentado em todo o Estado, talvez a extensão dos envolvidos seja pouco conhecido. Infelizmente, o nossa polícia, nosso judiciário, que produz tantos juristas e doutores, não está capacitado para punir os criminosos. Talvez a história um dia descreva toda a história, e aí teremos uma parte do tampão que cobre o esgoto da fina flor da sociedade alagoana.

  • João Tenorio

    Quem são os maiores culpados pela impunidade ? Por que o judiciário não julga os ricos e os políticos corruptos ? E os taturanas e gabirus de Alagoas por que o judiciário não julga?
    Tribunal de contas serve para que?